Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




medinilla-magnifica15

A uva-rosa é uma planta do tipo arbustiva e semi-lenhosa que apresenta um florescimento tido como ornamental. Pertence a família Melastomataceae e tem origem na Ásia – Filipina.

Seu nome popular, uva-rosa, é devido à sua aparência que lembra um cacho da fruta no tom rosado.

Os ramos dessa planta têm o formato quadrangular, são eretos e são pouco ramificados. Já as folhas dessa planta são sésseis, grandes, opostas, cerosas, brilhantes e apresentam um tom verde-escuro, as suas nervuras são claras em contraste bem marcado.

Durante a primavera e o verão as inflorescências aparecem, elas são longas e pendentes podendo atingir até 30 cm de comprimento, tem brácteas e flores rosa. As flores aparecem dispostas em cachos e lembram muito a aparência de um cacho de uva.

A planta pode ser cultivada isolada ou então em grupos. Essa planta é bastante indicada para compor conjuntos com outras plantas tropicais como as helicônias, gengibres e alpínias, por exemplo. Trata-se de uma planta que chama a atenção e também tem um visual exótico e raro.

Pode ser uma excelente opção para montar um jardim contemporâneo e tropical. Como cresce bem lentamente essa planta não exige muitos cuidados de manutenção e nem muitas podas. Nas Filipinas, de onde são originárias, essas plantas podem ser encontradas epífitas, ou seja, vivendo sobre árvores.

A uva-rosa é uma planta que possui vida longa e que são bem comuns durante as épocas de verão e primavera além de ter uma vida muito longa. Com suas lindas flores rosa essa planta realmente se destaca e dá um belo colorido ao jardim. Trata-se de uma planta que realmente tem uma aparência exótica, mas pode ficar bem interessante no seu jardim também.

Medinilla-magnifica1

Cultivo das uva-rosa
Que se interessar em contar com a uva-rosa em seu jardim deve estar preparado para manter cuidados especiais de cultivo, a seguir vamos listar algumas das regras básicas. Para começar atente para o solo que deve ser fértil, para isso mantenha o mesmo úmido e de preferência enriquecido com material orgânico.

Para evitar que a planta venha a ficar encharcada é importante que o solo tenha uma boa drenagem. O cultivo deve ser feito a meia sombra, porém, é necessário que passe um período de pelo menos umas 4 horas recebendo luz. O período de luminosidade pode acontecer tanto pela manhã quanto a tarde.

Nesse momento de cultivo você poderá escolher se deseja que a planta seja cultivada sozinha ou então em conjuntos com outros tipos de plantas, como já dissemos acima ela fica mais interessante junto com plantas tropicais. Uma dica para quem vai cultivá-la no jardim é deixá-la em algum ponto em que haja sombra, mas em que o sol bata em algum momento do dia.

Uma característica bem interessante da uva-rosa é apreciar a umidade do ambiente o que torna possível cultivá-la no litoral ou mesmo em estufas que sejam úmidas. Quem preferir poderá manter essa planta dentro de casa também desde que respeitando a sua necessidade de umidade.
uvarosa

Adubação
Para que essa planta seja estimulada a florescer na primavera e no verão é importante que receba adubações orgânicas mensais nesse período. Assim a planta será estimulada a apresentar folhagem vigorosa e florações intensas. A sua multiplicação é feita por sementes ou estacas.

Se o cultivo da uva-rosa for feito em vasos, prepare duas partes de um composto orgânico, uma parte de terra comum de jardim e uma parte de terra vegetal. Para conseguir floradas bonitas e com folhas bem viçosas a dica é apostar na adubação. Para quem vai comprar o adubo em lojas de jardinagem ou supermercados a dica é apostar numa fórmula NPK 04-14-8.

Basicamente o fósforo em maior quantidade ajuda no crescimento e florescimento da planta. Para as plantas cultivadas em vaso a dica é colocar de uma a três colheres de sopa de adubo, porém, sempre com o cuidado de ficar longe do caule. O adubo deve incorporar levemente ao solo, regue logo em seguida.

Os cuidados com a uva-rosa
Dentre os cuidados que devem ser mantidos com a planta estão evitar cultivá-la num clima de frio muito intenso, pois essa planta é intolerante. O substrato deve ser mantido sempre úmido, porém, nunca encharcado, pois isso pode acarretar no apodrecimento das raízes dessa planta.

