Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Narcissus_pseudonarcissus (Small)

As plantas e flores não servem apenas para decorar a nossa casa, mas também para alegrar e encher de vida qualquer canto da casa.

As flores do Narciso são muito bonitas e majestosas, se assemelham bastante as orquídeas. É uma espécie vegetal que pertence a família botânica Amaryllidaceae.

Quem não gostaria de decorar sua casa com narcisos, mas não sabe de que cuidados precisa esta flor tão maravilhosa?

Pois nessa postagem você terá orientações de como cuidar dessa flor lindíssima.

Passos a seguir:
O narciso é uma planta que, além de ser linda, se adapta muito bem a qualquer tipo de terra, ainda que seus lugares preferidos costumam ser as zonas úmidas. No entanto, é recomendo utilizar terra de grande qualidade para garantir os melhores cuidados aos narcisos.

No que se refere ao adubo, para cuidar de narcisos corretamente este deve ser  aplicado uma vez ao ano com os nutrientes de que qualquer flor precisa, e que você poderá adquirir em lojas especializadas de jardinagem.

É aconselhável regar a flor com água em abundância, especialmente durante sua fase de crescimento. No entanto, devemos ter cuidado para não encharcar a flor, porque o narciso acumula água com bastante facilidade.

naarc.

De modo que, para um bom cuidado dos narcisos, uma vez que a flor tiver secado, é preciso diminuir a frequência da irrigação.

Aceita bem qualquer tipo de solo, exceto o excessivamente encharcado, pois há o risco de apodrecimento do bulbo. A luminosidade ideal é a indireta bem abundante, no entanto, pode aceitar tanto a penumbra como o sol direto, dependendo das condições climáticas da região.

Recomenda-se regar com moderação no plantio e manter o solo levemente úmido, sem saturá-lo.

Uma pergunta que muitos fazem é quanto à quantidade de luz solar que precisam os narcisos. É recomendado colocar a planta em um lugar ensolarado ou com um pouco de sombra.

Narcissus_eugeniae

Neste sentido, o mais importante é o clima, que deverá ser temperado/frio. Mas durante os meses de inverno, proteja seus narcisos das geadas.

E para garantir um crescimento saudável, lembre-se de cortar as flores secas. Este é o conselho dos especialistas para o cuidado de narcisos.

janela azul

violeta-africana

As violetas-africanas são plantas muito bonitas que florescem o ano inteiro e que podem viver perfeitamente em interiores, assim como em jardins sombreados. Podemos encontrá-las em várias cores: violetas, rosas, azuis, vermelhas, brancas… e suas folhas e flores destacam por ter um toque aveludado.

Estas plantas dão um toque colorido ao nosso lar e são perfeitas com qualquer decoração.

Deve ter em conta que é uma flor original das zonas mais tropicais, por isso, as condições climáticas são a chave para que cresçam bem.

violeta-africana-rosada (2)

Seguindo essas orientações suas flores crescerão saudáveis, fortes e bonitas.
1 – A violeta é uma planta de interior e exterior por isso não é muito recomendável que os raios de sol incidam diretamente sobre ela; embora seja necessário que recebam alguma luz para que possam florescer fortes, caso contrário suas flores serão muito fracas.

É ideal tê-las em locais sombrios não frios, mas aquecidos e onde haja luz parcialmente. Lembre-se: o excesso de luz pode fazer com que a flor murche ou inclusive queime. Você notará isso se observar suas folhas com um tom amarelo.

2 – A irrigação deve ser realizada com água morna. Tente não molhá-las com água fria, pois poderiam sair manchas escuras em suas folhas.

Na hora de regá-las, é muito importante não encharcar as plantas, pois apodreceriam e morreriam logo. No inverno não é necessário molhá-las com muita frequência, mas durante o verão aumentaremos as irrigações.

3 – Se sua planta está doente, utilize um pesticida orgânico para a terra de seu vaso. Borrife nas primeiras horas da manhã, mas não o faça nunca sobre as folhas ou as flores da violeta, pois poderia danificá-las ainda mais. Aplique o pesticida sobre a terra. Acabará com qualquer praga.

violetas-africanas-1

4 – Para limpar as folhas e flores das violetas africanas, você deverá usar um pincel ou pano suave para tirar o pó delas. Nunca limpe com água ou outros líquidos para evitar que elas peguem mofo.

5 – Quando começar a ver que as folhas estão grossas, você deverá transplantar sua violeta africana para um vaso maior.

6 – Periodicamente, uma ou duas vezes por mês, você deve fertilizar ou adubar estas plantas para que elas cresçam mais saudáveis e fortes.

7 – Se quiser ter mais plantas de violeta africana, além de usar sementes, você pode reproduzi-las com mudas.

Obs.: Observe que em cada período da vida de uma planta ela necessita de mais de um ou de outro nutriente do adubo NPK.

