Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




gérberas amarelas

A Gérbera é um gênero de plantas herbáceas ornamentais pertencentes à família Asteraceae, a mesma dos girassóis e margaridas. As espécies que compõe o gênero são cultivadas em grandes quantidades pelas suas flores, muito apreciadas em arranjos ornamentais e como planta decorativa de exteriores nas regiões de clima temperado de ambos os hemisférios. O gênero ocorre naturalmente na América do Sul, África e na Ásia tropical.

As Gérberas são flores bastante interessantes no que diz respeito a sua beleza e também as técnicas de cultivo.

Elas são as flores preferidas dos floristas podem ser encontradas em mais de 20 opções de cores. A cartela de cores é tão ampla que podemos dizer que vai do branco ao vermelho.

Também é uma flor que tem uma boa duração, se estiver num vaso com água pode chegar a durar mais de uma semana. Elas florescem o ano inteiro, mas o ápice do florescimento dessas plantas se dá durante a primavera e o verão.

Uma boa dica é aproveitar o verão e a primavera para fazer o plantio das Gérberas. A grande vantagem de cultivá-las é que elas são flores silvestres e por isso mesmo se adaptam muito bem a diversos tipos de solos, até os mais pobres.

Quando se tem Gérberas no jardim é possível ter floração o ano inteiro, um colorido espetacular que não pode ficar de fora do seu conjunto de plantas.

Quando decidimos fazer o cultivo de qualquer planta em casa é importante conhecer a fundo o que cada uma delas gosta e necessita. Esse cuidado se mostra essencial para escolher as plantas que irão durar mais tempo.

As Gérberas são plantas que gostam de solos ricos em matéria orgânica e bem drenados, embora possam também se dar bem em solos pobres. Uma dica para ter uma drenagem melhor no solo é misturar a ele uma boa quantidade de areia.

Outro cuidado importante é manter o solo sempre úmido, mas nunca encharcado. Observe se há folhas murchas na planta, isso costuma indicar que há algo errado com as suas plantas. No caso de cultivar as gérberas em vasos é importante cuidar para que nos meses de inverno mais intenso não haja o acúmulo de água no pratinho.

Se você mora numa região de clima ameno é importante cuidar para que as Gérberas tenham sempre uma incidência direta de luz solar. Já nas regiões muito quentes é importante que elas sejam cultivadas em locais a meia sombra, pois assim evitam de murchar. O sol pode ser terrível quando incide diretamente sobre as Gérberas.

gébera

Nas regiões muito frias que estão sujeitas a geadas pode chegar a perder folhas no inverno. No caso de regiões frias é necessário enfatizar que quando a planta passa pelo período mais frio sem maiores problemas tende a rebrotar espontaneamente quando as temperaturas se elevarem novamente.

Os cuidados no cultivo
Uma coisa que começa errada dificilmente dará certo com o tempo, esse raciocínio é perfeito no caso das gérberas, pois se o cultivo dessas plantas começa de forma errada não se deve esperar que floresçam de forma bonita e saudável. Por isso o primeiro grande cuidado a se tomar em relação às Gérberas é fazer o seu cultivo corretamente.

Onde e como plantar Gérberas
O cultivo ideal é aquele feito a pleno sol (nas regiões muito quentes é necessário contar com uma meia sombra). A luminosidade é essencial para garantir o crescimento dessa planta, apesar disso essa planta resiste bravamente aos invernos mais rigorosos. Por esses motivos é uma das principais escolhas de quem está em busca de manter o jardim sempre florido.

gérberas1
Solo
O principal cuidado com o solo em que serão cultivadas as Gérberas é que ele seja uma boa fonte de nutrição para as plantas. Dessa forma é indicado que seja misturado à terra algum tipo de adubo orgânico. Reforçar o adubo orgânico com um fertilizante NPK rico em Fósforo também ajuda.

A presença de Fósforo em maior quantidade ajuda a planta a florescer. Outro cuidado muito importante em relação ao solo é a drenagem. Se a sua região sofre com muita chuva é necessário tomar um cuidado a mais para que não haja acúmulo de água.

Quando existe muita água no solo pode acontecer o surgimento de fungos que podem chegar até mesmo a matar a planta. Acrescente areia grossa a terra antes de fazer o seu plantio.

Depois que as Gérberas já foram plantadas no solo, é necessário ter alguns cuidados especiais para a manutenção das mesmas.

Rega
É necessário regas regulares no solo em que as Gérberas estão sendo cultivadas, mas como já foi enfatizado, cuide para deixar o solo apenas úmido e não encharcado. Os períodos em que as regas precisam ser mais intensas são logo após o plantio e também nas épocas mais secas do ano.

Nos demais períodos é essencial que não haja exageros, pois água demais também pode causar estragos nas plantas.

gérberaslaranja

Limpeza das plantas
Fique sempre atento para o surgimento de ramos, flores ou folhas mortas na planta, logo que perceber retire esses elementos. Além de ajudar na proliferação de fungos esse tipo de elemento pode prejudicar o futuro crescimento das plantas.

