Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




MammillariaElongata

Cactácea florífera e muito popular, nativa de áreas rochosas, da região central do México.

É um cacto de pequeno porte, que chegam a 30 cm de largura por 15 cm de altura, muito procurado por colecionadores.

A planta é desprovida de folhas, e se caracteriza por ramos alongados, verdes, cilíndricos, suculentos, semelhantes a dedos e recobertos por espinhos.

Os ramos formam grupos densos, podem ser retos ou recurvados, e de diversas cores, como branco, amarelo, creme, castanho, marrom e vermelho. A cor dos espinhos tem importância primordial na cor geral da planta, pois eles cobrem grande parte da superfície dos ramos e surgem em grupos radiais, formando pequenas estrelas.

Mammillaria_elongata_1

As flores surgem na primavera, dispostas em circunferência no topo dos ramos. Elas podem ser brancas, amarelas ou róseas. Os frutos que se seguem são bagas vermelhas, globosas e contém numerosas sementes.

No cultivo em vasos, estes podem o de plástico usado na produção da planta ou de cerâmica.

O substrato usado deverá ser uma mistura de húmus de minhoca, areia com granulometria grosseira e adubo animal de curral bem curtido, na proporção de 3:2: 1/2 .

Caso seja usado em ambientes internos, usar somente adubo NPK na formulação10-10-10, usando uma colherinha das de chá da medida que acompanha o granulado para um vasinho de tamanho médio. Misturar bem tudo.

Forrar o fundo do vaso com um pedaço de geomanta e colocar areia úmida.

Depois o substrato, acondicionar o torrão da muda e completar com o restante do substrato regando bem.

Mammillaria_elongata_8

Como regar os cactos
- As regas dos cactos devem ser abundantes e muito espaçadas;
-
Evitar molhar a planta, colocar somente no substrato.;
- No inverno, deixar a água a utilizar repousar para ficar na mesma temperatura do ambiente onde está a planta, evitando causar um choque térmico;
- Água sobre o corpo dos cactos costuma ocasionar manchas acastanhadas, sintoma de necrose dos tecidos.

Como repor adubo no Cacto Dedo-de-dama
-
A adubação de reposição poderá ser feita com adubo NPK granulado na formulação , 4-14-8, no inverno;
- Dissolver 1 colher de sopa em água, regar o substrato que deverá estar úmido de rega no dia anterior;
- A rega antecipada com água propicia a formação de um bulbo úmido ao redor das raízes;
- Assim, quando no dia seguinte o adubo dissolvido penetrará mais facilmente no substrato, alcançando as raízes das plantas.
- Fertilize também na primavera ou verão, com adubos químicos ou orgânicos.

Multiplicação do Cacto Dedo-de-moça por sementes
Os cactos se multiplicam facilmente por sementes.
- Use sementeira comercial ou qualquer recipiente descartável;
- Peneire o substrato, que deverá ser húmus de minhoca e casca de arroz carbonizada.
- Caso não disponha desta última, substitua por areia de construção. Alisar a superfície e semear;
- Peneire o substrato seco para cobrir em camada bem fina. Depois regar com jato bem fino;
- Cubra com plástico e mantenha em cultivo protegido longe do sol. Após a emergência descubra a sementeira e mantenha certa umidade no substrato;
- O transplante ocorrerá quando puder manusear a plantinha;
- Plante em vasos coletivos ou individuais proporcionais ao tamanho da planta. O substrato deverá ser o mesmo indicado para o plantio.
- A multiplicação também pode ser feita muito mais facilmente por separação dos ramos. Coloque os ramos para cicatrizar à sombra, por pelo menos 24 horas antes do plantio.

MammillariaElongata

No paisagismo:
Este cacto pode ser plantado isolado ou formando conjuntos com outros cactos e suculentas. Apesar de ser mais comum seu cultivo em vasos, também pode ser apreciado no jardim, em canteiros pedregosos, com inspiração desértica e em jardins modernos e contemporâneos, que valorizem a textura e forma curiosa da planta. Presta-se também como forração, mas não tolera pisoteio.

