Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




arborizacao-urbana-1

A arborização urbana é um termo que vem sendo utilizado com muita frequência nos últimos tempos e que, em um primeiro momento, nos remete a uma simples interpretação: plantio de árvores no meio urbano.

Porém, por trás desta básica definição, existe uma grande área de estudo que ainda é pouco conhecida pela maioria. Área esta que possui princípios bem consolidados, e que vem trazendo muitas vantagens para nossas vidas.

Nas cidades, as árvores desempenham um papel muito importante na melhoria da qualidade de vida da população e do meio ambiente.

Entre os benefícios podemos citar:
* Purificação do ar pela fixação de poeiras e gases tóxicos e pela reciclagem de gases através de mecanismos fotossintéticos;

* Melhoria do microclima da cidade, devido à retenção de umidade do solo e do ar e também pela geração de sombra, evitando que os raios solares incidam diretamente sobre as pessoas, auxiliando no equilíbrio térmico;

* Atenuação da poluição sonora;

* Redução da velocidade dos ventos;

* Redução do impacto das chuvas;

*  Influência no balanço hídrico, favorecendo a infiltração da água no solo e provocando uma evapo-transpiração mais lenta;

* Abrigo à fauna, propiciando uma variedade maior de espécies, e consequentemente influenciando positivamente para um maior equilíbrio das cadeias alimentares e diminuição de pragas e agentes vetores de doenças.

Arborizao_Urbana

A arborização, quando mal planejada e implementada pode acarretar diversos problemas, tanto em edificações quanto em equipamentos urbanos, tais como:
*
Danos em calçadas, redes de água, esgoto, gás e galerias pluviais;

* Danos estruturais (trincas e rachaduras) em edificações;

* Entupimento de calhas e bueiros;

* Dificuldade no trânsito de veículos e pedestres;

* Obstrução de placas de orientação.

* Com relação a problemas ligados a sistema elétrico, pode-se destacar:

* Perda de eficiência da iluminação pública;

* Interrupções no fornecimento de energia;

* Curto-circuito em redes de distribuição aérea

* Rompimento de cabos condutores.

arborização

A arborização urbana e outros elementos existentes ma maioria dos centros urbano (postes de iluminação pública, fiações, telefones públicos, placas de sinalização entre outros), convivem em desarmonia devido à ausência de planejamento tanto da arborização, quanto dos outros componentes desse espaço.

Nenhum ambiente é mais alterado que o meio urbano, devido aos atuais modelos de edificações e loteamento do solo que restringem os espaços determinados às áreas verdes.

Essas restrições limitam a utilização de árvores na floresta urbana, em relação ao seu porte e à quantidade de espécies.

folhasaovento9

Terminalia catappa

Também conhecido como chapéu-de-sol, amendoeira, amendoeira-brava, amendoeira-da-índia, amendoeira-da-praia, amendoeira-do-pará, árvore-de-anoz, árvore-de-noz, e guarda-chuva, o chapéu de praia é uma espécie botânica da família Combretaceae e originária da Ásia.

O chapéu-de-praia é uma árvore indicada para as condições adversas do litoral. Sua copa ampla e cheia, fornece sombra farta no escaldante verão dos trópicos. No seu manejo, há que se ter cuidado apenas com as podas, que podem descaracterizar a copa.

Apenas os ramos doentes, secos e malformados devem ser removidos. Pode ser plantada isolada ou em grupos, como em renques ao longo de caminhos à beira-mar. Só não são indicadas para estacionamentos, pois os frutos ricos em ácidos podem manchar os automóveis. Esta espécie pode se tornar invasiva em algumas situações.

terminalia-catappa

Além de suas qualidades ornamentais, tanto seus frutos como amêndoas são comestíveis. Das amêndoas ainda se extrai um óleo fino, utilizado na preparação de pratos especiais e na fabricação de remédios caseiros.

As folhas são ricas em taninos, flavonóides, fitosteróis e outros princípios ativos são aproveitadas em medicamentos fitoterápicos e no tratamento da água de criação de peixes.

A árvore ainda produz madeira de boa qualidade, dura, avermelhada e resistente à água, que é utilizada no fabrico de móveis, canoas, moirões e caixotes.

Seu cultivo deve ser sob sol pleno, em solo leve, aerado e arenoso, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente no primeiro ano de implantação da muda.

chapéu de praia

Planta excelente para regiões litorâneas, a amendoeira é tolerante à salinidade no ar e no solo, assim como ventos fortes e estiagem. No entanto, seu cultivo é restrito às regiões tropicais e subtropicais, pois necessita de calor para o seu pleno desenvolvimento.

Sua Multiplica-se é feita por sementes, colhidas de frutos maduros e posteriormente despolpados para germinarem mais rapidamente.

folhas-9