Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




P1220987g

As joaninhas são insetos pequenos e coloridos, muito admirados por sua beleza e, em muitas culturas, símbolos de boa sorte e fartura. Esses simpáticos insetos pertencem à ordem Coleóptera, assim como os besouros, e à família Coccinellidae, para a qual já foram descritas mais de 5.000 espécies.
Estes insetos medem entre 0,3 mm e 10 mm de comprimento e possuem um par de antenas com função sensorial. As antenas são utilizadas na procura de alimentos, para localização espacial, procura por parceiros reprodutivos, entre outras funções. Para manter as antenas limpas, as joaninhas as esfregam com o primeiro par de patas, e, desta forma, removem resíduos que podem interferir em sua sensibilidade.

Elas se alimentam de pequenos insetos, ácaros, pólen e néctar. Apenas duas espécies se alimentam de tecidos vegetais. Por sua vez, as joaninhas são predadas por insetos maiores, algumas espécies de pássaros e anfíbios.

Para se proteger, elas contam com algumas estratégias. A coloração vibrante pode atuar como uma forma de aviso ao predador sobre a sua impalatabilidade, ou seja, seu gosto ruim, ou sobre a sua toxicidade, evitando que o predador a ataque. Outra forma de defesa utilizada por algumas espécies é o comportamento de deitar-se com o abdome para cima, seguido da liberação de um líquido com odor desagradável. Dessa forma, a joaninha finge-se de morta e esquiva-se da atenção de seu predador.

As joaninhas são predadoras vorazes de pulgões, alimentando-se tanto da forma adulta quanto da larva. Uma única joaninha pode comer mais de 50 pulgões por dia. Por esse motivo, as joaninhas são freqüentemente utilizadas para realizar o controle biológico desta praga em áreas de cultivo agrícola. Com esse objetivo, centenas de joaninhas são introduzidas na plantação para que, ao se alimentarem dos pulgões, livrem as plantas desse parasita.

Essa estratégia é interessante, pois evita o uso de inseticidas químicos, que podem ser tóxicos para o ambiente e para o homem. Porém, deve ser realizada com cautela e com base no conhecimento científico, uma vez que, caso seja introduzida uma espécie exótica, ou seja, que não ocorre naturalmente no local, corre-se o risco de provocar um desequilíbrio ecológico. O resultado pode ser desastroso, ocasionando o desaparecimento das espécies de joaninha nativas e também levando à desequilíbrios na cadeia alimentar do ecossistema.

sininho

DSC040271

Para fazer um horta você terá que ser atento em alguns detalhes. Seguindo as dicas você terá uma horta linda e produtiva.

Primeiro escolha do local ( um lugar adequado para montar a horta );
Segundo preparação do solo (saber o tipo de solo e aduba-lo corretamente );
Terceiro a semeadura (saber como semear );
E por último associação de espécies e o rodízio de culturas, mantendo assim o solo sempre fértil e livre de pragas e doenças.

Onde montar
O local escolhido não poderá receber ventos fortes então se esse for o caso terá que providenciar um quebra-vento.
Para se ter uma horta será necessário um local que pegue pelo menos 5 horas de sol direto nas plantas.
O ambiente escolhido terá que ser plano para não ocorrer que o local fique com poças d’água.

Preparo do canteiro
Existem as hortas encontradas em jardins e as hortas suspensas, cada uma delas tem um cuidado especial.

Fazendo horta direto no solo
Sempre  para qualquer plantio não só para o cultivo de hortas até mesmo para plantas ornamentais e outros, teremos que preparar o terreno, limpando e equilibrando o ph do solo.

Geralmente o solo do Brasil é um solo ácido para isso teremos que equilibrar esse solo com calcário dolomítico ou calcário cítico. Para se descobrir se um solo é ácido temos uma maneira prática para sabermos isso é só ver se o solo é escuro se for ele é ácido, se a cor do solo for esbranquiçada o solo é alcalino. Mas o correto para analisar o solo é mandando uma amostra para um instituto de análise do solo para saber a porcentagem correta que deve ser aplicado o corretivo de ph. Deverá ser aplicado o calcário uma vez ao ano alternando os dois tipos de calcário.

Modo de aplicação do calcário: aplicar 250 gramas de calcário por m².

Delimitando o local onde será a horta
O espaço terá que ser delimitado por estacas e cordas com medidas de 1,20 de largura e o comprimento o espaço que tiver e espaçamento entre um canteiro e outro terá que ser de 30cm e 50cm.

Preparo do solo
Revolver toda a terra dos canteiros até desfazer os torrões. Depois de feito isso ele ficará com uns 5 à 10cm mais alta do que o caminho entre eles.

Adubação de horta
A adubação terá que ser feita com 1 parte de composto orgânico e 3 partes de terra. Essa adubação terá que ser feita a cada novo plantio. O rodízio de culturas na sequência raiz-folha-fruto também ajuda a preservar a boa qualidade do solo.

janela e borboleta