Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




prímula

As prímulas são flores perenes que pertencem à família Primulaceae. Originárias da Ásia, especialmente da China, elas se adaptam bem ao clima tropical, temperado e subtropical. Por esse motivo, podem ser cultivadas nas mais diversas regiões brasileiras.

Outras características dessa planta é a ausência de caule e seu pequeno porte: em geral, elas não superam os 15 cm de comprimento.

Apesar de ser uma planta de pequeno porte, as suas flores são grandes e vistosas. O encantamento que elas produzem as tornam excelentes opções para utilizar na decoração dos ambientes.

Como as prímulas precisam ser cultivadas à sombra ou sob luz difusa, adaptam-se bem dentro de casa e dão um toque clássico e charmoso ao local em que forem dispostas.

As prímulas apresentam uma enorme variedade de cores e gostam de ambientes de sombra, portanto são ideais e adequadas para a decoração de interiores – com certeza alguma cor de prímula cairá como uma luva em algum cômodo da sua casa.

Apesar da beleza, é preciso cuidado para manuseá-las, pois a estrutura semelhante a pelos presente em suas folhas pode ser tóxica para os seres humanos. Se você também se encantou por essa planta, veja as recomendações sobre como plantar prímula.

Como plantar prímula
As prímulas são muito delicadas, o que exige diversos cuidados em seu plantio. Para plantar Prímula, você irá precisar de:
* Sementes de prímula;
* Terra fértil e adubada;
* Um vaso de tamanho médio;
* Água para regas.

primula1

Passo a passo de como plantar prímula
*
Preencha o vaso de tamanho médio com a terra fértil e adubada;

* Faça pequenos furos no solo e jogue as sementes de prímula, cobrindo-as com a terra;

* Regue a terra de maneira a deixar a terra úmida – cuidado para não colocar água demais. Esse processo deve ser feito preferencialmente no final do outono, o que no Brasil ocorre nas semanas finais de junho;

* Mantenha o vaso à sombra, pois as prímulas não gostam de sol.

As raízes das prímulas irão se desenvolver durante o inverno e as flores vão desabrochar no início da primavera. Lembre-se de regá-la durante todo o inverno, de modo a manter a terra úmida e garantir o desenvolvimento adequado desta linda planta.

Uma observação importante é que a primeira florada da prímula é a mais bonita e intensa, sendo necessário substituí-las anualmente (ou seja, plantá-las novamente a partir das sementes) caso queira manter o mesmo padrão de flores.

prímula acauli

Como fazer mudas de prímula
As prímulas são flores muito delicadas, o que torna difícil sua fixação por mudas – o ideal é plantá-las através de semente. Contudo, caso mesmo assim você tenha o desejo de optar pelas mudas, descubra como fazer mudas de prímula seguindo nossas recomendações.

Você irá precisar de:
* Folha de prímula;
* Vaso com terra adubada;
* Enraizador (facilmente encontrado em lojas de produtos naturais);
* Plástico filme.

Passo a passo de como fazer mudas de prímula
* Para fazer mudas de prímula, retire cuidadosamente uma folha de uma prímula já desenvolvida;

* Aplique um pouco do enraizador na parte da folha que a ligava à planta original – o enraizador irá estimular o desenvolvimento das raízes;

* Coloque a folha sobre o vaso com terra adubada e cubra-a com um pedaço de plástico filme para protegê-la do frio

* Após algum tempo, as raízes aparecerão e a muda de prímula poderá ser plantada normalmente.

primulas

Os cuidados com a planta prímula
* É necessário ter muitos cuidados com a planta prímula, pois ela é de natureza delicada e sensível. As prímulas não podem ser expostas ao sol diretamente, pois seus raios irão queimar as folhas e flores. Portanto, deixe-as à sombra e protegidas do vento;

* A terra da prímula deve estar sempre úmida e com a terra bem adubada. As plantas são como pessoas: se não recebem a alimentação adequada, se enfraquecem e ficam mais suscetíveis a doenças;

* Para que as flores se desenvolvam melhor, retire sempre as folhas e flores que já estiverem secas e murchas – assim a seiva se dirige para as partes da planta que estão crescendo;

* A prímula pode ser tóxica, o que exige muito cuidado em seu manuseio. Use sempre luvas ao manuseá-la, pois a espécie de “penugem” que cobre as folhas pode conferir irritação na pele de algumas pessoas.

