Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Peperomia_pellucida_(Mindanao,_Philippines)

Peperomia é um dos dois grandes gêneros da família Piperaceae, com mais de 1000 espécies registradas. A maioria deles é compacto, pequeno perene epífitas, que crescem na madeira podre.

Mais de 1500 espécies foram registradas, e que ocorrem em todas as tropicais e subtropicais regiões do mundo, embora concentrada na América Central e norte da América do Sul. Um número limitado de espécies (cerca de 17) são encontrados na África.

Descrição
Embora variem consideravelmente na aparência, estas espécies têm, geralmente, caules espessos e forte  folhas carnudas. As flores de Peperomia geralmente vêm em pontas cônicas amarelas a marrons.

Essas plantas perenes tropicais são cultivadas por sua folhagem ornamental. Elas são principalmente nativas da América tropical. Elas são compactos e geralmente não excedem 30 cm de altura.

Elas variam consideravelmente na aparência. Algumas têm hastes rastejantes e algumas têm hastes carnudas e fortes. As folhas são lisas e carnudas e podem ser ovais com a folha no ou perto do centro da lâmina foliar, ou podem ser em forma de coração ou em forma de lança; seu tamanho pode variar de 2,5 a 10,2 cm de comprimento.

peperomia melancia

Elas podem ser verdes ou listradas, marmoreadas ou bordeadas com verde-claro, vermelho ou cinza, e os pecíolos de alguns tipos são vermelhos. As pequenas flores são imperceptíveis e crescem na forma de pontas de cordas

As Peperômias são cultivadas por sua folhagem ornamental e, por vezes, por suas flores atraentes como as da Peperomia fraseri). Com exceção das espécies suculentas, elas geralmente são fáceis de cultivar em uma estufa. Espécies diferentes (por exemplo, a Peperomia caperata) e cultivares são encontradas no comércio.

Propagação
Estas plantas são geralmente propagadas por sementes. Elas também são comercialmente propagadas por estacas.

As plantas podem ser divididas no tempo de cultivo. Elas são removidas e separadas em pedaços menores, cada um com algumas raízes anexadas. Estacas de folhas ou caules também podem ser colhidas na primavera ou no verão.

peperomia

As folhas inferiores da parte aérea são removidas e um corte é feito abaixo do nó inferior (articulação). Elas são então colocadas em um banco por uma ou duas horas para permitir que um tecido de calos protetivo se forme sobre os cortes.

São então inseridas em um caso de propagação com calor inferior a 20-25°C. É melhor não selar completamente o topo, pois as plantas são semi-suculentas por natureza e a umidade excessiva é prejudicial.

Quando raízes suficientes se formarem, as estacas podem ser plantadas em vasos de 3 polegadas ou em cestas suspensas.

banquinho

Pilea peperomioides

Fazer muda da famosa Pilea peperomioides, é um processo interessante e bastante fácil.

Essa preciosidade da natureza é conhecida no Feng Shui como uma planta que atrai dinheiro para o lar. Então, a vontade de ter essa espécie e ser capaz de propagá-la aumentou muito, não é?

Por isso, abaixo ensinamos você a fazer muda da planta-chinesa-do-dinheiro com técnicas eficazes e sem afetar sua plantinha!

Propagação via brotos
Uma das principais formas de fazer muda da planta-chinesa-do-dinheiro é por meio dos brotos, as pequenas versões da planta-mãe que surgem na terra.

* Nesse sentido, a recomendação é começar selecionando cuidadosamente esses brotos, pois eles devem ser saudáveis, com pelo menos duas ou três folhas bem desenvolvidas.

Com delicadeza, separe-os da planta-mãe, garantindo que uma pequena porção do caule esteja intacta.

Depois, é só plantar os brotos em vasos individuais, proporcionando um solo leve e bem drenado. Aliás, não se esqueça de regar e manter as novas mudas em um local com luz indireta.

Em pouco tempo, você terá uma coleção de Pileas prontas para prosperar!

