Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Estrela-da-anunciação

Como toda espécie, essa planta se enquadra em alguns parâmetros e isso é determinante para entender melhor sobre qualquer outra planta.

Além do nome estrela-da-anunciação, que é popular, você poderá encontrar a mesma planta com outros nomes: estrela-d’alva, estrela-de-belém e lírio-do-amazonas.

A estrela-da-anunciação faz parte da família Amaryllidaceae e está incluída em duas famílias diferentes, que são: flores perenes e bulbosas. A origem dessa planta é a América do Sul e ela suporta três diferentes climas, que são: Tropical, Subtropical e Equatorial.

A altura média de uma estrela-da-anunciação fica entre 0.1 e 0.3 m e ela gosta de dois tipos de luminosidade diferentes: meia-sombra e luz difusa. Já o seu ciclo de vida é perene.

Características da Estrela-da-anunciação
Ela é uma planta muito floríferas, bulbosa e herbácea. No Brasil, pode ser encontrada na floresta amazônica em grande quantidade.

As suas folhas são ovais e bem grandes, além de ter um bonito verde-escuro. Também são coriáceas, brilhantes e pecioladas. Quando chega o período da inflorescência se vê as flores que se sustentam em um longo escapo floral, elas ficam muito parecidas com a umbela.

Suas flores quando surgem variam de 3 a 10 unidades, são bem grandes, cerosas, brancas e muito perfumadas. As flores da estrela-da-anunciação são muito parecidas com as flores de narciso. Ainda sobre o assunto flores, elas aparecem durante a primavera.

Estrela-da-anunciação-2

O uso na decoração
A estrela-da-anunciação é uma espécie perfeita para usar em ambientes internos e também em varandas de apartamentos. É uma rara exceção de planta que mesmo sem a luz do sol consegue florescer e as flores são bonitas e saudáveis.

Mas, mesmo quando ela não está com flores, é uma planta bonita de se ver, porque as folhas fazem um espetáculo a parte. Por esses motivos, que ela se torna uma ótima espécie para o uso na decoração.

As flores podem aparecer até três vezes, em momentos distantes, a cada ano. A estrela-da-anunciação deve ser cultivada, de preferência, em vasos grandes e durante a fase de cultivo deve receber a claridade do sol, além de exigir boa adubação e irrigação.

Se tivermos que indicar um lugar perfeito para a estrela-da-anunciação, esse lugar é um canteiro adubado sob uma copa de árvore, pois é o lugar que ela receberá luz difusa e se desenvolverá da melhor maneira possível.

Um pouco sobre seu cultivo
* Essa espécie deve ser cultivada sob sombra ou meia-sombra.
* O substrato ideal para o cultivo da estrela-da-anunciação é drenável, fértil e leve. Importante: que seja enriquecido com matéria orgânica.
* É necessário que ela receba irrigação frequente.
* É uma planta que gosta muito do calor dos lugares tropicais, mas em estufas, podem sobreviver as temperaturas mais baixas.
* A cada dois anos é necessário fazer as reforma dos canteiros, caso a plantação tenha sido no jardim.
* Uma das suas desvantagens é que se trata de uma planta muito sensível a fungos, lagartas e ácaros.
* Sua multiplicação pode ser feita através de separação dos bulbos.

Outros detalhes sobre a Estrela-da-anunciação
No Brasil, a estrela-da-anunciação chegou por volta de 1850. Hoje em dia, além do Brasil, também é muito comum no Peru e na Colômbia.

Estrela-da-anunciação

Características:
* Ela possui bulbos arredondados que chegam a medir 6 centímetros de diâmetro.
* As folhas que também são bem grandes, podem chegar a mediar 40 cm de comprimento.
* As flores são brancas e perfumadas e surgem em racemos, medindo cada uma delas 10 cm de diâmetro. Além disso, suas pétalas são distribuídas quase que formando uma estrela.
* A haste floral onde surgem as flores pode chegar a medir 70 cm de altura.

Do que ela gosta:
*
Ela adora lugares bem iluminados apesar de não gostar da luz direta do sol.
* Precisa ficar em lugares com boa ventilação.
*No interior dos ambientes, os vasos devem ser colocados em lugar que tenha boa iluminação. Já nos canteiros, onde tenha sombra, ajudando a criar ótimo efeito de forrações e folhagens baixas.

