Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




flores-de-cetim

A Flor-de-cetim é uma planta originalmente das colinas costeiras e montanhas do oeste da América do Norte, e está entre as espécies pertencentes à família das Onagraceae, um tipo de planta com ciclo de vida anual e que pode ser cultivada em diversas regiões ao redor do mundo, contanto que você as cultive sob as condições corretas de solo e umidade.

É tipicamente uma planta de clima montanhoso, por isso a sua aparência tão delicada, mas se desenvolve muito bem em diversos climas e regiões. Aqui no Brasil ainda é uma espécie de planta muito rara.

As flores dessa planta são muito bonitas, bem parecidas com as orquídeas. A sua textura é bem herbácea o que faz da flor-de-cetim extremamente delicada e muito charmosa.

Como já foi mencionado acima, a flor-de-cetim tem a sua origem nos Estados Unidos, mais precisamente das colinas costeiras e nas montanhas do este desse país. Com isso podemos concluir que a flor de cetim se adapta muito melhor a temperaturas mais frias.

Clarkia_amoena

Com o caule ereto ou rasteiro, a flor de cetim cresce até 1 m em seu tamanho máximo e 40 cm em seu tamanho mínimo. Esse tamanho pode variar de acordo com a variedade da sua espécie.

A melhor época para a flor de cetim florescer  é durante o verão onde flores solitárias vão brotando ou no máximo em alguns pequenos grupos. A flor de cetim é bem grande e suas cores podem variar entre o rosa, o branco, o vermelho ou o roxo.

Elas também podem se apresentar em degrade mesclando as cores citadas acima. Uma das maiores características da flor de cetim é que elas se fecham no período da noite e retornam a abrir no período da manhã.

O fruto da flor de cetim possui uma forma de cápsula bem seca e composta por uma quantidade considerável de sementes.  A planta é ideal para ser cultivada diretamente ao solo, mas também responde bem aos cultivos feitos em vasos, para serem usadas como enfeites de áreas internas, varandas e pátios de casas ou apartamentos.

clarkia-amoena-f.pg

Como Cultivar
Ao plantar a sua flor de cetim, a mantenha sempre sob o sol pleno ou a meia sombra para que ela se desenvolva da melhor forma.  O solo deve estar sempre bem fertilizado, bem drenado e enriquecido com matéria orgânica para que sua flor receba bem todas essas vantagens e floresça bem.  Sendo irrigada regularmente você consegue manter a sua flor de cetim facilmente.

Em regiões de climas mais amenos sempre ajudam a desenvolver melhor a planta, mas ela também consegue ser bem cultivada em regiões litorâneas, contanto que não fique totalmente exposta ao sol. A flor de cetim tolera muito bem salinidade e alguns curtos períodos de estiagem assim como solos um pouco alcalinos.

A reprodução da Flor de cetim é feita por sementes que você encontra com muita facilidade nos pequenos frutos que brotam dessa planta. Para plantar, você precisa fazer uma cova de tamanho aproximado de uma mão fechada e inserir algumas sementes.

A terra que recobrirá essa região deve ser muito bem adubada como indicamos mais acima, para que a sua flor de cetim receba bem esses nutrientes assim que começar a germinar.

O espaçamento não precisa ser grande e você pode plantar a flor de cetim todas juntas, pois isso irá favorecer a sua floração. A melhor época para começar a cultivar é no outono, inverno e no início da primavera.

Clarkia amoena22
Doenças
A flor-de-cetim é muito delicada e isso a deixa bem vulnerável a alguns problemas comuns em plantas. Essas doenças aparecem na maioria dos casos devido a falta de cuidados ou os cuidados reduzidos.

O oídio é um desses problemas que é um fundo que absorve todos os nutrientes da sua planta e caso não seja identificado cedo e você use métodos que o combata, sua flor de cetim certamente morrerá.

Ele causa uma camada esbranquiçada na sua planta, principalmente nas folhas. Apesar de ser um fungo mais comum em plantas lenhosas, ele pode ser absorvido por outros tipos, principalmente através do contato com plantas já infectadas.  É um fungo que gosta de locais úmidos, portanto atente-se sobre esse fator e observe bem a sua flor de cetim.

Você também pode encontrar outro problema que são manchas nas folhas. Essas manchas acontecem geralmente devido a infecções de bactérias. Essas manchas são geralmente amarelas e sempre no corpo das folhas ou nas veias.

Essas infecções aparecem a partir da água provavelmente suja ou não ideal para plantas. Observe sempre as condições da água que você colocará para regar a sua flor de cetim.

Clarkia amoenaII

Existem outros problemas que são naturais e causados pela deficiência de algum componente que você coloca na sua planta. Por exemplo, manchas amareladas ou marrons nas pontas das folhas da sua planta são geralmente devido a água fria demais que você está usando para regas.

