Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Rosa_hybrida

A rosa trepadeira pertence à família Rosaceae. São roseiras híbridas, desenvolvidas especialmente, para cumprir com essa função, contendo flores mais bonitas e ainda galhos com maior flexibilidade. É chamada de Rosa hybrida. É uma planta perene e sua origem é o Japão e parte da região asiática.

A planta é como se fosse um arbusto escandente, já que não possui sustentação que permita fixar num suporte, para que a mesma tenha a aparência de trepadeira, é necessário que seja amarrada.

Seu porte é ligeiramente grande, chegando a medir até 6 m. Quase sempre as flores dessa roseira apresentam um suave perfume, alcançando um tamanho piramidal, com diversas cores, dentre elas: amarela, branca, rosa e vermelha, despontando quase todo o ano, especialmente durante a primavera.

Ela apresenta um fino caule, flexível e longo e, para se desenvolver precisa de bastante luminosidade solar.

Rosas trepadeiras adicionam um elemento vertical maravilhoso ao jardim, e ficam ótimas escalando uma cerca ou muro.

Todas as roseiras preferem bastante umidade, entretanto, sem deixar que o solo fique encharcado. É importante que se regue entre duas e três vezes por semana, especialmente entre os meses mais quentes do ano e somente uma vez nos meses mãos frios. A preferência do clima para essa roseira é frio e ameno. As podas devem ser feitas de formas anuais, leves e proporcionando a renovação.

rosa

A planta gosta bastante de se desenvolver num solo areno-argiloso, que possua grande parte de matéria orgânica e ainda uma drenagem adequada, podendo suportar tranquilamente os ventos. Apesar disso é uma roseira bastante delicada, que pede um pouco mais de cuidado que outros tipos de plantas.

O melhor tipo de fertilização feita para essas roseiras é o uso de NPK, com a fórmula 06-12-06, colocando o produto em volta do caule, mas não diretamente nele.

O plantio delas é perfeito para serem colocadas em muros, paredes, cercas, pórticos, e pilares, entretanto, é necessário que se faça a amarração adequada.

A forma de se plantar a roseira é através de estaquia de galhos, especialmente durante o verão e a primavera.

Qualquer pessoa que esteja habituada a lidar com roseiras sabe que a roseira trepadeira é bem mais resistente que as outras, tendo um perfeito desenvolvimento, se estiver num ambiente adequado. Elas resistem melhor ao ataque das pragas e precisam de quase nenhum monitoramento durante a fase de crescimento.

Além de regar normalmente, fazer uma pequena poda e acrescentar os fertilizantes corretos, os únicos trabalhos que se tem com essa planta, o que mais se fazer é sentar e apreciar a beleza e o perfume das flores durante a época de verão e primavera.

Esse tipo de roseira é bastante escolhido por aquelas pessoas que não têm grande experiência no cultivo, pois não requer uma criteriosa manutenção e cuidados, mas ainda assim é dotada de grande beleza.

rosahybrida

Plantar roseiras trepadeiras no início da estação garantirá uma chance maior de ter uma raiz robusta antes do inverno. Você pode plantá-las no início do outono também, mas rosas plantadas no outono podem não ser tão fortes na estação seguinte.

Materiais usados no cultivo em vasos
* 01 vaso com tamanho aproximado de 40 cm de diâmetro;

*01 pacote de cascalho para ser depositado no fundo do vaso;

* 01 pacote de terra da o envasamento;

* 01 muda de roseira trepadeira;

* 01 pacote de cobertura vegetal, mas não solta, em pedaços;

* 01 pacote de fertilizante com formulação 10-54-10;

* 01 Tesoura própria para se fazer a poda da roseira.

rosatrepadeira

Maneira de plantar
* A primeira coisa a se fazer é por no vaso uma camada que possua aproximadamente 5 cm de cascalho, para que o mesmo cubra o fundo do recipiente. Até a metade do vaso, cubra com a terra de envasamento.

* Retire a roseira trepadeira do saco que a envolve e faça a separação cuidados da raiz principal e das raízes exteriores, para fazer com as mesmas cresçam com maior facilidade no solo.

