Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




árvores floridas

Contribuir com a natureza é sempre muito positivo e uma forma de enfeitar a cidade e ainda ajudar o meio ambiente é plantar árvores em frente a sua casa. Porém, como nem toda boa intenção funciona logo de cara é necessário ressaltar que não basta apenas escolher uma muda bonitinha e achar que o resto sairá como planejado.

Observe que caminhando pela sua cidade é possível ver diversas calçadas que são prejudicadas pelas raízes das árvores. Quando a árvore não é compatível com a urbanização da cidade acaba interferindo de forma negativa no dia a dia e trânsito de carros e pessoas.

Quando uma calçada está quebrada devido a raiz de uma árvore traz problemas de locomoção para cadeirantes, carrinhos de bebê sem contar que a rachadura pode chegar no asfalto e causar vários acidentes devido ao desnível. A solução para ajudar o meio ambiente e não atrapalha a vida urbana da sua cidade é bem simples, escolha o tipo certo de árvore para calçada.

resedá

Árvores e calçadas
A convivência e coexistência de árvores e calçadas é plenamente possível, em geral somente o fato de as raízes crescerem para baixo já é o suficiente para que não haja interferência no contexto da cidade. Antes de se empolgar e escolher uma superárvore para figurar na sua calçada lembre que esse espaço é público e por isso mesmo necessita de cuidado e respeito.

Além da questão das rachaduras de calçadas e asfalto existem outros problemas que podem ser gerados devido a escolha errada da árvore para calçada. Em alguns casos as árvores podem causar o entupimento de calhas, rachaduras em muros comprometendo a segurança dos moradores, problemas na rede de telefonia e eletricidade. Percebem  quantos transtornos podem ser evitados se pensarmos um pouco antes de escolher a árvore para a sua calçada?

árvore florida 123

Raízes sempre para baixo
Uma das questões mais importantes na hora de escolher a espécie de árvore que será plantada em sua calçada é considerar o sentido de crescimento de suas raízes. Como já dissemos o ideal é que elas cresçam para baixo, pois assim dificilmente acarretarão em rachaduras no concreto. Além disso, também é muito importante mensurar o tamanho que essa árvore atingirá quando se tornar adulta.

A largura da calçada, a distância entre as casas e também a existência e o posicionamento das redes telefônica e elétrica deverão ser levadas em conta. Pense da seguinte forma se na sua região os fios da rede elétrica estão muito baixos não adianta plantar uma árvore alta como um Jacarandá, pois depois de algum tempo a árvore atingirá um tamanho que representará uma ameaça e assim precisará ser cortada

. A prefeitura da cidade mesmo procura esse tipo de ameaça e a remove. Há também a questão da largura da calçada, se a calçada em questão é estreita não é possível manter uma árvore muito larga, pois depois de algum tempo ela passaria a incomodar e não permitir mais que os transeuntes passem por ela. Em suma podemos dizer que a árvore deve enfeitar a rua e não acabar com o trânsito de pessoas nas calçadas e nem mesmo trazer ameaças.

Escolhendo a árvore
A partir do momento que você fez todas as observações da região e chegou a conclusão de como tem que a ser a árvore ideal para não atrapalhar os vizinhos e nem mesmo destruir a rua chegou o momento de escolher a sua árvore ideal. Separamos algumas opções para quem está pensando em dar uma cor a mais na sua rua.

Árvores de pequeno porte
Essas árvores são as mais indicadas para o caso de a calçada da sua casa ser estreita e também de as fiações de telefone e elétrica forem baixas. Confira as espécies e quando escolher a ideal para a sua casa não esqueça de estudar o método de plantio e também de manutenção.

Manacá (Tibouchina mutabilis)Manacá (Tibouchina mutabilis)

Pata-de-vaca (Bauhinia variegata) Pata-de-vaca (Bauhinia variegata)

Resedá (Lagerstroemia indica) Resedá (Lagerstroemia indica)

Quaresmeira (Tibouchina granulosa)Quaresmeira (Tibouchina granulosa)

Árvores de médio porte
Nessa categoria de árvores se encaixam as árvores que podem ser usadas em calçadas um pouco mais largas e com a fiação um pouco mais altas. Vale dizer que é importante mensurar o tamanho final dessas espécies de árvore e a distância da fiação.

Acacia_cyanophyllaAcácias em Geral (Acácia mearnsii, Acacia podalyriifolia e demais)

Grevilha (Grevillea robusta)Grevilha (Grevillea robusta)

Escova de Garrafa (Callistemon viminalis)Escova de Garrafa (Callistemon viminalis)

Árvores de grande porte
Quem tem a sorte de morar em lugares com amplas calçadas e fiações bastante altas é possível considerar fazer o plantio de uma dessas espécies de árvore. Quando essas árvores crescem se tornam lindas e imponentes.