Esta espécie de cacto também tem grande efeito decorativo, ideal para adornar interiores, sobre aparadores ou mesinhas, que sejam iluminadas pelo sol por pelo menos algumas horas do dia. Escolha vasos e cachepôs bonitos, de cerâmica, resina ou metal, rasos e com boca larga para valorizá-los.

É possível fazer uma coleção destas plantas num peitoril de janela ou num balcão, onde terão luz natural para se desenvolver.

Ambientes com ar condicionado não são problema, pois os cactos apreciam ar seco.
Não se esquecer de regar, no entanto, senão começam a murchar.

Pessoas que residem em apartamentos com sacada poderão fazer cultivo em condomínio, isto é, plantar uma coleção de pequenos cactos em um vaso baixo de boca larga.

cacto dedo-de-moça

Por ser bastante tolerante à seca, é ideal para terraços e sacadas expostas, assim como salas e quartos com ar condicionado.

Seu cultivo deve ser sob pleno sol ou meia sombra, em solo arenoso, perfeitamente drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado abundantemente, mas a intervalos bem espaçados.

Não resiste ao encharcamento, que provoca o rápido apodrecimento da planta. Reduza as regas no inverno, para que possa resistir ao frio intenso.

pingos

Nymphaea Rubra

A ninféia-vermelha é uma planta de folhagem e florescimento bastante ornamenta. Ela pertence à família Nymphaeceae e sua origem é da Ásia – Índia.

É uma das mais belas plantas para ser cultivada em lagos. Sua cor vermelha torna-se mais intensa quanto mais forte for a iluminação.

A partir de um determinado momento ela começa a lançar folhas flutuantes e, então, pode florescer, mas quando estas folhas começam a aparecer, a planta perde todas as folhas submersas.

Ela produz uma nova folha por semana, em média, mas parece alternar períodos em que são produzidas mais folhas e outros em que elas demoram mais para brotar.

As folhas velhas tendem a perder a cor vermelha em algumas partes, ficando com manchas de tom verde claro. Os maiores cuidados a se ter é retirar as folhas velhas para manter a beleza da planta, tomando muito cuidado para não rasgar suas delicadas folhas.

A planta acrescenta beleza e misticismo aos jardins com lagos. Suas folhas flutuantes são grandes, arredondadas e com bordas serrilhadas.

As flores, elevadas acima do nível da água, são formadas no verão, e se abrem brancas, tornando-se róseas com o passar do tempo. Os estames amarelos são elevados em bloco.

A ninféia-vermelha pode ser plantada em vasos ou diretamente no lodo em cursos de água lentos ou lagoas de água doce, vivendo a pouca profundidade. Sua folhagem e flores desaparecem no inverno.

Nymphaea rubra

Seu cultivo pode ser em lagos, tanques e espelhos de água, sempre a pleno sol. Se a água contiver peixes, evite adubações pesadas, fazendo apenas uma fertilização leve caso seja muito necessário.

É uma planta tolerante ao frio e sua multiplicação é feita pela pela divisão dos tubérculos e por sementes.

folhas caindo_1

Farfugium japonicum Aureomaculata_P

A pata-de-cavalo, conhecida popularmente gorro-de-vasco e planta-de-leopardo-gigante é uma planta herbácea, rizomatosa, de folhagem e florescimento ornamentais e pertencente à família das Asteraceae, a mesma das margaridas.

É uma planta natural de regiões costeiras e ao longo de rios da Ásia, como no Japão, Coréia do Norte e Coréia do Sul . Forma moitas esparsas, espalhando-se através do rizoma superficial.

Apresenta folhas grandes, de margens lisas, crespas ou denteadas, com nervuras deprimidas e bem marcadas e bordos que podem ser planos ou curvados para baixo. As folhas tem um formato que lembra um coração ou rim, e são invariavelmente lindas, coriáceas e muito brilhantes, sustentadas por hastes longas e fortes.

