Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Euphorbia Flanaganii1

A planta Euphorbia Flanaganii é  incrivelmente exótica e suculenta, de aparência única. Seus halos de tentáculos que irradiam de um caudex central hipnotizante as tornam peças fascinantes e surpreendentes em qualquer casa.

Este tipo de planta pertence ao gênero Euphorbia, que é muito grande, incluindo mais de 2.000 espécies. Cerca de 1.200 destas espécies são suculentas que têm formas bizarras e únicas, assim como a Euphorbia Flanaganii tem.

Como cuidar da planta
Luz e Temperatura
A suculenta Medusa requer muita luz brilhante, por pelo menos seis horas todos os dias, para crescerem felizes. No entanto, você deve proteger suas plantas da luz direta do sol, pois ela pode queimar suas delicadas brácteas.

Encontre um local em sua casa ou escritório onde as plantas terão luz pela manhã e sombra parcial pela tarde.

Se você estiver cultivando ao ar livre, tenha em mente que, à tarde, você deve protegê-la do calor extremo, pois ela pode estressar a planta.

Como a maioria das suculentas, as Euphorbia Flanaganii adoram climas e temperaturas mais quentes, algo entre 10-27°C. Dependendo do clima de sua área, é melhor mantê-la dentro de casa se, mantendo-a ao ar livre, ela puder ser exposta a temperaturas abaixo de 10°C.

euphorbia-flanaganii

Fertilizante
A suculenta Medusa é bastante forte, especialmente porque seu caule central espessado atua como um reservatório de nutrientes e umidade em momentos de estresse, como seca extrema.

No entanto, é melhor apoiar sua planta com alguma alimentação para ajudá-la a crescer saudável e para encorajá-la a florescer.

Recomendamos fertilizar mensalmente durante a primavera e o verão, um solúvel em água misturado à metade da força deve ser suficiente para ajudar a sua planta a crescer saudável.

Rega
As plantas Euphorbia Flanaganii são tolerantes à seca, o que significa que elas podem sobreviver mesmo se você se esquecer de regá-las por curtos períodos de tempo. De fato, é mais provável matar uma suculenta Medusa regando-a em excesso do que não lhe fornecendo água suficiente.

Como você faz com a maioria dos suculentos, é melhor permitir que o solo seque entre as regas. Desta forma, você se certifica de não regar demais sua planta.

Elas precisam de umidade regular durante a estação quente, logo regue sua planta uma vez por semana durante o verão.

Durante o inverno, se você mantiver sua suculenta Medusa em um recipiente, você não deve regá-la de forma alguma. O único sinal de que sua planta pode precisar de alguma água durante os meses frios é se seus “tentáculos” começarem a parecer enrugados.

Euphorbia-flanaganii

Como propagar a suculenta Medusa
Sua propagação é realmente fácil, pois você pode fazê-lo através de cortes. Entretanto, ao contrário de outras plantas suculentas que se propagam por estacas, esta planta precisará de mais tempo antes de se acostumar com seu novo ambiente e realmente começara crescer.

Para isso, retire um corte e deixe secar por alguns dias até que ela desenvolva um calo. Depois disso, você pode plantar o corte e começar a cuidar dele.

Solo
Como a maioria dos suculentos, requer solo bem drenado, portanto, uma mistura de cactos e suculentos de solo é o indicado.

É melhor usar uma mistura bem drenada, como uma mistura de pedra-pomes, areia grossa e terra para vasos, para as plantas.

Toxicidade
A Euphorbia Flanaganii são tóxicas para humanos e animais de estimação, pois sua seiva é venenosa e irritante. Portanto, se você mantém sua planta dentro de casa, mantenha-a fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Problemas
Estas plantas são particularmente vulneráveis a cochonilhas e ácaros, que você pode remover com álcool medicinal. Use uma lã de algodão umedecido para limpar a planta e remover estas pragas.

gaivotas

Epidendrum floribundum

A Orquídea da praia, pertence à família Orchidaceae, nativa do Brasil, México, Guatemala, Colômbia e Peru, perene, de até 1,5 m de altura.

Orquídea da praia é uma espécie de orquídea terrestre. Eventualmente aparece como rupícola, crescendo em rochas próximas ao mar.

Possui rizoma ramificado, suportando pseudobulbos em forma de cana que podem passar de um metro de altura.

Haste de nervura simétrica que apresenta um hábito pseudomonopodial: cresce continuamente na ponta do caule. As flores surgem no topo da haste.

Folhas coriáceas, linear a elíptica, com tamanho muito variável, indo de 2,5-9 cm de comprimento.

A inflorescência da Orquídea da praia é ereta e apical. Hastes que variam de 10-40cm de comprimento, com dezenas de flores que abrem em sucessão formando um buque de flores.

Flores com pétalas alongadas de coloração laranja-avermelhada e labelo de cor laranja mais claro, mas que podem variar para diferentes tons de laranja e amarelo. Surgem na primavera-verão.

Usada na decoração de jardins, isoladas ou em grupos formando maciços, também se desenvolvem bem em vasos e jardineiras.

epidendrum-floribundum

Cuidados com a Orquídea da praia
É uma planta de clima Tropical, Subtropical, Equatorial e prefere temperaturas de 21-28 °C, com um mínimo de inverno de 12 ° C.

Deu cultivo deve ser a pleno sol ou meia sombra em solo arenoso, rico em matéria orgânica e bem drenado.

Aprecia o substrato apenas úmido ou deixando secar entre as regas. Não gosta de encharcamento.

Aplicar NPK com formulação própria para orquídeas, seguindo sempre a orientação do fabricante.

Fazer podas de limpeza removendo flores e hastes secas. Deve ser tutorada para evitar que os bulbos se quebrem, e também por questões estéticas.

Uma característica desta planta é o tamanho dos pseudobulbos. Quanto maior a claridade menor serão os mesmos. A mesma planta que atinge poucos centímetros de altura cultivada a pleno sol na praia, pode passar de um metro e meio se cultivada em lugar sombreado.

epidendrum-floribundum-03

Sobre a Orquídea da praia
O nome da espécie, fulgens, deriva do latim: fulgere, que significa “fúlgido”, “brilhante”, “cintilante”. Uma provável referência ao brilho das flores em seu habitat, iluminadas pelos raios solares refletidos pelo mar.

Trata-se de uma espécie terrestre, típica de regiões de restinga, onde vegeta em campos arenosos a pleno sol, formando em grandes touceiras de caules eretos e raízes brancas que ficam quase completamente expostas à insolação direta, entrelaçando-se com gramíneas, e muitas vezes bem próximo da praia.

Propagação
Multiplica-se por sementes e por divisão da planta. Cresce muito rápido e forma enormes touceiras.

mar