Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




hortaEmCasa

Horta suspensa é colocar em grandes vasos. Este tem um cuidado na questão da rega.

Em primeiro lugar é verificar se tem buracos na estrutura do vaso, para escoar a água. Segundo é preparar uma camada de drenagem no fundo de cada vaso com argila expandida, coberta por manta bidim.

Depois disso, preencher o vaso com terra vegetal até 20cm da borda e dê uma leve compactada. A camada superficial de terra deve ser rica em matéria orgânica. Faço uma mistura de substrato com 30% de matéria orgânica e termine de preencher o canteiro até 2 cm da borda, espaço suficiente para a terra não derramar quando chover.

Semeando
Para semear atente-se a estação do ano em que você vai plantar, período de plantio e colheita das hortaliças. Outro detalhe importante é que algumas folhagens temos que primeiro cultiva-las em sementeiras até enraizarem isso acontece quando elas estão com umas 4 folhinhas. Outras podem ser cultivadas diretamente no solo, mas exige o desbaste. Esse desbaste é retirar as mudas mal formadas para darem espaço às mudas sadias.
Semeie ou faça o transplante das mudas sempre no final do dia, quando o sol está mas fraco.

Associação de espécies
A associação de espécies com diferentes ciclos e arquiteturas vegetativas serve para que uma espécie se beneficie da outra. Como sombra,  espécies que afugentam insetos e outros. Essa associação terá que ser escolhida para ser cultivada no mesmo local e época não necessariamente que tenham sido semeadas ao mesmo tempo.

Exemplos de associações
-
Abóbora + milho ou acelga / Alface + cenoura ou pepino / Alho-poró + cenoura ou rabanete.
- Batata + repolho ou couve / Beterraba + couve ou alface / Cebolinha + cenoura / Rabanete + alface.
- Espinafre + beterraba / Milho + pepino ou nabo / Tomate + cebolinha ou serralha

Procure alternar as hortaliças, pois plantando seguidamente as mesmas acabam esgotando os nutrientes que a planta necessita.

Divida as plantas em: folhas ou flores, frutos, tuberosas e temperos.

xj364noc

Sedum-dendroideum

Família: Crassulaceae
Origem: América do Norte e México.

O bálsamo é uma planta suculenta originária do México e América do Norte, pertencem à família das Crassulaceae  e é largamente conhecida por suas qualidades ornamentais e medicinais. Seu caule é ramificado, de porte subarbustivo, geralmente entre 30 a 90 cm de altura. As folhas são carnosas, brilhantes, de formato espatulado a ovado, recurvadas para cima, de cor verde a bronzeada e dispostas em rosetas nas extremidades dos ramos. As inflorescências surgem no Outono e Inverno, terminais e compostas por pequenas e abundantes flores amarelas bastante decorativas.

No paisagismo, pode ser aproveitado isolado ou em grupos, formando assim maciços ou bordaduras informais em jardins contemporâneos, desérticos ou pedregosos. É uma planta muito versátil, pois pode ser plantado em vasos e jardineiras, adornando varandas, pátios e sacadas.

Por suas propriedades cicatrizantes, antiinflamatório e emoliente.
o bálsamo é uma espécie interessante para compor a horta doméstica. É ainda uma excelente opção para o jardineiro iniciante por sua facilidade de cultivo, baixa manutenção e rusticidade.

Deve ser cultivado sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, preferencialmente arenoso, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado semanalmente na Primavera e Verão, sendo no Inverno, deve ser mensalmente.

Por ser uma planta suculenta, o bálsamo é muito resistente a estiagem, no entanto, é bastante sensível ao encharcamento que provoca o apodrecimento das raízes. Tolera geadas e multiplica-se por estaquia dos ramos e folhas, e por separação das brotações laterais.

É indicado para ferimentos, queimaduras, inflamações da pele, contusões, úlceras e gastrites. As partes utilizadas são as folhas frescas.

LANDSCAPE2708A35