Na espécie típica, apresenta cor verde-escura, no entanto há muitas variedades da planta, com folhas de tamanhos, formatos e padrões diferentes.

Farfugium-japonicum-GiganteumFarfugium japonicum Giganteum

Farfugium japonicum Aureomaculata_
Farfugium japonicum Aureomaculata

Farfugium-japonicum‘CrispatumFarfugium japonicum Crispatum

Farfugium japonicum Argenteum Farfugium japonicum Argenteum

Entre essas podemos citar a ‘Giganteum’ , com folhas gigantes, de bordos recurvados, a ‘Aureomaculata’, com folhas salpicadas de amarelo, a ‘Crispatum’, de folhas encrespadas e a ‘Argenteum’, manchada de branco como uma aquarela.

Floresce no outono e no inverno, despontando surpreendentes hastes longas acima da folhagem com inflorescências compostas, com numerosos capítulos amarelos.

No jardim, a pata-de-cavalo é uma planta única, com uma textura diferente e floração decorativa. Ela pode ser utilizada para acrescentar um efeito dramático em bordaduras, maciços ou canteiros, sob a sombra das árvores ou ao longo de muros.

Ela pode ser plantada em grupos, renques irregulares ou mesmo isolada, como destaque. As cultivares variegadas da planta são interessantes para adicionar luz e cor aos espaços escuros e sombreados do jardim.

Também pode ser plantada em vasos e jardineiras, adornando varandas, pátios e sacadas protegidas.

Seu cultivo deve ser sob luz difusa ou meia sombra, em solo bem drenável e muito rico em matéria orgânica, com irrigações regulares.

visi10036

Prefere temperaturas amenas, frescas, com boa umidade ambiental e pouca incidência de ventos. Em locais com verão quente, ou inverno com temperaturas abaixo de -6°C, é interessante levá-la para ambientes internos ou estufas.

Em regiões onde o frio é muito intenso, sujeitas a geadas,  a pata-de-cavalo perde suas folhas, mas rebrota com vigor na primavera.

Não tolera encharcamento ou estiagem muito grande. A planta também não gosta de fertilizantes químicos, perdendo o vigor e a beleza.

Utilize apenas o húmus de minhoca, terra vegetal, turfa ou outros adubos naturais. Se necessário, renove a folhagem da planta através de podas anuais.

Sua multiplicação é feita por sementes ou divisão da planta, preferencialmente na primavera.

lago

Crinum_powellii

O Crinum x powellii, é um híbrido de origem hortícola, perene e bulbosa pertencente à família Amaryllidaceae e sua origem é da África.

Como outras espécies do gênero, tem flores atraentes semelhantes às dos lírios e é cultivada em jardins por esse motivo.

É uma planta de belíssimo aspecto pela abundante floração que apresenta. Um só bulbo plantado formará vários outros facilmente nos anos seguintes, projetando-se para fora da terra com cada um dos bulbos apresentando várias hastes florais. As flores são cor-de-rosa claro, em forma de cone e em cachos.

Florescendo quase todo ano, o crino pode ter flores brancas e róseas. As flores são como as das açucenas e as folhas são largas e suculentas.

No paisagismo é perfeito para a formação de grandes maciços a pleno sol, principalmente em áreas extensas, como sítios e jardins amplos.

Crinum_x_powellii

Deve ser cultivado sob sol pleno em um solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Exige pouca manutenção, apenas uma fertilização anual, com adubos orgânicos, no período que antecede a floração. Tolera o frio e a umidade.

Como plantar
O plantio pode ser em qualquer época do ano, colocando-se o bulbo em terra de boa qualidade, de preferência sob luz solar direta cobrindo-o totalmente, exceto a ponta, que deverá ficar fora da terra.

As regas devem ser moderadas na fase de crescimento. O solo deve ser limpo de ervas daninhas.

A multiplicação desta planta é através da divisão dos bulbos e replantio, na primavera.

caravela_2