Solução de problemas da uva-rosa
Alguns problemas pode acometer a uva-rosa, a seguir há uma lista dos mais comuns e quais são as soluções para cada um. Confira essas dicas e evite que as suas plantas sofram e percam a sua beleza.

uva-rosa
Folhas amarelas
Quando as folhas da uva-rosa ficam amarelas é sinal de que está faltando a luminosidade adequada, as regas não estão sendo feitas na quantidade certa e/ou faltam nutrientes no seu substrato. As soluções são simples observe a luminosidade e se for menos de 4 horas por dia mude a planta de lugar, se for a rega dê mais atenção a isso e se for a falta de nutrientes fertilize ou então faça um replante.

Pétalas que caem prematuramente
Esse problema pode ser decorrência de um substrato muito seco, baixa umidade ou mesmo pela falta de luz. Problemas fáceis de resolver também, pois você pode tocar o substrato para saber quando ele está seco, depois é só regar.

Folhas e caules flácidos
Essa característica pode ser consequência de falta de rega ou umidade muito baixa. Ambos são resolvidos com regas na medida certa.

Folhas ou pontas marrom ou preta
Quando a uva-rosa está ao ar livre isso pode resultado do frio muito intenso, também pode ser um problema causado pelos níveis de umidade que se encontram muito baixos. A dica é fazer névoa na planta todos os dias.

crisantemo branco giph

phalaenopsis

Água e umidade
A umidade relativa do ar (quantidade de vapor d´água existente na atmosfera) nunca deve estar abaixo de 30%, caso contrário, as plantas se desidratarão rapidamente, o que, aliás, também ocorre conosco.

Em dias quentes, a umidade relativa do ar é menor, por isso é necessário manter o ambiente úmido e molhar não apenas a planta, mas também o próprio ambiente.

Num jardim, com muitas plantas e solo de terra a umidade relativa é bem maior do que numa área sem plantas com piso de cimento.

Nunca molhe as plantas quando as folhas estiverem quentes pela incidência da luz solar, pois o choque térmico pode causar pequenas lesões que servem de porta de entrada para doenças. Molhe pela manhã ou no fim da tarde, quando o sol estiver no horizonte.

Se precisar molhar durante o dia, espere uma nuvem cobrir o sol por cerca de 10 minutos para que as folhas esfriem. Somente, então,borrife as folhas, pois umedecê-las é extremamente benéfico.

miltônia

Luminosidade
Luz é essencial. Uma planta não pode fazer sombra para a outra. O ideal é manter as plantas sob uma tela sombrite de 50 a 70%, dependendo da intensidade da insolação local.

Assim elas receberão claridade em luz difusa suficiente para realizarem a sua função vital que é a fotossíntese. Se as folhas estiverem com cor verde garrafa, é sinal de que estão precisando de mais luz. E se estiverem com uma cor amarelada, estão com excesso de luz.

Existem orquídeas que exigem mais sombra: é o caso, por exemplo, de algumas microorquídeas, alguns exemplares de Paphiopedilum, da Miltonia colombiana. Para estas plantas pode ser usada uma tela de 80% ou uma tela dupla de 50% cada.

Quando devo Molhar?
Ouvimos com frequência esta pergunta e a resposta é infinitamente relativa. Se uma orquídea está plantada em substrato com pó, a rega pode ser semanal, mas, se estiver plantada em piaçaba ou casca de madeira, a rega deve ser diária.

Quando se compra um vaso de orquídea, é útil verificar qual o substrato (material) em que está plantada, pois, dependendo dele, a secagem pode ser rápida ou lenta.

Cattleya labiata

Os substratos mais comuns são:
1. Fibra de coco com pó: secagem lenta.
2. Fibra de coco sem pó: secagem moderada.
3. Musgo ou cubos de coxim: secagem moderada.
4. Carvão ou piaçaba: secagem rápida.
5. Casca de pínus: secagem moderada, quando sem pó, e lenta, se tiver pó.
6. Mistura de grãos de isopor, casca de pínus e carvão: secagem rápida.
7. Casca ou tronco de madeira: secagem super rápida.

A melhor maneira de regar é imergir o vaso num recipiente com água e deixar por alguns minutos. Se você molhar com um regador um vaso ressecado,pode ocorrer de a água encontrar um canal por onde escorrer e o resto do substrato continuar totalmente seco.

Um meio de verificar a umidade do vaso é aprender a sentir o peso, segurando com as mãos, ou através de um exame visual.

Não use a mesma água em que foi mergulhado um vaso, para outro, pois, se no primeiro houver fungos nocivos à planta, o outro vaso irá se contaminar.

teka 03

delfínio

O delfínio é uma planta da família Ranunculaceae, nativo do sul da Europa. De perfume leve e agradável, tem belas hastes de flores em tonalidades de azul, salmão, rosa, lilás, vermelha, púrpura ou branco.

A haste de floração principal é ereto, e varia muito de tamanho entre as espécies, a partir de 10 cm em algumas espécies, até 2 m de altura.

