Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Ipomoea quamoclit

A esqueleto, também conhecida como boa-tarde, campainha, campainha-vermelha, cardeal, cipó-esqueleto, corda-de-viola, corriola, flor-de-cardeal, primavera, entre outros, é uma trepadeira delicada e anual. que chama a atenção pelo vivo vermelho de suas flores.

Suas folhas são bem diferentes de outras ipoméias. Elas apresentam a forma de pena, são verde-claras e profundamente lobadas com segmentos afilados.

Ela pertence  à família das Convolvulaceae.

A ipomoea-esqueleto é perfeita para jardineiros iniciantes, uma vez que é rústica, fácil de plantar e cuidar.

O solo para o plantio da planta-esqueleto, deve ser fértil, com bastante matéria orgânica e drenável. Enriqueça-o com farinha de ossos.

As regas devem ser suficientes para manter a terra úmida mas nunca encharcado. A planta consegue sobreviver a períodos breves de seca.

Plante suas sementes no verão. Ela leva entre 4 a 15 dias para germinar. Rápida, né?

Você pode cultivar essa espécie em vasos. Como é um vegetal bem delicado coloque a muda próxima ao lugar que deseja que ela cubra conforme for crescendo. Assim evitará seu deslocamento, protegendo-a.

ipomoea-quamoclit-1

Cuidados com culturas
A planta-esqueleto consegue se alastrar com facilidade, sendo considerada erva daninha em alguns lugares do mundo e próxima a algumas culturas.

Para evitar isso, realize podas de controle sempre que necessário. Também remova as vagens de sementes antes que elas se espalhem pelo jardim.

A floração ocorre no verão e outono. Ocorrem ainda variedades de flores róseas (pink) e brancas, raras em cultivo. Os frutos são cápsulas glabras, com grandes sementes marrom-avermelhadas.

Esta bela trepadeira é ótima para estruturas leves, como treliças, grades, arcos e pode ter usos provisórios já que é anual. Seu porte é pequeno, e durante seu ciclo ela pode atingir até 6 m de comprimento.

É uma espécie muito rústica e fácil de cultivar, apropriada para jardineiros iniciantes. Suas flores ainda atraem muitas borboletas e beija-flores.

A principal característica desta espécie são suas flores, cuja coloração vermelho-escarlate chama bastante a atenção. As folhas, em geral, são bem diferentes de outras ipoméias.

Despontam no verão e outono. Existem ainda variedades de flores róseas (pink) e brancas, mas estas ainda são de raro cultivo. Os frutos são cápsulas glabras, com grandes sementes marrom-avermelhadas.

Devido a sua facilidade de propagação, a trepadeira esqueleto é considerada planta daninha em alguma situações.

planta-esqueleto

O cultivo da esqueleto
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.

Aprecia o clima subtropical, florescendo mais abundantemente. Não tolerante a geadas. Tolera a estiagem, desde que não seja muito prolongada. Multiplica-se facilmente por sementes plantadas no início da primavera. As sementes germinam em cerca de 4 dia

A esqueleto no paisagismo
No paisagismo, a esqueleto é uma trepadeira ideal para decorar estruturas leves, como treliças, grades e arcos. Como é uma espécie anual, pode servir para cultivos provisórios. Seu porte é pequeno, chegando até 6 m de comprimento.

A esqueleto é perfeita para jardineiros iniciantes, já que é muito rústica e exige poucos cuidados. Pode ser considerada planta daninha em algumas situações, e suas flores atraem muitas borboletas e beija-flores.

moinho

gerânios

Coloridos, perfumados, resistentes e fáceis de cuidar, os gerânios são perfeitos para dar mais vida ao ambiente. Esse é o nome popular dado a plantas que contemplam duas espécies: Geranium e Pelargonium.

Assim como as suculentas, essas flores são ótimas para decoração! Abaixo, confira os tipos de gerânio mais comuns para ter em casa, além dos cuidados e lindas fotos de inspiração.

Aliás, uma das razões que aumentam sua procura está na facilidade para o gerânio ser cultivado em jardins externos ou em ambientes internos com o uso de vasos decorativos.