Também mantenha a prímulas longe do alcance de animais de estimação, pois uma mordida pode ser fatal para cachorros e gatos.

trovador

lisiantos

O lisianto é uma flor originária da América do Norte, muito comum nos Estados Unidos e no México.  Pertencem à família Gentianaceae, sendo também conhecidas por, lisianthus, genciana-do-prado.

No entanto, já há algumas décadas o lisianto vem sendo popularizado em todo o mundo, sobretudo porque suas flores são muito duráveis e sua beleza, charme e elegância as fazem ideais para a composição de buquês de casamento.

É possível encontrar lisianto nas cores rosa, branco, azul e violeta. Essa flor necessita de alguns cuidados especiais, mas pode ser plantada em casa sem grandes problemas.

O solo precisa ser necessariamente profundo, enriquecido com muita matéria orgânica.

As regas devem ser  regulares, sendo o uso da irrigação por gotejamento recomendado para reduzir a umidade nas plantas.

lisianto

Como plantar lisianto
Você haverá dificuldades em plantar lisianto se seguir atentamente nossas recomendações. Como sabemos, o Brasil é um país de dimensões continentais e cada região do país tem um clima bem diferente do outro – temos de florestas tropicais a lugares onde predomina o semiárido.

Caso more em uma região do Brasil cuja temperatura média esteja acima dos 25º C ou abaixo dos 15ºC, será necessário investir em uma estufa para cultivar a flor. Isso porque o lisianto gosta de ficar entre 20ºC e 25ºC, ou seja, temperaturas mais intensas prejudicam seu desenvolvimento adequado.

Além disso, o cultivo do lisianto depende muito da água, que não pode ser pouca nem em excesso. Dessa forma, a melhor maneira de garantir que seu lisianto está recebendo a quantidade ideal de água é utilizando a técnica de irrigação por gotejamento, que mantém o solo sempre úmido mas sem encharcá-lo. Felizmente, este é um processo muito simples..

Também é necessário levar em conta outros aspectos relacionados ao solo no qual seu lisianto será plantado. Fique atento à acidez do solo: o pH ideal para o cultivo do lisianto é 7, ou seja, pH neutro.

Você pode aferir a acidez do solo com um medidor de pH. Caso ele esteja muito ácido, é possível misturar um pouco de cal para deixá-lo mais básico.

lisiantos_45

Passadas essas recomendações iniciais, vamos pôr a mão na massa:
* Vá até uma loja de plantas e compre sementes de lisiantos ou uma muda da flor;

* Depois de medir o pH do solo e adicionar um pouco de adubo, plante as sementes ou fixe a muda em um local do seu jardim que não receba luz solar direta;

* Faça a preparação do regador automático caseiro para garantir que a terra está sempre úmida

* Aguarde de três a quatro meses para ver os brotos do lisianto aparecerem.

Como fazer muda de lisianto
O processo para fazer muda de lisianto é muito simples. Veja o passo a passo a seguir:
* Cuidadosamente, retire de um lisianto desenvolvido um ramo que não seja o principal. Você pode utilizar as mãos ou uma tesoura de poda. O ideal é que o galho a ser retirado contenha folhas;

* Transporte a muda para um pequeno vaso antes de fixá-lo a terra, para que as raízes possam se desenvolver de modo controlado;

* Após o desenvolvimento do seu lisianto, transfira-o para um canteiro em seu jardim. Pronto.

refletindo

petúnia

As petúnias são belas e coloridas plantas de jardim, conhecidas por suas flores multicoloridas e seu caráter ornamental. Comuns em muitos jardins e terraços ao redor de todo o mundo ocidental.