A planta é coberta com um cacho de muitas flores. Na maioria das espécies cada flor é constituída por cinco pétalas semelhante que crescem em conjunto para formar uma bolsa oca com um esporão, no final, o que dá à planta o seu nome, usualmente mais ou menos azul escuro.

A planta floresce do final da primavera ao fim do verão, e são polinizadas por borboletas e abelhas.

O delfínio floresce em solos bem drenados e prefere dias ensolarados e noites frescas.

delfínio-azul

Como plantá-lo
* Plante o delfínio em pleno sol. Embora possa crescer na sombra parcial, pleno sol trará grandes flores e cores vivas.

* Regue-o regularmente, especialmente durante épocas de tempo quente e seco. Permita que o solo seque um pouco e logo regue bastante.

* Regue a base da planta, pois a água pesará se estiver sobre as folhas e pode causar mofo. Evite regar de forma frequente e superficial, o que enfraquecerá as raízes.

* Proteja a planta de ventos fortes plantando-o perto de uma parede ou uma cerca. Coloque-o em uma estaca para que as flores pesadas do topo não caiam.

* Crave uma estaca de madeira no solo a poucos centímetros do delfínio e anexe a flor à estaca amarrando-a gentilmente. É recomendável plantá-los juntos e amarrá-los às estacas em grupos de três ou quatro.

* Mantenha a área de plantio livre de ervas daninhas. Elas dão um ar feio e prejudicam a aparência do delfínio, além de competirem com o ele pela umidade e nutrientes no solo.

* Corte as flores logo que murcharem para incentivar que novas floresçam.

delfínio rosa
* Permita que a folhagem permaneça e forneça energia para a planta até o outono. Corte os talos até embaixo, ao nível do solo, quando a folhagem ficar amarela.

* Fertilize planta na primavera e de novo depois que as primeiras flores tenham murchado. Use um fertilizante granular para fins gerais, e espalhe-o no solo ao redor da planta de acordo com as instruções da embalagem, mas não deixe que ele toque o tronco ou folhagem da planta. Regue imediatamente após a fertilização.

* Espalhe uma camada de húmus orgânico de 2,5 cm a 5 cm em torno da base do delfínio a cada primavera. Folhas secas, picadas ou pedaços de cascas de árvores controlarão as ervas daninha e reterão a umidade.

* Aplique uma camada fresca de húmus no final do outono para proteger as raízes de danos causados ​​por congelamento e descongelamento. Palha, agulhas de pinheiro ou ramos verdes são todas boas opções para a proteção de inverno.

rosas1

IMG-20160720-WA0010

Suas orquídeas podem manter-se vistosas e saudáveis com poucos produtos químicos. É só lançar mão de alguns ingredientes caseiros, como a canela em pó e o sabão de coco, e ficar atento aos sinais que a planta dá.

Abaixo algumas dicas:
* Prefira os vasos de barro aos de plástico. Apesar de serem mais caros, os primeiros têm mais porosidade e drenam melhor a água. Se optar pelos plásticos, fique de olho nas regas para não encharcar demais a planta.

* Se a base da orquídea estiver a menos de um dedo da boca do vaso, é preciso trocá-la de moradia. Procure deixá-la dois dedos de altura abaixo da boca do vaso.

* Para acomodá-la no novo vaso, repare de qual lado surgem os novos brotos – esta é a frente da orquídea. A parte posterior deve ser encostada em um dos lados do vaso para firmar o desenvolvimento do exemplar.

* Para a troca de vaso, acrescente lascas de fibra de coco ou musgo à planta. Este último precisa ser lavado com água para tirar o excesso de areia.

* Antes de cortar a orquídea, esterilize a tesoura (com um maçarico portátil ou no fogão). Deixe esfriar para depois usá-la. Importante: repita a operação antes de mexer com outra orquídea para evitar a transmissão de doenças.

* Quando descartar uma folha, passe canela em pó no local do corte. O ingrediente é um cicatrizante natural.

IMG-20160720-WA0011

* Manchas na folhagem podem ser amenizadas com fumo de corda. Ferva o fumo em água por uma hora até que vire uma solução concentrada, que deve ser diluída em água. Borrife sobre as folhas repetidas vezes, até que dê resultado.

* Cochonilhas e pulgões podem ser eliminados das folhas com sabão de coco. Use uma escova para esfregar as folhas.

* Repare na coloração da folhagem. Se estiver escura, mude a orquídea de local. Quanto mais contato com a luz, mais ela irá florir.

* Instale plaquinhas plásticas de identificação em suas orquídeas. Além do nome da espécie, anote o período de sua última floração. A próxima florada pode ser estimulada com NPK 10 30 20, que tem mais concentração de fósforo.

borboletas044