Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




hortênsia azul

A coloração azulada, apesar de ser comum entre as plantas, é uma característica realmente marcante da incrível hortênsia. Esta planta possui um rápido e fácil cultivo e por este motivo é muito utilizada para produção comercial.

Esta planta possui um visual rústico e se adapta a diferentes tipos de solos. Ela é muito usada como planta ornamental, e ganha destaque devido os cachos que possui.

Para que esta planta tenha um bom desenvolvimento, é necessário a disponibilidade de água e temperatura adequada.

Características
A hortênsia é da família dos arbustos semilenhosos, possui uma altura que varia de 1 a 2,5 m. Suas folhas são grandes, brilhantes e coriáceas.  A coloração das flores pode ser variada, isso se deve ao nível de acidez e concentração de alumínio no solo.

O solo brasileiro é naturalmente acidificado, e por este motivo, a cor azul é a que prevalece na hortênsia plantada e cultivada aqui em nosso país.

Hortênsia rosa

Informações de cultivo
Esta espécie é bastante cultivada em vasos, servindo de decoração em varandas ou até mesmo para ser comercializada. Porém, ela também fica incrível sendo usada em pergolados e outros espaços.

Elas podem ser usadas em canteiros, por exemplo, trazendo beleza aos jardins de residências, comércios, praças ou até mesmo parques.

Apesar de a hortênsia aceitar diversos tipos de solos, alguns precisam de um tratamento adequado, como aporte de adubos, composto orgânico e irrigação, bem irrigados e com boa drenagem.

A hortênsia possui sua origem em clima ameno, por isso não se desenvolve bem em climas mais quentes e secos. Porém, devido a técnicas de melhoramento genético, há variedades dela que podem ser cultivadas em países de clima tropical, temperado e subtropical.

É importante iniciar o cultivo de hortênsias adquirindo mudas já prontas, através de viveiros, floriculturas, lojas de jardinagem ou através daquela amiga que as cultiva e sempre troca mudinhas com você. Essas mudas já são formadas e estão prontas para serem plantadas.

Esta planta possui uma boa adaptabilidade nos locais com temperaturas amenas, mas também pode ser mantida sob estufas com irrigação.

Devido ao calor proporcionado pelas estufas, é necessário ficar muito atento nas regas, pois deverão ocorrer com mais frequência para favorecer as condições climáticas necessárias para o bom desenvolvimento das plantas.

hortênsias

Luminosidade e podas
Para o desenvolvimento desta planta, é preciso que ela seja plantada em um local que receba luz solar pela manhã e sombra parcial de tarde.

As podas precisam ser realizadas apenas quando necessário. As plantas jovens não necessitam de poda e caso você as faça, sua planta poderá não produzir flores para a próxima primavera.

Porém, se as suas hortênsias já estiverem adultas e muito grandes, será preciso podá-las no período certo do ano, conforme a variedade que você cultiva.

hortênsia

Propagação por estacas
A Hortênsia deve se propagar através de estacas que podem ser extraídas da planta mãe o ano inteiro, apesar de a melhor época ser após o seu florescimento.

As estacas podem ser herbáceas (as brotações laterais que acontecem ao longo dos ramos), desde que possuam cerca de 8 cm e de quatro a seis folhas pequenas.

Também podem ser semi lenhosas, usando ramos que contenham ao menos duas gemas laterais. Uma deve ficar sob o substrato para desenvolvimento e formação das raízes e a outra para a parte aérea. As estacas demoram cerca de 40 dias para conseguirem enraizar.

chuvarada

substrato

Em ecologia, substrato refere-se à superfície, sedimento, base, ou ainda qualquer outro meio físico que possa servir de suporte a organismos vivos.

Mas falando  numa linguagem mais simples, o substrato é o material que serve para fixar a planta no vaso, ou seja, é o material que a planta utiliza como meio de crescimento

Substrato pode ser composto por um só material ou também por uma mistura balanceada de minerais e materiais orgânicos.

Portanto, serve de nutrição para as plantas e dependendo de sua constituição química e física influencia o desenvolvimento das plantas.

Existem três meios de substratos e vamos conhecê-los aqui.  Podemos diferenciar os três meios e decidir qual será melhor para o nosso plantio.
* Terra:
A terra é todo o material que envolve as raízes das plantas em um ambiente natural onde as plantas se desenvolvem. Ela é resultante da decomposição das rochas, um processo que leva milhões de anos.

Nesse processo, ocorre a liberação dos nutrientes da rocha original para o solo. A combinação da decomposição das rochas com a matéria orgânica, oriunda da decomposição de plantas e restos de animais, aliada à água, ao ar e a diversos insetos e microorganismos, resulta na terra.

terra vegetal

A terra considerada boa para o plantio é a terra vegetal, com alto teor de matéria orgânica.
Terra vegetal mais é que a terra comum misturada a restos de folhas, caules e gravetos já estabilizados.

A matéria orgânica dos restos de vegetais isenta de agrotóxicos ou pragas faz com que a terra fique mais escura e com característica fertilizante, pois é rica em nutrientes para o cultivo e fortalecimento das mais diversas variações de plantas como sementeiras, floreiras, frutíferas, hortaliças e aquáticas.

* Substrato: O substrato pode ser misturado e conter nutrientes.  Normalmente ele é utilizado para substituir a terra por um período curto, pois são constituídos de materiais porosos.

Alguns fabricantes adicionam nutrientes aos substratos. No entanto, estes nutrientes são liberados apenas para as plantas se desenvolverem por no máximo 30 dias, por exemplo. A maioria dos vasos de plantas comercializados são desenvolvidos em substratos.

* Composto: Já o composto orgânico é originado a partir da decomposição natural de fontes de matéria orgânica. Alguns exemplos dessas fontes são cascas de frutas, restos de alimentos, hortaliças, entre outros.

Ele deve passar por um processo de fermentação para que possa ser usado na mistura com a terra do vaso onde será cultivada a planta. Por ser orgânico é saudável tanto para as plantas, quanto para quem as produz, evitando assim contato com substâncias tóxicas utilizadas em fertilizantes.

Agora que você já sabe o que é um substrato, que tal preparar um?
Vamos ao material:
1 – Terra de boa qualidade;
2 – Material de compostagem( cascas de frutas, restos de alimentos e hortaliças, após processo de fermentação);
3 – Areia;
4 – Calcário ou farinha de ossos:;
5 -Vermiculita.

agua xzO