* Force um buraco no meio do vaso e no lugar disponha a roseira, de forma que fique na mesma profundidade que estava no saco de muda. Cubra toda a volta com o restante da terra de envasamento e reforce ao redor da base da roseira usando a força das mãos.

* Depois que tiver plantado a muda, ponha água na nova roseira. Logo depois, coloque uma leve camada de cobertura vegetal de aproximadamente 2,5 cm sobre a terra de envasamento, mas tomando cuidado para que ela não chegue muito perto do caule da roseira. Deixe o vaso num lugar que bata sol direto durante mais ou menos seis horas e regularmente.

* Durante a época do crescimento é importante que se mantenha roseira podada, fazendo a remoção das flores mais velhas. Esse procedimento irá contribuir para um novo florescimento da roseira em toda sua fase de renovação.

* É importante que a rega seja feita todos os dias, para que a terra seja mantida úmida e envasada o suficiente.

* Faça a fertilização da roseira sempre depois do surgimento das primeiras flores. Faça a mistura da água com o fertilizante, de acordo com as instruções trazidas na embalagem, tudo adequado com o diâmetro do vaso. Ponha a mistura ao redor da base da roseira, tomando cuidado para não colocar na folhagem. Faça essa fertilização ao menos uma vez durante o mês quando estiver em crescimento.

* Durante o período do inverno, ponha o vaso com a roseira num ambiente fechado, como uma garagem para que o mesmo seja protegido do frio. Essas roseiras que são cultivadas em vasos não se adaptam bem ao inverno, pois os vasos não protegem adequadamente as raízes das mais severas temperaturas.

* Caso queira proporcionar uma maior proteção à planta, deixe-a enrolada num serapilheira quando ficar em ambiente fechado.

* Sempre faça a poda da roseira entre o fim do inverno e o início da primavera, período em que a mesma se encontra em estado dormente. Remova aproximadamente um terço da planta, retirando os tocos até chegar ao broto. Remova pouco acima do broto e trace um corte voltado para o lado de fora, fazendo um ângulo com 45º.

rosas-aguua-fallandros3

lirio-tocha-kniphofia-uvaria-7

A tritoma ou lírio-tocha, como também é conhecido, faz parte da família Asphodelaceae.

Como toda espécie de planta, ela também tem o seu clima preferido. No caso da tritoma  ela pode se adaptar bem a 5 climas, que são eles: oceânico, mediterrâneo, tropical, temperado e subtropical. Sendo assim, dá para saber que é uma planta que pode ser perfeitamente cultivada em solo brasileiro com grandes chances de sucesso, graças ao clima.

A planta tem origem na África e da África do Sul, e deve ser por esse motivo, levando-se em consideração o clima desses lugares é que a tritonia ama o sol pleno, mas também fica bem quando tem meia sombra.

Sobre a medida da sua altura, fica entre 0.6 e 0.9 metros e possui um ciclo de vida classificado como perene.

Ser uma planta perene significa que a espécie tem um ciclo de vida que supera os dois anos, considerado longo.

Se você observar uma tritonia não terá nenhum dificuldade em entender porque ela é classificada como uma “planta de aspecto exótico”. Essa herbácea tem a entouceirada que dá a ela esse tipo de aspecto.

Suas folhas, que são bem verdes, possuem um “acabamento” que merece destaque. As margens das folhas, são longas,  serrilhadas e mais afiladas e glabras.

Apesar da particularidade da forma exótica da planta e também das suas folhas particularmente belas, o que realmente atrai a atenção para esse tipo de planta é o momento da sua inflorescência.

É um verdadeiro espetáculo o período de inflorescência, onde as flores tubulares crescem dando um aspecto perfeito, graças a sua densidade e o quanto são altas. Sem falar que são muitas flores, que aparecem “presas” a hastes fortes e também compridas.

Outra parte bela da inflorescência da tritonia é o colorido das flores, que se apresentam em um degradê perfeito. E se não bastassem tanta beleza, dá para observar que as flores crescem de baixo para cima e com isso vai se criando um efeito de cores particularmente belo.

