Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Chusquea coronalis

O bambu-arqueado-mexicano é muito atraente e possui arcos de crescimento lento que se carregam com massas de pequenas folhas em espirais de galhos curtos.

Daí vem seu nome coronalis, que significa coroa, por causa do aspecto de suas folhas.

Elas são muito pequenas e crescem em tufos próximos ao colmo, circundando-os completamente. São decíduas, ou seja, a planta perde as folhas numa determinada estação do ano.

bambu

A Chusquea é o gênero mais diversificado entre os gêneros de bambu lenhosos do México, com 174 espécies descritas.

É uma planta muito rara e procurado por colecionadores, também pelo seu tamanho bem menor, os galhos mais curtos e arqueados, além de ficar ótimo em vasos.

Prefere climas mais temperados e dizem ser o bambu mais bonito em cultivo. Existem alguns exemplares no jardim japonês em Lotusland, em Montecito, Califórnia. Nativo do México e sul da Guatemala, El Salvador e Costa Rica.

água6

Selaginella picta2

A Selaginella é o único gênero de plantas vasculares da família Selaginellaceae, que engloba numerosas plantas, inclui várias espécies cultivadas como plantas de interior pela sua folhagem decorativa.

Alguns gêneros são mais semelhantes ao musgo ou apresentar um aspecto extremamente ramificado, com caules eretos ou rastejantes.

Outros gêneros parecem mais com pequenas samambaias, com folhas ramificadas e menores, em cujas arestas se encontram folhas minúsculas, visíveis em todo o caule em diversos tons de verde e branco.

Na extremidade do caule, na axila de folhas férteis, existem esporângios que contêm esporos. Embora não sejam fetos (samambaias), as selaginelas se assemelham por produzirem esporos.

Esta espécie é nativa do sudeste da Ásia, principalmente do Vietnã, Laos, Mianmar e Cambodja. É facilmente um dos membros mais impressionantes do gênero.

Selaginella picta7

São plantas rastejantes ou ascendentes, com folhas simples em forma de escamas (microfilas) em caules ramificados dos quais as raízes também surgem.

As hastes são aéreas, rastejando horizontalmente no substrato. Sob condições secas, algumas espécies de Selaginella podem sobreviver à desidratação.

Nesse estado, elas podem rolar em bolas marrons e arrancadas, mas podem reidratar em condições úmidas, ficar verdes novamente e retomar o crescimento.

flores  brancas

cucumis

A planta do melão é uma espécie herbácea rasteira de frutas doces e deliciosas, composta por até 90% de água e muito poucas calorias. A fruta é ideal para dietas graças ao seu efeito saciante.

O cultivo da planta de melão tem sua origem no Egito e, atualmente, pode ser encontrado em quase todos os continentes.

Além disso, o fruto do melão é rico em proteínas, carboidratos, sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro e vitaminas como A, C, B6, B12. Por isso é muito comum as pessoas quererem ter seu próprio plantio, mesmo que não tenham muito espaço.

Para plantar melões em vasos, você tem duas opções: a primeira é germinar as sementes e a segunda é comprar mudas de cerca de 4 cm, já com seus primeiros brotos verdadeiros. Qualquer uma das opções é válida e requer praticamente as mesmas etapas.

Deve-se usar um vaso com pelo menos 45 cms de profundidade com uma fina camada de argila no fundo e outra camada de cerca de 5 cm de esterco de vaca, húmus de minhoca, cinza de madeira e casca de ovo triturada por cima. Termine de encher com substrato ou composto rico em nutrientes.

Enterre as sementes com 1 a 2 cms de profundidade e regue uma vez por semana para umedecer a terra, mas evite encharcá-la.

cucumis melo

Prefira os meses de abril ou maio. Em meados de julho, as sementes terão germinado e terão mais de 1 m. Então, você terá apenas que esperar mais 3 meses para apreciar seus frutos. Obviamente, se você plantar mudas, economizará algumas semanas de crescimento.

O melão deve ser regado frequentemente e de preferência ao final da tarde, no entanto deve evitar regar 3 dias antes de colher o melão para obter frutos mais doces.

Com boas condições de temperatura e luminosidade o melão deve estar pronto para ser colhido entre 60 a 90 dias depois de ser plantado.

Ao colher o melão tenha o cuidado de deixar cerca de 2 cm do talo da planta agarrado ao fruto para evitar que seque ou perca qualidades antes de ser consumido.

Importante: O melão não gosta de clima frio. Ele requer um clima com temperaturas elevadas, com muita luminosidade e baixa umidade. Clima ideal de 28° a 35°C.

Como a planta é rasteira, a parte mais divertida é tutorá-la para obter algo como o que está na imagem. Algumas pessoas chegam a fazer redinhas para ajudar a segurá-los.

cogumelos

denphal

Para quem é iniciante nesse vasto mundo das orquídeas, os Denphals são excelentes plantas para se ter e colecionar em casa devido a sua grande rusticidade no cultivo, sua beleza nas cores e formatos das flores e durabilidade deixando o local muito mais agradável e colorido.

As plantas dessa espécie tem folhas persistentes por alguns anos mas, podem perder as folhas mais facilmente se expostas a condições severas de luz e calor intenso. Para se ter um bom cultivo as temperaturas devem ser quentes o ano inteiro, mas com noites frescas.

A rega e adubação devem ser constantes durante a emissão de novas raízes e novos brotos para que se desenvolva o melhor possível para suportar a floração.

Lembre-se que um único bulbo de Denphal pode sustentar mais de duas hastes florais ao mesmo tempo, mas para isso devem ter um ótimo desenvolvimento durante a fase de brotação.

Denphal-1

A luz ideal é de 50% onde pode ser instalado um sombrite para ajudar. A época de floração dos Denphals no meu cultivo domestico costuma ser no fim do verão, mas em estufas a floração pode ser controlada o que faz com que floresçam para ser vendidos em qualquer época do ano.

O que devemos sempre observar e estar atentos que mesmo sem saber ao certo a época de floração da espécie podemos seguir a regra das fases da planta: brotação e maturação do bulbos, pre-floração e floração, frutificação(quando as flores são polinizadas) e dormência( nos Denphals quase nem é notada dependendo da região de cultivo)

denphal-55

A floração dos Denphals acontece mais fácil quando existe oscilação das temperaturas entre o dia e a noite, por isso cultivar em regiões onde até as noites são quentes a floração pode ser mais demorada, mas nada como uma boa adubação para ajudar nessa parte.

janela-flor