Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




folhas

Apesar do inverno brasileiro não ser tão rigoroso, é preciso fazer algumas mudanças no jardim para mantê-lo bonito durante essa época marcada pela queda de temperatura, falta de chuvas e variação da umidade do ar.

Para suportar essas alterações do clima, boa parte das espécies entra em um estado de dormência. Ou seja, é a fase em que elas economizam energia e reduzem seu metabolismo para que consigam florescer e frutificar na primavera. Por isso, a aplicação de fertilizantes não é eficaz.

A melhor época para adubar é no fim de agosto e começo de setembro, época em que as chuvas retornam. O que vale é mexer na terra para aumentar sua oxigenação. “Para revolver a terra, use uma pazinha fina em vasos e um arador em canteiros.

planta-saudável

Pense no futuro
Aproveite esse estágio de hibernação para corrigir o solo e deixá-lo pronto para a próxima estação. Com o passar do tempo e o uso frequente de adubos químicos, o solo tende a ficar com o PH ácido, dificultando a absorção de nutrientes.

Para neutralizar o substrato, aplique calcário dolomítico no começo do inverno. Durante a correção, revolva a terra para misturar o calcário por igual.

Faxina geral
Faça uma boa limpeza: remova galhos secos, malformados e doentes para arejar e permitir a entrada de luz. A poda também é importante para que a planta não gaste energia com galhos e folhas desnecessários e concentre sua expansão na primavera.

Para favorecer uma futura brotação, corte logo acima do nó, o ponto de onde saem as folhas ou os ramos. Mas não realize esse procedimento em plantas em floração. Outra dica: use ferramentas bem afiadas para evitar machucados.

E após a poda, aplique sulfato de cobre ou canela para cicatrizar os cortes, evitando assim a entrada de fungos e bactérias nas plantas. “Também vale fazer uma vistoria geral, eliminando ervas daninhas, pragas e doenças.

Metal watering can used to water the green grass

Água com bom senso
A dose certa de regas divide opiniões. Há quem diga que é preciso reduzir o volume durante o inverno porque a evaporação é mais lenta nesse período. Outros defendem a não alteração dos hábitos de irrigação, já que a estação é mais seca.

Quem está certo? Os dois. A verdade é que a frequência de regas está diretamente ligada à incidência de sol nas plantas e, por isso, varia de local para local. Vale a regra: finque o dedo na terra para sentir a necessidade e regue somente se ela estiver seca.

Mas tome cuidado com a água em demasia, já que o excesso de umidade pode ser responsável pelo aparecimento de fungos e pelo apodrecimento das raízes. Outro cuidado válido é regar pela manhã, bem cedinho, para que as espécies façam o degelo, evitando a queima das folhas.

As bromélias pedem um cuidado específico: elas absorvem a umidade muito mais pelas folhas do que pela raiz. Por isso, ela precisa de pulverizações mais frequentes no inverno.

Cobertor especial
A combinação de orvalho e sol pela manhã pode queimar a grama, deixando-a amarelada. Para que isso não aconteça, acrescente uma camada fina de substrato sobre o gramado (cerca de 1 cm) e regue normalmente. Durante esse período, evite o pisoteio na área.

flores

Elas são do contra
Engana-se quem pensa que o inverno é sinônimo de dias cinzentos, plantas mirradinhas e nada de flores. Enquanto algumas espécies dormem, outras estão em pleno vigor durante a estação.

Exemplos: amor-perfeito, azaleia, boca-de-leão, camélia, glicínia e ipê resistem bravamente às baixas temperaturas e colorem o jardim nos meses mais frios do ano.

folhas-9

vasi de barro

Potes de argila ajudam manter o solo úmido, mas não encharcado, eles isolam as raízes das plantas contra o superaquecimento no verão, e sua cor avermelhada quente combina com diversas cores de flores e folhagens.

A sua natureza porosa permite-lhes assegurar os benefícios do ar e da água para as plantas que estão no vaso, mas também fornece espaço para o acúmulo de cálcio, minerais e sais de fertilizantes. Quando a umidade evapora do vaso de barro, estes resíduos começam a aparecer em estria e faixas esbranquiçadas.

Alguns jardineiros apreciam e até mesmo incentivam o envelhecimento dos vasos, mas muitas pessoas não gostam de usar vasos manchados na decoração de suas casas e jardins.

Planta fica velha, assim como todos os seres vivos. Dá para perceber quando isso acontece em seres humanos e animais, o cabelo ou pelo vai ficando branco. Pois saiba o que causa esse aspecto esbranquiçado é o acúmulo de sais das adubações.

Nitrogênio, fósforo, potássio, molibdênio, magnésio e outros elementos químicos da tabela periódica que compõem os adubos e fertilizantes são aos poucos acumulados no vaso, já que nem todo componente é absorvido pela planta.

Mesmo que grande parte não aproveitada desses sais são expelidas na água das regas e chuvas, enquanto uma parcela acaba evaporando, muito ainda acaba ficando “dentro” do vaso de cerâmica. Esses sais acabam desidratando mais rapidamente a planta, exigindo mais regas e dificultando a vida da verdinha.

potes-de-barro

O que fazer quando o vaso fica branco
O ideal é trocar o vaso quando isso acontece, já que retirar o sal é um processo que envolve várias lavagens e muito tempo de molho.

Se o vaso é uma herança de família, tudo bem, mas se não é o caso, é muito mais inteligente quebrar o recipiente e usar os caquinhos como camada de drenagem em um novo vaso, de preferência, grande.

Vai economizar bastante água, tempo e manterá suas plantas mais saudáveis. Para livrar os vasos dos resíduos e limpá-los para futuros ocupantes, basta seguir as dicas de como limpar vasos de barro, em uma combinação de limpeza e imersão.

* Primeiro, use um pincel para remover o máximo de sujeira da superfície do vaso. Uma escova de lavar roupas vai funcionar bem também.

* Depois de tirar a sujeira superficial, mergulhe o vaso de barro em uma mistura de 20 a 25 por cento de vinagre (1 xícara vinagre branco em 3 ou 4 copos de água) durante 20 a 30 minutos. Durante a imersão o vaso na mistura você poderá ouvir sons crepitantes ou ver bolhas subindo. Não se preocupe, isso é o vinagre fazendo seu trabalho de dissolver os resíduos.

* Depois de deixar algum tempo de molho pegue a escova e esfregue os potes. Para resíduos realmente difíceis, como ao redor da borda do vaso, use vinagre não diluído para esfregar, assim eles se soltarão com mais facilidade.

Depois de limpos, coloque seus vasos na pia para uma lavagem rápida com água e sabão, antes de enche-los com substrato novo e plantar uma nova planta.

Vasos de barro novos também ficam esbranquiçados
Essa camada branca e salgada que cobre alguns vasos podem ocorrer até mesmo quando em recipientes mais novos, principalmente se a quantidade de adubo da planta é excessiva, ainda mais se usar fertilizantes do tipo mineral, como o NPK.

Quem mora em região litorânea também pode notar vasos com essa pátina natural com mais facilidade, já que a maresia acaba levando mais sal pelo ar.

folhas_1