Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




scilla-bifolia

A Cila alpina é uma planta bulbosa muito bonita e fácil de cultivar. Seus bulbos produzem flores azuis e brancas em formato de estrela. É uma planta muito presente na Itália, mas também na Europa central e parte da Ásia.

É uma planta herbácea cujo habitat natural se encontra nas áreas florestais da Itália, França, Europa Central e até Ásia. No caso da Espanha pode ser encontrado na região dos Pirineus.

Caracteriza-se por ser uma planta bulbosa com diversas espécies diferentes. A planta é capaz de crescer até 30 cm e tem folhas lineares verdes brilhantes.

Durante a época de floração, que ocorre de setembro a outubro, as flores surgem em cachos oferecendo-lhe flores em grupos de cerca de 26, de cor azulada.

O que você deve ter em mente é que esta planta é totalmente tóxica, desde o caule até as folhas e flores, e se você tocá-la com as mãos desprotegidas provavelmente notará que irrita a pele. Mesmo assim, é muito utilizado como decoração de jardins.

Cuidados com a Cila alpina
Iluminação e temperatura
Por ser uma boa planta herbácea e silvestre, o melhor lugar para tê-la é ao ar livre. Você pode colocá-lo em um vaso ou no chão. Isto Normalmente é utilizado para jardins ornamentais ou para formar bordaduras, mas você pode usá-lo como quiser.

É claro que, embora deva ser externo, não recomendamos que a coloque em pleno sol. O melhor é ter meia sombra, para que você fique parte das horas ao sol e outra parte (principalmente quando o calor bate mais), na sombra.

Também não é adequado plantá-la em área onde possa haver geadas, pois isso fará com que a planta murche e o bulbo fique dormente até a primavera seguinte.

Em relação à temperatura, tolera bem altas temperaturas, mas como já disse, as perdas não são tantas. Mesmo assim, não morre completamente, apenas perderá o caule e as folhas e o bulbo permanecerá dormente até que a temperatura volte a subir.

Scilla bifolia

Substrato
O solo mais adequado para cila alpina é uma mistura de areia grossa, solo universal e algum composto. Se você adicionar também perlita ou similar, agradecerá, pois evitará acúmulos de água que podem danificar as raízes ou o próprio bulbo.

Se tiver em um vaso, o normal é que você mude o solo anualmente, especialmente se você desenterrar os bulbos após a floração para armazená-los em local seco. Caso contrário, recomendamos que você troque a cada dois ou três anos para garantir uma boa floração.

Quanto ao vaso, não é uma planta que desenvolve muitas raízes, muito pelo contrário, por isso não precisa ser muito profundo ou grande. Um meio deve ser suficiente. Tudo vai depender da quantidade de mudas que você tem em cada vaso.

Irrigação
Em relação à irrigação, a cila alpina é uma planta que resiste muito bem à seca. Porém, durante a primavera e o verão, se quiser ter uma boa floração, deve regá-la regularmente. Claro, espere que o solo seque completamente antes de fazer isso novamente.

Depois de florescer, muitos param de regá-lo para prepará-lo para o inverno, fazendo com que o bulbo fique dormente e durante esses meses não deve ser regado.

cila alpina

Fertilização
Apesar de ser uma planta herbácea e silvestre, a cila alpina aprecia um fertilizante. Mas não mensal ou quinzenal. No início da primavera você pode colocar uma camada de composto ou esterco por cima. (ou se você plantar os bulbos).

Isso ajudará a fornecer energia para um desenvolvimento mais rápido e também para uma maior produção de flores na fase de floração.

Não é necessário adicionar fertilizante líquido à água de irrigação, mas não vamos dizer para você não valorizar porque não é o caso. Na verdade, pode ser bom florescer.

Pragas e doenças
Pragas e doenças no caso da cila alpina geralmente não são um problema. Na verdade, você não terá que se preocupar com pragas porque elas realmente não afetam você. Em relação às doenças, você terá os maiores problemas com irrigação.

Se exagerar, você pode apodrecer o bulbo e as raízes e ficar sem a planta. Se também tiver descendentes, estes também podem morrer por serem mais fracos que a planta-mãe.

cila alpina 3

Multiplicação
Como a cila alpina é uma planta bulbosa, a melhor forma de propagá-lo é, sem dúvida, esperando que a prole se desenvolva (bulbos pequenos) ao redor da planta mãe. Se você é um daqueles que desenterra o bulbo no outono, pode olhar para eles e cortá-los (certifique-se de que é um corte limpo) para deixar tudo sarar antes de plantá-los novamente.

Cada planta pode produzir um número indeterminado de rebentos, mas lembre-se de que estes não duram para sempre. Depois de alguns anos, a planta se desgastará e isso a tornará inutilizável. Por isso, é importante cuidar bem para reproduzi-la.

beijaflor