Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




flor de derejeira

As flores de cerejeira são flores originárias da Ásia, sendo encontradas principalmente no Japão. Também conhecida como cerejeira japonesa ou sakura, sua floração marca a chegada da primavera, um evento celebrado por boa parte das famílias, que se reúnem para apreciar a beleza de suas cores.

Características e cultivo da flor de cerejeira
A flor de cerejeira tem uma forma delicada e arredondada, com cinco pétalas e um pequeno botão central. A sua cor varia do branco ao rosa intenso, dependendo da espécie e da variedade.

Algumas espécies têm flores simples, outras têm flores dobradas ou semidobradas e as flores podem ser solitárias ou agrupadas em cachos.

A flor de cerejeira geralmente aparece antes das folhas, que são verdes e ovais. A árvore pode atingir até 10 metros de altura e sua floração dura cerca de duas semanas e ocorre na primavera, mas pode variar conforme o clima e a região.

Para cultivar a flor de cerejeira é necessário escolher uma espécie adequada ao clima do local onde ela será plantada. Algumas espécies preferem climas mais frios, outras mais amenos.

Em segundo lugar, é preciso escolher um local com boa exposição ao sol, solo fértil e bem drenado. É preciso também regar a árvore regularmente, mas sem encharcar o solo.

A poda da árvore deve ocorrer anualmente, para estimular o crescimento e a floração. É necessário proteger a árvore de pragas e doenças, como insetos, fungos e bactérias.

flor-de-cerejeira.jpg

Flor de cerejeira: características
A flor de cerejeira pode ser divida em três espécies: as que oferecem com frutos não comestíveis, as que oferecem frutos comestíveis (cereja), e as que não oferecem fruto nenhum. Sendo a mais conhecida delas a Somei Yoshino, a espécie mais presente no país.

As árvores de cerejeira são consideradas de médio porte e sua altura pode variar entre 4 e 10 m. Outra característica dela é o seu tronco cilíndrico, delgado, simples e curto, com a tonalidade marrom-acinzentada e rugosa, que cria uma combinação de cores lindas com as flores.

No Japão, a transição entre o inverno e primavera acontece quando a floração da cerejeira desabrocha em grupos de duas a cinco no mesmo galho. Nesse período, as suas flores podem ser encontradas em uma grande variação de tons que vão do rosa ao branco.

Conheça os principais tipos de flores de cerejeira
Há no Japão mais de cem variações de flores de cerejeira, que são diferentes entre si pelo formato e coloração das pétalas. Por isso, separei os tipos de flores de cerejeira mais comuns. Confira!

1. Somei Yoshino

somei-yoshino

A cerejeira é a mais popular do Japão

O Someu Yoshino é a variação mais comum das flores de cerejeira, sendo cultivada em maior quantidade. O seu charme fica por conta das pétalas rosadas, bem próxima do branco e do perfume de amêndoa.

cerejeira-akebono

2. Akebono

cerejeira-akebono

A Akebono é da mesma família da Somei Yoshino , mas com cores diferentes

A Akebono é uma espécie de árvore cerejeira da mesma família da Yoshino, mas que sofreu uma mudança genética. A principal diferença entre elas está na coloração das pétalas, que na Akebono são em tons de rosa claro.

3. Yamazakura

yamazakura-cerejeira

A Yamazakura é uma cerejeira que se reproduz naturalmente

A Yamazakura é uma das cerejeiras rosas mais conhecidas no Japão. Isso acontece por sua reprodução se dar naturalmente no meio ambiente, sem precisar da intervenção humana. Suas pétalas são constituídas por tom de rosa bastante delicado.

4. Kanhizakura

kanhizakura-cerejeira

A Kanhizakura é famosa pela coloração escura das flores.

Entre as flores de sakura cerejeira, uma que chama atenção é a Kanhizakura. Esse tipo de flor de cerejeira rosa é nativa da cidade de Okinawa e da ilha de Okinawa e suas flores tem uma tonalidade de rosa bem escura.

5. Jugatsuzakura

jugatsuzakura-cerejeira

A Kanhizakura é um aspecto delicado

Diferente dos outros tipos de flores de cerejeira, a Jugatsuzakura tem a sua floração ocorrendo entre o outono e o inverno. Além disso, essa árvore é conhecida por gerar poucas e delicadas flores em tom branco.

Como cultivar a flor de cerejeira?
Cultivar a flor de cerejeira é bastante simples, podendo ser plantada em qualquer estação do ano. Porém, é importante lembrar que ela só atinge a fase adulta entre os 10 e 20 anos de idade. Acompanhe o passo a passo.

