Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




samambaia

Uma das principais pragas da samambaia é o pulgão que é facilmente eliminado com inseticidas naturais como o Combat, deve ser aplicado uma vez por semana durante o período de um mês para que esta praga seja totalmente eliminada.

Já uma das principais doenças que prejudicam a samambaia é um fungo chamado Cercospora, popularmente conhecido como ferrugem, este é controlado com o uso de produtos a base de sulfato de cobre. Pode-se ainda utilizar carvão em pó no local afetado, pois é um ótimo fungicida natural.

Ela também sofre muito com o ataque de Lagartas e deve ser controlado retirando-as manualmente ou utilizando um produto chamado Dimipel que faz um controle biológico destas lagartas.

53danglersmagiagifs

-jardim
Você compra revistas de paisagismo, com belos jardins, mas nunca teve coragem de montar o seu próprio pelo custo que ele pode ter? Saiba que não é preciso muito dinheiro para fazer um jardim de encher os olhos. Aqui vão algumas dicas de como gastar pouco para construir um cantinho verde só seu.

Passos
1) Plante você mesmo as sementes de relva, reutilizando copos de requeijão para espalhar as sementes (a grama propriamente dita) com pequenos espaços entre elas;
2) Use a sua criatividade para espalhar pelo quintal vasos diferentes e rústicos, que podem ser feitos com pneus, cestas, instrumentos musicais antigos etc.;
3) Utilize rodas de carroças, pedaços de madeiras com vão para as trepadeiras e videiras. O visual fica super moderno;
4) Nas paredes do seu quintal, caso queira deixá-lo mais verde, plante Unhas de Gato. Elas crescem rápido e são uma ótima opção para quem não gosta de ver aquele branco entre as folhagens;
5) Ervas cortadas que não contenham inseticidas são ótimas para adubar a terra.

Importante
Opte sempre por comprar aos poucos sementes de flores coloridas e baratas. Dessa forma, você fará um jardim alegre e cheio de vida com pouco dinheiro.

Frajola

selaginela

Fazem parte do grupo das pteridófitas as samambaias, avencas e selaginelas.

Estes tipos de plantas não produzem flores, sementes, nem frutos. Apenas possuem vasos condutores de seiva.

Habitam em regiões terrestres e locais úmidos, algumas espécies habitam em água doce, mas não há nenhuma espécie marinha.

Esporófito: é uma planta que tem um ótimo desenvolvimento, e que possui raiz, caule e folha.

Raiz: quase sempre é externa, surgem do caule e servem de suporte para as árvores. Caracterizam as monocotiledôneas, possui diversas raízes que saem do mesmo ponto, ficando embaraçadas. São constituintes de condutores de seivas.

Caule: a maioria são os subterrâneos, ou seja, que crescem embaixo do solo. Eles podem ser classificados como rizomas, que se estendem horizontalmente pelo solo. Alguns são eretos que crescem na posição vertical em relação ao solo, e pode estar em forma de tronco, que é resistente e ramificado, ou em forma de estipe que não tem ramificações.

Folhas: surgem a partir do caule, e não têm um tamanho definido podem chegar a grandes alturas, dependendo da espécie e do ambiente em que ela se encontra. Existem folhas das simples até as mais complexas.

Veja a classificação das folhas de acordo com a sua função:
Trofofilos: só realizam a fotossíntese.

Esporofilos: produtoras de esporângios.

Trofoesporofilos: realizam as duas funções das folhas citadas acima.

Em relação á classificação dos esporos produzidos nos esporângios, as pteridófitas podem ser classificadas em:
Isosporadas: produtores de esporos com a morfologia igual.

Heterosporadas: produtores de dois tipos de esporos, os micrósporos e macrósporos.

Gametófito ou Prótalo: quando um esporo é germinado surge o prótalo, uma pequena planta verde, constituída de talos.

O órgão produtor masculino é o anterídio, que quando comparado ao órgão das briófitas se mostram menos complexos, pois possuem um número reduzido de anterozóides constituídos de cílios que auxiliam em sua locomoção.

O arquegônio é o órgão reprodutor feminino, que assim como o anterídio, possui uma composição mais simples, em relação ás briófitas.
São formados por apenas um gameta (oosfera), que tem parte de sua estrutura submersa no tecido do prótalo.

Há uma alternação entre as duas gerações (metagênese), porém a fase mais dominante é a esporofítica, enquanto a gametofítica é mais reduzida. Para a fecundação das pteridófitas é fundamental a presença da água.

Através do fenômeno quimiotactismo, os anterozóides se aproximam do arquegônio, devido às substâncias químicas que ele produz. O zigoto gerado é transformado em um novo esporófito.

rosa_coracao

Falsa-vinha - senecio-mikanioides

Uma bonita opção para quem gosta de paredes verdes é a Falsa-vinha ou Hera-japonesa (Parthenocissus tricuspidata é o nome científico).
Diferente da unha-de-gato, que pede podas constantes porque aumenta de volume muito rapidamente, a Falsa-vinha pode ficar meses a fio sem manutenção.
Depois que cobre toda a parede e não tem mais onde se fixar, vai soltando longos ramos pendentes, formando uma bonita saia que balança com o vento.

Suas folhas, muito parecidas com as folhas da parreira, nascem em três tamanhos diferentes e dão um visual interessente à planta.
É uma trepadeira vigorosa, de crescimento muito rápido e que se fixa com facilidade em qualquer tipo de superfície. Em épocas de calor e chuva, é impressionante a velocidade com que cobre um muro ou parede.

No inverno, pouco antes de perder todas as folhas, a planta ganha tons avermelhados ou arroxeados, dependendo da intensidade do frio que chega. Depois perde todas as folhas e, no início da primavera, rapidamente brota verde outra vez.

006wps3d