Solo ideal para a planta
* Argilo-arenoso.
* Tem que ser rico em matéria orgânica.
* A mistura ideal do solo é de 2 partes de terra argilosa com 1 parte de areia e mais uma parte de composto orgânico.
* Para que as flores cresçam bonitas e rápido é melhor colocar farinha de ossos na mistura.

Como plantar
* O espaço entre os bulbos na hora do cultivo deve ser entre 40 ou 50 centímetros entre eles.
* Não coloque terra demais para cobrir os bulbos. Basta uma fina camada de terra.
* Pressione, sem falar força, o substrato em volta dos bulbos para firmá-los.
* Quando se cultiva em vaso, o ideal é que ele tenha pelo menos 20 centímetros de diâmetro.

Estrela-da-anunciação-2

Dicas para cuidar da planta:
* Não se deve regar a estrela-da-anunciação demais para evitar que os bulbos terminem podres.
* Ao sinal da haste floral é hora de colocar fertilizante líquido e esperar que as flores apareçam. A diluição na água deve ser aquela recomendada pelo fabricante.

Reprodução
* A propagação é feita através da divisão dos bulbos mais velhos.
* Normalmente, esse processo acontece entre o fim do inverno e o início da primavera.
* O primeiro passo é retirá-las do canteiro ou do vaso e os bulbos devem ser retirados com cuidado para remover a terra.
* Em seguida, se separa os bulbos com muito cuidado para que não se quebrem.

outono_!!

adubação

A adubação é uma etapa muito importante para garantir o desenvolvimento das espécies do seu jardim. Abaixo algumas dicas que vão são uma mão na roda para você que tem algumas dúvidas sobre esse processo. Confira:

1. A adubação deve ser feita quando as plantas necessitam dos nutrientes. É preciso dar atenção às necessidades específicas das espécies como uma quantidade equilibrada de nitrogênio, fósforo e potássio (durante o crescimento) e uma redução do nitrogênio e o aumento de fósforo e potássio (na floração e frutificação).

2. Não adube as plantas quando elas entram em dormência, pois nesse período elas não aproveitam muito os fertilizantes. O período de dormência varia muito de espécie para espécie.

3. É preciso ficar atento ao pH do solo. De nada adianta usar adubo excessivamente em um solo ácido. Por isso, vale antes pedir uma análise do solo, para ter um diagnóstico correto do estado atual.

4. A fertilização deve ser feita mais frequentemente na praia e em outros solos arenosos.

5. Uma dica que faz toda a diferença no desenvolvimento da planta é enriquecer o solo com uma boa quantidade de matéria orgânica.

6. Tente nunca deixar faltar água às plantas durante o período seguinte à adubação, pois as espécies podem se desidratar facilmente.

adubos

7. A adubação ideal é aquela gradual e de acordo com a fase da planta. Por isso na hora de adubar, evite, por exemplo, de fertilizar perto da colheita.

8. Aplique fertilizantes em dose menor ou igual à recomendada na embalagem. O excesso pode fazer com que as plantas murchem ou morram da noite para o dia.

9. Os dias nublados são os melhores para fertilizar as plantas. Aliás, deve se evitar ao máximo adubar em dias de sol intenso e dias chuvosos.

10. Não utilize estercos frescos, restos de alimentos e cascas diretamente sobre o solo. A fermentação destes materiais produz substâncias que são prejudiciais, por isso é indicado sempre fazer a compostagem antes de utilizar.

outono

tumbergia

A Tumbérgia é definida como um arbusto semi lenhoso, do tipo liana, seus ramos são flexíveis, é muito vigorosa e possui um crescimento ágil. As folhas desta planta possuem uma coloração verde, com formato oval e  bordas denteadas de forma irregular.

As flores são bem grandes e campanuladas, solitárias, porém também com inflorescências de poucas flores, brancas ou mesmo azuladas com o centro amarelo.

O florescimento ocorre abundantemente na primavera, mas também ocorre em outras estações esporádicas ao longo do ano. A espécie T. Alba tem flores brancas, podendo ser cultivada em qualquer região do Brasil.

Thunbergia branca

Como cultivar
Esta planta necessita de sol e sombra. O ideal é que pelo menos no horário da manhã ela pegue sol. O solo precisa ser fértil e bem drenado.

