Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Orquídea-1

As orquídeas estão entre as plantas mais queridas das pessoas, principalmente dos brasileiros, no entanto, não dá para falar sobre as orquídeas e tratá-las como se elas fossem homogêneas, pois elas possuem uma grande variedade de espécies, de cores, de tamanhos, de preferências, etc.

Há algumas orquídeas que gostam mais de viver sobre os substratos, como carvão, como a madeira cortada, ou madeira do tronco de árvores, assim como também há algumas espécies que podem ser plantadas no solo, na terra mesmo.

Por esse motivo é muito importante na hora de adquirir a sua flor, ou a sua muda de flor, que você pergunte ao vendedor de qual tipo ela é, do que ela gosta, qual o nome específico da sua espécie, para que assim você possa cuidar dela melhor e ela possa ser mais saudável dando muitas lindas flores.

Para cuidar das suas flores em casa, é indicado que você pesquise um pouco sobre elas, em geral, as orquídeas não gostam de muito sol direto e nem de muita água, por esse motivo uma coisa muito importante é que elas estejam plantadas em lugares onde a água possa escoar, como em vasos perfurados ou substratos espaçados.

Carvão

Substrato de Carvão
Substrato é onde se coloca ou planta uma orquídea, é o material em cima do qual ela irá crescer, é o material que fornecerá para elas nutrientes, apoio e sustentação.

Muitas pessoas optam por plantar suas orquídeas sobre o carvão ou adicionar carvão ao local onde elas estão, isso porque o carvão é rico, por exemplo, em potássio o que faz com que ele possa trazer mais vitalidade à planta e inclusive salvá-la em casos que ela está quase a morrer.

Há opções de cortar o carvão em pedaços bem pequenos, como quadradinhos de 1 ou 2 centímetros, por 1 ou 2 cm e colocar no local onde elas estão, no vaso ou em volta dela na terra, ou ainda há a opção de colocá-las em substratos de pedaços grandes de carvão, seja qual for a sua opção, tenha a certeza que isso pode ajudar muito a sua planta.

O mais indicado é que o carvão seja novo, para que as impurezas de um carvão reutilizado não contaminem a planta ou interfiram negativamente no crescimento dela.

No entanto, é importante citar que não são todos os tipos de orquídeas que gostam realmente do carvão, você pode fazer testes observando como ela se sai com a introdução desse mineral, se ela começar a mostrar respostas positivas e maior vitalidade, continue com o tratamento, se ela aparentar ficar meio caidinha, secar ou qualquer outro sintoma negativo, interrompa o seu tratamento.

Como saber se posso usar ou não, você pode pesquisar sobre a espécie de orquídea que tem em casa, existem muitos sites especializados nessa planta, afinal ela é muito popular, mas se ainda assim você não encontrar tantas informações, faça o teste você mesmo e aos poucos, observe a sua planta todos os dias para avaliar as suas respostas ao tratamento.

Lembre-se também que a maneira mais verdadeira de saber é testando, pois existem muitos fatores que podem afetar a saúde da sua planta, tal como o meio onde ela está inserida, o clima do local e condições meteorológicas, como a umidade e as temperaturas médias, além disso, há o tipo de solo ou substrato, entre muitos outros fatores.

Por fim, é a combinação de todos eles que irá definir o que fazer e como cuidar da sua orquídea, e também como ela irá reagir à suas ações de tratamento.

Carvão-plantar-Orquídeas

Carvão para plantar Orquídeas
Muitas pessoas se perguntam se o carvão deve ser lavado antes de ser usado para o plantio ou o crescimento saudável das orquídeas, a resposta é que ele pode sim ser lavado.

Se o carvão for novo e estiver ainda em saco fechado não tem muita necessidade de fazer a sua lavagem, no entanto, se ele estiver velho é mais adequado que se faça sim a lavagem

Muitas pessoas se perguntam se o carvão deve ser lavado antes de ser usado para o plantio ou o crescimento saudável das orquídeas, a resposta é que ele pode sim ser lavado.

Se o carvão for novo e estiver ainda em saco fechado não tem muita necessidade de fazer a sua lavagem, no entanto, se ele estiver velho é mais adequado que se faça sim a lavagem.

Não devemos esquecer que não existe somente o carvão comprado, eles também podem ser feitos a partir de madeira queimada e se o seu caso for esse é muito recomendado sim que você lave o carvão, afinal essa madeira pode ter microorganismos, fungos ou outras impurezas externas, que por sua vez podem fazer mal à orquídea.

Para lavá-las, no entanto, o processo é bem simples, é indicado que se deixe o carvão de molho por um tempo, algumas horas no máximo, não precisa ser mais do que isso, o seu molho pode ser feito em água e desinfetante, a água deve ser limpa, não se esqueça.

Após retirar do molho não custa passar o carvão em água corrente, para tirar algo que ainda seja impregnado nele, algo que talvez antes não sairia, mas depois do molho ficará mais fácil de ser removido.

Pronto, agora que você já sabe como lavar o carvão que tem disponível, você pode fazê-lo e em seguida aplicar nas suas plantas, espero que dê certo e que elas crescem com saúde e muita vitalidade.

florestachuvosa