Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Camellia_japonica

A Camélia, também conhecida como Japoneira, consiste em um arbusto de grande porte nativo da Ásia que apresenta enormes flores multicoloridas que desabrocham durante as épocas mais frias do ano.

Infelizmente é uma planta frágil a climas quentes muito agressivas, o que torna seu cultivo difícil nas regiões mais quentes do país, porém no sul e sudeste é possível achar desta planta adornando a frente de casas.

Cultivo
Esta é uma planta bem resistente a locais de clima frio, na hora de escolher um local para plantá-la nossa maior preocupação é protegê-la do sol a pino durante seus primeiros meses, ou caso você more em locais muito quentes, deve cultivá-la apenas se tiver a sua disposição a sombra de um árvore de grande porte para proteger sua camélia mesmo quando ela já estiver grande.

Pode-se plantá-la também em vasos em mantê-la protegida do sol em lugares internos bem iluminados, mas lembre-se que mesmo sendo um arbusto, essa é uma planta de grande porte que pode chegar a uns cinco metros de altura, logo utilize um vaso bem grande e mantenha-o em um lugar com um pé direito respeitável.

No momento de plantá-la, cave e revolva bastante o terreno em volta de onde for depositar o torrão para que o solo fique fofo o suficiente para que as raízes da planta cresçam bem. Adicione na cova um solo devidamente preparado para garantir que não faltará a planta nutrientes. Após o plantio irrigue bem durante os meses seguintes, é aconselhável plantá-la antes do começo do verão para que a chuva auxilie esse trabalho.

camelia japonica

Tipo de solo
Devido a essa planta apreciar um solo ácido e denso em nutrientes devemos utilizar uma boa dose de adubo orgânico, porém evitando farinha de osso pois o cálcio deixa o solo menos ácido.

Misture a terra cerca de um terço de fertilizante orgânico, preferencialmente um que possua húmus de minhoca, isso garantirá nitrogênio suficiente para o crescimento da planta. A adição de um pouco de areia grossa pode ser útil também para melhorar a drenagem se o solo inicialmente tinha a característica de reter água demasiadamente.

Anualmente antes de iniciar a época de floração (logo, no final do verão), adicione ao solo também adubo NPK rico em fósforo para estimular uma maior densidade de flores. Com a planta já adulta podemos utilizar a farinha de osso que é rica em fósforo também, porém moderadamente para não tornar o solo muito alcalino.

Camellia_japonica_Pink

Como cuidar
Anualmente podemos fazer uma pode de formação, aconselha-se fazer após a época de floração e aproveitar para fazer a limpeza da planta que provavelmente estará coberta de flores mortas.

Regas deverão ser feitas de forma a não deixar que o solo resseque, regando-a em dias intercalados já será o suficiente se ela estiver em meia sombra ou nas épocas mais frias do ano, porém durante o calor ou enquanto a planta ainda está em fase de crescimento nos primeiros anos é interessante reforçar um pouco com os cuidados.

espalhando-folhas7

gerbera-1

O gênero Gérbera pertence à família das compostas, que possui várias espécies de plantas floríferas caracterizadas por possuírem flores de miolo redondo rodeado por pétalas, tais como o girassol e a margarida. Neste gênero também se destacam a Gerbera jamesonii e a Gerbera viridifólia, plantas similares conhecidas popularmente apenas como gérbera.

A gérbera é uma planta herbácea, nativa da África do Sul que dificilmente supera meio metro de estatura, graças a sua resistência ao sol e suas lindas flores que florescem durante todo o ano, ela é muito usada na decoração de jardineiras externas e jardins.

Devido a apresentar abundantemente flores de várias cores, como vermelho, laranja, branco e amarelo, é muito comum que as gérberas sejam criadas no intuito de se cortar suas flores para a formação de arranjos e buquês.

gerbera-rosa

Cultivo
Onde e Como Plantar
Devemos cultivá-la a pleno sol, a abundância de luz ajudará a planta a florir melhor e suas flores são de grande resistência e não se queimarão. Outra vantagem da grande resistência da gérbera é o fato dela sobreviver bem aos invernos, o que facilita ainda mais a escolha do local para plantá-la para quem vive em locais de clima subtropical.

Tipo de solo
A prioridade no preparo do solo para essa planta é prover uma boa nutrição para manter a floração perene, para isto utilize adubo orgânico misturado à terra e reforce com um pouco de NPK rico em fósforo, que ajuda a produção de flores.

Uma característica secundária, porém importante em lugares de muita chuva, é a drenagem do solo, para que não se acumule muita água e isso não venha a favorecer a aparição de fungos, para aumentar a drenagem misture areia grossa à terra antes do plantio.

gerbera

Como cuidar
Regue de forma a umedecer o solo regularmente, principalmente durante o início da vida da planta e em épocas mais secas do ano, sempre sem exageros.

Quando houver ramos, folhas ou flores mortas sobre a planta, realize uma poda de limpeza para mantê-la livre destes inconvenientes.

janel354