Onde plantar a cerejeira?
A árvore de cerejeira é uma árvore que precisa de exposição direta aos raios do sol para se desenvolver adequadamente. Por isso, o mais indicado é que o seu cultivo se dê em jardins com bastante espaço e sem locais com sombra.

flor-de-cerejeira

Qual o solo ideal para a árvore de cerejeira?
O solo ideal para a árvore de cerejeira deve ser rico em substrato orgânico, como os modelos com húmus de minhoca. É importante também que ele seja drenável, pois o excesso de água faz com que as raízes apodreçam.

Como regar a flor de cerejeira?
A flor de cerejeira precisa de um solo úmido para poder absorver todos os nutrientes. O recomendado é fazer a rega uma vez por semana nas estações mais quentes do ano. Nos meses com chuva, não é necessário se preocupar com a rega.

Preciso adubar a cerejeira?
Sim, como todas as plantas e árvores, a cerejeira também precisa de vitaminas e nutrientes. O indicado é fazer a fertilização do solo sempre com adubos orgânicos durante o começo da primavera. Assim ela dará as linhas e delicadas flores que você tanto espera.

janela-brisa

ficus

Os ficus são plantas tropicais que se assemelham às árvores ou arbustos e vêm ganhando popularidade na decoração de interiores devido ao seu valor ornamental e suas preferências de cultivo, que exigem pouca manutenção.

O ficus é uma árvore muito popular, utilizada principalmente na decoração de ambientes internos. Com caule acinzentado, raízes aéreas e ramos pêndulos, ela tem crescimento moderado a rápido e, em condições naturais, chega a 30 m de altura.

Suas folhas são pequenas, brilhantes e perenes, de coloração verde ou variegada de branco ou amarelo. Elas têm formato elíptico com a ponta acuminada e apresentam leves ondulações nas bordas. As flores discretas e brancas não têm valor ornamental.

Os frutos pequenos e vermelhos são decorativos e atraem passarinhos. Suas raízes agressivas e superficiais chamam a atenção, e não raramente racham vasos e pavimentos. O ficus é uma árvore belíssima, largamente utilizada no paisagismo.

Recomenda-se o plantio isolado desta figueira em jardins extensos e fazendas, onde o aspecto escultural do caule tem destaque especial. Plantada em vasos, também pode ser conduzida como arvoreta ou arbusto. Seu caule flexível permite que se realize trançamentos quando jovem, o que lhe dá um charme todo especial.

ficus-elastica-variegata

Além disso, é muito visada em trabalhos topiários, adquirindo belas formas arredondadas e compactas. Suas características a tornam bastante apropriada também para a arte do bonsai. Infelizmente no entanto, devido a sua popularidade, o ficus vêm sendo implantado em locais impróprios, como em calçadas, ruas e próximo a muros e construções.

Com o desenvolvimento da árvore, as raízes agressivas acabam provocando grandes danos às estruturas e tubulações subterrâneas, de forma que já é proibido o seu plantio em diversas cidades. Todo cuidado é pouco ao podar o ficus, sua seiva leitosa é tóxica e pode provocar irritações e alergias na pele.

Deve ser cultivado a pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. É bastante rústico, mas quando plantado em vasos, em interiores (residências, escritórios), não aprecia mudanças de lugar, correntes de ar frio, encharcamentos e ar-condicionado.

Quando estressado por estes fatores é comum que suas folhas amarelem e caiam, mas pode rebrotar com vigor depois de resolvido o problema. Plantas envasadas devem ser adubadas mensalmente na primavera e verão, e transplantadas para um vaso maior uma vez ao ano. Multiplicam-se por estacas lenhosas e sementes.

Abaixo é apresentado 3 tipos de ficus e dicas certeiras para mantê-las sempre saudáveis e bem desenvolvidas!

Ficus Elastica Ruby

Ficus Elastica Ruby
Como o nome já entrega, o Ficus Elastica Ruby têm folhas que mesclam tonalidades de rosa e vermelho, combinadas ao verde-bandeira. Essa característica torna a planta ainda mais especial e desejada para compor ambientes internos.

O porte desse tipo de ficus varia conforme a espécie e o espaço disponível para o crescimento, mas, em geral, é mediana. Além da coloração diferenciada, o formato das folhas é grande e brilhante. Para mantê-las assim, é preciso escolher bem o local onde o vaso será posicionado.