Essas belas flores são usadas frequentemente para ornamentar ambientes e dar um charme especial para qualquer casa, além de possuírem um cuidado bastante simples se comparadas com algumas outras flores de jardim.

Apesar disso, existem diversos cuidados específicos que devem ser tomados quando estamos tratando do cuidado e do plantio da petúnia. Para conhecê-los mais profundamente, continue lendo o artigo, desenvolvido para dar mais flores ao seu jardim e garantir um ambiente leve e belo.

Como semear petúnia
O primeiro passo na hora de semear petúnias é comprar sementes adequadas para o plantio. A grande maioria das lojas de jardinagem e agricultura especializadas possuem esse tipo de flores em seu catálogo.

Após pedir as sementes, pergunte se estas são mais adequadas para o plantio em vaso ou em solo de jardim. Independente disso, os passos para o cultivo são bastante similares.

Recomendamos que o cultivo de petúnias se inicie na primavera, época mais adequada para um floreio saudável e para um desenvolvimento adequado das plantas como um todo. Postulamos também que é necessário que cada semente se distancie em cerca de 30 cm uma da outra, para que não exista problema na fotossíntese e na absorção de nutrientes provindos do solo.

Além disso, é necessário dizer que as petúnias em início de crescimento não são muito fãs de sol direto, por isso, nesse primeiro momento de semeio é importante mantê-las em região sem contato com o sol, apenas com leve luz artificial, se possível.

petunia

Como fazer mudas de petúnias
Muita gente acredita que o corte de mudas é uma coisa simples e que qualquer ramo de planta irá vingar caso seja enfiado na terra. Mas isso não é verdade. Cada planta requer um cuidado especial na hora de fazer a sua reprodução por via de estacas, o jeito mais profissional de falar que vai se “plantar uma mudinha”.

Pois bem, assim como as outras plantas, existe um jeito adequado de fazer o corte das mudas de petúnia.

Portanto, como fazer mudas de petúnias? O jeito mais fácil de fazer mudas de petúnias é cortando um galinho da planta depois de 5 gemas de folhas (5 grupos de folhas), contando da flor para a terra.

Depois, é só colocar essa planta em solo fertilizado com nutriente NPK (Fósforo, nitrogênio e potássio) e esperar o crescimento da planta.

Como cultivar petúnias em vasos
Para cultivar petúnias em vasos, não existem muitos segredos. Regue as petúnias três vezes por semana e coloque fertilizante moderadamente, preferencialmente a cada três meses. Muitos nutrientes podem acabar atrapalhando o desenvolvimento das plantas.

Além disso, pode as flores com constância, pois essa poda irá aumentar o número de botões e garantir maior constância no período de floreio.

petunia

A petúnia gosta de sol
A petúnia só não gosta de sol quando estamos falando de sua primeira fase de desenvolvimento. Posteriormente, a petúnia será uma planta que depende muito do sol e que deve ser exposta em áreas com bastante claridade e iluminação natural, se possível, durante todo o período a maior parte do dia.

Porém, não é muito bom que ela pegue altas temperaturas, para não acabar com suas flores queimadas e ter seu crescimento prejudicado.

Tipos de petúnias
Existem dois principais tipos de petúnias, duas espécies que são variedades bastante comuns da petúnia. São as seguintes: Petunia hybrida e Petunia axillaris. Cada uma delas possui características específicas na sua aparência, mas de qualquer maneira, o seu cuidado é o mesmo.

O tipo hybrida tem pontas arredondadas e é triangular em seu centro. Já quando estamos falando do tipo axillaris, falamos de espécies com pétalas arredondadas mas com pontas. As cores de cada espécie variam entre branco, roxo, rosa e azul. Além desses dois tipos de petúnia, existem algumas outras variações mais raras no mercado.

Se existe algo bonito da primavera é ver o florescimento das petúnias em cores vibrantes. Por isso, são ideais para dar textura e cor a um jardim. Esta planta é muito versátil e pode ser cultivada em vasos, solo e pendentes.