Fertilização
Além de contar com o adubo para incentivar o crescimento e floração das Gérberas é importante contar com esse elemento também durante os demais estágios da planta. O Nitrogênio é muito importante durante o período de crescimento e fixação das raízes das plantas, o Fósforo ajuda a melhorar a floração e o Potássio faz o equilíbrio entre os dois.

Observe que em cada período da vida de uma planta ela necessita de mais de um ou de outro nutriente do adubo NPK. Nas embalagens desses adubos é possível verificar qual deles aparece em proporção maior e assim escolher o mais adequado.

rfz1

roseira

As rosas são divididas em três grupos principais, sendo elas as rosas selvagens, que são as espécies de rosas naturais, as rosas antigas, que são as variedades e híbridos e as rosas modernas.

Abaixo as roseiras em 6 diferentes grupos, de acordo com as variedades disponíveis no Brasil.

mini-rosas

Mini-rosas - As rosas em miniatura são a perfeição em pequena escala. Sua forma é semelhante a da rosa híbrida de chá. Elas alcançam cerca de 40 cm de altura e são excelentes para vasos e jardineiras, assim como para a formação de bordaduras e maciços baixos. São ótimas para jardins pequenos. Também prestam-se para adornar interiores por tempo limitado, mas com muito charme. Plante com espaçamento de 30 cm entre as mudas. Não são muito perfumadas. Disponíveis em muitas opções de cores.

rosa-arbustiva

Rosa arbustiva – Todas as roseiras são arbustivas, então qual o porque dessa classificação? O que caracteriza a roseira-arbustiva é seu aspecto bem formado, com forma arredondada, folhagem densa, excelente tolerância ao frio, além de resistência a doenças e pragas maior que a média. Também apresentam rápido crescimento e necessitam poucas podas. Por estes motivos, são roseiras ideais para o paisagismo. Elas se misturam e se combinam bem com as outras plantas, não ficando restritas a um “jardim de rosas”.

rosa-híbrida

Rosa híbrida-de-chá - Essas roseiras têm como principais características, desenvolverem ramos eretos e fortes, com um botão bem grande e formado na extremidade. Florescem ao longo do ano. São roseiras desenvolvidas para uso como flor-de-corte. Os belos buquês que vemos nas floriculturas são composições com essas rosas. Elas costumam ser mais exigentes em cuidados e adubação, sendo reservadas aos jardineiros mais experientes.

Roseiras Flower Carpet

Roseiras Flower Carpet
Chegam a medir 01 metro de altura por mais ou menos 01 de largura. Ao contrário das demais, não se alastram tanto pelo solo, já que possuem uma elevação maior. Para fazer uma cobertura adequada, a plantação deve ser mais acentuada, que para os outros tipos. A diferença entre esta espécie e as demais é que no caule dessa é possível se encontrar espinhos, e ainda a Flower Carpet é muito mais resistente a períodos de estiagem.

Cuidados: No começo da primavera a planta pode atingir apenas 1/3 de seu tamanho total, por isso, não há razão para desespero.

rosa empre-florida-145

Rosa sempre-florida – Como o próprio nome diz, estas roseiras estão sempre em flor. As florações não são muito abundantes, mas bastante ornamentais. Essas plantas tendem a crescer verticalmente e são bem resistentes ao frio. São utilizadas em locais onde se deseje flores o ano todo, como na entrada da casa, próximo à cerca da frente, etc.

ROSA-TREPADEIRA

Rosa trepadeira – As roseiras trepadeiras, apesar do nome, não podem escalar de verdade, com gavinhas ou raízes adventícias. Elas são arbustos escandentes, que lançam ramos longos, e estes podem ser conduzidos sobre os suportes. Podem florescer durante o ano todo ou apenas na primavera, de acordo com a variedade. Elas são ideais para coroar muros ou decorar treliças, cercas, arcos, colunas e pérgolas.  É interessante curvar seus ramos sobre o suporte, para que floresça com mais abundância.

teka 16

Bifrenaria harrisoniae)

Em geral quem cultiva orquídeas tem uma paixão especial pelas flores dessa planta e está sempre em busca de novas possibilidades. Nem sempre acontece de o paisagista acrescentar as orquídeas aos seus projetos, pois não resiste a um belo exemplar, de orquídea? Essas plantas são boas opções para compor qualquer jardim uma vez que são muito bonitas.

A flor multicolorida é um convite ao cultivo, mas nem todo mundo obtém sucesso no plantio. E mesmo quem já está habituado com a planta, volta e meia se depara com um vaso ‘caidinho’.

Se você vive atrás de dicas para manter as suas sempre saudáveis e bonitas, usando poucos produtos químicos. Segundo as especialistas, colocando em prática os cuidados certos, as orquídeas podem se manter perfeitas por muito tempo.

