Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




portulaca

A onze-horas, é uma planta nativa da América do sul e florífera, cujas flores tem a curiosa característica de florescer todos os dias próximo ao meio dia, por isso o seu nome onze-horas.

Essa flor é conhecida por florescer durante todos os períodos do ano, possuir folhas arredondadas e carnudas e suas flores, comuns em jardins pois essa planta não possui flores de apenas uma cor, mas de uma variação delas e com a sua estatura que pode chegar até 20 cm, faz dela uma planta essencial para colorir a parte inferior de um jardim.

Plantas como as onze-horas, folhas “suculentas” tem grande capacidade de armazenar líquidos e sobreviver a ambientes extremos passando muito tempo sem água ou nutrientes mas se você quer que a sua planta alcance o máximo de beleza possível não é recomendado deixar que ela fique tanto tempo sem água.

Você pode regar a sua onze-horas assim que perceber que a terra está seca mas sem encharcar o solo ou as suas flores para evitar doenças ou proliferação de fungos.

Você pode e até deve cultivá-la em local bem ensolarado, esta planta além de apresentar resistência a dias muito quentes também se desenvolve muito bem neles pois o sol estimula as flores e se abrirem.

Antes de plantar a onze-horas misture ao solo uma boa quantidade de adubo orgânico e depois de plantada, quando a planta começar a florescer adicione de tempos em tempos adubo NPK 5-5-5 (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) para que nunca falte as substâncias necessárias para a onze-horas produzir flores cada veis mais atraentes, além de reforçar a fertilidade do solo.

onze-horas

Se pretende plantar onze-horas em vasos, as dicas são semelhantes. Você deve deixar o solo fértil e permeável, ou seja, com boa fluidez de água.

Utilize pedras pequenas ou cacos de telha no fundo do vaso, neste caso não é recomendado usar areia na terra para aumentar a fluidez por ela ser muito salgada para uma planta tão suculenta como a onze-horas.

A onze-horas pode ser propagada por sementes ou por estaquia – a opção mais comum. A dobrada, no entanto, é comercializada somente por sementes. Mudas e sementes podem ser compradas em lojas de flores, centrais de abastecimento (Ceasa), viveiristas e até pela internet.

O plantio deve ser feito durante o verão, em solos férteis, permeáveis e irrigados, apesar de a onze–horas suportar terrenos levemente secos. O ideal é misturar uma parte de terra comum a uma parte de terra vegetal e duas partes de areia. A planta apresenta floração em abundância quando fertilizada.

Como a onze-horas tolera geadas ela pode ser cultivada em todas as regiões do país. Porém, ela precisa receber, pelo menos, quatro horas de sol por dia. O mais indicado é que o plantio da flor seja realizado em áreas abertas, com iluminação direta.

Para o espaçamento no plantio deve-se calcular uma densidade de 25 a 45 mudas de onze-horas por metro quadrado. A adubação recomendada é a básica, com o uso de calcário, fórmula N, P, K 10-10-10 e matéria orgânica.

portulacas

A irrigação no verão devem ser mais frequentes, pelo menos uma vez por dia. No inverno, podem ser mais espaçadas, a cada dois ou três dias. Evite molhar as flores abertas.

O florescimento da onze-horas ocorre principalmente na primavera e no verão, durante os meses mais quentes do ano. As flores abrem e fecham diariamente, mantendo o ambiente colorido durante o período de luminosidade mais intensa.

As sementes começam a germinar por volta de dez a 15 dias do plantio e florescem com cerca de um mês do início do desenvolvimento das plantas. Em geral, as mudas vendidas já apresentam botões e flores, tornando praticamente imediato o florescimento no jardim.

Seguindo as dicas acima você terá uma linda e saudável onze-horas, e não se preocupe com as flores fechando ao anoitecer, elas voltam a florir quando houver sol.

barquinho22

árvore-aljava

O aloé-aljava é uma espécie de aloé arborescente da família Xanthorrhoeaceae. Está presente na natureza apenas numa área árida restrita, que vai do norte da África do Sul até a Namíbia, e se revela uma espécie muito resistente à seca e às variações climáticas, podendo acomodar-se em terrenos rochosos e secos e chegar a mais de 400 anos.

Características
A planta pode atingir os 9 m de altura e 6 de envergadura, crescendo num tronco único, produzindo folhas longas de 20 a 30 cm, carnudas e espinhosas nas  bordas.

No extremo de cada ramo, nascem cachos de folhas suculentas, com a mesma gosma da babosa.

As folhas mais jovens ainda são verdes e guardam a clorofila. Com a idade, elas se colorem, gradativamente, de amarelo, laranja e marrom. Uma aloé-aljava adulta chega a ter mais de 100 cachos e seu desenho simples é emblemático, usado em diversos logotipos e gráficos.

Aloe '

Floresce no inverno até janeiro ou fevereiro, apresentando vistosas flores amarelas que podem ser ingeridas, tendo um gosto que se assemelha ao aspargo. O tronco é revestido por uma película branca que ajuda a repelir os raios solares formando pequenas escamas afiadas e cortantes.

