Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Epidendrum floribundum

A Orquídea da praia, pertence à família Orchidaceae, nativa do Brasil, México, Guatemala, Colômbia e Peru, perene, de até 1,5 m de altura.

Orquídea da praia é uma espécie de orquídea terrestre. Eventualmente aparece como rupícola, crescendo em rochas próximas ao mar.

Possui rizoma ramificado, suportando pseudobulbos em forma de cana que podem passar de um metro de altura.

Haste de nervura simétrica que apresenta um hábito pseudomonopodial: cresce continuamente na ponta do caule. As flores surgem no topo da haste.

Folhas coriáceas, linear a elíptica, com tamanho muito variável, indo de 2,5-9 cm de comprimento.

A inflorescência da Orquídea da praia é ereta e apical. Hastes que variam de 10-40cm de comprimento, com dezenas de flores que abrem em sucessão formando um buque de flores.

Flores com pétalas alongadas de coloração laranja-avermelhada e labelo de cor laranja mais claro, mas que podem variar para diferentes tons de laranja e amarelo. Surgem na primavera-verão.

Usada na decoração de jardins, isoladas ou em grupos formando maciços, também se desenvolvem bem em vasos e jardineiras.

epidendrum-floribundum

Cuidados com a Orquídea da praia
É uma planta de clima Tropical, Subtropical, Equatorial e prefere temperaturas de 21-28 °C, com um mínimo de inverno de 12 ° C.

Deu cultivo deve ser a pleno sol ou meia sombra em solo arenoso, rico em matéria orgânica e bem drenado.

Aprecia o substrato apenas úmido ou deixando secar entre as regas. Não gosta de encharcamento.

Aplicar NPK com formulação própria para orquídeas, seguindo sempre a orientação do fabricante.

Fazer podas de limpeza removendo flores e hastes secas. Deve ser tutorada para evitar que os bulbos se quebrem, e também por questões estéticas.

Uma característica desta planta é o tamanho dos pseudobulbos. Quanto maior a claridade menor serão os mesmos. A mesma planta que atinge poucos centímetros de altura cultivada a pleno sol na praia, pode passar de um metro e meio se cultivada em lugar sombreado.

epidendrum-floribundum-03

Sobre a Orquídea da praia
O nome da espécie, fulgens, deriva do latim: fulgere, que significa “fúlgido”, “brilhante”, “cintilante”. Uma provável referência ao brilho das flores em seu habitat, iluminadas pelos raios solares refletidos pelo mar.

Trata-se de uma espécie terrestre, típica de regiões de restinga, onde vegeta em campos arenosos a pleno sol, formando em grandes touceiras de caules eretos e raízes brancas que ficam quase completamente expostas à insolação direta, entrelaçando-se com gramíneas, e muitas vezes bem próximo da praia.

Propagação
Multiplica-se por sementes e por divisão da planta. Cresce muito rápido e forma enormes touceiras.

mar

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post