Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




sol-da-mata

Família: Fabaceae
Conhecida também como: Chapéu-de-praia, sol-da-mata, rosa-da-mata, sol-da-bolívia, palo-de-cruz, rosa-da-montanha, bráunia.

Esta árvore de pequeno porte (mede entre 6 e 8 m de altura), possui tronco com dimensões de variam de 20 a 30 cm de diâmetro. A casca é fina e as folhas compostas. Uma curiosidade: na formação de ramos e folhas novas, é formado um tufo de folhas róseo-arroxeadas e pontuações de cor vinho. Suas flores são vermelhas e grandes (daí a referência do nome popular). Já os frutos são vagens achatadas, com poucas sementes disponíveis.

Originária do Brasil com ocorrência natural no norte da região amazônica, em especial o Estado do Amazonas, na floresta pluvial de terra firme.
Difícil não ficar admirado com o tamanho, a cor e o formato das flores desta árvore. O nome sol-da-mata vem delas. Têm cerca de 25 c de diâmetro, são vermelhas (com miolinho amarelo em cada gomo) e redondas, como o astro-rei em final de tarde de inverno.

Sua principal função é justamente encantar quem a vê, já que sua madeira, embora usada para caixotaria e confecção de brinquedos, é mole e de baixa durabilidade (costuma apodrecer em ambientes adversos).

O único inconveniente desta árvore (diga-se, fora da região amazônica), é que ela apresenta crescimento lento e dificilmente frutifica. Em condições normais, floresce quase o ano inteiro, com maior intensidade em setembro e outubro. Já seus frutos amadurecem de Dezembro a Fevereiro.

sininho3

Monguba

Conhecida por vários nomes, tais como: cacau-selvagem, castanheiro-da-guiana, castanhola, carolina, munguba, castanheira-da-água, cacau-falso, castanheiro-do-maranhão, sapote-grande, mamorana (especificamente no Pará) e embiratanha (Ceará).

Família: Angiospermae

A Monguba é uma árvore dotada de copa densa e arredondada. Chega a atingir de 6 a 14 m de altura e seu tronco mede entre 30 a 40 cm de diâmetro. Suas folhas são compostas e flores solitárias com pétalas longas e grandes estames de ápice vermelho-vináceo. Já seu fruto é uma cápsula lenhosa, de superfície marrom-escura, que possui sementes em tom marrom-amarelado.

Originário do Brasil com ocorrência natural basicamente em toda a região amazônica, até o Maranhão. Ocorre em terrenos úmidos ou anualmente inundáveis.
O curioso desta espécie é o uso que as populações ribeirinhas fazem de suas sementes, sobretudo nas Guianas. Comestíveis, elas podem ser consumidas cruas ou cozidas, torradas ou moídas. Neste último caso, substitui o café ou o chocolate.

Seu fruto se assemelha a um cacau, só que de cor marrom-escura. Dona de ótima sombra, a monguba é mais que indicada à arborização urbana, justamente por esse bem-estar que proporciona aos transeuntes. Neste caso, o único inconveniente são seus frutos enormes. Mas vale dizer: eles são avidamente consumidos pela fauna em geral.

Afora essa aplicação, sua madeira, por ser de baixa durabilidade quando exposta ao tempo, é indicada somente para usos internos. Sua casca fibrosa, inclusive, é aplicada em cordoaria. Ela floresce de Setembro a Novembro, com os frutos vingando entre Abril e Junho. O crescimento dessa árvore é considerado rápido no campo (3 m de altura aos 2 anos).

lu

Polyscias guilfoyleiPolyscias guilfoylei

Polyscias fruticosaPolyscias fruticosa

Existem duas espécies de plantas chamadas de árvore-da-felicidade, Elas se tornaram bem populares nos anos 70, quando a moda era usá-las formando um par: a “planta-macho” seria a Polyscias guilfoylei e a “fêmea”, a Polyscias fruticosa. Elas são espécies diferentes do mesmo gênero e ambas pertencem à família das araliáceas.

A principal diferença entre elas é que a Polyscias fruticosa apresenta folhas recortadas em pequenas partes, bem afinadas, e a Polyscias guilfoylei possui folhas compostas, com uma cor verde mais intenso que a “fêmea”, lembrando a forma das folhas da salsa.

Elas podem ser cultivadas com sucesso mesmo em apartamentos, pois gostam de muita claridade, mas sem sol direto. Além disso, sua folhagem se desidrata com facilidade quando exposta ao vento. Plante a muda num vaso de bom tamanho (cerca de 30 cm de diâmetro e 50 cm de altura), para que a planta possa se desenvolver durante um bom tempo sem precisar de transplante.

Para garantir uma boa drenagem, essencial para essas plantas, deve ser utilizado a seguinte mistura de solo:
1 parte de terra comum
1 parte de terra vegetal
1 parte de composto orgânico
1 parte de areia

Seu cultivo é fácil e um bom indicativo para as regas são as próprias folhas, que revelam a necessidade de água: nunca as deixe murchar, pois podem cair. Em geral, uma boa medida é regar uma vez por semana nos meses frios e de duas a três vezes por semana no verão. Mas não descuide de observar a planta, pois ela dá sinais de suas necessidades.
Adube-as na Primavera e Verão. Uma curiosidade sobre essas plantas é que elas exalam um aroma característico sempre no final da tarde.

janela 70


Scuticaria_itirapinensis

Não basta comprar e levar para casa. Todos aqueles que cultivam orquídeas sabem que existem algumas dicas para ter sucesso no cultivo dessas flores encantadoras. Muitas pessoas, após ganhar uma orquídea de presente, ficam se perguntando o que fazer para que sua orquídea volte a florir novamente tão bela como antes. Muitos nem acreditam que seja possível, outros colocam a orquídea em um canto qualquer e depois de um longo tempo desistem porque a planta não solta flores novamente. Não existem segredos nem mistérios para se conseguir orquídeas tão belas quanto as que são vendidas em orquidários e floriculturas. basta conhecer um pouco sobre sua orquídea.

Adubação Qualquer planta bem adubada ficará mais saudável e dará muito mais flores. Você deve adubar uma vez por semana com um adubo NPK, pode ser o 20 20 20 ou o 10 10 10, ou você pode usar um adubo orgânico, se o adubo for liquido, pode ser usado uma vez por semana, se for um adubo do tipo bokashi você pode usar trimestralmente.

ombreamento Cada orquídea gosta de uma quantidade de luz, algumas gostam de mais luz enquanto outras gostam de pouca luz, o ideal é que você conheça um pouco sobre sua orquídea para saber se ela gosta de mais luz ou de pouca luz. As orquídeas mais populares do Brasil são as phalaenopsis, elas são encontradas em toda floricultura e são as mais usadas para dar de presente, as phalaenopsis preferem ficar em lugares de pouca luz, o ideal é que você cultive esse gênero dentro de casa ou na área ou na sobra de uma arvore.
Observe no vaso de sua orquídea, a maioria das orquídeas vem com o nome em uma plaquinha ou junto com a orquídeas vem um panfletinho explicando sobre o cultivo dela.Sabendo o nome da orquídea você pode pesquisar na internet sobre seu cultivo.Mas na duvida fica sempre a dica: nunca coloque sua orquídea pegando sol direto.

Regas Dizem que orquídea não gosta de água, mas isso não e verdade. As orquídeas gostam sim de água, o que elas não gostam  de ficar molhadas por muito tempo, elas gostam de molhar e secar para depois serem molhadas novamente.

florzinha rosa