Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




maranta_variegada_tricolor

Saber como cuidar da planta Maranta tricolor é o objetivo de muitos que desejam ter a graça de apreciar em casa essa linda espécie com folhagem multicolorida.

Também conhecida como planta Calatéia, a Maranta tricolor pertence à família de plantas de oração.

Você sabe o que isso significa? Elas possuem folhas que se recolhem durante o período noturno. Por consequência, ela expõe a sua tonalidade rosa em ambiente sem a luz direta do Sol.

No entanto, por ser uma planta dotada de particularidades e beleza peculiar, ela exige cuidado e atenção de quem deseja cultivá-la.

Inclusive, pensar em um cachepot para plantas é uma boa pedida para manter sua planta ainda mais bonita e segura.

Por fim, se você deseja se aprofundar sobre o assunto e entender como cuidar da planta Maranta tricolor, saiba: você está no artigo certo.

Se você ainda está em dúvida sobre adquirir a Maranta tricolor, conheça um pouco mais sobre a espécie e suas principais características.

Em primeiro lugar, saiba que ela é a planta ideal para quem não vive em um ambiente muito iluminado. Ao contrário de muitas espécies, a Maranta tricolor gosta de ambientes pouco claros e com sombra.

Ou seja, é preciso que você se atente ao cuidado principal com a planta. Deixá-la exposta à luz do sol por muitas horas é prejudicial para a sua saúde.

Outra característica importante e que vale a pena ser citada para quem quer entender como cuidar da planta Maranta tricolor é que ela não é nociva para animais domésticos.

maranta tricolor-6

Então, se você possui algum bichinho de estimação em casa, saiba que ele não corre o risco de se intoxicar em caso de ingestão acidental.

Por fim, saiba que a Maranta tricolor é uma espécie que também carrega consigo um significado espiritual. Sendo assim, se você busca por proteção e boas energias, ela é a pedida certa para o seu lar.

Saiba como plantar a Maranta tricolor
Agora que você já possui algumas informações sobre como cuidar da planta Maranta tricolor, é hora de entender como fazer o plantio da espécie.

Fique atento, pois esta etapa é fundamental para garantir que a sua planta cresça de forma saudável. Acompanhe abaixo.
* Primeiramente, é preciso fazer um sistema de drenagem utilizando pedras ou isopor no fundo do vaso. O objetivo é que a água das réguas que você fizer possa escoar sem problemas e sem acumulação no solo em que ela estiver plantada;
* Uma boa alternativa para não ter tanto trabalho e manter sua planta sempre bem cuidada é usar um vaso auto irrigável. Assim, de forma prática, o solo ficará úmido na medida certa;
* Em sequência, ponha a terra adubada, húmus de minhoca ou matéria orgânica no vaso em que a Maranta tricolor estiver;
* Depois disso, garanta que a Maranta tricolor esteja em um local que não receba luz solar de forma direta.

Pronto! Nada difícil, não é mesmo? Agora você possui o ambiente propício para que a sua Maranta cresça de forma saudável.

Outra vantagem em contar com a espécie (ou até mesmo o cultivo de outras plantas em seu lar) é que plantas dentro de casa ajudam a reduzir a poluição do ambiente. Esse benefício é necessário nos dias de hoje, concorda?

maranta-tricolor

Como cuidar
Agora que você sabe como plantar a espécie em questão, que tal entender as preocupações cotidianas que dizem respeito a como cuidar da Maranta tricolor? O primeiro deles você já sabe: ela é uma planta que é amiga da sombra.

Por isso, mantê-la em local que não receba incidência solar diretamente é o primeiro passo para garantir a sua saúde.

Solo e adubação adequada
Para garantir um solo saudável para a sua Maranta tricolor, é importante que você alimente o local a cada 2 ou 3 semanas com um fertilizante adequado e solúvel em água.

Outra opção é fazê-lo com fertilizante orgânico, tal qual húmus de minhoca ou esterco curtido.

Frequência de rega
Fique atento a como cuidar da Maranta tricolor em relação à rega, pois essa é uma dúvida frequente para muitas pessoas.

A espécie pede que o solo onde ela esteja plantada esteja sempre úmido, com o cuidado de não deixar as raízes encharcadas.

É por isso que recomendamos o vaso auto irrigável, uma vez que ele mantém o solo úmido, sem exageros e você não precisa se preocupar. Afinal, existe uma autonomia de 25 dias.

Um detalhe é que a temperatura da água que você irá regar a espécie deve ser ambiente e, preferencialmente, com pouco cloro.

marante tricolor2

Além disso, outro ponto importante que permeia o tema como cuidar da Maranta tricolor é a umidade no ar. Dessa forma, em períodos mais secos, um nebulizador pode ajudar a manter a saúde espécie.

Outra opção é encher um prato com pedras ou até mesmo argila expandida. Basta que você coloque água e deixe o vaso da Maranta sobre o prato. Feito isso, a água evapora e torna o ambiente mais adequado para a sua Maranta.

Iluminação necessária
Conforme dito ao longo do artigo, para cuidar da Maranta tricolor é necessário entender que ela é uma planta que gosta de sombra. No entanto, cuidado para não levar isso tão ao pé da letra.