Pilea peperomioides

Propagação via folhas
Acredite: é possível cultivar uma nova planta a partir de uma única folha da Pilea.

Para fazer muda da planta-chinesa-do-dinheiro através dessa técnica, o mais indicado é escolher uma folha saudável e vibrante da planta-mãe.

Em seguida, corte-a com precisão, mantendo um pedaço do caule. Deixe a folha repousar por alguns dias, permitindo que a extremidade do corte cicatrize. Somente depois disso, plante-a em solo úmido, com a metade do caule enterrada.

Cubra a folha com um plástico transparente para criar um ambiente úmido e propício ao crescimento. Lembre-se de manter o solo úmido, mas não encharcado.

Aliás, um truque para essa propagação dar super certo é colocar o vaso com a sacola plástica transparente em uma área iluminada, mas sem exposição direta ao sol, está bem?

Dentro de algumas semanas, você notará o surgimento de pequenas mudas.

pilea-peperomioides1

Propagação via água
Propagar plantas na água também é um método muito útil e a planta-chinesa-do-dinheiro permite isso! Essa é uma variação intrigante e eficiente para fazer mudas da Pilea tanto por broto quanto por folhas!

Brotos
Portanto, comece escolhendo um broto saudável e coloque o caule em um recipiente com água, trocando-a regularmente. Após as raízes se desenvolverem, é só transplantar o brotinho para o solo.

Folhas
Coloque a base de uma folha na água, garantindo que a parte superior permaneça acima do nível da água.

Assim como na propagação com solo, as raízes se desenvolverão e você poderá replantar a folha na terra.

Por fim, lembre-se de que a paciência e o carinho são os melhores fertilizantes para o crescimento saudável das suas mudas.

brisa

amarilis

O gênero botânico Amaryllis é um dos mais conhecidos quando o assunto são plantas bulbosas — aquelas que armazenam nutrientes em um caule subterrâneo — ou de valor ornamental.

Um aspecto curioso é que as temperaturas abaixo de 20ºC fazem com que as flores bulbosas, como as amarílis, entrem em dormência. Elas permanecem 3 meses ou mais sem flores e, em alguns casos, até mesmo sem sua parte vegetativa, como as folhas.

Após esse período, voltam a produzir flores grandes, de cores bem vivas. Mas o cultivo dessa espécie ainda desperta muitas dúvidas, principalmente em relação ao período entre floradas. Um dos segredos para cultivá-la é “tentar simular, ao máximo, um ambiente natural.

Tipo de vaso
É comum encontrar bulbos de amarílis sendo comercializados em vasos pequenos (pote 15) e já com flores. Isso é possível porque já estavam em fase de floração e estão usando os nutrientes acumulados na parte bulbosa. Depois, precisam ser replantados em um vaso maior.

O momento certo para o replantio é após as flores secarem. Assim, você garante condições para uma boa formação até a próxima florada.

A escolha de um vaso cônico de 30cm de altura ou mais e com capacidade mínima de 5 litros de substrato favorece o bom desenvolvimento das flores e a multiplicação dos bulbos no decorrer das primaveras.

Como preparar o substrato
Uma das formas de preparar o substrato para as amaryllis é fazendo um mix com terra vegetal e 30% de areia.

O motivo é que a areia garante uma boa drenagem e, consequentemente, evita o apodrecimento dos bulbos em caso de excesso de regas.

O húmus de minhoca também pode ser colocado por cima, mas é opcional. Nas estações mais quentes do ano – primavera e verão – o substrato já garante alguns nutrientes como ferro e manganês, que são essenciais para lindas florações.

amarilis-4

Local de cultivo
Essas flores se adaptam bem ao cultivo em vaso ou canteiros, mas o local de plantio deve receber sol. Quanto mais horas de luz solar direta houver onde você vai cultivar suas amarílis, mais vivas serão as cores das flores.

Uma outra dica de ouro do biólogo é usar uma base de madeira embaixo dos vasos para não cozinhar os bulbos que estão em vasos, principalmente nos períodos de altas temperaturas.

