Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Caliandra_1

A calliandra, que são também conhecidas como arbusto-chama, esponjinha, esponjinha-sangue, esponjinha-vermelha, e topete-de-pavão, é um arbusto nato do Brasil de no máximo 1 m de altura, é comumente usada para criar cercas vivas informais e se destaca graças as suas flores vermelhas de aparência “felpuda” graças a enorme quantidade de estames longos e finos.

As flores aparecem na primavera e no verão. Devido a delicadeza e finura de suas folhas ocorre num processo natural um fechamento das mesmas durante a noite. Suas flores são muito graciosas em forma de pompom em cores que vão do branco ao vermelho. Surgem frutos no verão após a floração primaveril.

Das flores, surgem frutos, que se partem quando maduros, espalhando as sementes (como o legume vagem).

caliandra flor

É uma planta facílima de se cultivar, se adaptando melhor a lugares com abundância de sol, mas também pode ser cultivada em vasos para a criação de bonsais. Para fazer seu plantio cave uma cova no solo, revolva a terra misturando ela apropriadamente aos fertilizantes necessários e adicione a planta, cobrindo o torrão até o nível apropriado.

A calliandra cresce muito bem na maioria dos solos nacionais, aconselha-se apenas adicionar um pouco de adubo orgânico, preferivelmente com farinha de ossos por ter uma maior alcalinidade a mistura no intuito de garantir que a planta não sofrerá de nenhuma falta nutricional.

caliandra

Cuidados
No inicio de sua vida devemos fazer irrigações mais constantes, de preferencia diariamente, pois a planta apresente um maior metabolismo, absorvendo mais água para crescer. Após ela atingir um maior porte as regas podem passar a ser em dias intercalado.

A adição de mais adubo orgânico misturado a NPK rico em fósforo de ano em ano sobre o solo é útil para mantê-lo bem fértil e estimular uma melhor floração.

Pode-se fazer podas de limpeza caso tiver ramos mortos ou doentes, mas não é algo comum nesta planta de extrema resistência. Sua multiplicação é feita por estacas e sementes e é tolerante ao frio.

correnteza_33

Cártamo-3

Conhecido em algumas regiões como açafroa, açafrão-bastardo, açafrão-dos-pobres ou sultana, o cártamo pertencente à Família das Compostas, a mesma do girassol e da margarida.

Os povos antigos extraíam de suas flores uma espécie de extrato vermelho e amarelo – ambos eram usados para tingir tecidos e também como corantes para uso culinário.

Como as flores produzem dois pigmentos – um amarelo e outro vermelho – sua aplicação como corante sempre foi muito bem explorada. O pigmento vermelho, por exemplo, misturado com um talco bem fino, era usado como rouge para embelezar a face das mulheres.

Das flores é que são as extraídas as substâncias usadas em tinturaria – especialmente a cartamina – que até hoje é utilizada em pinturas. Já as sementes são muito ricas no famoso óleo de cártamo.

Cártamo-8

As sementes apresentam elevada quantidade de óleos (35 a 40%) utilizados tanto para consumo humano, como para uso industrial.

O óleo extraído das sementes do cártamo é ainda usado popularmente para dar alívio a paciente portadores de uma inflamação crônica do intestino conhecida como “doença de Crohn”.

Além das flores e das sementes, as folhas também eram usadas na medicina popular e sua infusão indicada como sudorífica e antitérmica.

Cártamo-6

Há registros de seu cultivo na Ásia, antes da Era Cristã. Atualmente, o cultivo do cártamo é mais difundido na China, Egito, Estados Unidos, Índia e no México.

A planta é anual e pode medir 1 m de altura, possui caule ereto e ramificado, folhas serrilhadas e espinhosas. Os capítulos florais são volumosos, isolados, de coloração amarelo-alanjada, que surgem de numerosas brácteas. O sistema radicular é bastante desenvolvido e de característica pivotante.

O cártamo é uma planta rústica e resistente à seca, às altas temperaturas e aos ventos fortes. Sua capacidade de adaptação a diferentes condições de solo e clima também merece destaque.

Sua multiplicação é feita a partir de sementes e seu cultivo em larga escala é feito em sulcos, no espaçamento de 70 a 90 cm. O cultivo do cártamo tem se destacado atualmente não apenas com a finalidade de produção de óleo para consumo humano, mas também como alternativa para a indústria (especialmente na fabricação de tintas, esmaltes e sabões) e na produção de biodiesel.

folhas caindo outono

hibisco da síria

O hibisco-da-síria ou rosa-de-sarom é um arbusto lenhoso com muitas fibras, que pode chegar aos 3 m de altura, originário da China e partes da Ásia.

Pode ser usado com muito sucesso na arborização urbana, tanto pela ornamentabilidade como pelo forte aroma exalado às noites quentes. A Coreia do Sul adotou o hibisco-da-síria como flor nacional.