Exuberantes, os gerânios são resistentes e contam com um cultivo fácil, mas, mesmo assim, precisam de cuidados específicos. A vantagem é que as dicas valem para todas as espécies.

gerânio3

Características do gerânio
Acredita-se, que seja possível encontrar na natureza mais de 300 tipos de gerânios e apenas duas dessas espécies são encontradas com mais facilidade sendo comercializadas em floriculturas para serem cultivadas. Entre essas espécies estão o ereto e o gerânio pendente.

Aliás, entre as principais características da flor, estão seu perfume que exala bastante durante o verão e as lindas cores que compõe as pétalas de sua flor.

Por mais que o gerânio seja considerado como uma espécie perene e consiga desenvolver suas flores durante todo o ano, é recomendado que sejam seguidos alguns cuidados para que ele se desenvolva corretamente e floresça suas lindas flores.

Exposição a luz
Um ponto importante para que as flores do gerânio se desenvolvam corretamente, está na correta exposição da flor a luz do sol.

Por isso, para que elas fiquem sempre com um coloração bem vibrante, o ideal é que elas sejam mantidas em um local onde possam ter contato direto com a luz do sol por algumas horas, no mínimo 4 horas diárias.

geranio

Frequência das regas
Já as suas regas, devem ser feitas com uma maior intensidade durante o início do seu cultivo e, conforme o gerânio for crescendo e se desenvolvendo, ir diminuindo essa intensidade.

Por isso, quando você observar que ele já está totalmente desenvolvido, o correto é de fazer as suas regas apenas quando o substrato já se encontre totalmente seco, devendo manter o solo apenas umedecido.

Substrato e adubação
Quanto ao substrato recomendado, é importante fazer o uso de um solo que seja rico em nutrientes e que possua uma boa drenagem.

Para isso, você pode preparar um substrato composto por uma mistura de terra vegetal, casca de pinus ou fibra de coco e algum tipo de adubo orgânico (húmus de minhoca, borra de café ou esterco).

Como acabar com fungos na flor gerânio?
Por mais resistente que o gerânio possa ser, doenças causadas por fungos podem acabar atingindo seus vasos quando estão cheios de vida.

A principal doença fúngica que pode atingir a flor é conhecida como ferrugem do pelargônio, que deixa as folhas da planta com várias manchas de cor marrom.

brisa

Muehlenbeckia complexa

A planta-arame, também conhecida como cabelo-de-noiva e enredadera-de-alambre , é uma trepadeira dióica, semi-decídua, vigorosa e muito ramificada, pertencente à família das Polygonaceae.

Apresenta ramagem entouceirada e entrelaçada, distribuída de maneira relativamente esparsa, embora com crescimento uniforme. Seu aspecto de arame enredado e textura aerada e delicada, são responsáveis pelo seu nome popular.

As pequenas folhas são brilhantes, com textura semelhante ao couro e formato redondo a cordiforme. Aparecem no final da primavera, inicialmente com tonalidade verde-limão, que se tornará verde-escuro durante a maturação até adquirem tons bronzeados. Em seguida elas caem, no inverno.

Floresce no verão, despontando delicadas flores suculentas, branco-amareladas. Os frutos são do tipo baga, com sementes pretas, que se tornam maduros no outono.

Muehlenbeckia complexa9

A planta-arame no paisagismo
No paisagismo, a planta-arame mostra muita versatilidade, embora seja comumente utilizada como planta pendente, em cestas, cuias e jardineiras. No entanto, ela pode ser utilizada como trepadeira e como cerca-viva, de estilo formal ou informal.

Serve muitíssimo bem para topiaria, visto que pode ser podada com facilidade. É ideal para fazer verdadeiras cortinas vivas, capazes de reduzir o vento e a poeira.

Também faz às vezes de forração, especialmente a jardins rochosos.  A planta-arame pode tornar-se invasiva em algumas situações.

Muehlenbeckia_complexa

O cultivo da planta-arame
A planta-arame deve ser cultivada sob pleno sol ou meia-sombra. O solo ideal para cultivo é fértil, drenável e enriquecido com matéria orgânica. As regas devem seguir intervalos regulares. Resiste à salinidade e aos fortes ventos litorâneos.