A aloe dichotoma é recoberta por um fino pó esbranquiçado capaz de refletir a luz do sol, servindo assim de refúgio para pequenos pássaros que buscam a segurança da aloe para botar seus ovos.

O nome científico desta planta se denomina dichotoma porque, quando da ramificação, cada broto se divide em dois ao crescer.

Como cresce em regiões extremamente áridas da África meridional, a planta aproveita qualquer fonte de umidade disponível para sua sobrevivência, inclusive o orvalho da madrugada.

O crescimento lento e a sua raridade, fazem desta uma espécie única e especial.

Aljava

Cultivo
A aloe dichotoma multiplica-se por meio de sementes. Para a germinação das sementes semeie sobre a superfície, sem cobrir as sementes com substrato.

Feche a boca do vaso ou recipiente com plástico transparente para manter umidade e temperatura e mantenha úmido e em local aquecido (24 a 28˚C)

Utilize um substrato bem drenado (exemplo: metade areia, perlita ou vermiculita, e metade terra vegetal, húmus ou algum substrato comercial já pronto). Germina em 5 a 15 dias.

O solo pode ser qualquer substrato que tenha boa drenagem é suficiente. Se seu substrato não tiver muita aeração, deve incluir areia, perlita, vermiculita ou turfa.

A irrigação deve ser feita 1 vez por semana. Diminua no inverno, regando apenas 1 vez por mês.

Pode ser plantada em vasos grandes e exteriores, sempre usando vasos com furos para escoar a água excedente e com argila expandida no fundo para ajudar na drenagem.

folhas caindo_1

As hortênsias são flores de exterior muito bonitas e fáceis de cuidar, requerem pouca atenção para estarem bem bonitas e saudáveis. Abaixo uma breve explicação  de como plantar hortênsias a partir de mudas ou estacas. Continue a ler os passos que lhe explicamos e olhe sobretudo para as imagens para ver como se faz.

Procure hortênsias bem bonitas e corte alguns ramos, não devem ter mais de 15 cm. A melhor época para plantar estacas de hortênsias é a primavera e o verão.

mudahortensia

Deixe as estacas num frasco ou jarro com dois dedos de água, durante pelo menos 1 hora.

Corte as folhas ao meio, este é um bom truque para aumentar as possibilidades de a planta sobreviver e reduzir as necessidades de alimentação das folhas em prol da planta.

estacas hortensia

Coloque um filtro de café dentro dos vasos. Isto evitará que a terra saia fora do vaso, para além de permitir que a terra se mantenha úmida.

filtro de café

Misture terra para vasos, adubos e composto. Recomendamos, 1/2 de terra de vaso, 1/4 de adubo e 1/4 de composto. Encha os vasos com esta composição.

Regue a terra que colocou para que fique compacta. É importante que regue as hortênsias um pouco todos os dias, mas não demasiado de maneira a que as raízes não apodreçam.

muda hortensia

Em seguida, ponha as varas de madeira cravadas na terra, estas duas varas devem ser um pouco mais altas que as estacas de hortênsia. Além disso, deve colocar uma bolsa de plástico em cima da planta.

Certifique-se de utilizar uma bolsa suficientemente grande, para que a planta não toque na bolsa. As varas servem para isso mesmo, para evitar que as plantas toquem no plástico e assim produzir um efeito de estufa.

Coloque-as num lugar com sombra onde não recebam luz solar direta. Lembre-se de as regar com frequência.

Passadas 3 semanas as estacas devem ter raízes e estarão prontas para retirar o plástico. Retire a bolsa e deixe-as ao sol no exterior.

ondas

hortênsia

As hortênsias são plantas muito comuns em jardins e sacadas, já que suas flores são grandes e vistosas, e podem ser de diferentes cores de uma ampla faixa cromática. É muito fácil plantar hortênsia em casa, os cuidados que esta planta requer também não são exagerados. Ainda assim, deveremos realizar ao menos uma poda durante o ano para que a planta cresça forte e saudável.

Uma das principais coisas que devemos levar em conta é quando fazer a poda de hortênsias, já que em muitas ocasiões são cometidos erros graves quanto à época correta para o fazer. A poda de uma hortênsia deverá ser feita no final do verão, e não no inverno ou primavera como muitas vezes se faz equivocadamente.

A hortênsia é uma planta que precisa de grande quantidade de água, por isso é fundamental podar aqueles ramos que já não florescem e as flores da época anterior para que os nutrientes se repartam melhor nas partes fortes e vitais da planta.

poda

No entanto, também deveremos retirar uma parte dos brotos (2 ou 3 em cada 5 brotes), aqueles ramos novos que só têm um broto no final, por isso só produzirão uma flor. Caso contrário, estes absorverão a energia da planta e as flores não crescerão vigorosamente.

Será importante esvaziar o centro da planta, onde costuma acumular a madeira velha, evitando que os ramos se entrecruzem. Desta forma, os novos ramos poderão crescer melhor e as flores serão bem maiores e bonitas.

Cabe destacar que os ramos torcidos ou doentes poderão ser cortados em qualquer momento do ano.

mar