Observe a incidência de iluminação natural e opte por um espaço com boa ventilação, como ao lado de janelas ou das portas de corredores. Mantenha o vaso longe do ar condicionado, pois as correntes de ar frio podem danificar as folhas e desidratar a planta.

As regas variam de acordo com o porte da planta, mas, em geral, são regulares. Verifique o substrato com as pontas dos dedos para ter certeza que está seco — utilize um palito de churrasco, colocando-o a aproximadamente 7 cm de profundidade — e, então, use o regador diretamente na terra.

Como as folhas do fícus Ruby são grandes, podem acumular poeira. Para limpá-las, utilize um pano macio umedecido apenas com água e passe cuidadosamente sobre as folhas.

Ficus Golden King

Ficus Golden King
O Ficus Golden King (Ficus ssp) pode chegar a até 5 m de altura, por isso também é recomendada para ambientes externos, como varandas, jardins de inverno e para ornamentar canteiros grandes.

Antes de escolher o local, verifique se há rede elétrica ou hidráulica próxima, pois as raízes são resistentes e podem causar problemas futuros.

Como aprecia luz intensa, se for cultivar essa ficus em locais fechados, atente-se às condições de luminosidade. Quanto aos cuidados, demanda regas periódicas sempre que o substrato estiver totalmente seco. Porém, tenha atenção para não encharcar, assim, evita a perda de folhas e, no caso de plantio em vasos, do aparecimento das raízes.

Faça podas de limpeza, retire as folhas que estão secas ou mortas, periodicamente e podas de formação quando for necessário, desde que mantenha 30% das folhas na planta.

Obs.: Os ficus são consideradas plantas tóxicas porque produzem uma seiva que irrita a pele. Por isso, mantenha os vasos fora do alcance de pets ou de crianças.

Ficus Elastica Burgundy

Ficus Elastica Burgundy
É uma planta perene, de folhas grandes, brilhantes e de coloração verde escura que faz sucesso na ornamentação de interiores por ser linda e fácil de cultivar!

O Ficus Elastica Burgundy se adapta bem aos vasos de porte médio ou grande, por isso é indicada para ficar sobre bancadas, como aparadores ou estantes de chão, ou no chão, principalmente nos cantos de salas ou de corredores grandes.

Depois de adquirir a muda, para o transplante para um vaso de, no mínimo, 10 litros (caso venha em um recipiente menor). Assim como outros tipos de ficus, precisam de espaço para que as raízes cresçam de forma saudável.

Escolha um ambiente bem iluminado e arejado, que pode ser próximo às janelas ou  varandas. Evite os espaços em que há incidência de luz solar direta, exceto nos casos em que a planta passou por um processo de adaptação para esta finalidade.

Utilize um regador para fazer as regas e molhe somente o substrato em quantidade generosa, até que escorra pelos furos do vaso. Não deixe que a água entre em contato com folhas, pois pode danificá-las.

praia_11

ludisia_discolor

A orquídea joia, também conhecida como Ludisia, é uma espécie fascinante que encanta os amantes de plantas pelo mundo todo. Suas folhas brilhantes e ornamentadas, que lembram joias preciosas, são o destaque dessa orquídea terrestre.

Veja dicas valiosas de cultivo para que você possa desfrutar de todo o esplendor e exuberância da orquídea joia em seu lar.

Conheça as características
A orquídea joia é uma planta terrestre, o que significa que ela cresce no solo, e não em troncos ou galhos de árvores, como muitas outras orquídeas.

Suas folhas apresentam um padrão exuberante, com um brilho que lembra o efeito de joias, daí o nome popular da espécie.

As flores são pequenas, de coloração branca a esverdeada, e não são o principal atrativo dessa orquídea – são suas folhas ornamentadas que realmente roubam a cena.

Orquídeas-Ludisia

Escolha do ambiente adequado
A orquídea joia se desenvolve bem em ambientes com temperatura moderada e alta umidade. Evite expô-la a correntes de ar frio ou ambientes muito secos, pois isso pode prejudicar o desenvolvimento saudável da planta.

Colocá-la em um local bem iluminado, mas sem receber luz solar direta, é o ideal para promover um crescimento vigoroso.

Substrato e vasos adequados
A escolha do substrato é um fator importante no cultivo. Prefira um substrato bem drenado e aerado, como casca de pinus e fibra de coco.

Evite o uso de substratos muito compactos ou que retenham água em excesso, pois isso pode levar ao apodrecimento das raízes.