As flores que são mais coloridos, que tem a cor mais forte ficam na parte de cima e as demais vão clareando de acordo com a proximidade da base. Até chegar embaixo bem clarinha.

As cores das flores são de quentes como vermelho, laranja, amarelo ou creme. O porte dessas flores e a variedade no colorido se dá de acordo coma época da florescência, que se dá entre a primavera e o verão.

lírio-tocha

Elas atraem os beija-flores e normalmente, no paisagismo são usadas tanto em plantações em grupos ou também no plantio isolado. Com elas são formados maciços ou bordaduras, por exemplo.

Cultivo da tritoma
As características ideias para se fazer o cultivo da tritonia são:
* O cultivo da planta deve ser feito durante o sol pleno ou também pode ser cultivada a meia sombra.
* O solo para receber a tritonia tocha deve ser leve e muito fértil.
* Ainda falando do solo, primeiramente ele deverá ser enriquecido com matéria orgânica.
* As regas devem ser feitas todos os dias de manhã cedo ou no fim da tarde durante o verão.
* Vale lembrar que as regas deverão ser feitas com menos frequência durante o frio e que a tritonia suporta tanto geadas quanto o frio.
* E o principal, para multiplicar uma tritoma poderá ser usado dois métodos: as sementes ou também através da divisão a touceira.
*  A tritoma não suporta solos arenosos e com pouco nutrientes, além daqueles encharcados.

Preparação do canteiro para cultivar a tritoma
*
A terra deverá ser revolvida várias vezes para que isso permita a entrada de ar e depois dessa etapa é necessário enriquecê-la com adubos orgânicos, de preferência animal e também um pouco de areia no fundo para ajudar no escoamento da água.

* É aconselhável colocar composto orgânico bem particulado.

* Considere a seguinte quantidade para cada metro quadrado de adubo: deve ser bem curtido de gado, 1 kg. A mesma quantidade também pode ser substituída por aquele de aves. Depois misture bem com a terra e nivele.

* Se você comprou uma muda, provavelmente ela estará dentro de um saco plástico ou dentro de um balde, e em ambos os casos, com os rizomas. Neste caso, considere 8 cm como a profundidade necessária para plantá-la.

* As mudas deverão ser retiradas do lugar em que foram compradas fazendo um corte com o podão. É muito importante que os rizomas saiam perfeitos para o cultivo. Depois é só abrir a cova e usando as mãos colocá-la e ir arrumando a terra. Aperte ao redor, mas não com muita força.

* A rega depois do cultivo deve ser feita todos os dias até completar 10. Passado esse período deverão acontecer com intervalo de 2 a 3 dias. Observe se a terra está precisando de água.

* Fique atento ao espaço necessário entre as  mudas que deve ser de pelo menos 0,70 cm até 1,20 cm. As fileiras devem ser feitas de forma desencontrada.

Kniphofia Uvária

Reprodução ou propagação da Tritoma
* A técnica usada para propagar o tritoma é das touceiras e deve ser feito depois que passar o período de florescência.
* Abra em torno da muda para ficar aparente os rizomas.
* A faca que será usada para fazer a limpeza deve ser afiada e esterilizada para não ferir o caule e não deixar a planta doente.
* A vantagem é que o tritoma não apresenta problemas com doenças tão cedo. Passam anos e ele está sempre saudável.
* Na primavera é necessário adubar e o ideal é que seja feita uma mistura de adubo animal com orgânico. Proporção: 4 por 1. Coloque em volta da planta e depois regue.

janel354

Sedum_pachyphyllum_cristata

O bacana das plantas suculentas é que podem ser plantadas em qualquer região, seja com temperaturas altas como temperaturas baixas. O curioso é que olhando para elas temos a sensação que estamos no deserto.

Dentro de casa, cultivadas em vasos, as suculentas dão um ar exótico para a decoração. E a boa notícia é que depois de cultivadas como se deve são bem fáceis de cuidar. Duas coisas essenciais para qualquer tipo de planta e exigidos ao mínimo pelas suculentas são: poda e água, elas gostam de pouca.

