Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cattleya labiata

É comum associarmos as orquídeas a aromas inebriantes e inconfundíveis. Frequentemente, estas plantas entram na composição de diversos perfumes famosos. A Cattleya labiata, por exemplo, é bastante conhecida pelo odor exalado por suas flores, o que torna esta orquídea única.

Há, no entanto, um seleto grupo de orquídeas cujos aromas distanciam-se daqueles clássicos perfumes florais. As flores destas curiosas espécies costumam exalar odores que nos remetem ao mundo da gastronomia. Por mais incrível que possa parecer, há orquídeas com cheiros de frutas, doces ou especiarias como veremos na seleção a seguir.

catlleya walkeriana

A famosa e cobiçada orquídea brasileira, Cattleya walkeriana, por exemplo, é conhecida pelo inconfundível perfume de suas flores, cuja característica mais marcante é sua semelhança com o aroma da canela.

Outra especiaria bastante utilizada na culinária, a baunilha, é extraída das cápsulas de sementes de uma orquídea pertencente ao gênero Vanilla.

Oncidium Twinkle

Também há uma orquídea cujas flores exalam um aroma bastante adocicado, que pode nos remeter à baunilha. Trata-se do Oncidium Twinkle, que costuma ser encontrado em diversas colorações, branca, amarela ou vinho.

Oncidium Sharry Baby

Não por acaso, esta orquídea é parente da famosa orquídea chocolate, apelido comumente dado ao Oncidium Sharry Baby. Esta é uma orquídea de longas hastes florais, com abundantes flores pequenas, em tons de vinho, que exalam um pronunciado perfume que lembra o chocolate branco.

Oncidium pumilum

Já a orquídea Oncidium pumilum, também conhecida como Lophiaris pumila, por sua vez, caracteriza-se por suas cascatas de minúsculas flores amarelas, cujo aroma característico nos remete ao mel.

Spathoglottis unguiculata

Há, ainda, aquelas orquídeas cujos perfumes estão associados aos exalados pelas frutas. É o caso da Spathoglottis unguiculata, uma orquídea terrestre, que pode ser cultivada sob sol pleno, em jardins, ao contrário de suas parentes epífitas. Esta planta costuma ser chamada de orquídea grapete, graças ao aroma de uva exalado por suas flores.

gomesa-crispa

Gomesa recurva

As orquídeas Gomesa crispa e Gomesa recurva, por sua vez, são conhecidas por suas flores com cheiros cítricos, muito parecidos com o aroma do limão.

Maxillaria tenuifolia

Nesta lista, podemos ainda incluir a Maxillaria tenuifolia, orquídea bastante apreciada pelos colecionadores graças ao odor de coco queimado de suas flores.

Por fim, vale lembrar que nem todas as orquídeas, necessariamente, apresentam perfumes agradáveis e apetitosos. A função do odor emitido pelas flores é a de atrair os agentes polinizadores, geralmente insetos ou aves, que garantem a reprodução da planta.

Neste sentido, há casos extremos em que a orquídea exala odores bastante estranhos, como o de carne em decomposição.

Neste caso, o objetivo é atrair as moscas varejeiras, que se encarregam de efetuar a polinização deste grupo particular de orquídeas.

lagoinha

falcaria tigrina

A espécie Faucaria tigrina é uma planta diferente pelo seu aspecto, algo invulgar, mas, principalmente porque se encontra em flor no mês novembro.

As suas folhas são triangulares, muito carnudas e fazem lembrar a boca de um tigre, de um crocodilo, ou de um tubarão.
O seu aspecto pode levar alguns distraídos a olharem para a planta como um cato, mas não é, pertence à grande família das Aizoaceae. É originária da África do Sul, onde prospera em solos arenosos, ligeiramente ácidos. Desenvolve-se bem em pleno sol, com regas moderadas.

