Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




ruttya_fruticosa amarela_8

A planta-coelhinho pertence à família Acanthaceae. Dela fazem parte mais de 200 tipos e beira as 3.000 espécies diferentes, sem contar todas as suas variedades. Desse mundo de planta fazem parte os famosos e charmosos “camarões”.

Esse arbusto é originário da região pertencente à África Oriental tropical, que corresponde ao Quênia, Somália, Etiópia e Tanzânia.

No Brasil, são originários algo em torno de 40 gêneros, sendo que dessas se originam aproximadamente 500 espécies. A metade dos gêneros foram trazidas para cá, introduzidas.

A planta-coelhinho é um arbusto com tamanho aproximado que pode variar entre os 2 e 3 m de altura, e possui flores bastante características e até um tanto bizarra, por se assemelhar a um coelho, e ao mesmo tempo mostrando um grande encanto e magia. As flores apresentam duas pétalas, que, unidas, lembram a cabeça de um fofo coelhinho.

Quando se observa ao longe o arbusto, logo na primeira vez, pode-se notar certo nível de desproporção entre o tamanho da flor e o da planta em si. Isso porque as flores são bem miúdas, e o arbusto é bem grande.

Olhando a grosso modo, certamente será visto varias orelhas de lebre espalhadas pelos arbustos. Muitos a chamam popularmente de coelhinho, sendo uma planta perfeita para se ter em qualquer jardim, pois ela, por si só, já embeleza e atrai muito olhares curiosos e admirados.

Essa aparência diferente da flor não é nenhum defeito estético, já que seus ramos estão sempre repletos de flores iguais, que formam um espetáculo à parte.

ruttya_fruticosa

Os Cuidados
A planta-coelhinho é uma planta que permite as podas regulares e fica até mais viva e bonita sempre que isso ocorre. Em razão de aceitar bem às podas, ela além de embelezar o jardim, ainda atua como maciço ou cerca viva, para canteiros aberto ou fechados.

Porém, para não colocar a perder todo o show de beleza das flores, a poda deve ser efetuada sempre após a florada, sempre na estação do outono, quando ocorre a diminuição das flores.

Esse tipo de arbusto pode ser utilizado em qualquer tipo de canteiro ou jardim, especialmente em lugares onde possuam bancos para descanso. Ainda que as pessoas não gostem muito da aparência das flores da planta-coelhinho, depois de plantada o espetáculo pode ser ainda maior, visto que a mesma será frequentemente visitada por beija-flores e colibris que vêm em busca o néctar das flores, além do que, as cores fortes atraem ainda mais esses charmosos bichinhos.

As folhas dessa planta possuem formato ovalado e coloração verde bastante vibrante, medindo cerca de 8 cm cada uma.

As flores aparecem mais nas terminações dos arbustos e cada um dos galhos pode vir a ganhar até cinco flores tubulares com aqueles formatos diferenciados e encantadores, cheinhas de néctar, atraindo um grande número de visitantes.

Claro que a atração de outras espécies não acontece somente em decorrência da abundancia de néctar, mas ainda por causa das suas duas pétalas laranjas e vermelhas, sendo que a parte inferior possui formato abaulado, numa tonalidade vermelho escuro com um parte mais preta na base.

ruttya

O fruto dessa flor nada mais que uma cápsula em formato de elipse com coloração amarronzada, que tem no máximo a presença de quatro sementes, que, como em outras espécies que pertencem à mesma família, são lançadas longe quando a cápsula se abre logo que amadurece. Ele se reproduz através das sementes ou ainda através de mudas.

Apesar de ser uma planta muito bonita seu cultivo não é tão difundido quanto se espera, mas a mesma pode ser perfeitamente plantada em climas subtropicais e tropicais, e até mesmo no temperado, onde, a planta-coelhinho atua como semi-decídua, já no caso de ter de enfrentar temperaturas mais baixas, especialmente aquelas mais radicais, para economizar sua energia ela se faz de suas partes mais altas, retendo mais líquido e mantendo sua saúde.

Porém, que a vê-la assim não é necessário susto, a mesma recuperará toda a sua beleza e vivacidade logo a partir de suas raízes assim que chegar a tão esperada época da primavera, estação das flores.

ruttyafruticosa

Esta espécie de arbusto se desenvolve muito bem se tiver um sol bastante evidente sobre eles, mas, ainda assim, pode ter lindas flores se ficar à meia sombra, mas nunca escondido totalmente do sol e da claridade, que lhe proporcionam beleza e vivacidade.

Assim como várias outras flores, a planta-coelhinho não precisa de água em abundância e nem gosta muito de solo encharcado, por isso, a rega da mesma deve ser feita somente quando sentir que o solo, na parte de cima, está mais ressecado.

Além disso, a quantidade de água a ser usada não precisa ser exagerada, senão escoará totalmente e levará consigo todos os nutrientes indispensáveis à boa saúde da planta.

janela

jardimdoméstico

É muito importante para se ter um bom jardim antes de mais nada uma boa mangueira, fertilizantes, sementes e ainda luvas de jardinagem para cuidar bem do plantio.

Aos poucos você terá a necessidade de adquirir outros acessórios porém estes são o suficiente para se começar a trabalhar com jardinagem.

Procure sempre começar por pequenas coisas, se não tiver a certeza de quanto tempo poderá dedicar a jardinagem, procure começar por plantas em vasos e talvez por algumas diversas filas de flores no seu jardim.