Na cova de plantio coloque 550g de adubo de origem animal de curral, em estado totalmente decomposto  (caso seja de galinheiro, use apenas 275g).

Também é bom colocar 100 gramas de farinha de areia e ossos, misturando sempre com o composto orgânico de folhas.

Utilize um tutor feito com sarrafos ou, se achar melhor, conduza os ramos para um muro ou uma cerca, ou até mesmo pérgola, para ajudar no seu desenvolvimento.

Jamais pode-se esquecer de regar a planta no momento do plantio e depois por mais 10 dias pelo menos. Depois a rega pode ser normalizada com as demais plantas do jardim.

Sempre que houver a necessidade controle o tamanho, então no momento que a planta estiver sem flores, realize a poda do arbusto, preservando sempre ao menos 6 gemas apicais em cada ramo.

Depois da poda, adube a muda com adubo animal curtido e composto orgânico. Não se esqueça de sempre regar bem.

thunbergia_alata rosa

Tumbérgia no paisagismo e na decoração
Esta planta fica radiante em uma cobertura de pérgulas e caramanchões, mas em cercas vivas e muros elas ficam ainda melhor, derrubando-se em longos ramos floridos.

Além disso, ela pode ser consorciada com outra planta que pertence ao mesmo gênero, mas em outra cor, ou seja, você pode misturar as cores azuis e brancas, criando um belo efeito ornamental.

A tumbérgia pode ser reproduzida com facilmente através de sementes na primavera, e colocadas sobre um substrato do tipo leve, casca de arroz carbonizada ou uma mistura de areia e terra comum de canteiro, bem peneiradas.

Outra idéia é colocar em uma sementeira de produção ou em um recipiente grande em forma de cultivo comum. Semeie e depois cubra com terra seca peneirada ou areia, realizando a rega logo em seguida.

Com um plástico você deverá cobrir para que seja mantida a umidade, até que a germinação ocorra e depois disso retire o plástico.

Neste caso o plástico irá servir para acelerar o processo de germinação, fazendo do vaso uma mini estufa, que abafa o ambiente e o deixa mais quente e úmido, propiciando o aparecimento de brotos.

Quanto o broto apresentar cerca de 6 folhinhas pode ser realizado o transplante para um sacos com substrato feito de compostos orgânicos e adubo animal, com areia (tudo em partes iguais).

Coloque um tutor antes de colocar a muda. Pode ser uma pequena estava de bambu, pois a planta ainda é pequena. A estufa deve ser mantida até a planta atingir 0,50 ou 1 m.

Thunbergia alata amarela

Para esta planta se propagar, deve ser mantido estacas jovens na primavera, contando-as de 15 a 25 cm das pontas dos ramos ainda novos e colocando-os em substratos iguais ao da sementeira.

A rega deve ocorrer todos os dias até que o enraizamento ocorra. Se desejar, você pode usar enraizadores para obter uma percentagem maior de indivíduos na produção.

Realize o preparado de substrato com adubo animal e composto orgânico de folhas ou húmus de minhoca mais areia, em partes iguais.  Depois, complete uma parte dos sacos de plantio e coloque a muda. Complete com mais substrato. Realize a rega imediata.

Depois, repita o processo de rega todos os dias por pelo menos 10 dias para que a muda sobreviva.

O local de cultivo deve ser protegido e com 50% de sombra até a sua comercialização. Se necessário use tutores como escada ou tripé para que a muda seja conduzida já para formar sua forma de trepadeira, assim ela fica linda para ser vendida.

Como Cuidar?
Como dito anteriormente, antes do plantio, o solo deve ser adubado com fertilizante orgânico para que a planta cresça. É necessário que a cada 3 meses você coloque um pouco de adubo químico de NPK equilibrado.

Antes de começar a primavera, reforce a dose com o adubo orgânico e fertilizante de fósforo. Esta planta floresce o ano inteiro, porém para que isso ocorra, é necessário que ela esteja muito bem nutrida e saudável.

Coloque também um pouco de areia grossa no solo para melhorar a drenagem e assim evitar que o solo fique muito encharcado em épocas de muita chuva.

Thunbergia Grandiflora

O solo desta planta precisa estar sempre úmido, mas jamais encharcado. Com um  bom fornecimento de água essa planta ficará saudável mesmo em climas mais quentes.