Afinal, como quase toda espécie, ela precisa de luz. O cuidado específico, no caso da Calatéia, é que ela receba luz de forma indireta.

banquinho

rhapis-excelsa-

Uma escolha certa de planta para decorar ambientes internos é a palmeira-ráfia. Pouco exigente em luminosidade, rústica, perene e ornamental, está presente no interior de muitas casas, escritórios, entre outros diversos estabelecimentos.

Adaptada a pequenos espaços e com bom crescimento em vasos, também se apresenta como opção adequada para o paisagismo em jardins de inverno ou mesmo em áreas ao ar livre, compondo maciços, bordaduras ou renques.

Com tantas características a favor para sua comercialização, a palmeira-ráfia é uma planta que não falta em pontos de venda de flores e folhagens, como floriculturas, garden centers, lojas de produtos agropecuários e centros de abastecimento.

Por ser uma das preferidas pelos compradores, garante lucro para os produtores, inclusive para os profissionais que têm pouca experiência com a espécie, já que se trata de uma cultura de cultivo fácil.

Sem necessidade de muitos cuidados e resistente a pragas e doenças, a ráfia ainda conta com desenvolvimento rápido, podendo crescer de 7 a 30 cm ao ano. Em locais externos, tem capacidade para chegar a 4 m de altura, enquanto em interiores até 2 metros, dependendo do tamanho do vaso utilizado.

Originária do sul da China, aqui a planta descende das palmeiras do gênero Rhapis, da família Arecaceae, que são mais conhecidas como ladypalms. Palmeira-rápis, ráfis, rápis, palmeira-dama e jupati são outros nomes populares da palmeira-ráfia, cujas folhas ornamentais e vistosas têm cor de acordo coma intensidade de luz que recebem, sendo que atingem um tom mais escuro quando mantidas à sombra.

Sob o sol direto, a tendência é das folhas em forma plissada e palmada adquirirem um aspecto amarelado ou desbotado, com risco de ficarem até com uma aparência de queimadas. Neste caso, é preciso aplicar podas com uso de ferramentas como tesoura de jardinagem ou alicate de corte e corrigir a rotina dos cuidados.

Raphis excelsa

Uma dica para manter as folhas da ráfia saudáveis, quando a palmeira estiver completamente exposta à luz solar, é realizar regas diariamente –em recintos fechados, basta irrigar a cada 15 dias, já que se trata de uma espécie que não gosta de umidade excessiva.

A folhagem grande e em forma de leque, que brota de troncos finos e revestidos por uma fibra marrom e grossa, deve estar sempre verde, brilhante e lisa.

Mãos à obra de como plantar
Sem ter ainda a prática para propagar a palmeira-ráfia, a recomendação é adquirir as primeiras mudas prontas em viveiristas idôneos existentes no mercado. Também planeje a compra de vários vasos de diferentes tamanhos e formatos, para vender as palmeiras já plantadas, além dos exemplares para a composição de paisagismos.

* Ambiente
O local do plantio deve ter baixa luminosidade, com luz filtrada ou interior indireta. A proporção de sombreamento indicada é de 70% a 90%. Em área fechada, é preciso evitar o uso de ar-condicionado, pois a palmeira-ráfia não gosta de temperaturas baixas.

A preferência é pela faixa dos 20ºC. Tanto não tolera geadas quanto clima muito seco por períodos longos. Boa ventilação e umidade relativa do ar entre 50%e 70% são outros dois quesitos para o ambiente.

rhapis-excelsa-9

* Propagação
Como por meio de semente o crescimento das mudas é mais lento, com necessidade de cerca de 130 dias para germinarem, a divisão de touceira é a mais recomendada.

Ao atingirem 30 cm de comprimento, as mudas podem ser retiradas da base da planta-mãe, utilizando uma tesoura de poda ou um canivete. Exclua o substrato em torno das mudas e transplante-as para um vaso ou local definitivo preenchido com novo material de adubação.

* Plantio
Melhor em solo úmido, mas não encharcado. Por isso, deve ser bem drenado e, também, fértil, com pH neutro ou ácido. No caso de vasos, o fundo com furos e revestido com pedriscos e areia ajuda na drenagem.

A palmeira-ráfia gosta de meia-sombra, sombra ou luz difusa, mas pode ser cultivada sob sol pleno.

* Vasos
Em geral, devem ser grandes e largos, porém é possível variar o tamanho de acordo como porte de palmeira que se pretende obter. No varejo há muitos modelos decorativos que, junto com a palmeira-ráfia, formam uma combinação charmosa para salas, terraços e entradas de residências e empresas.

Importante é utilizar recipientes de cor clara, para que a raiz da planta não aqueça demais. As unidades de cor escura levam a uma maior absorção de calor, que pode prejudicar a palmeira.

Raphis excelsa6

* Adubação
Pode ser realizada até anualmente, pois a ráfia não é uma planta exigente em nutrientes do solo e não demanda a reposição frequente de produtos.

Com esterco de animais bem curtido, húmus de minhoca e torta de mamona, adube no a todo plantio e depois repita a cada primavera. Uma opção é aplicar NPK 10-10-10 de seis em seis meses.

* Irrigação
Vai depender da estação do ano e do local de cultivo. Em espaços fechados, indicam-se regas quinzenais, enquanto em plantios sob sol direto e lugares muito quentes chegam a ser necessárias até diariamente.

Em época de frio mais acentuado, o intervalo é de um mês. Borrifar as folhas da palmeira-ráfia é uma prática que auxilia manter a folhagem sem poeira, limpa e viçosa.

wisterias