Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Begonia_masoniana

Pertencente a família Begoniaceae, composta de mais de mil espécies diferentes, a  begônia-cruz-de-ferro é nativa da China e cresce até 30 cm.

Suas folhas têm no centro um desenho marrom que lembra a cruz-de-malta. Se você cultivá-la em vasos, na primavera vai ter sua begônia cheia de flores cor-de-rosa e brancas.

Trata-se de uma planta de folhagem ornamental, herbácea, rizomatosa, de pequeno porte, de ciclo de vida perene e, que floresce na primavera.

As folhas da planta, de coloração verde-intenso, possuem textura enrugada, cujas nervuras, na cor vinho-amarronzado, partem direto do pecíolo, desenhando uma espécie de cruz, que lembra a cruz-de-malta. A qual originou o nome da planta.

As flores brancas ou rosadas, aparecem na primavera, aglomeradas em pequenos cachos.

Begonia_masoniana

Propagação
A multiplicação da planta faz-se geralmente por divisão de rizomas, Mas também poderá ser feita por sementes e estaquia de folhas.

O substrato dos vasos deverá ser rico em matéria orgânica e poderá ser uma mistura totalmente homogeneizada de: terra comum de boa qualidade, terra vegetal e composto orgânico bem curtido, na proporção de 1:1:2. O composto deverá apresentar uma textura leve e drenável.

Deve ser cultivada à meia sombra, com bastante luminosidade, mas não tolera a exposição direta aos raios solares. É uma planta ideal para ser cultivada, nas proximidades de uma janela.

É uma planta adaptada a climas: quente úmido e temperado. A temperatura ideal para o seu cultivo deverá oscilar entre 15 a 27ºC. – A planta não tolera clima frio, abaixo dos 10º C.

Begonia_masoniana

Regas
As regas deverão ser feitas, preferencialmente nas primeiras horas do dia. Manter apenas o substrato do vaso, ligeiramente úmido sem provocar encharcamento. É aconselhável esperar a superfície do substrato do vaso secar, antes da próxima rega.

No ato das regas, nunca molhar as folhas da planta, isso poderá acarretar contaminação por fungos e bactérias.  A planta vegeta melhor em ambientes com a umidade relativa do ar, satisfatória.

Quando a umidade relativa do ar estiver baixa, (época das grandes estiagens anuis), utilizar umidificador de ambiente.

A fertilização deverá ser feita, em média, a cada 2 meses. Aplicar adubo específico para a planta em questão, geralmente encontrado em floriculturas, obedecendo rigorosamente à dosagem recomendada pelo fabricante, descrita no rótulo da embalagem.

Ou se preferir: Poderá ser utilizado adubo químico NPK na formulação 04:14:08.  Aplicando uma colher de sopa, (rasa), sempre ao redor do tronco da planta.

Tratos culturais
- Livrar a planta das partes mortas e secas.

- Ao perceber as pontas e bordas das folhas tornando-se marrons, deverá aumentar a umidade do substrato.

-Se houver pouca ou nenhuma flor, mude o vaso com a planta, para um local mais iluminado.

Problemas comuns
Se as pontas e bordas das folhas tornarem-se marrons aumente a umidade. Se houver pouca ou nenhuma flor, mude para local mais iluminado.

flor

Sempreviva Helichrysum_bracteatum

A Sempre-viva é uma planta da família Asteraceae, nativa da Austrália. É também conhecida popularmente como Flor-de-palha.

Ela cresce como uma planta herbácea perene ou anual até 1 m de altura. Suas flores são pequenas, mas bastante chamativas.

Formadas na primavera, suas folhas são extremamente duráveis. Não são comumente cultivadas em vasos devido à alta necessidade de sol direto. Quando plantadas em jardins, são usadas em conjuntos isolados ou renques.

A espécie está presente em vários habitats ao redor do país, desde margens de florestas à desertos e áreas sub-alpinas.

É uma planta decorativa, apresentando flores em forma de capítulos, nas cores: rosa, branco, amarelo, laranja, violeta e vermelho, protegido por inúmeras brácteas secas.

helichrysum-bracteatum

A propagação da planta é feita através de sementes. As sementes deverão ser plantadas em forma de sementeiras, para posterior repicagem.

A época ideal para fazer a semeadura na região Sul, vai de agosto a outubro, e para a região Sudeste é setembro. As sementes deverão ser semeadas a uma profundidade de 0,5 cm.

O solo deve das sementeiras devem ser mantidos com umidade relativa, sem provocar encharcamento. A germinação ocorrerá em duas semanas.

O transplante para os locais definitivos, poderá ser feito quando a muda atingir, em média, 10 cm de altura. O espaçamento recomendado das mudas transplantadas nos canteiros é de 30 cm entre plantas x 30 cm entre linhas.

A planta é adaptada ao clima subtropical, mas, poderá ser cultivada em todo o País, nas estações de clima mais ameno.