Apesar desta planta ser tropical, ela não enfrentará dificuldades com o sol e pode ser criada sem proteção alguma. Porém, garanta que ela não fique ressecada e nem que lhe falte água.

Enquanto a planta cresce, use barbantes e cordas para amarrá-la (delicadamente) nos locais que você gostaria que ela se desenvolvesse.

Porém, depois de algum tempo, quando ela já estiver mais agarrada, a sua guia deve ser retirada, para que não prejudique o seu desenvolvimento e a prenda a ramos mais baixos. Assim ela seguirá crescendo sobre a mesma por conta própria.

borboletas amarelas

oncidium-1

Esta é uma espécie de orquídea que, geralmente, quando a encontramos ficamos encantados com sua beleza florida! A oncidium é encontrada em muitas variedades de tipos, e essa orquídea e está espalhada amplamente na América do Sul.

Na verdade, ela é bem fácil de identificar devido sua característica principal um talo situado na base do labelo da flor.

Ela apresenta florões nas cores nas cores amarela, branca, rosa, marrom, alaranjada e tigradas (têm cores amarelas com pintinhas marrons, seu ciclo de vida é de longa duração e as flores variam conforme cada espécie.

Algumas flores podem surgir 2 vezes anualmente e outras somente 1 vez. Considerada bastante apreciada das oncidium é a Oncidium sharry baby, devido ter um agradável cheiro de chocolate.

Oncidium sharry baby

Orquídea Chuva-de-ouro no Brasil
Ela é o clássico mais conhecido aqui no Brasil é o Oncidium variconsum de cor amarela. Sendo que ficou famosa por causa característica popular de Chuva-de-ouro!

Vale ainda lembrar que temos outras plantas, e até árvores, que são nomeadas assim. Pela mesma razão: dão cachos amarelos, belíssimos e fartos.

Ela cresce em trono de 40 cm e as hastes de onde nascem suas flores alcançam até 90 cm de altura.

E suas flores conservam-se sempre lindas e viçosas por 15 ou 20 dias! Isso permite que essa planta  tenha sempre muito destaque onde é exposta.

oncidium

É fácil plantar  e cuidar da Orquídea Chuva-de-ouro
Esta espécie é epífita. Na verdade, ela gosta de morar em troncos de árvores, aproveitando os nutrientes de suas folhas e outros fragmentos que se assentam próximos à suas raízes. Desse modo,  suas raízes são embrulhadas por uma casca fina chamada velame.

Em sua maioria, as orquídeas não gostam da luz direta do sol. Ela é uma planta bem distinta porque ama meia sombra e muita luminosidade.

Contudo, essa luminosidade não significa sol direto e nem tão pouco indireto. Imagine o habitat natural dessa planta com a umidade e ela acolhida pelos galhos de árvores. Elas permanecem iluminadas somente pelas frestas solares.

Vaso ou tronco: onde é melhor plantar a Orquídea Chuva-de-ouro?
Pra falar a verdade, tanto faz. O que deve ser levado em consideração que substrato vai melhor no ambiente onde a Chuva-de-ouro vai morar. Quem preferir mantê-las em  vasos, que pode ser de barro ou plástico.

Sendo que suas raízes são finas e normalmente se espalham rapidamente. Outra maneira de cultivar o plantio, é utilizando as placas de fibra de coco para ater suas mudas. Estas precisam ser bem amarradas atenciosamente com barbante ou sisal.

chuva-de-ouro

Para esse processo podemos ainda usar cascas, lascas, pedaços de madeiras que achamos tanto no fundo de quintais quanto em lojas especializadas.

Especialistas afirmam que essa espécie, a oncidium é muito eclética. De modo que se ajusta muito bem em clima tropical, semitropical, equatorial e oceânico e podem viver em temperaturas entre 14º e 35ºC.

Comumente, assim que acontece a floração, nascem brotos novos acoplados aos pseudobulbos mais antigos. Esse é o momento propício para realizar o desdobramento das mudas.

Separe-as em três pseudobulbos e leve para ser plantada em vaso aparelhado para recebê-los. Finalmente, a Chuva-de-ouro é mais uma amostra esplendorosa entre as várias espécies de orquídeas.

folhas_1