Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




borra-de-cafe

Uma das bebidas favoritas dos brasileiros (somos o segundo maior país consumidor desse estimulante no mundo), que além de deliciosa, é um excelente fertilizante para a terra. Sabe do que estamos falando? Café!

Por ser rico em nutrientes, ele contribui muito para o bom desenvolvimento do solo e consequentemente para o desenvolvimento das plantas. Confira 5 formas de usar a borra de café a favor do seu jardim ou horta:

1. Na fertilização
Utilize a borra do café junto com outros tipos de fertilizantes e adubo. Aplicar ela diretamente sobre o solo irá acelerar o processo de decomposição da matéria, fazendo com que perca sua função de fertilizante. Você pode misturar, também a borra na seguinte proporção: 100g de borra de café para cada litro de água.

2. Na compostagem
Com a borra de café colocada junto à pilha de compostagem, esta emanará um cheiro mais ameno, ficará mais quente e conservará a umidade. Para melhor resultado, é recomendável adicionar folhas secas, que evitam o mau cheiro, e serragem, para reduzir a umidade.

3. Repelente de pragas
Quando se utiliza repelente químico é preciso considerar que, por mais eficaz que seja no combate das pragas, eles acabam matando insetos que são benéficos para a plantação, além de prejudicar a saúde da planta.

Utilize a borra de café que, além de tornar a planta mais saudável, é um excelente repelente para larvas, caracóis e lesmas.

minhocas

4. Atrai minhocas
As minhocas adoram um café, Mas elas costumam preferir as mais antigas, que já estão em processo de decomposição. As minhocas trazem muitos benefícios para a terra da sua horta e jardim, pois seus dejetos auxiliam na fortificação da terra e seus caminhos na irrigação da água.

5. Mudança no solo
Se você estiver pensando em construir ou aumentar um canteiro ou ainda em consertar alguma coisa do seu jardim, a borra de café é uma boa pedida. O solo e a terra devem ser misturados numa proporção de 50/50.

Após efetuar a mistura, espere aproximadamente 60 dias para plantar alguma semente ou vegetal. A terra estará muito mais saudável!

folhas no outono

folhas-de-palmeira-com-pontas-queimadas

As queimaduras nas extremidades das folhas são um dos sintomas mais frequentes nas plantas de interior, além de um prejuízo estético são sempre um sintoma de que alguma coisa não está bem.

Tal causa pode ser devido a vários motivos; em seguida referem-se os mais comuns.

Causas comuns de queimaduras
A maioria das plantas que utilizamos no interior das casas são plantas originárias de regiões tropicais, onde o clima se caracteriza pela escassez de luz, elevadas temperaturas e umidade e condições de chuva quase constantes.

Estas condições parecem-se muito com as que podemos encontrar nos nossos lares e isso permite a estas plantas desenvolver-se adequadamente nestes ambientes. No entanto, há vários fatores que não são os adequados.

Por um lado, o grau de umidade em interiores costuma ser baixo se comparado com o que estas plantas encontram no seu habitat natural, devido ao uso de aquecimento e de aparelhos de ar condicionado. Devemos, por isso, procurar elevar o nível de umidade ambiental.

ponta queimada

Outro problema frequente é que as plantas de climas tropicais requerem uma água de rega de muito boa qualidade, ou seja, pobre em sais. O uso de água da torneira, com elevado conteúdo de cloro produz queimaduras nas extremidades das folhas, danos nas raízes e outros danos na maioria das plantas de interior em nossas casas.

Para o evitar, basta utilizar água de rega sem sais, ou seja, água da chuva, engarrafada ou água da torneira que tenha sido deixada algumas horas num recipiente aberto para permitir que o cloro evapore.

Os danos por excesso de sais costumam ser comuns em todas as plantas de climas chuvosos. Plantas como a Hortênsia, a Gardênia, a Camélia ou as bulbosas também são sensíveis a este problema.

Para além da qualidade da água, também deveremos cuidar para que a rega seja ajustada às necessidades da planta em concreto, procurando não incorrer nem em defeito nem em excesso de fornecimento.

extremidade queimada

Outro fator que pode produzir queimaduras nas folhas de algumas plantas é o excesso de radiação solar ou de luz. Com foi já referido, muitas plantas de interior estão acostumadas a receber a luz de forma filtrada. O excesso de exposição pode ser um problema para elas; bastará então procurar-lhes uma nova localização e eliminar as folhas queimadas.

Por último, refira-se a questão das correntes de ar. Há espécies às quais prejudicam seriamente as correntes de ar geradas em zonas de passagem aberta, perto de portas ou janelas uma maneira de o manifestar é através de folhas com as pontas secas. Como no caso anterior é suficiente procurar-lhes uma nova localização.

cogumelos