Nas embalagens desses adubos é possível verificar qual deles aparece em proporção maior e assim escolher o mais adequado.

trovador

horta-no-vazo

Se você gosta de erva vai adorar essa dica. Nessa postagem você vai aprender como cultivar um jardim somente com ervas. Claro que a forma de cultivo vai variar muito de uma planta para outra, mas as dicas que passaremos servirá de uma forma geral para que você tenha sempre um jardim de ervas bonito, saudável e bem cultivado.

Quem não quer ter em casa uma horta com ervas aromáticas frescas para usar a qualquer hora?

Manjericão, folhas de alecrim, cebolinha ou salsinha e muito mais, podem ser cultivadas no quintal ou até mesmo em vasos e colocados na varanda do apartamento.

Não precisa muito, basta um cantinho na lateral do seu jardim ou mesmo um canto da varanda e pronto. O cultivo das ervas aromáticas é simples e além de tudo o sabor de tudo bem fresquinho em casa valoriza ainda mais os seus pratos.

O cultivo das ervas aromáticas não é cheio de segredos, pelo contrário, é simples, porém, algumas dicas, um detalhe aqui e outro ali, pode resultar em um sabor melhor e mais perfume na sua horta.

Além disso, apesar da simplicidade, alguns erros podem acabar sendo cometidos, o que pode comprometer o sabor das ervas.

jardim de ervas aromáticas

Para garantir ervas aromáticas de ótima qualidade, siga alguns conselhos de profissionais que sabem como aproveitar ao máximo o cultivo.

1- Antes de começar o cultivo, para garantir boas ervas aromáticas, dedique-se a encontrar qual o melhor lugar para plantá-las. A localização de onde será o seu jardim ou horta vertical fará toda a diferença no desenvolvimento das plantas.

Observe os espaços que você tem disponível e considere o melhor lugar aquele que receber pelo menos 5 horas de sol diárias. A verdade é que os raios solares são fundamentais para que as ervas aromáticas cresçam saudáveis e que você tenha uma excelente colheita.

Então, regra número, escolha o lugar mais ensolarado do jardim ou dá varanda. Quando não for possível fazer o cultivo neste local, prefira plantar as ervas aromáticas em vasos que possam ser deslocados para tomar sol em outro ponto.

jardimperfumado_201

2 – Vamos falar do plantio das ervas aromáticas no seu jardim ou horta vertical. Para começar fique atento em relação ao solo. A preferência das ervas é por aquele poroso e solto. É nesta terra que elas consegue se desenvolver dando o seu melhor.

Porém, atenção, quando for fazer o seu cultivo em canteiros, prepare a terra bem fofinha e para colocar as sementes prepare covas de 20 cm de profundidade. A “conta” ideal é a mistura de 5 kg de composto orgânico com 5 kg de areia em cada metro quadrado. Porém, os cuidados são diferentes para quem fará o cultivo usando vasos.

Para começar os vasos devem ter furos no fundo para garantir o bom escoamento da água. Coloque uma primeira camada de argila fina ou ainda cacos de telha ou brita. Essa camada é fundamental para evitar que a terra fique encharcada depois da rega das plantas.

Depois da primeira camada é só colocar a manta de drenagem e para completar uma terceira camada de areia grossa. E pronto, agora é só colocar a terra e fazer o cultivo das ervas aromáticas.

3 – Para cuidar de um jardim com ervas aromáticas você deve começar a pensar antes mesmo do cultivo. Não só com a areia e a camada que garante o escoamento da água, mas também com as jardineiras ou vasos.

Você não deve comprar primeiro os vasos e depois pensar nas ervas. O processo deve ser o contrário. É necessário saber qual o tamanho cada um dos temperos irá atingir, isso é parte fundamental para um bom crescimento.

A medida de vaso que atende bem a grande parte das ervas aromáticas é a de 15 cm de altura. Porém, para não ter problemas, caso você não tenha certeza do espaço necessário para cada uma delas, prefira comprar vasos com 20 cm de altura. Dessa forma o bom desenvolvimento das raízes está garantido.

jardimarom´tico

4 – Conhecer bem as ervas aromáticas que você está plantando é essencial para se ter um bom resultado. É o primeiro passo para compor o jardim da melhor forma. Por exemplo, a hortelã “prefere” ficar sozinha em um outro vaso sem a companhia de outras ervas.

As suas raízes crescem e se espalham muito rápido, por isso, a “necessidade” de ficar sonha. E ainda pensando nesse detalhe, a distância entre cada uma é fundamental, o ideal é que seja de 20 cm. Caso você escolha um pequeno vaso, é aconselhável não colocar mais de uma muda.

5 – Passada a fase do plantio, a verificação dos vasos, o espaço ideal e os outros cuidados que citamos anteriormente, chega a hora de preocupar-se com as regas. A água é fundamental para que as plantas cresçam sadias, porém, as ervas aromáticas também não suportam o excesso.