Procure se certificar de que realizou a plantação de flores em zonas que são apropriadas do jardim, vale lembrar de observar as flores que tenham de pegar mais ou menos sol.

É importante ainda controlar de forma periódica seu terreno com kits para medição de pH da terra. Isto irá lhe indicar se existe a necessidade de um fertilizante ou ainda de mais uma camada de terra.

É importante ainda observar que tipos de plantas necessitam de outros tipos de cuidados especiais em condições de climas também especiais.

jardins-

Assim que forem plantadas as suas sementes, é importante procurar dedicar pelo menos uma ou duas horas semanalmente para que possa tratar de seu jardim. É importante também procurar fertilizar e ainda regar seu jardim com um pouco mais de regularidade.

É interessante lembrar que você poderá escrever um memorando ou todas as suas atividades realizadas anotando tudo o que funciona e o que deverá ser melhorado em usa plantação para a próxima estação.

Normalmente as manutenções do jardim não dão certo devido a alguns excessos, como por exemplo a rega em demasia, uma fertilização em excesso, cortes de plantas muito frequentes. É importante lembrar ainda que a jardinagem nem sempre é fácil ou divertida de se fazer, pode ser cansativa e trabalhosa, porém precisa ser relaxante, por isso ao ter a idéia de realizar uma plantação, procure se divertir nas suas criações.

Alguns cuidados com plantas aparentemente inofensivas porém poderão ser muito perigosas se forem ingeridas. Podemos citar a bastante conhecida comigo ninguém podem, a espirradeira, a coroa de cristo e também as allamandas.

Por isso é importante ter muita atenção, evite também deixar o seu jardim, se ele for bastante colorido, próximo de animais domésticos ou crianças para evitar a possibilidade de que eles possam ingerir de alguma forma as plantas, já que algumas podem ser venenosas e fazer muito mal a saúde tanto dos humanos como também dos animais. Seguindo estas dicas certamente você irá ter um belo jardim.

entardecer

chlorophytum_orchidanteoides_TT

A Lumina é uma planta originária da África e pertencente à família Agavaceae. É também conhecida como Clorofito-lumina. É uma planta considerada herbácea, e que tem um grande destaque nos jardins devido ao seu colorido incomum de sua folhagem.

Conta com folhas bastante largas em coloração roseta, costumam crescer com rizomas carnosos. Suas folhas são o grande atrativo deste tipo de planta.

Na maioria das vezes a planta aparece em tamanhos largos e longos, com um limbo verde escuro e também fosco, além de uma longa e grossa nervura no seu centro, com um brilho totalmente translúcido e de coloração creme alaranjada.

A sua inflorescência vem de importância ornamental em um segundo momento, além de apresentar hastes avermelhadas com pequenas flores brancas.

A Lumina é uma planta tropical bastante atraente. Suas características que chamam muito á atenção é a sua exuberância que pode ser apreciada tanto em interiores que estiverem bem iluminados, perto de janelas, porém sem receber sol diretamente, o que normalmente queima as suas folhas.

Além de vasos, a lumina pode ser cultivada em jardins, totalmente isolada ou ainda em pequenos grupos, em locais que poderão contar com luz filtrada e ainda totalmente protegida pelas sombras das árvores. É importante salientar que o grande exotismo deste tipo de planta é totalmente valorizado nos jardins de coloração tropical e contemporâneos.

Lumina (Chlorophytum orchidastrum)

Cultivo
O cultivo da Lumina deve ser em meia sombra contando com substratos drenáveis, estes que deverão ser enriquecidos com matéria orgânica e ainda mantidos de forma úmida. Pelo fato de a Lumina ser uma planta rústica ela não precisa de cuidados especiais.

A espécie aprecia bastante o calor e também toda a umidade dos ambientes tropicais, devendo ser cultivadas nas estufas em países que tiver um clima temperado. Uma peculiaridade interessante é que não há necessidade da realização de podas nesta planta, basta apenas se remover as folhas que estiverem mortas que estará pronto.

É interessante investir em adubações leves realizando um replantio desta inflorescência pelo menos duas vezes no ano, sempre na época da primavera, o que são suficientes para todo o desenvolvimento de folhagens que sejam vibrantes.

Este tipo de planta costuma se multiplicar através de divisões de touceiras e ainda rizomas devido a ocasiões do seu replantio realizado.

Lumina Chlorophytum orchidastrum

Folhas
As folhas da Lumina são bastante estreitas e também compridas, com coloração verde fosca, crescendo através de rosetas apresentando em suas nervuras um tom muito bonito laranja fluorescente, que acontece até a base da planta, oferecendo assim um visual totalmente para encher os olhos.

Além de ser caracterizada como uma planta muito bonita ela é bastante rústica, algo ideal para a decoração de ambientes que sejam internos, desde que possam ficar a uma distância equivalente a 1 m das janelas.

Ela pode ser cultivada nos jardins, apesar disto sempre deverão ficar em lugares protegidos desta ação dos raios solares, e também pelos fatos de suas folhas facilmente ficarem com um aspecto de queimadas.

Sua multiplicação é feita através de divisões de rizomas. Esta planta é uma  parente bastante próxima dos clorofitos e não crescem muito, atingindo no máximo um tamanho equivalente a 40 cm de altura.

janelabuterflay16