Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




tulipa

As tulipas são plantas bulbosas pertencentes à família da ‘Liliaceae’ que, na maioria de suas espécies, apresenta uma flor orientada para cima e composta de pétalas fechadas simulando a forma de um coração invertido.

Graças à sua beleza e intensidade da cor de suas flores são ideais para enfeitar seu jardim ou varanda, além disso são bastante simples de cultivar e cuidar, temos também que saber quando como e plantar tulipas.

As tulipas germinam em flores bem erguidas e caules alongados e florescem desde o início até a metade da primavera. É por isso que a melhor época para plantar tulipas é no final do outono. Nas regiões de estações menos definidas, pode-se simular o frio com vários truques para que a tulipa possa florir na primavera.

bulbo de tulipa

Plantar tulipas é um processo bastante simples que deve ser realizado semeando seus bulbos, seja no solo do jardim ou nos vasos. É importante manter os bulbos em um lugar fresco e não expor diretamente ao sol até que sejam plantados.

Estas plantas resistem bem ao frio e às temperaturas baixas, mas também são muito sensíveis ao calor. Portanto, é conveniente considerar a temperatura do solo na hora de plantar tulipas.

A temperatura ideal situa-se entre 13 e 16ºC, mantendo em todo momento um nível elevado de umidade que não supere nunca 85% e tentando que não fique encharcado, pois neste caso os bulbos poderiam apodrecer. São preferíveis os lugares com meia sombra e pouca luz solar direta.

Antes de plantar tulipas você deve saber que é necessário preparar o solo, que deve estar bem fofo. Em caso de semear os bulbos no jardim, enterre com a ponta para cima a 15 cm de profundidade e com uma distância mínima de 10 cm entre os diferentes bulbos.

tulipas-espaço

Por outro lado, os vasos devem ser suficientemente grandes para que as tulipas tenham bastante espaço e os bulbos possam ser semeados sobre 5 cm de terra e continuar cobrindo até chegar na beirada.

Depois de plantar as tulipas é importante conhecer algumas recomendações para seu cuidado, assim crescerão sadias e lindas.

Recomendações
* Para prolongar a época de floração das tulipas, plante diversas variedades de plantas com diferentes épocas de floração. As tulipas florescem no início da primavera, a meio da temporada e no final. Escolha várias que floresçam sucessivamente para obter uma impressionante exibição de cor.

* Fertilize as tulipas estabelecidas na primavera antes da floração. Fertilize de novo no outono, conforme desejado.

* Não corte de novo as folhas depois da floração. O período de tempo depois da floração, é quando as tulipas usam a energia para criar fortes focos de proliferação para o próximo ano.

tulipa roxa

Replantio dos bulbos
1. Para replantar os bulbos da tulipa, é preciso cortar a flor e remover suas folhas logo que ela murchar.
2. Limpe os bulbos com uma escova ou um pano, e mantenha-os em local fresco e arejado por cerca de 3 meses, sem receber umidade.
3. Plante os bulbos em um vaso com terra vegetal umedecida.
4. Cubra o recipiente com plástico e coloque-o para congelar durante 6 meses, em temperatura variando de 2 a 5°C.
5. Em seguida, coloque o vaso em lugar com boa luminosidade por 2 meses – lembrando de deixar a terra sempre úmida.
6. Embrulhe o vaso com plástico outra vez e leve-o ao congelador por mais 6 meses.
7. Depois disso, basta retirar o vaso do congelamento e deixá-lo em local iluminado. A flor surgirá em torno de 1 mês.

brisa

tulipas-vermelhas

Se existe algo bonito da primavera é ver o florescimento das petúnias em cores vibrantes. Por isso, são ideais para dar textura e cor a um jardim. Esta planta é muito versátil e pode ser cultivada em vasos, solo e pendentes.

A escolha do bulbo (espécie de caule subterrâneo) é importante. Saudável, ele produz tulipas mais bonitas. O ideal é que o bulbo seja grande, não apresente rachaduras ou sinal de que esteja podre.

Lembre-se que água em excesso atrai bactérias e fungos. Por isso, não encharque a terra.

Sua tulipa pode ser cultivada dentro de casa, de preferência em um lugar arejado, perto de uma janela ensolarada.

O recomendado ao adquirir tulipas para o cultivo é escolher aquelas cujas flores ainda estão fechadas. Na fase de botão, a nova planta provavelmente terá mais tempo de vida útil para embelezar seu ambiente com charme.

tulipa vermelha

As dicas de cultivo acima são cuidados que tentam criar as condições ideais para a tulipa florescer aqui no Brasil, uma vez que nosso clima não é lá muito agradável para a flor. Tanto que, muitas vezes, parece que ela morreu.

Contudo, as precauções e curiosidades indicadas neste post ajudam a garantir a vida dessas belezinhas por vários anos, mesmo em países mais quentes.

Em geral, costuma ter uma grande quantidade de folhas e se mantém florida até ao outono, sendo a preferida para decorar os jardins das cidades.

Segue abaixo os os cuidados básicos que devemos ter com das petúnias.

Se a sua petúnia estiver em um vaso, o primeiro que deve saber para cuidar dela é que o vaso deve ter um boa drenagem, já que isto lhe permitirá crescer corretamente. Se os seus vasos não têm buracos ou não são suficientemente grandes para evitar a umidade, o melhor é que compre um novo vaso e a transplante.

Assim como a drenagem, a fertilização também é importante. O ideal é que suas petúnias estejam fertilizadas organicamente, com composto caseiro, se for possível. Também podemos adicionar areia à terra e fertilizantes especiais para petúnias que podem ser obtidos em qualquer viveiro.

Como dissemos no primeiro passo, para cuidar de petúnias é importante vigiar a umidade e o excesso de água. Portanto, as irrigações dependem do clima onde estejam. Se for seco, as irrigações serão mais frequentes, mas se o clima for úmido e ensolarado, as irrigações devem ser esporádicas.

tulipa branca

A melhor forma de saber a frequência da irrigação é tocando na terra. Se ainda estiver úmida, espere alguns dias e volte a testar.

As petúnias são plantas com muitos ramos, que podem chegar a tocar o solo se estiverem em um vaso. Ainda que isto lhes dê uma beleza especial, é importante podar a planta quando tiver muitos ramos em mau estado ou se estiver muito grande para o tamanho do vaso. Podar a planta permite que se mantenha saudável e cresça mais.

Ainda que a petúnia seja uma planta muito forte, pode ser afetada por fungos devido ao excesso de umidade. É importante verificar constantemente suas raízes, folhas e flores para observar se algum organismo tenha se alojado.

As petúnias são de luz, de modo que podem ser colocadas em um local onde recebam a luz do sol direta durante oito horas diárias. Receber luz solar permitirá que a planta floresça perfeitamente.

barco1