Para não errar é melhor confiar mesmo no “dedo”, isto é, fazer o teste colocando na terra e caso sinta que ela está úmida, não molhe, se estiver seca, a erva deve receber água. Porém, não basta colocar o dedo superficialmente, “mergulhe-o” um pouco na terra.

As regas também devem ser diferenciadas dependendo da estação do ano. No verão, podem acabar sendo necessárias duas vezes por dia, bem cedo e no fim de tarde. Enquanto no inverno, uma única vez na parte da manhã é o mais indicado.

aromáticas

6 – Outro ponto que não podemos esquecer é a poda. É graças a ela que se livra as ervas aromáticas de doenças e pragas. E nem pense em sair arrancando com as mãos as ervas mortas ou partes ruins, isso deve ser feito com a tesoura adequada para tal.

7 – O combate as pragas e as doenças deve ser levado a sério. Caso, apesar de todas as suas tentativas elas ataquem as suas ervas aromáticas, isso comprometerá o bom crescimento.

Neste caso, uma das maneiras para combater o problema é a cada 15 dias afofar a terra. É um modo de dar mais espaço para as raízes crescerem e terem mais força para “lutar” contra as doenças e pragas.

Também será necessário usar inseticidas e herbicidas, mas atenção ao usá-los. O ideal é aplicá-los diretamente nas folhas que estão doente. O horário correto de fazer isso é no final de tarde ou melhor ainda, durante à noite. Jamais enquanto bate sol nas folhas.

chuva_b

Trachycarpus fortunei

A palmeira-da-china é uma espécie ornamental, nativa de regiões temperadas e subtropicais da China, Japão, Birmânia e Índia.A planta pertence à família Arecaceae

Ela se tornou conhecida em diversas partes do mundo, por sua preferência por climas subtropicais e resistência ao frio intenso, o que a torna uma palmeira de eleição para regiões mais frias, onde outras espécies pereceriam ao primeiro inverno.

Apresenta o tronco único, mais engrossado em sua base, e recoberto por uma densa camada de fibras escuras e pela base dos pecíolos das folhas que já caíram. As folhas possuem o formato de leque, segmentadas a partir da metade, em longos e, muitas vezes pendentes, filamentos.

As folhas possuem fortes pecíolos e são densamente arranjadas, formando uma coroa compacta, de aspecto arredondado.

Trachycarpus-fortunei-inflorescencia

Floresce no verão, em densas panículas plumosas, com numerosas e pequenas flores amarelas, em sexos separados. As plantas fêmeas, se polinizadas, produzem frutos oblongos e de cor azul escuro.

Das palmeiras com tronco, esta é a espécie mais resistente ao frio, o que permite que paisagistas de países de clima temperado, possam trazer os ares tropicais para os jardins que projetam, pois não obstante o fato dela apreciar o frio, não deixa de ser uma palmeira, o que sempre nos dá a sensação de vistosa tropicalidade.

Assim, regiões frias e montanhosas, como nas regiões serranas e do extremo sul do Brasil, onde geadas intensas são registradas anualmente, podemos cultivar esta bela palmeira em toda sua exuberância. Em ótimas condições, ela pode crescer cerca de um palmo por ano.

Pode ser utilizada isolada, em grupos ou linhas, servindo em jardins pequenos ou extensos e mesmo próximos a construções ou piscinas, visto que suas raízes não são agressivas. Quando jovens, as palmeiras-da-china também podem ser plantadas em vasos e conduzidas como planta de interior, em ambientes bem iluminados.

Uma curiosidade: na China, as fibras do caule são utilizadas na fabricação de capachos, esteiras, vassouras e mantas rústicos.

trachycarpus-fortunei

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo levemente ácido e drenável, enriquecido com matéria orgânico e irrigado regularmente. Plantas bem estabelecidas resistem ao frio intenso, de até -20°C, assim como a geadas e neves.

No entanto, é importante resguardá-la de ventos fortes, aos quais é bastante sensível. Não tolera solos muito úmidos, sujeitos a encharcamento, principalmente no inverno, no entanto é bastante resistente à períodos secos, com algum prejuízo na taxa de crescimento.

Plantas cultivadas em climas mais quentes se desenvolvem melhor quando semi-sombreadas e com irrigação suplementar. Fertilize com adubos próprios para palmeiras durante os meses de primavera e verão. Suspenda as regas no inverno ou reduza ao mínimo necessário.

Trachycarpus-fortunei-3

Sua multiplicação é feita por sementes, que devem ser despolpadas de frutos maduros, e plantadas o mais breve possível, sob temperaturas entre 18°C e 21°C, com substrato arenoso e de boa capacidade de retenção de água, mas não encharcado. Germina em poucas semanas.

Sementes férteis são obtidas apenas de plantas fêmeas cultivadas com ambos os sexos minimamente próximos. As mudas estarão prontas para o transplante após um ano do plantio.

chuva no rio