Quanto aos vasos, opte por recipientes de cerâmica ou plástico com furos de drenagem, pois isso permitirá que o excesso de água seja eliminado e evitará o acúmulo de umidade nas raízes.

Rega adequada e umidade do ambiente
A rega da orquídea jóia deve ser feita com parcimônia. Permita que o substrato seque levemente entre as regas, evitando mantê-lo constantemente úmido.

Durante períodos mais quentes ou secos, pode ser necessário aumentar a frequência de rega, mas sempre verifique se o substrato está levemente seco antes de regar novamente.

Além disso, para manter uma umidade adequada no ambiente, coloque um prato com pedrinhas úmidas sob o vaso da orquídea ou utilize um umidificador de ar, especialmente em dias mais secos ou durante o inverno.

Ludisia-discolor

Fertilização e cuidados especiais A orquídea joia não exige uma fertilização intensa. Durante o período de crescimento ativo, que geralmente ocorre na primavera e no verão, você pode aplicar um fertilizante de liberação controlada específico para orquídeas, seguindo as instruções do fabricante.

Lembre-se de não exagerar na quantidade, para evitar o acúmulo de sais no substrato. Além disso, ela pode se beneficiar de uma poda ocasional para remover folhas velhas ou secas, e, se necessário, realizar o replantio em um vaso maior quando suas raízes estiverem muito desenvolvidas.

janelas

soleiroria

A Lágrimas de bebê é uma herbácea, pertence à família Urticaceae, nativa do Mediterrâneo e da Itália, perene, suculenta, de crescimento rápido, com altura de até 10 centímetros e muito ornamental.

São conhecidas também como “cabelo-de-bebê”. É uma planta de folhagem delicada e charmosa que têm conquistado o coração de muitos entusiastas de jardinagem. Também são uma ótima opção para cultivar em ambientes internos, onde podem trazer beleza e uma sensação de ternura ao lar.

Características da espécie
As lágrimas-de-bebê  são conhecidas por suas folhas pequenas e arredondadas, que se assemelham a gotas delicadas, daí o nome popular da planta.

Essas folhas têm uma coloração verde suave e uma textura macia, tornando-as uma adição charmosa e delicada a qualquer ambiente.

A planta cresce em formato de tapete e é frequentemente utilizada como forração em jardins e canteiros, mas também é apreciada como planta ornamental em vasos e jardins de interiores.

Luz adequada para o cultivo
Essa planta prefere ambientes bem iluminados, mas sem exposição direta ao sol forte. Locais com luz indireta ou sombra parcial são ideais para o cultivo dessa espécie.

Caso opte por cultivá-las em ambientes externos, escolha áreas protegidas, como sob árvores ou perto de construções, para evitar que as folhas delicadas se queimem com a luz solar direta.

lágrimas-de-bebê

Solo e drenagem
Essa espécie aprecia um solo leve, bem drenado e rico em matéria orgânica. Para o cultivo em vasos, escolha um substrato específico para plantas ornamentais.

Também é válido preparar uma mistura de solo que inclua turfa, vermiculita e perlita, que fornecerá a drenagem necessária para as raízes das lágrimas-de-bebê.

Rega e umidade
Elas têm uma necessidade moderada de água, sendo importante não permitir que o solo fique completamente seco entre as regas. Mantenha o solo levemente úmido, mas evite o encharcamento, pois o acúmulo de água pode levar ao apodrecimento das raízes.

Borrifar água nas folhas regularmente também é benéfico, já que essa espécie aprecia ambientes mais úmidos.

lágrimasdebebe

Propagação e cuidados extras
As lágrimas-de-bebê são plantas fáceis de propagar. Basta cortar um ramo saudável da planta e colocá-lo em um copo com água ou diretamente no solo úmido. Em pouco tempo, as raízes se desenvolverão e uma nova planta estará pronta para crescer.

Uma dica importante para cuidar da espécie é evitar o acúmulo de poeira nas folhas, já que isso pode obstruir a respiração das plantas e prejudicar seu crescimento. Lave as folhas delicadamente com água para mantê-las limpas e saudáveis.

As lágrimas-de-bebê são uma escolha encantadora para cultivar em casa, proporcionando um toque de ternura e delicadeza ao ambiente.

Suas folhas redondas e aveludadas são uma verdadeira alegria para os olhos e seu cultivo é relativamente simples, tornando-a uma opção popular para iniciantes na jardinagem.

janela-flor24