Como plantar e onde comprar bulbos?
Se os os bulbos das amaryllis forem pequenos, coloque no máximo 3 unidades em um vaso desde que seja de, aproximadamente, 15 cm de diâmetro. Retire as palhas que ficam ao redor do bulbo, para acelerar o crescimento.

E, atenção: as manchas ou partes moles não significam que o bulbo da amaryllis está podre, você pode plantá-lo normalmente.

Regas
As indicações para as regas variam de acordo com o local de cultivo e a estação do ano. Em vasos de 5 litros ou mais, faça duas regas por semana. Durante o outono e o inverno, faça uma rega a cada 20 dias ou quando o substrato secar totalmente.

As amarílis, assim como outras flores bulbosas, têm uma boa reserva de água e, por isso, dificilmente você irá perdê-las pela falta de regas. Mas, atenção: o excesso de irrigação pode fazer com o que os bulbos apodreçam ou cozinhem, principalmente quando as temperaturas estão altas.

ondas

Coelogyne-fimbriata-03

A orquídea coelogyne, uma das maravilhas escondidas no vasto mundo das orquídeas, é um gênero que abriga mais de 200 espécies distintas. Originária principalmente das regiões tropicais e subtropicais da Ásia, incluindo o Himalaia, Malásia, Indonésia e Filipinas, esta orquídea tem encantado entusiastas e cultivadores com sua beleza e variedade.

Ao longo dos anos, a coelogyne tem sido objeto de admiração não apenas por sua estética, mas também por sua adaptabilidade. Muitas espécies são conhecidas por serem resistentes e fáceis de cultivar, tornando-as uma escolha popular entre novatos e especialistas em orquídeas.

Vamos explorar neste post os segredos de seu cultivo, cuidados e as curiosidades que a tornam tão especial.

Espécies mais conhecidas
Coelogyne cristata: A Coelogyne cristata, frequentemente referida como a “Rainha das neves”, é uma das espécies mais populares e admiradas dentro do gênero Coelogyne. Originária das regiões montanhosas do Himalaia, esta orquídea é conhecida por sua resistência e beleza inigualável.

Características e descrição
* Flores:
A Coelogyne cristata é famosa por suas flores brancas deslumbrantes, que muitas vezes têm um toque de amarelo ou verde no lábio. As flores, que podem medir até 8 cm de diâmetro, são geralmente perfumadas e aparecem em cachos pendentes, proporcionando um espetáculo visual durante a floração.

* Folhagem: As folhas desta orquídea são de um verde brilhante e podem crescer até 20 cm de comprimento. Elas são robustas e têm uma textura ligeiramente rugosa, refletindo a resistência da planta às condições montanhosas de seu habitat natural.

* Habitat: Esta espécie é nativa das regiões montanhosas do Himalaia, onde cresce em altitudes que variam de 1.200 a 2.400 metros. Ela prefere climas mais frescos e é encontrada em áreas onde a neblina e a umidade são frequentes.

Cultivo e Cuidados
A Coelogyne cristata é uma orquídea que prefere temperaturas mais frescas, o que a torna uma excelente escolha para cultivadores que vivem em regiões com climas mais amenos. Ela prospera em luz indireta e precisa de um período de descanso no inverno, onde a rega deve ser reduzida.

Uma das características mais notáveis desta orquídea é sua capacidade de se adaptar a diferentes condições, tornando-a uma escolha popular entre os entusiastas de orquídeas, tanto novatos quanto experientes.

Coelogyne flaccida

Coelogyne flaccida:
A Coelogyne flaccida é outra joia dentro do gênero Coelogyne, destacando-se por sua aparência delicada e flores encantadoras. Originária das florestas tropicais do Himalaia, esta orquídea é uma representação da diversidade e riqueza das regiões em que habita.

Características e descrição
* Flores:
A Coelogyne flaccida é conhecida por suas flores amarelo-esverdeadas, que exalam um aroma suave e agradável. O centro da flor, ou lábio, frequentemente apresenta uma coloração mais escura, proporcionando um belo contraste. As flores, pendentes e agrupadas, florescem em sucessão, garantindo um espetáculo prolongado.