Para uma pessoa que ainda não está com os dotes de jardineiro aprimorado, começar o cultivo pelas suculentas é uma boa opção.

Com as dicas corretas e atenção às necessidades individuais dessa espécie de planta você terá o resultado perfeito. O cultivo das plantas suculentas em vasos é considerado moderadamente fácil

suculentas em vasos

Como cultivar suculentas em vasos
Em primeiro lugar prepare: vaso com drenos, cascalho e a terra apropriada para as suculentas.

a) – Pegue o vaso com os drenos e acrescente o cascalho que deve ficar na altura, mais ou menos, de 2, 5 cm. Ele é fundamental para que não se crie nas raízes uma umidade excessiva que causaria doenças e poderia até fazer com que elas apodrecessem.

Com o cascalho a água da rega escoará como se deve e jamais acontecerá o encharque da terra.

Sobre o vaso, os de barro são aconselhados para o cultivo de suculentas, sem falar que são lindos e o contraste com a planta fica perfeito para sua decoração.

Lembre-se que as raízes da suculenta são grandes e por isso, o vaso deve ter um tamanho que não comprometa o crescimento delas, principalmente, se você optar por plantar mais de uma muda.

Não tem problema caso você queira plantar em um vaso pequeno as suas suculentas e quando elas crescerem transportá-las para um vaso maior, desde que isso seja feito com cuidado e observando as “regras”.

b) – Depois do cascalho é hora de colocar a terra para as suas plantas e lembre-se que ela deverá ocupar  3/4 de todo o volume do vaso.

Há também a opção de preparar um substrato especial para as suculentas, que normalmente são feitas com escória vulcânica, perlita e areia.

Vale ressaltar que as suculentas podem morrer pouco depois do cultivo, quando estão crescendo, porque o substrato em que foram colocadas não era adequado. Até mesmo o substrato fértil demais pode interferir de forma negativa no crescimento das suculentas.

Antes de prepara a terra para a sua suculenta se informe do que é necessário para ser 100% adequado.

c) – Depois da terra é hora de colocar a suculenta dentro do vaso e a maneira correta de pegá-la é com cuidado pelo caule e depois dentro do vaso fazer com que ele fique ao nível da boca do mesmo. Em seguida, vá colocando com as mãos mais substrato até preencher toda área que ficou em volta da planta e de modo que ela esteja firme dentro do vaso.

5) – Agora é hora de regar. Assim que terminou de plantar a sua suculenta comece a colocar água até que você veja que está saindo pelo dreno. Atenção: faça isso somente se o substrato que foi colocado estiver seco, caso já esteja úmido não faça a rega.

Quando comprar a planta veja se ela precisa de regas semanais ou mensais e também o que o clima influencia nisso. Existe uma diferença entre uma espécie e outra de suculentas.

6) – A suculenta deverá receber adubo uma vez ao mês e de preferência com produto rico em fósforo e com menor quantidade de nitrogênio. Veja qual a dose recomenda o rótulo e dilua metade dela na água antes de aplicá-la. O produto deverá ser aplicado diretamente na terra.

jardim de suculentas
Como cultivar plantas suculentas no jardim
Apesar de se tratar de plantas que amam o clima seca, elas se desenvolvem em qualquer jardim, sem problemas. Nem a diferença climática impede que elas sejam cultivadas em qualquer região. Podemos dizer que as suculentas são irmãs dos cactos, porém, elas podem ser encontradas com uma grande variedade de tamanhos, cores e formatos.

Para cultivá-las no jardim você vai precisar de: mangueira, pá de jardinagem e uma boa área na parte externa de casa.
a) – O primeiro passo é preparar a parte do terreno do seu jardim que será usada para fazer o cultivo. Escolha aquele canto em que o sol atinge de cheio e de preferência que seja arenoso. Não se esqueça de fazer de forma com que o solo seja bem drenado.