Em geral, costuma ter uma grande quantidade de folhas e se mantém florida até ao outono, sendo a preferida para decorar os jardins das cidades.

petunia

Cuidados básicos das petúnias
Passos a seguir:
* Se a sua petúnia estiver em um vaso, o primeiro que deve saber para cuidar dela é que o vaso deve ter um boa drenagem, já que isto lhe permitirá crescer corretamente. Se os seus vasos não têm buracos ou não são suficientemente grandes para evitar a umidade, o melhor é que compre um novo vaso e a transplante;

* Assim como a drenagem, a fertilização também é importante. O ideal é que suas petúnias estejam fertilizadas organicamente, com composto caseiro, se for possível. Também podemos adicionar areia à terra e fertilizantes especiais para petúnias que podem ser obtidos em qualquer viveiro;

* Como dissemos no primeiro passo, para cuidar de petúnias é importante vigiar a umidade e o excesso de água. Portanto, as irrigações dependem do clima onde estejam. Se for seco, as irrigações serão mais frequentes, mas se o clima for úmido e ensolarado, as irrigações devem ser esporádicas.

A melhor forma de saber a frequência da irrigação é tocando na terra. Se ainda estiver úmida, espere alguns dias e volte a testa;

* As petúnias são plantas com muitos ramos, que podem chegar a tocar o solo se estiverem em um vaso. Ainda que isto lhes dê uma beleza especial, é importante podar a planta quando tiver muitos ramos em mau estado ou se estiver muito grande para o tamanho do vaso. Podar a planta permite que se mantenha saudável e cresça mais;

Ainda que a petúnia seja uma planta muito forte, pode ser afetada por fungos devido ao excesso de umidade. É importante verificar constantemente suas raízes, folhas e flores para observar se algum organismo tenha se alojado;

* As petúnias são de luz, de modo que podem ser colocadas em um local onde recebam a luz do sol

agua xzO

direta durante oito horas diárias. Receber luz solar permitirá que a planta floresça perfeitamente.

compostagem

Fazer compostagem em casa é uma forma de poupar dinheiro em substrato para a nossa horta ou jardim, e por sua vez é uma forma de reutilizar restos de culturas que não nos servem ou folhas secas que em princípio iríamos jogar no lixo. No entanto, não pense que é um trabalho rápido, requer muita paciência, tempo e energia.

Veja agora passo a passo como fazer compostagem em casa
Passos a seguir:
* Em primeiro lugar deve escolher onde vai acumular os restos orgânicos e se vai fazer a compostagem em recipientes de compostagem ou se vai fazer uma pilha de compostagem. Será mais cômodo fazê-lo num recipiente, uma vez que tem a possibilidade de fechá-lo;

* Escolher o local para o recipiente, preferivelmente numa zona abrigada e quente e que esteja próxima do jardim como, por exemplo, a cozinha, uma vez que irá transportar regularmente restos destas zonas para a composteira;

* Comece por encher o recipiente com uma camada seca e lenhosa e alguns punhados de esterco para servirem como levedura;

* Encha com uma segunda camada de restos orgânicos. Tente alternar camadas de materiais secos com materiais úmidos. A  grama cortada, os restos de colheitas, as folhas secas e a palha também são muito úteis;

* Acrescente uma camada de composto velho ou de esterco que atuará como levedura, assim como pó de rocha ou cinza previamente umedecida;

compostagem-doméstica

* Depois de misturar mais de metade do recipiente, deve remexer bem e misturar todos os materiais em decomposição;

* Regue de vez em quando, sobretudo se notar que o composto está muito seco. Pode misturar a água (opcional) com um pouco de esterco ou líquido do esterco;

* Continue enchendo a composteira alternando camadas e continue misturando e arejando sempre que for necessário;

*  Aos 4 ou 5 meses, as camadas inferiores Da composteira estarão fermentadas corretamente e poderá retirá-las para usar o composto no jardim. Terá uma cor escura, cheiro agradável e textura solta;

* Para fazer composto em cada pode comprar diferentes tipos de composteiras em lojas online, onde a  disponibilizam de diferentes tamanhos e capacidades.

folhas caindo outono