Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Peperomia_pellucida_(Mindanao,_Philippines)

Peperomia é um dos dois grandes gêneros da família Piperaceae, com mais de 1000 espécies registradas. A maioria deles é compacto, pequeno perene epífitas, que crescem na madeira podre.

Mais de 1500 espécies foram registradas, e que ocorrem em todas as tropicais e subtropicais regiões do mundo, embora concentrada na América Central e norte da América do Sul. Um número limitado de espécies (cerca de 17) são encontrados na África.

Descrição
Embora variem consideravelmente na aparência, estas espécies têm, geralmente, caules espessos e forte  folhas carnudas. As flores de Peperomia geralmente vêm em pontas cônicas amarelas a marrons.

Essas plantas perenes tropicais são cultivadas por sua folhagem ornamental. Elas são principalmente nativas da América tropical. Elas são compactos e geralmente não excedem 30 cm de altura.

Elas variam consideravelmente na aparência. Algumas têm hastes rastejantes e algumas têm hastes carnudas e fortes. As folhas são lisas e carnudas e podem ser ovais com a folha no ou perto do centro da lâmina foliar, ou podem ser em forma de coração ou em forma de lança; seu tamanho pode variar de 2,5 a 10,2 cm de comprimento.

peperomia melancia

Elas podem ser verdes ou listradas, marmoreadas ou bordeadas com verde-claro, vermelho ou cinza, e os pecíolos de alguns tipos são vermelhos. As pequenas flores são imperceptíveis e crescem na forma de pontas de cordas

As Peperômias são cultivadas por sua folhagem ornamental e, por vezes, por suas flores atraentes como as da Peperomia fraseri). Com exceção das espécies suculentas, elas geralmente são fáceis de cultivar em uma estufa. Espécies diferentes (por exemplo, a Peperomia caperata) e cultivares são encontradas no comércio.

Propagação
Estas plantas são geralmente propagadas por sementes. Elas também são comercialmente propagadas por estacas.

As plantas podem ser divididas no tempo de cultivo. Elas são removidas e separadas em pedaços menores, cada um com algumas raízes anexadas. Estacas de folhas ou caules também podem ser colhidas na primavera ou no verão.

peperomia

As folhas inferiores da parte aérea são removidas e um corte é feito abaixo do nó inferior (articulação). Elas são então colocadas em um banco por uma ou duas horas para permitir que um tecido de calos protetivo se forme sobre os cortes.

São então inseridas em um caso de propagação com calor inferior a 20-25°C. É melhor não selar completamente o topo, pois as plantas são semi-suculentas por natureza e a umidade excessiva é prejudicial.

Quando raízes suficientes se formarem, as estacas podem ser plantadas em vasos de 3 polegadas ou em cestas suspensas.

banquinho

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post