* Folhagem: As folhas desta orquídea são estreitas e alongadas, com uma tonalidade verde-clara. Elas crescem a partir de um pseudobulbo, que serve como reserva de água e nutrientes para a planta.

* Habitat: A Coelogyne flaccida é nativa das regiões de floresta tropical do Himalaia, crescendo em altitudes que variam de 500 a 2.000 metros. Ela é frequentemente encontrada em áreas úmidas, onde a vegetação é densa e a luz solar é filtrada pelas copas das árvores.

Cultivo e Cuidados
A Coelogyne flaccida prefere ambientes com alta umidade e luz indireta. Embora seja uma planta resistente, é importante garantir que ela não seja exposta a luz solar direta, o que pode causar queimaduras em suas folhas. Durante o período de crescimento, é essencial fornecer água regularmente, mas sempre permitindo que o substrato seque entre as regas.

Esta orquídea é uma excelente escolha para aqueles que desejam trazer um toque das florestas tropicais para seus lares ou jardins. Sua beleza delicada e aroma suave são um lembrete da rica biodiversidade das regiões em que cresce.

Coelogyne mossiae1

Coelogyne mossiae:
A Coelogyne mossiae, embora menos conhecida em comparação com algumas de suas irmãs do mesmo gênero, é uma orquídea que merece destaque por sua beleza única e características distintas.

Características e descrição
* Flores:
A Coelogyne mossiae é adornada com flores de um branco puro e luminoso, com um lábio frequentemente tingido de amarelo ou verde, proporcionando um contraste visual impressionante. As flores são de tamanho médio e têm uma forma delicada e elegante, tornando-a uma adição encantadora a qualquer coleção de orquídeas.

* Folhagem: As folhas desta orquídea são de um verde profundo e brilhante, crescendo a partir de pseudobulbos robustos. Estes pseudobulbos ajudam a planta a armazenar água e nutrientes, permitindo-lhe prosperar em seu habitat natural.

Habita:
A Coelogyne mossiae é nativa das florestas tropicais do Sudeste Asiático, particularmente em regiões de altitude moderada. Estas florestas, com sua alta umidade e temperaturas amenas, proporcionam o ambiente perfeito para esta orquídea. A Coelogyne mossiae é frequentemente encontrada crescendo em troncos de árvores ou em áreas rochosas, onde pode se ancorar e absorver a umidade circundante.

Cultivo e cuidados
Para cultivar com sucesso a Coelogyne mossiae, é essencial replicar, tanto quanto possível, as condições de seu habitat natural. Isso significa fornecer alta umidade, luz indireta e temperaturas amenas. Durante o período de crescimento, a rega regular é crucial, mas é importante garantir que o substrato tenha boa drenagem para evitar o apodrecimento das raízes.

Como plantar e cultivar a orquídea Coelogyne
A Coelogyne é uma orquídea que, embora resistente, exige certos cuidados específicos para garantir seu pleno desenvolvimento e floração. Aqui, exploraremos os aspectos cruciais do plantio e cultivo desta bela orquídea.

Escolha do substrato
A Coelogyne prefere um substrato bem drenado. Uma mistura de casca de pinus, carvão vegetal e esfagno é ideal. Esta combinação permite uma boa aeração das raízes, evitando o apodrecimento e fornecendo a umidade necessária.

O pH do substrato deve ser ligeiramente ácido, idealmente entre 5,5 e 6,5. Isso pode ser alcançado adicionando um pouco de turfa ao mix, se necessário.

Coelogyne_cristata

Plantio
Tipo de vaso:
A Coelogyne prospera em vasos de barro ou plástico com boa drenagem. Vasos de barro são particularmente benéficos, pois permitem uma melhor evaporação da água, mantendo as raízes frescas e bem oxigenadas.