Embora seja uma planta adaptada a clima ameno, requer alta luminosidade e deverá ser plantada em locais ensolarados. O solo dos canteiros deverá ser fértil, rico em material orgânico, permeável.

semprevivas

Preparação dos canteiros
Para facilidade de manuseio e tratos culturais, os canteiros deverão ter uma largura média de 1 m.

O solo dos canteiros devem ser afofados a uma profundidade média de 25 cm. Adicionar ao solo do canteiro, cerca de 500 g/m2, de esterco animal bem curtido e, cerca de 30 g/m2, de adubo químico granulado, NPK  04-14-08.

Incorporar ao solo, de forma homogênea, os materiais adicionados. Nivelar a superfície do canteiro.

– Esse procedimento deverá ser feito, em média, 30 dias, antes do recebimento das mudas. Molhe os canteiros todos os dias que antecederem o recebimento das mudas, para que os materiais adicionados se incorporem totalmente ao solo.

O florescimento irá depender das condições climáticas de cada região, mas, geralmente, ocorrerá em 150 dias após a germinação.

flores-ao-vento-gif7

Roseira

As rosas são uma das plantas mais lindas e admiradas em todo mundo, seu diferencial são as variedades de cores e a quantidade de pétalas que as rosas possuem.

Plantar rosas em vasos é simples e não há necessidade de nenhuma habilidade com jardinagem ou curso específico para isso. Você vai precisar apenas seguir sete passos simples, mais ou menos como um como plantar rosas em vasos passo a passo neste artigo aqui.

Passo a passo para plantar rosas em vasos
1º – Escolha o tipo de rosa que quer plantar, dada a variedade deste tipo de flor no mercado. Uma sugestão? Rosas vermelhas, as mais simples, requerem pouco sol e água e são as mais conhecidas também, não é mesmo?

2º – Compre um vaso ou use um pote de sua preferência, mas ele precisa ter ao menos dois palmos de profundidade.

3º- Coloque as sementes de rosa ou simplesmente a muda que foi comprada.

4º – Plantada a sua semente de rosa, adube o solo. Coloque adubo comprado pronto, é simples e barato.

5º – Regue todos os dias com ao menos um copo de água de dia e um de noite.

6 – Mantenha o local limpo de bichos e galhos de plantas mortas.

7º – Deixe que a planta leve sol ao menos uma vez ao dia e já está pronta a plantação de rosas em vaso, é só aguardar que vai florescer.

roseira-em-vaso

Escolha um vaso de terracota. A terracota permite regular melhor a umidade do substrato, evitando que as raízes fiquem encharcadas e não esquentam demais no verão.

Para quem está plantando rosas em vasos, vamos lembrar que as rosas vão crescer com um volume limitado de solo espaço e isso pode prejudicar um pouco, mas não vai impedir que ela floresça, apenas o processo vai ser mais lento. Não se pode esperar um desempenho similar de rosas em vasos de rosas em solo, pois o terreno influencia muito no crescimento e expansão da planta.

O cultivo de rosas em vasos é ideal para quem vive em apartamentos em edifícios e não há espaço para um jardim apenas seu, mas possui algum espaço em varandas ou terraços. Há ainda esta opção para ainda aqueles que gostariam de fazer crescer rosas em vasos para colocar em um lugar ensolarado de sua casa internamente ou ainda quem simplesmente ama esta flor e não tem onde cultivar. Mas lembre de que ela precisa de sol ao menos por cinco horas por dia, então procure uma varanda ou algo parecido.

Outra ótima dica é plantar vários tipos de roseiras, como as miniaturas, as híbridas-de-chá e as arbustivas, de modo a diversificar seu canteiro. Ao comprar a muda, repare se a mesma está plantada em um vaso, e não com a “raiz nua”, pois somente assim saberá que a flor está habituada a viver em um recipiente.

rosas-em-vasos

Transplante a rosa para o vaso escolhido e preencha com terra ou substrato universal na quantidade necessária, aperte em volta da raiz e regue moderadamente. Não coloque o adubo de imediato. O adubo deve ser colocado a cada 15 dias estando as roseiras em plena floração e a cada dois meses no restante do ano. Não se esqueça de regar quando a terra estiver seca.

O crescimento das plantas poderá ser controlado com grandes podas regulares e flores secas devem ser eliminadas para que novas flores apareçam. Durante o inverno não é necessário colocar os vasos para dentro de casa. Apenas embrulhe-os com plástico bolha para que as raízes não sofram demais com a variação térmica.

Os erros mais comuns no cultivo de rosas
* Excesso de rega;
* Uso de água fria para regar (o ideal é água a temperatura ambiente);
* Mudança de lugar das plantas, enquanto elas ainda estão se adaptando;
* Uso excessivo e sem instrução de inseticidas.

flores45