A faucaria tigrina é uma suculenta popularmente conhecida como mandíbula-de-tigre e mandíbula-de-tubarão. Sua aparência tem um aspecto bem diferente: ela produz flores grandes que chamam atenção pela sua beleza. Quer saber mais sobre essa plantinha? Acompanhe abaixo!

falcariatigrina

Como cultivar a faucaria tigrina?
Normalmente a mandíbula-de-tigre é cultivada em vasos e se desenvolve melhor em solo arenoso, ligeiramente ácido. Seu crescimento é melhor em pleno sol ou com um pouco de sombra. É necessário ter regas moderadas, sempre cuidando para não encharcar ou faltar água.

Qual a época de floração da faucaria tigrina?
A floração ocorre no outono ou início do inverno. As suas flores são amarelas, grandes, vistosas e atraem muitas abelhas. A flor abre perto do final de manhã e mantém-se aberta até ao fim do dia, fechando durante a noite e, caso o dia esteja nublado ou a suculenta esteja na sombra pode ocorrer de sua flor não abrir.

faucaria

Como é feita a propagação da faucaria tigrina?
O seu crescimento é lento, mas durante o verão foi-se desenvolvendo e em setembro surgiu a primeira flor. Após essa vieram mais. Agora já é fácil encontrar os botões para as próximas flores.

A reprodução da planta faz-se por divisão da touceira, ou por sementeira. As semelhanças entre todas as espécies do gênero Faucaria são imensas.

Não admira que mesmo os especialistas sintam dificuldade em as classificar. O número de espécies reconhecidas tem vindo a diminuir, com junção das mesmas.

chuvarada

Euphorbia_Milii

Para muitas, muitas pessoas, esta planta está associada a duas únicas informações: é tóxica e tem espinhos. Fim da linha pra coroa-de-cristo, ninguém quer saber dela, ainda mais que os paisagistas praticamente não usam mais essa espécie.

Rainha destronada, essa coroa-de-cristo… Epa. E se a gente tentasse dar uma chance pra moça? Porque essa verdinha de flores minúsculas amarelas (pois é, a parte vermelha não é flor!), esse arbusto valente e duradouro, essa pessoinha clorofilada não merece nosso descaso e preconceito.

A coroa-de-cristo é uma planta com espinhos e venenosa. Porém, não se engane: ela é uma ótima aliada para beleza e isolamento de áreas no seu jardim!
A coroa-de-cristo é nativa de Madagascar, foi levada para a França há muito tempo e ainda faz sucesso na Europa.

Outros nomes para este arbusto são: coroa-de-espinhos, dois-amigos, dois-irmãos e bem-casados. Trata-se de um tipo de arbusto que pode atingir até dois metros de altura.

Coroa-de-cristo: cuidados
A coroa-de-cristo pode acabar sendo um problema para quem tem crianças em casa por causa dos espinhos no caule da planta. Os espinhos são bem afiados, medindo até 3 cm.

Quando a planta é cortada, um látex leitoso e tóxico é expelido, podendo causar irritação na pele. Sendo assim, é preciso tomar cuidado para proteger a pele e os olhos.

Euphorbia_milii

Cultivo
A coroa precisa de certas podas, mas não se preocupe, ela cresce vigorosa em solo arenoso, aguenta frio e meses sem água – até maresia ela aguenta.

Para cultivar, não tem muito mistério. O clima perfeito para o desenvolvimento é o tropical ou subtropical, precisando ter iluminação direta do sol. Mesmo sendo uma planta resistente à seca, não se esqueça de irrigá-la, porém, não encharque! Um solo bem drenado é ótimo, mas a coroa-de-cristo é bastante tolerante ao tipo de solo.

Este tipo de arbusto é propagado por duas formas:
Estaquia: neste processo, extremidades de um ramo são usadas para enraizamento, preferencialmente com um tamanho de dez centímetros. Estes pedaços são plantados em vasos com solo úmido, enraizando em cerca de um mês.

Sementes: para obter novas variedades, o indicado é que você semeie a coroa-de-cristo em bandejas, pequenos vasos ou sementeiras. Em uma ou duas semanas, a germinação se inicia e o transplante para um local definitivo pode ser feito quando a planta atingir 4 a 6 folhas.

agua xzO