Processo: Ao plantar, certifique-se de que o pseudobulbo da orquídea esteja ligeiramente acima da superfície do substrato. Isso evita a retenção excessiva de água ao redor do pseudobulbo, minimizando o risco de apodrecimento. Após o plantio, regue moderadamente para assentar o substrato ao redor das raízes.

Propagação
A Coelogyne pode ser propagada através da divisão de pseudobulbos. O melhor momento para fazer isso é logo após a floração, quando a planta está entrando em seu período de crescimento ativo.

Ao dividir, certifique-se de que cada divisão tenha pelo menos três pseudobulbos e várias raízes saudáveis. Plante cada divisão em um novo vaso com substrato fresco.

A propagação também pode ser feita através da germinação de sementes, embora este método seja mais complexo e exija condições estéreis.

Cuidados comuns
A Coelogyne, como qualquer orquídea, requer atenção específica para garantir seu crescimento saudável e uma floração esplêndida. Aqui estão os cuidados essenciais que você deve considerar ao cultivar esta planta:

Rega
A Coelogyne prefere um ambiente úmido, mas não encharcado. É essencial garantir que o substrato esteja quase seco entre as regas. Em geral, regar uma vez por semana é suficiente, mas isso pode variar dependendo das condições climáticas e da estação do ano.

Durante os meses mais quentes, pode ser necessário regar com mais frequência, enquanto nos meses mais frios, a frequência pode ser reduzida. Sempre verifique a umidade do substrato antes de regar.

Coelogyne_fuscescens

Iluminação
A Coelogyne prospera sob luz indireta. Evite a exposição direta ao sol, especialmente durante as horas mais quentes do dia, pois isso pode queimar as folhas.

Um local ideal seria próximo a uma janela voltada para o leste ou oeste, onde a planta pode receber luz filtrada. Se estiver usando luz artificial, as lâmpadas fluorescentes são uma boa opção.

Fertilização
Para garantir um crescimento saudável e uma floração abundante, é recomendável usar um fertilizante equilibrado, como um 20-20-20, diluído a metade da força recomendada.

Adube a planta a cada duas semanas durante a estação de crescimento e reduza para uma vez por mês durante o período de dormência.

Pragas e doenças
As Coelogyne, como muitas orquídeas, podem ser suscetíveis a pragas como ácaros, cochonilhas e pulgões. É importante inspecionar regularmente a planta em busca de sinais dessas pragas.

Se detectadas, remova-as manualmente ou use um inseticida orgânico específico para orquídeas.

Em relação às doenças, a podridão das raízes ou dos pseudobulbos pode ocorrer devido ao excesso de água. Se notar sinais de apodrecimento, reduza a frequência de rega e considere transplantar a orquídea para um substrato fresco.

Floração
A floração da Coelogyne é, sem dúvida, um dos momentos mais esperados e recompensadores para os cultivadores desta orquídea. Durante este período, a planta revela sua verdadeira magnificência, exibindo flores deslumbrantes que são um testemunho da beleza da natureza.

Coelogyne_pulchella

Quando esperar a primeira floração
A maioria das orquídeas Coelogyne começa a florescer quando atinge a maturidade, geralmente entre 2 a 3 anos após o plantio. No entanto, isso pode variar dependendo das condições de cultivo e do cuidado fornecido à planta.

Duração da floração
A floração da Coelogyne pode durar várias semanas, dependendo da espécie e das condições ambientais. Durante este tempo, é crucial garantir que a planta receba os cuidados adequados para prolongar a duração das flores e garantir uma floração saudável.

Cuidados durante a floração
Evite mudar a planta de lugar ou alterar drasticamente suas condições de cultivo, pois isso pode estressar a orquídea e afetar a duração e qualidade da floração. Mantenha uma rega consistente, garantindo que o substrato esteja úmido, mas não encharcado.

Após a floração
Uma vez que a floração tenha terminado, é o momento ideal para podar hastes florais mortas e verificar a planta quanto a sinais de pragas ou doenças. Este também é um bom momento para replantar a orquídea, se necessário.

passarinho_1