Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




orelha-de-coelho

Essas suculentas parecem exatamente coelhos saindo de suas tocas. Seu nome verdadeiro é Monilaria obconica e, embora tenham uma aparência fofa, com o tempo as “orelhas” crescem e perdem a forma adorável que uma vez tiveram.

Seu cultivo é muito fácil. O prazo entre germinação e brotação é bem curto, cerca de 15 dias. A floração é imediata, pois as flores são os próprios cactus.

Os cuidados são apenas os de sempre: aguar e observar se não terão predadores como formigas etc. Você vai gostar, se colocar num pequeno vaso, dá pra colocar na mesa e até na estante.

Eles crescem nas colinas da África do Sul e precisam de um clima seco, por isso não será necessário regá-las a cada três dias como o resto de suas plantas. Eles são perfeitos para decorar seu apartamento ou sua mesa.

orelha-de-coelho

Propagação: Pode ser reproduzido por estacas e sementes. Faça o corte de uma planta mãe adulta . Cada corte deve conter um ou mais ramos ao longo de uma fração da raiz.

Habitat
Cresce sobre pequenas colinas em suportes de campos de quartzo em microambientes propensos à seca em regiões com chuvas de inverno.

São plantas decíduas sazonais ou induzidas pela seca. A decíduo é uma estratégia adaptativa comum em espécies suculentas persistentes acima do solo, nativas de áreas áridas da África do Sul.

Cultivo
A planta é relativamente fácil de cultivar. Essas plantas crescem sob chuva de inverno e seguem para a dormência no verão. A estação de crescimento no hemisfério norte é de setembro a março.

Água minimamente no verão. Regue regularmente no inverno, após as novas folhas verdes longas aparecerem em suas extremidades no outono, após o período de descanso do verão.

Requer boa drenagem e gosta de alguma sombra (evitar o sol direto, pois cresce selvagem entre rochas e sob a sombra de outras plantas) e no verão precisa ser mantido em uma área fresca.

Resistente a -2°C. Garanta uma ventilação muito boa. Evite replantar com frequência. Esta planta pode permanecer no mesmo vaso por muitos anos. As plantas cultivadas em recipientes maiores têm frequentemente flores relativamente pobres.

Pode melhorar quando as plantas recebem seus próprios pequenos vasos individuais.
Cuidado para não aplicar muito fertilizante.

barquinho22

tigrina

Originária da África do Sul, essa é uma pequena suculenta resistente e muito decorativa. Seu nome científico é “Faucaria Tigrina” e é popularmente conhecida como Boca-de-tigre porque tem “dentinhos” brancos e macios ao longo de suas folhas que lembram a boca de um animal.

Suas folhas são triangulares e espessas. A suculenta boca-de-tigre não ultrapassa os 10 cm e cada cabeça forma 8 folhas. Com o tempo vão surgindo novas rosetas ao redor da planta-mãe.

falcaria

A floração ocorre no outono. As suas flores são amarelas, grandes, vistosas e atraem muitas abelhas. A flor abre perto do final de manhã e mantém-se aberta até ao fim do dia, fechando durante a noite..

O seu aspecto pode levar alguns distraídos a olharem para a planta como um cacto, mas não é, pertence à grande família das Aizoaceae, juntamente com os conhecidos Lithops, a Aptenia cordifolia, a Corpuscularia lehmannii, entre muitos outros.

tigrina

As semelhanças entre todas as espécies do gênero Faucaria são imensas. Não admira que até mesmo os especialistas sintam dificuldade em as classificar. O número de espécies reconhecidas tem vindo a diminuir, com junção das mesmas.

Se o tempo estiver nublado as flores não abrem. A suculenta Boca-de-tigre precisa de sol no mínimo 3 horas por dia e vai bem também na sombra parcial.

Quando exposta ao sol continuamente sua tonalidade passa para um tom de verde mais escuro até o arroxeado. Rega uma vez na semana e em pouca quantidade ou quando o substrato estiver seco.

trovador