O correto é sempre usar água em temperatura ambiente. A rega mal feita pode causar alguns danos a sua planta, mesmo sendo essencial para sua sobrevivência. O correto é você colocar exatamente o que ela vai precisar para se desenvolver bem.

variegado

manacadaserra

O Manacá-da-serra é uma arvoreta da família Melastomataceae e se origina da América do Sul – Brasil.

Ela é nativa da mata atlântica, e não demorou muito para se tornar muito usada no paisagismo, e isso tem uma explicação simples, a facilidade do seu florescimento, que além de tudo é de maneira simples magnífico.

Podemos dizer que o  seu porte fica entre baixo e médio, ela não supera a altura entre 6 a 12 m de e tenha cerca de 25 cm de diâmetro de tronco.

As folhas dessa árvore que cai tão bem na decoração do jardim são lanceoladas, pilosas, verde-escuras e possuem nervuras longitudinais paralelas.

Suas flores são solitárias e bem grandes, além de vistosas e duram por um longo período. As flores se desabrocham na cor branca, mas gradativamente vão ganhando uma nova coloração, tornando-se violáceas, até chegar à cor rosa.

Tibouchina_mutabilis

Graças a essa particularidade do manacá-da-serra, é possível achar a planta com  flores de três tonalidades diferentes. A floração ocorre no verão e já a sua frutificação no outono.

É uma planta perfeita para o paisagismo, e principalmente para urbanização. Isso porque a árvore não possui raízes agressivas, o que faz que seja possível plantá-la nos mais diversos espaços, que vão desde isolado, em calçadas, mas também em pequenos bosques ou até mesmo nos parques públicos de grande dimensão.

Outra vantagem do manacá-da-serra é em relação ao seu crescimento, que rápido. Além disso, pode ser encontrada no mercado como uma segunda opção, na variedade anã, que é chamada de manacá-da-serra-anão.

manaca-da-serra-tibouchina-mutabilis-

A conhecida popularmente como ‘Nana’, fica com a altura média entre 2 e 3 m de altura e é mais precoce em relação a floração. Quando ela atinge a altura de 1,5 m já começa a floração.

Esse tipo de manacá-da-serra, nana, pode ser usado em locais isolados ou também formando grupos, em renques. A época de floração é no inverno, diferente da forma arbórea típica. Outra vantagem dessa tipologia em relação a outra, é que ela pode ser plantada em vasos, para alegria de quem não possui tanto espaço.

Cultivo do Manacá-da-serra
Seu cultivo deve ser a sol pleno. Em relação ao solo, ele precisa ser fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica. A irrigação deve acontecer  periodicamente  pelo menos no primeiro ano, logo depois de o plantio no lugar que ela ficará definitivamente.

Uma das características dessa planta é que ela se adapta ao clima tropical úmido, porém também tolera o clima ameno, característico das regiões subtropicais.

Tibouchina_mutabilis_i

A multiplicação ocorre através de sementes, estacas e alporques. Já a variedade ‘Nana’ (manacá-da-serra-anão) para ser multiplicada precisa ser através da estaquia e alporquia, já que os descendentes são de proveniência das sementes.

Esse detalhe faria com que ela não apresentasse as características que são típicas deste tipo da árvore manacá-da-serra e chegar, como altura, no porte arbóreo.

Da região sudeste ao sul do Brasil o manacá-da-serra pode ser plantado e as suas belas flores poderão ser admiradas, mas não podemos esquecer de tudo o que precisa para o seu plantio.

Veja como plantar o manacá-da-serra.
1 – A planta precisa de sol e de um solo muito fértil. Sobre a umidade, deve ser moderada.

2 – Na hora de plantar, é preciso abrir um buraco que seja maior que o torrão da muda.

3 – E mais, será necessário utilizar adubo animal de gado bem curtido, cerca de 1 kg para cada muda que for plantada. Junte a ela composto orgânico que tenha procedência de folhas mortas.

4 – E não é só isso, acrescente no solo onde será plantada 100 gr de farinha de ossos, misturando bem ao resto do adubo.

mana-da-serra

5 – Outro detalhe importante é fazer de um modo que a terra não fique compacta, para isso será necessário no fundo do buraco e nas suas laterais, remexer bem a terra. Isso garantirá que a muda tenha um bom desenvolvimento.

6 – Coloque a muda no buraco somente após cortar o balde de plantio e também de fazer a retirada do torrão.

7 – Não se esqueça que as laterais do buraco também devem ser adubadas e depois é só regar muito bem.

8 – Se for preciso amarrar, use um cordão de sisal ou algodão, faça a amarração formando um oito para evitar que a planta seja estrangulada.

9 – E não esqueça de regar a planta diariamente durante os 10 primeiros dias depois do plantio. Caso chova muito não será necessário. E depois, continue regando em curtos períodos de tempo até que ela complete um ano de vida.

espalhando-folhas7