Retire grama e as ervas daninhas caso tenham e depois faça o arado do solo. Retire também pedras e quebre qualquer torrão que encontrar pelo caminho.

b) – O segundo passo é fazer a escolha das espécies de suculenta você gostaria de plantar. Misture formas, cores e tamanhos e na hora de cultivar faça “arranjos”, agrupe as que são do mesmo tipo. As suculentas mais usadas em projetos de paisagismo são: seduns, cacto, aloe e planta jade.

c) – Antes de cultivar as suculentas, olhe o jardim e planeje como irá colocá-las, de que forma, com que espaço entre cada uma delas. Faça tudo da forma mais harmônica possível e claro, que deixe o seu jardim ainda mais bonito.

d) – A pá de jardinagem servirá para fazer as covas. Considere o tamanho ideal de cada uma, que sejam maiores do que as raízes juntas. E lembre-se que a base da planta não deve superar muito a borda do solo.

e) – Depois de colocar as mudas é hora de cobri-las com a terra. Faça esse processo com as mãos e delicadamente, mas certifique-se de que as plantas estão bem firmes no solo.

f) – E chegou a hora de irrigar. Sendo no jardim e muitas, use a mangueira. A irrigação nesta fase serve também para ajudar que as raízes fiquem firmes dentro do solo. Porém, a rega não deverá ser repetida nos dias seguintes.

Quando comprar as mudas procure informação sobre a rega que cada uma delas precisa, normalmente varia entre uma vez por semana ou somente uma vez por mês. Observe essa diferença também na hora de plantá-las uma próxima da outra. Coloque perto aquelas que exigirem o mesmo tipo de rega.

ventos6

rosas amarelas

Todas as plantas precisam de cuidados especiais, algumas mais do que as outras. Umas são perfeitas para as pessoas que não tem muito tempo para se doar ao cultivo. Porém, menos ou mais todas elas precisam ser cuidadas com a devida atenção e observando detalhes, como o tipo de rega, hora do adubo, etc.

E não seria diferente com as rosas, elas também precisam de cuidados que chamamos de básicos para desabrocharem lindas e conseguir manter as suas folhas sempre verdinhas e saudáveis.

Alguns cuidados são considerados fundamentais para que o cultivo das rosas dê certo e elas não morram logo no primeiro ano.

Veja quais são eles e os aplique na hora de cuidar das roseiras

1 – Observe o solo onde será plantada a roseira, é imprescindível que ele seja rico sem húmus, preferível que seja argiloso, podendo ser de outra forma, sem problemas.

2 – A cova para receber as mudas de rosa devem ter uma profundidade de mais ou menos 30 cm.

3 – Uma vez colocada a muda a terra deve ser colocada gradualmente, começando fazendo a volta na raiz.

4 – O horário ideal para regar as mudas é ao meio-dia, quando o sol está mais forte. Depois que a floração começar, as regas devem limitar-se ao período de seca.

5 – Quando a sua roseira der a primeira flor, aplique o fungicida. Prevenir é a melhor solução.

rosas11

Como cultivar rosas em vasos
1 – Escolha um vaso que tem o tamanho ideal para o tipo de roseira que está sendo plantada, em relação ao tamanho que ela alcançará.

2 – A cada 15 dias coloque adubo líquido na terra, use a dose que é orientada no rótulo do produto.

Como cultivar roseiras em jardins
1 – O canteiro deve ser feito com pelo menos 8 dias de antecedência da data do plantio.

2 – Faça a mistura 10 litros de esterco de gado e mais 10 litros de terra vegetal. Faça essa mistura e guarde com 60 dias antes de usá-la.

3 – No momento de usar a terra, acrescente farinha de ossos, 100 gramas. Misture bem.

4 – Antes de colocar as mudas mexa bastante a terra.

rosa branca

O que pode matar uma roseira
1 – Exagerar na quantidade de água durante a rega.

2 – A roseira deve ser regada com água na temperatura ambiente e nunca com água fria.

3 – Enquanto ela estiver se adaptando não deve ser trocada de lugar.

4 – Uso de inseticidas sem a orientação de um profissional.

Boa sorte !!

rosaamarela13