Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




CichoriumIntybus

A chicória-brava é uma planta da família das Asteraceae. É nativa da Ásia, Europa e África. Tem entre outros comuns almeirão, almeirão-de-raiz, almeirão-selvagem, almeirão-silvestre, chicória, chicória-amarga, chicória-do-café.

É uma planta herbácea, tem um caule rígido e ramificado que pode atingir mais de 1m de altura. As suas flores são de cor azul vivo.

A chicória-brava é cultivada como hortaliça, embora cresça livremente em terrenos baldios, na beira das estradas e caminhos, devido às suas simples, mas belas flores, ela também é plantada para fins ornamentais no norte da Europa.

É uma espécie que sofreu intenso melhoramento genético, disponibilizando atualmente plantas com folhas abertas, de cabeça (folhas justapostas e fechadas) e plantas de raíz mais engrossada.

Apresenta folhas alongadas, largas ou estreitas, mais ou menos pubescentes, de coloração verde ou arroxeada de acordo com a variedade. Sua raiz é tuberosa e armazena grandes quantidades do carboidrato inulina, de importantes aplicações na indústria farmacêutica e de alimentos dietéticos.

chicóriabrava

As inflorescências são azuis ou arroxeadas, surgem de uma longa haste ramificada, com folhas reduzidas.

Com as folhas da chicória-brava podem ser preparadas ricas saladas cruas, e saborosos refogados, acompanhando legumes, cereais ou carnes. Seu sabor é amargo e seu valor nutricional é superior à alface, sendo mais rico em vitaminas, minerais e fibras.

As raízes prestam-se para a extração industrial de inulina; e para a produção de um substituto do café, após sofrerem secagem, torrefação e moagem. As flores do almeirão também são comestíveis e podem adornar saladas com efeito surpreendente.

Seu cultivo deve ser sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. O solo deve estar bem preparado na ocasião do plantio.

almeirão

Os canteiros devem ser calados, adubados e elevados cerca de 15 cm nas variedades “de folha” e 22 cm nas variedades “de raiz”. Tolera o frio e o calor.

Não há necessidade de preparação de mudas em bandejas. Sua multiplicação é feita por sementes diretamente no local definitivo.

O desbaste deve ser realizado quando as plantas atingirem 10 cm, deixando uma planta a cada 15 cm. A colheita inicia-se em 80 dias no verão e 100 dias no inverno. Apesar de perene é cultivada como anual.

chuva-5

polygala

O arbusto-borboleta é uma planta da família Poligalaceae, nativo da África do Sul. Trata-se de um arbusto típico de clima subtropical e resiste bem às temperaturas baixas e ao clima seco.

É uma planta de folhas verdes e vistosas, de flores compostas por uma crista branca ladeada por duas sépalas rosa-intenso, cujo formato lembra o das asas das borboletas, elas surgem nas pontas dos ramos duas vezes ao ano: na primavera e no outono. As flores contrastam com o verde claro ligeiramente azulado das folhas.

No Brasil, faz sucesso principalmente nas regiões sul e sudeste, onde costuma ser usada como planta isolada ou compondo maciços. Plantada em vasos, também é ótima para varandas e sacadas, já que não passa de 1,70 m de altura e pode ser mantida tanto sob sol pleno quanto a meia sombra. Outra sugestão é plantá-la em jardins com pedras, combinada com uma planta rasteira, para valorizar ainda mais seu porte.

O arbusto-borboleta é uma planta rústica e não requer muitos cuidados. Aprecia solo bem drenado e rico em matéria orgânica, só deve ser regado quando o substrato estiver seco, de duas a três regas semanais é o suficiente.

As podas, realizadas logo após a florada, visam apenas manter a forma da planta. Quando cultivada isolada, a espécie fica toda coberta de folhas. Já quando várias mudas são plantadas próximas umas às outras, elas ficam sem folhas na parte de baixo.

Nessa situação, a exposição ao sol é menor e o arbusto acaba perdendo parte das folhas, ficando apenas com a copa verde. É recomendado plantar as mudas em covas de 50 cm x 50 cm x 50 cm, e deixar 1 m de espaço entre elas.

polygala_1

Os arbustos-borboleta são plantas muito resistentes, que podem tolerar condições de frio e geada, e podem até mesmo recuperar de poda curta. Como já foi dito, a poda é necessário não só para manter o crescimento e forma da planta, mas também para proteger outras plantas perto este arbusto.

