Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Conheça 6 espécies de lindos Clerodendros para enfeitar o seu jardim!

Clerodendrum thomsonae

O gênero Clerodendrum é um dos mais apreciados e cultivados entre os jardineiros de plantão. Além de não serem plantas com grandes exigências de cultivo, conseguem unir dois pontos muito interessantes: variedade e beleza.

Vamos conhecer agora  6 espécies de clerodendro que darão alegria e cores ao seu jardim.

clerodendro-cotonete-clerodendrum-quadriloculare

Clerodendro-cotonete (Clerodendrum quadriloculare)
O clerodendro cotonete, embora pouco utilizado no paisagismo, pode ser usado isoladamente, como ponto focal, ou em grupos e renques. Também pode ser usado como cerca-viva, oferecendo privacidade à propriedade.

Sua folhagem escura pode servir como pano de fundo para espécies menores e de cores mais claras. É uma floração que atrai borboletas e beija flores.

Caso seja usada como arvoreta, é interessante para compor calçadas, mas também é indicada para plantio em vasos amplos, decorando pátios, varandas, entre outros.

Clerodendrum_speciosissimum

Clerodendro-vermelho (Clerodendrum speciosissimum)
O clerodendro vermelho é uma espécie nativa do arquipélago de Bismarck, Bornéu, Java, Malásia, Molucas, Nova Guiné, Ilhas Salomão, Sulawesi e Sumatra.

Esta espécie é bastante rústica e ainda pouco explorada no paisagismo. São mais difundidas nos jardins tropicais e subtropicais como ornamental devido à sua inflorescência no final do verão ao outono, e as grandes folhas aveludadas.

Pode ser plantado isolado, assim como em grupos e renques. É especialmente atrativo ao longo de avenidas, adornando o canteiro central.

Clerodendrum wallichii

Clerodendro-branco (Clerodendrum wallichii)
O clerodendro branco é uma espécie nativa da Ásia temperada e tropical, mas foi introduzida em regiões com climas semelhantes. Em relação aos requisitos de elevação, a espécie ocorre em altitudes que variam de 100 a 1200 m em seu habitat natural.

De crescimento lento e baixa manutenção, também pode ser tutorado através de podas e amarrios para se tornar uma pequena árvore ou mesmo uma trepadeira escandente.

Uma das maiores vantagens desta espécie é que ela floresce satisfatoriamente em condições de sombra, o que é bastante incomum para arbustos.

É uma ótima opção para adornar ambientes internos bem iluminados, assim como corredores e outras áreas um tanto escuras do jardim.

Clerodendron_thomsoniae1

Lágrima-de-cristo (Clerodendrum thomsoniae)
A lágrima de Cristo (é uma espécie originária da África, mas encontrou na América Latina um ambiente propício ao seu desenvolvimento.

É uma trepadeira que precisa obrigatoriamente de direcionamento, e por isso é perfeita para compor cercas vivas em treliças e grades, jardins suspensos em pergolados e até em vasos pendurados.

Suas flores apresentam um formato peculiar: são quatro cálices brancos cordiformes (forma de coração) que se unem formando uma “tulipa” que sustenta a delicada inflorescência vermelha, com quatro pétalas e longos estames.

Clerodendrum bungei)

Clerodendro-da-china (Clerodendrum bungei)
O clerodendro da China é um arbusto originário da China que serve para fazer belas ornamentações. É comumente utilizada em maciços ou renques, preferencialmente em lugares onde haja contenção durante seu crescimento.

Um singular perfume almiscarado logo identifica a espécie entre as variedades que disputam com ela em beleza e extravagância nos seus habitats naturais. E ainda são ricas em néctar, que é um grande atrativo para as borboletas, beija-flores e bem-te-vis.

Clerodendro-perfumado (Clerodendrum infortunatum)

Clerodendro-perfumado (Clerodendrum infortunatum)
O clerodendro perfumado é uma pequena árvore que pode crescer de 1 a 5 m de altura. É um arbusto ornamental, florífero, semi herbáceo e gregário (formam naturalmente grupos em torno da planta-mãe).

É muito difundido atualmente, sendo cultivado em várias áreas tropicais e subtropicais do mundo. Em bosques, parques, jardins e muros, são locais onde se encaixam melhor.

Nas aldeias e arvoredos, muitas vezes crescem de forma gregária, formando uma densa vegetação rasteira e especialmente associados aos bambus.

janelabuterflay10

grifínia

A grifínia, também conhecida como amarílis-azul, é uma planta bulbosa e com flores, pertencente à família das Amaryllidaceae. Nativa da Mata Atlântica, ainda é uma espécie cujo cultivo é bastante raro.

Por conta da voracidade da coleta e do desmatamento de seu habitat natural, a grifínia é considerada uma espécie em extinção. Suas folhas são pecioladas, verdes, coriáceas (textura de couro) e de formato elíptico. Diferencia-se de outras espécies do gênero por conta de suas manchas brancas, salpicadas no limbo.

As flores grandes surgem a partir de inflorescências do tipo umbela, sendo estas sustentadas por longos e eretos pendões florais, que se estendem com destaque até o topo da folhagem.

A grifínia no paisagismo
Em primeiro lugar é preciso destacar que essa espécie ainda não recebe o valor que merece por parte dos paisagistas, visto que o seu cultivo ainda é raríssimo no país mesmo se tratando de uma planta nativa.

Embora de crescimento lento, a grifínia é ótima escolha adornar canteiros e maciços no jardim, com preferência para locais com sombra.

Também funciona muito bem como decoração interna quando plantada em vasos e jardineiras. Mesmo sem flores é uma planta de folhagem vistosa e bonita.

grifinia 2

O cultivo da grifínia
A grifínia deve ser cultivada sob meia-sombra ou luz difusa. O solo ideal do plantio é fértil, enriquecido com húmus e matéria orgânica, além de boa drenagem.

Aprecia locais com calor e umidade tropicais, mantendo as suas folhas durante todo o ano.

As regas devem ser regulares, com o solo mantido úmido, especialmente nos primeiros anos, durante o crescimento e floração. Após esse período, as irrigações podem ser reduzidas aos poucos.

Em locais mais frios, como em clima subtropical ou temperado, ela adormece no inverno, assim as regas podem ser ainda mais reduzidas ou suspensas. Não resiste a geadas ou frio intenso.

Pouco exigente em iluminação, ela floresce mesmo em sombra clara. Multiplica-se por separação dos bulbilhos formados entorno da planta-mãe ou através de sementes frescas, que germinam com facilidade.

mata mexendo