Jacarandá (Jacaranda mimosaefolia)Jacarandá (Jacaranda mimosaefolia)

Sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides)Sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides)

Árvores que devemos evitar na calçada
Assim como temos excelentes dicas das árvores que são boas para plantar nas calçadas temos as dicas daquelas que você deve evitar a todo custo, pois podem danificar o concreto e causar muitos problemas para a vizinhança.

Flamboyant (Delonix regia)1 Flamboyant (Delonix regia)

Paineira (Chorisia speciosa) Paineira (Chorisia speciosa)

Respeite para ser respeitado
Conviver é uma das coisas mais importantes que aprendemos na vida, é muito importante saber que algum ponto termina o seu espaço e começa o espaço do outro. Dessa forma é necessário seguir o conselho que diz para respeitar para ser respeitado. Se você não deseja que seu vizinho faça alguma coisa que prejudique a integridade da sua casa também não prejudique a integridade da casa dele plantando uma árvore enorme num local desagradável.

Com bom senso é possível ajudar a natureza plantando uma árvore, embelezar a sua cidade e ainda ficar numa boa com os seus vizinhos. Procure ajuda de um jardineiro profissional caso não tenha experiência com plantio de árvores. Fazer o cultivo correto das árvores também é uma parte importante para garantir que ninguém sairá prejudicado. Encontre a espécie ideal, plante e espere para ver o belo resultado que nascerá desse cultivo. Tudo para que a sua rua fique muito mais bonita e cheia de vida.

janela-chuva

g´érbera1

A sensibilidade, a leveza e a beleza que as gérberas apresentam em nada tem a ver com sua força e resistência e necessidades de cuidados e precauções para manter sempre bela e consistente em seu visual e saúde, pois a durabilidade e tempo de maturação e vida desta planta dependem em muito do como a tratamos e de como fazemos para revitalizá-la.

O manejo e o cultivo requerem cuidados e precauções que vão desde a devida composição do solo a irrigação constante, porém sem encharcar, o que nem sempre é salutar a qualquer tipo de planta.

Planta de aspecto sutil esconde atrás de sua beleza uma resistência e uma capacidade de reprodução e renovação sem igual. Trata-se de uma planta/flor que floresce em determinada fase do ano, mas que não perde por isso seu resplendor nas outras épocas em detrimento de sua florada.

flor_Gerbera

Local para o cultivo
Esta planta requer e necessita de luz solar, então é quase que desnecessário dizer, que deve ser plantado em área externa, o que não impede de estar acondicionada num vaso e este poder transitar entre o lado de fora e o de dentro em determinadas situações e momentos.

Se a colocação da planta for a um local definitivo onde não lhe permita mobilidade deve ser levado em conta à probabilidade de luz solar neste, o que garantirá uma sobrevida e durabilidade da espécie por mais tempo, além de manter uma glamorosa aparência por mais tempo e prazo.

Cuidados no manejo
Como toda planta é importante fazer podas frequentes e sempre que for preciso, para limpar seus caules de folhas velhas e que estão lhe tirando a força e nutrientes.

Necessário é fazer uma limpeza sempre que aparecer sinais de desgaste, pois esta poda proporciona revitalização e força para que a mesma cresça e resplandeça na natureza.

Fazendo esta limpeza e poda, estará garantindo a brotação nova de flores e com isso garantindo cada vez mais a planta saúde e vitalidade e esta em contra partida lhe dará flores e uma beleza ímpar sem igual.

Gérbera-vermelha

Irrigação
A irrigação deve ser constante, deve ter uma boa drenagem no local, para que não aja o encharcamento e consequentemente acometer a planta de doenças e provocar sua morte prematura. Irrigar não é encharcar, como já foi dito, entretanto deve seguir uma constância diária, pois se a planta se ressecar pode também comprometer sua qualidade.

Se for viajar ou se ausentar por um período longo, necessário e manter uma forma eficiente de irrigação, e para tal você pode solicitar ajuda de um vizinho ou parente, ou ainda, fazer um dispositivo com uma garrafa pet usada, com a boca colocada dentro da terra e cheia de agua, que poderá irrigar através da força gravitacional da natureza.

r-gerberas

O encanto das Gérberas
A planta é muito resistente, sutil e de uma boa leveza, esta planta engana quem acha que com isso é uma espécie frágil, pois sua força está exatamente em seu aspecto e em seu resplendor.

Multicolorida e com uma vivacidade que acomete de alegria e admiração quem as toca e a vê, esta planta originária das regiões africanas do globo terrestre é uma boa opção de ornamento e cultivo em residências e tem uma boa opção comercial para os amantes de plantas como sinal de presente através de arranjos.

Receber uma gérbera é algo muito admirável, e o melhor, mesmo depois de colhida e bem acondicionada num vaso com água ela ainda sobrevive e dura um bom tempo.

natureza