Muitos perguntam como pode haver tanta beleza em uma única flor, a natureza proporciona aos nossos olhos tamanha formosura que transforma qualquer pessoa em  um mero ser a usufruir de tamanha grandeza, são elas, as orquídeas, em várias qualidades e uma soma incrível de tonalidades.

Hoje é muito fácil encontrar mudas até que a um preço bem acessível ao bolso de todos e com muita simplicidade na forma de tratá-las. Basta ter carinho por elas e gostar um pouco de flores.

phalaenopsis

Orquídeas e troncos de coqueiro
Para que possa dar início ao seu cultivo basta ter uma orquídea, barbante ou sisal, estilete ou tesoura, fibra do coqueiro seco, borrifador com água.

Retire a orquídea do vaso e separe toda a raiz, limpando-a e evitando ao máximo não machucá-las, coloque a fibra de coqueiro seco encostado na raiz da orquídea, em seguida junte-a ao tronco de uma árvore e amarre com o barbante ou sisal.

Borrife bastante água sobre a fibra de coqueiro que em sequência irá também molhar as raízes da orquídea. Plante quantas orquídeas você quiser e depois de seis meses a um ano estas orquídeas irão florescer te proporcionando um ambiente repleto de muita alegria e beleza.

Veja algumas falhas comuns com as orquídeas e saiba como reverter a situação.
1. Cultivá-las em vasos de plástico. Prefira os vasos de barro, que são porosos e drenam melhor a água. Isso evita o apodrecimento das raízes.

2. Permitir que elas extrapolem o limite do vaso. O ideal é mantê-las dois dedos para dentro da superfície.

3. Trocá-las de vaso sem reparar de que lado surgem os novos brotos. Chamados de “parte da frente” da orquídea, os brotos devem ficar livres, nunca encostados na parede.

4. Esquecer de acrescentar nó de pinho ou placas de madeira à planta. Além de decorar o vaso, os substratos conservam a água por mais tempo.

5. Não esterilizar a tesoura antes de podá-las. Para essa operação, utilize um maçarico portátil ou a própria chama do fogão. Mas atenção: espere o instrumento esfriar antes de usá-lo. Esterilize novamente antes de manipular outra planta, para evitar transmissão de doenças.

6. Não passar um cicatrizante após a poda. Neste caso, utilize canela em pó que é um cicatrizante natural.

7. Ignorar as manchas na folhagem. Elas podem indicar que a planta tenha sido atacada por uma praga. A dica é usar detergente líquido diluído em água. Lave bem todas as folhas e raízes e borrife a concentração nas folhas. Se a infestação for grande, passe o sabão puro, sem diluir. Depois, deixe a orquídea por 24 horas na sombra, lave e replante.

8. Usar o mesmo vaso depois de eliminar pragas. O ideal é trocar o recipiente por um novo. Caso não seja possível, lave-o bem com cloro e finalize com detergente neutro, enxaguando antes de replantar sua orquídea.

9. Não reparar na coloração da folhagem. Se estiver muito escura, é sinal de carência de luz. Nesse caso, troque a orquídea de lugar.

10. Não identificar as orquídeas com plaquinhas. Além do nome da espécie, anote o período de sua última floração.

teka 10

cleome-rosa

A Cleome é uma planta de flores ornamentais, ótimas para decorações externas. É conhecida também como Planta-aranha, Mussambê ou Sete-marias, pertencendo à família Cleomaceae.

Sua origem é da América do Sul, se adaptando com maior facilidade às regiões que apresentam um clima Tropical, Mediterrâneo, Subtropical ou Temperado, visto que ela necessita de calor moderado para se desenvolver. Quando floresce, a planta apresenta uma tonalidade rosa.

A Cleome possui um ciclo de vida perene, ou seja, têm a capacidade de florescer durante todo o ano. Porém, a sua floração tende a ser mais intensa durante a primavera e verão, pois as temperaturas elevadas destas estações favorecem o seu desenvolvimento. Ao crescer, esta planta pode atingir entre 90 cm e 2 m de altura.

cleome vermelha

Cuidados com o cultivo
Em primeiro lugar, é necessário compreender que a Cleome deve ser plantada em jardins externos, até mesmo porque ela exala um odor forte durante a floração. O local escolhido para a plantação deve ter solo fértil e bem drenável, além de receber a incidência dos raios solares, pelo menos, 4 horas por dia, pois a planta precisa de calor e luminosidade.

O ideal é plantar a Cleome próxima de cercas e muros para que elas ganhem o formato de trepadeira. Para obter uma flor mais forte e bonita, recomenda-se enriquecer o solo com substratos orgânicos. Com relação às regas, o ideal é irrigar a planta semanalmente durante e outono e inverno e aumentar para 2 vezes por semana na primavera e verão.

Cuidado
A Cleome é uma planta espinhenta, devendo serem mantidas longe do alcance de crianças e animais domésticos.

rosaamarela13