Estes arbustos quando podados adequadamente, pode até mesmo crescer mais flores de cor vibrante. Suas folhas são exóticas e perfumadas. É chamado arbusto-borboleta porque, durante a temporada de primavera ele atrai borboletas de várias cores. Mas, não apenas isso, ele também atrai beija-flores e outros insetos benéficos por causa de suas flores doces.

Época de poda
Pode-se podar o arbusto-borboleta em qualquer época do ano, no entanto é recomendado que seja durante o clima frio. Deve-se podar este arbusto quando ele está em seu estágio dormente, pois, se for cortado durante a estação de crescimento, pode-se, acidentalmente, acabar cortando as flores da planta.

Pode-se também cortar este arbusto durante a primavera. Se desejar podá-lo durante a estação da primavera, certifique-se de manter uma altura de 3 m de mata. As podas durante a primavera irão promover o crescimento de flores novas.

Rega
A rega adequada desempenha um papel fundamental para garantir o crescimento rápido do arbusto-borboleta. A planta precisa de muita água durante os primeiros dias, especialmente durante o verão quente. Mas, uma vez que o arbusto se estabelece com firmeza, a sua exigência de água cai drasticamente. Em tal momento, você não precisa de água do arbusto frequentemente. Rega pouco frequente, uma vez ou duas vezes por semana seria suficiente para a sua manutenção.

polygala

Como podar o arbusto-borboleta
Não há nenhuma regra de como podar o arbusto-borboleta. Mas aqui estão algumas dicas que irão orientá-lo na corte do arbusto.
* Primeiro remover quaisquer ramos mortos ou doentes. Manter a altura apropriada quando a poda.

* Para podar o arbusto será necessário uma ferramenta de poda apropriada, tal como uma tesoura bem afiada. Você também pode aplicar antisséptico bucal diluído após cortar um ramo doente.

Através da aplicação de uma pequena quantidade dessa solução no ramo cortado, ele irá proteger o arbusto de qualquer infecção.

Você pode cortar a planta em qualquer forma que você quiser. Mas é melhor manter uma forma natural do arbusto, em vez de moldá-lo em uma forma retangular.

É importante lembrar que, para um bom crescimento da planta durante o crescimento do arbusto, é plantá-lo em um local apropriado, e manter uma boa rega e sempre que necessitar fazer uma poda.

Deve ser plantado em um solo úmido, em locais que recebam no mínimo 8 horas de sol por dia.

folhas_1

paineira-rosa

Também conhecida popularmente como árvore-de-lã, árvore-de-paina, paina-de-seda, paineira-de-espinho, a paineira-rosa é uma planta da família Bombacaceae e a sua origem é da América do Sul, Argentina e Brasil.

Trata-se de uma árvore muito ornamental que pode chegar a uma altura acima de 12 m É uma árvore bastante popular, e isto se deve principalmente à sua beleza extraordinária e seu curioso fruto.

O tronco é cinzento-esverdeado e recoberto de acúleos grandes e piramidais. A madeira da paineira-rosa é bastante leve, mole e pouco resistente, além de não ter boa durabilidade.

espinhos no tronco

O fruto é bastante grande e se abre quando maduro, liberando boa quantidade de paina-sedosa, entremeada com as sementes que são carregadas pelo vento. A paina é uma fibra fina e sedosa, mas pouco resistente, não de grande proveito na confecção de tecidos, mas como preenchimento de travesseiros, almofadas e pelúcias.

A paineira-rosa é uma planta excelente para o paisagismo de grandes áreas, como parques e jardins públicos, devido ao seu rápido crescimento, rusticidade e beleza. A floração é intensa e ocorre no verão e outono, com a árvore semi ou completamente despida de sua folhagem.

flor da paineira-rosa

É uma planta excelente para o paisagismo de grandes áreas, como parques e jardins públicos, devido ao seu rápido crescimento, rusticidade e beleza. A floração é intensa e ocorre no verão e outono, com a árvore semi ou completamente despida de sua folhagem.

É uma árvore tropical, mas tolera o frio, desde que não seja muito intenso. Deve ser cultivada em solos férteis irrigados a intervalos regulares, sempre sob sol pleno.

Sua multiplicação é feita facilmente por sementes, que germinam e se desenvolvem rapidamente. Pode se multiplicar por estacas, embora mais raramente, sendo este método empregado em regiões muito frias.

entardecernolago