Existem mais de 300 espécies do gênero Hibiscus, todas encantadoras por suas folhas largas, pelo formato das flores (geralmente grandes) e pelas cores que apresentam.

hibisco-da-síria

Como suas flores são muito exuberantes e duradouras, tendem a atrair polinizadores. Floresce o ano todo.

Pode ser usado como cerca viva, mas nesse caso é necessário atentar às podas, pois se forem muito agressivas prejudicam a floração.

Também é indicado para formação de renques e composições paisagísticas, além de poder ser cultivado isoladamente em vasos.

hibisco

Planta muito ornamental e de fácil manutenção. Versátil também com relação às exigências de cultivo, já que é bem adaptável.

No entanto, para que as flores apareçam em abundância, o solo não pode estar compactado e a planta prefere meia-sombra (mas aceita pleno sol) e clima ameno (não respondendo bem à temperaturas muito frias ou geadas).

É um arbusto de crescimento rápido, forma colunar, muito ramificado, com folhas escuras serrilhadas de forma irregular e flores vistosas, de pétalas simples ou dobradas ao longo dos ramos.

chuvarada

alho-ornamental

O alho ornamental é um tipo de planta bulbosa ideal para decorar tanto seu quintal ou jardim, como os cômodos internos de seu lar. Esta bela flor pertence à família Liliaceae e costuma ser de cor malva, púrpura ou rosada.

O alho ornamental floresce fielmente ano após ano, e se as condições forem boas (pelo menos parte de sol e muita água), eles vão se espalhar. Você pode desenterrá-los e dividi-los no outono para obter mais destas belas plantas em seu jardim.

São de fácil cultivo, uma vez que você plantou e deu-lhes uma terra bem adubada, Os Alliums não são perfumados, mas as bolas de flores enormes de até 8 centímetros de diâmetro são espetaculares.

Difícil acrescentar algo a beleza perfeita desta planta. Milhares de flores estreladas… cada esfera um bouquet perfeito.

Escolha uma boa localização, pois eles amam o sol, então eles prosperaram mais quando plantados em um jardim que receba sol pleno – seis horas ou mais de luz solar direta. O solo pode ser de qualidade nutricional média, mas precisa drenar bem.

Allium_44

A maioria dos Alliums também pode crescer em sol parcial com sombra, mas os caules podem se tornar mais fracos com menos luz solar, e caules fracos podem não ser capazes de suportar o peso das flores assim que florescerem.

Para determinar se o solo drena bem ou não, preste atenção nele após uma chuva forte. Se você encontrar poças de cinco a seis horas após a última gota de chuva, significa que o solo está muito compactado e não drena adequadamente bem.

Se você tem ou deseja cultivar este tipo de planta, veja os cuidados nas orientações abaixo e decore seu lar com esta bela flor.

alliumornamental

Passos a seguir
Solo
. Pode colocar o alho ornamental em vasos ou jardineiras. Só deve ter em conta que a terra deve ser bem drenável. Além disso, servirá quase qualquer mistura de terra. Não obstante, recomendamos a você que utilize terra de jardim com areia misturada. É a que vai melhor com seu alho ornamental.

Luz. A iluminação para o cultivo do alho ornamental, bem como para qualquer outra planta, é bastante importante. Neste caso, precisa de bastante luz solar, ainda que seja uma planta que se adapta muito bem às regiões meio ensolaradas, meio sombreadas. Todos os dias precisa de umas duas horas de luz natural, por isso aconselhamos você a evitar colocar seu alho ornamental em áreas muito sombrias.

Temperatura. Este é outro elemento chave no cultivo do alho ornamental. É uma planta que resiste às temperaturas altas e de verão. Por isso, durante os meses mais frios de inverno é aconselhável transladar para o interior do lar. Deste modo, evitará que a planta morra congelada. É necessário proteger o alho ornamental do frio.

Allium ornamental

Irrigação. O mais importante sobre a irrigação é que o solo drene bem. De resto, o alho ornamental é uma planta que não requer grandes quantidades de água. Recomendamos a você que verifique que o solo se mantenha sempre úmido.

Pragas. O fungo roya é o tipo de praga que mais afeta esta planta. Consulte em sua loja de jardinagem ou viveiro habitual o tipo de pesticida que curará seu alho ornamental sem o danificar.

Poda. Durante os meses de verão e outono é a época ideal para renovar seu alho ornamental. Elimine as flores secas, bem como as folhas que tenham ficado amareladas. Com esta poda, conseguirá que seu alho ornamental cresça com mais força durante a primavera.

Reprodução. Se você deseja multiplicar sua planta, pode fazer isso mediante a plantação de sementes ou separando os bulbos que tenham se formado em volta do bulbo principal. Desta forma conseguirá a reprodução de seu alho ornamental.

borboletas044