Aprecia melhor os climas temperado e subtropical. Sua multiplicação é feita facilmente por estaquia, divisão das touceiras ou mergulhia. Para produção de sementes, no entanto, é necessário cultivar plantas macho e plantas fêmea.

folhas caindo_1

Filicium_decipiens

A árvore-samambaia , também conhecida como felício ou filício, é uma árvore dióica e perenifólia, pertencente à família das Sapindaceae.  Ela é nativa da Índia e do Sri Lanka e atinge até 7 m de altura.

É uma árvore bastante interessante para uso no paísagismo devido ao apelo tropical, porte pequeno e copa bem fechada, arredondada e simétrica, que oferece sombra fresca no verão. Pode ser utilizada isolada, como destaque, como plano de fundo para alguma espécie florífera, ou em linhas, ao longo de caminhos e estradas.

Assim, ela se encaixa perfeitamente em pequenos espaços, como jardins residenciais, entradas de automóveis, pátios, etc, e é ideal para fornecer privacidade. Diz-se que é uma espécie muito boa para fixar orquídeas e outras plantas epífitas. Seu crescimento é considerado rápido a moderado.

É também indicada para a arborização urbana, por não ter raízes agressivas e por suas qualidades como ornamental, mas há que se atentar que seu tronco não é dos mais fortes, estando sujeito a eventuais quebras.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo drenável, preferencialmente alcalino, enriquecido com matéria orgânica e irrigado diariamente no primeiro ano após o plantio. A árvore-samambaia é extremamente rústica, dispensando maiores cuidados depois de bem estabelecida.

Ela é resistente a salinidade de áreas litorâneas e a curtos períodos de estiagem. No entanto, por ser uma espécie tipicamente tropical, não tolera geadas ou frio intenso.

Espécie tem a folhagem bastante decorativa, se assemelha no aspecto às frondes de samambaias, razão para seu nome popular e também para o seu nome científico, já que filicium significa “samambaia”, enquanto decipiens signifca “falso”.

As folhas são pinadas, glabras, sésseis e com folíolos brilhantes, além das margens onduladas e a nervura central alada. Estão distribuídas de maneira alterna e espiralada sobre os ramos, resultando em um aspecto bastante denso.

As inflorescências são axilares, despontando flores pequenas, amarelas e com suave perfume, sem muita relevância ornamental. Surgem na primavera e no verão. Os frutos são do tipo drupa, com formato elipsóide e cor roxa quando maduros, semelhantes a azeitonas pretas.

árvore samambaia

A árvore-samambaia no paisagismo
No paisagismo, a árvore-samambaia é uma espécie bastante interessante por conta de seu ar tropical e seu porte pequeno. Também oferece uma copa fechada, arredondada e simétrica, fonte de sombra fresca no verão.

Apresenta ótima versatilidade, podendo ser plantada como destaque ou complementando alguma espécie florífera. Também funciona muito bem em linhas, ao longo de caminhos e estradas.

Dessa forma, é possível utilizá-la com maestria em pequenos espaços, como jardins residenciais,  entradas de automóveis, pátios, entre outros. É ideal para fornecer privacidade, além de ser muito boa para fixar orquídeas e outras plantas epífitas. Apresenta um considerado rápido a moderado.

O fato de ser uma espécie ornamental e não possuir raízes agressivas faz da árvore-samambaia uma ótima espécie para cultivo em áreas urbanas. A única ressalva, no entanto, fica por conta de seu frágil tronco, que pode vir a quebrar eventualmente.

árvore samambaia

O cultivo da árvore-samambaia
A árvore-samambaia deve ser cultivada sob sol pleno. O solo ideal para o cultivo é alcalino, de preferência, drenável e enriquecido com matéria orgânica. As regas devem ser regulares no primeiro ano de plantio.

Após estabelecida, não serão necessários maiores cuidados, já que se trata de uma espécie extremamente rústica. É ótima para ser cultivada em regiões litorâneas, já que é bem resistente aos efeitos da salinidade, além de curtos períodos de estiagem.

É de se imaginar, portanto, como árvore tipicamente tropical, que não tolere frio intenso e nem geadas. Sua multiplicação se dá facilmente por sementes, postas a germinar durante o outono em substrato mantido úmido.

borboletas044