Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Aquilegia_vulgaris

A aquilégia é uma planta herbácea, perene, florífera e de aspecto delicado e gracioso. Sua ramagem é ereta, ramificada e recoberta por pelos finos e curtíssimos. Ela pode alcançar de 30 a 120 centímetros de altura, de acordo com a variedade. Suas folhas têm as margens com folíolos de margens recortadas e arredondadas, de cor verde azulada. As flores surgem na primavera, solitárias ou em pequenos cachos, são eretas ou pendentes, pentâmeras e apresentam cálice vistoso e corola em forma de sino, com um prolongamento afunilado e curvo, semelhante a um esporão em cada pétala. O conjunto de sépalas e pétalas é bastante curioso e bonito. As flores podem ser simples ou dobradas, em diversas cores uniformes, com degradés ou mesclas. Em muitas cultivares a corola e o cálice têm cores distintas. O fruto é um folículo deiscente, com numerosas sementes negras.

No paisagismo, a aquilégia, ou erva-pombinha como também é chamada, presta-se para a formação de maciços e bordaduras, e confere um efeito romântico e delicado, ao mesmo tempo que lembra a beleza indomada das flores do campo ou da floresta. Ela aprecia canteiros drenáveis, porém humosos, como o solo de um bosque. A luz que passa filtrada pela copa das árvores também é aprazível a esta espécie, que não gosta do sol direto sobre suas folhas delicadas. Na falta deste habitat ideal, a luz da manhã ou da tardinha que bate na varanda ou pátio já lhe é suficiente. Pode ser plantada em vasos e jardineiras. As flores, assim como a folhagem, são utilizadas na confecção de arranjos florais e buquês.

Deve ser cultivada sob meia sombra ou luz filtrada, em solo permeável, preferencialmente rochoso ou arenoso, alcalino, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Planta típica de clima temperado, a aquilégia é tolerante ao frio. As fertilizações são recomendadas durante o crescimento e a floração.

Multiplica-se por sementes postas a germinar diretamente no local definitivo ou em sementeiras para posterior transplante.

O florescimento ocorre a partir do segundo ano após o plantio.

Nome Científico: Aquilegia vulgaris
Nome Popular: Aquilégia, Aquiléia, Aquilea, Erva-pombinha, Luvas-de-nossa-senhora,
Colombina, Soldados
Família: Ranunculaceae
Origem: Europa
Ciclo de Vida: Perene

lírios

jardinando

1 - Se pretende eliminar ervas daninhas, utilize produtos amigos do ambiente, para impedir que as sementes das ervas germinem, mas sem matar as plantas em crescimento. Se colocar algumas folhas de jornal por debaixo de matéria orgânica de lascas de madeira, vai matar as ervas porque não receberão luz. Coloque pano de paisagem por debaixo de pavimentos em pedra ou tijolo para prevenir que as pedras se enterrem, e que as ervas se desenvolvam por entre as brechas nos pátios ou caminhos.

2 - Bordas limpas a separar a sua grama, caminhos e canteiros, dão um ar de profissionalismo à sua paisagem. Muitos jardineiros utilizam vinil, metal ou tijolo para fazer essa separação e evitar que matéria orgânica, ou cascalho, lhe caia no relvado e para prevenir que a relva cresça para dentro dos canteiros.

3 – Arranje um lugar conveniente para guardar as suas ferramentas e suplementos de jardim, de maneira a estarem organizados e acessíveis. Irá poupar tempo quando procurar uma ferramenta e tiver tudo organizado e à mão.

4 - Manobrar uma máquina de cortar relva numa inclinação, é trabalhoso para além de perigoso. Considere modificar a inclinação com pavimento, ou com uma cobertura de solo.

5 – Coberturas de solo são escolhas muito praticas, e de baixa manutenção um desafio para a sua paisagem. Antes de fazer a escolha e aquisição das plantas de jardim, mate a erva do canteiro, e certifique-se que a planta que escolheu não é invasiva.

6 – O controlo do estrago feito por insetos é simplificado se, se aperceber cedo. Rotineiramente procure manchas ou buracos nas folhas ou flores, e examine qualquer planta murcha, atrofiada ou sem cor, para sinais de infestação

7 - A aquisição de ferramentas adequadas, e a sua manutenção para que estejam sempre em boas condições, irá facilitar a tarefa da manutenção do seu jardim. Compre ferramenta que dure, seja confortável e apropriada ao tamanho e necessidades específicas da sua propriedade

8 – Jardinagem em vasos é um favorito para a decoração ao ar livre, mas necessita rega diárias e fertilizantes frequente, para ser manterem bonitos. Para reduzir o trabalho, agrupe os seus vasos, para uma rega conveniente, utilize vasos grandes par evitar que secam muito rápido, introduza na terra, um fertilizante de libertação prolongada, e experimente vasos que regem a eles próprios.

9 - Quer esteja a começar do nada ou a remodelar uma paisagem existente, comece com um projeto. Pense na maneira em como quer usar o seu espaço, no valor que quer gastar, e no tempo que quer passar a criar e cuidar da paisagem. Não fugir ao plano para minimizar o volume de trabalho.

10- Para obter uma rega precisa e consistente instale um sistema de rega automática. Poderá comprar um sistema faça você mesmo, ou contratar um profissional para fazer a instalação.

11 - Mantenha o projeto da sua paisagem manejável. Não seja tentado por um projeto maior, para o qual não tenha tempo, e não importa o quão for desejável, evite plantas que necessitem de muita atenção, cresçam maiores que o seu espaço ou se tornem invasivas.

12 – Para obter folhagem e flores de confiança, nada melhor que perenes robustas.
Para reduzir a sua carga de trabalho escolha, variedades que não necessitam de ser divididas com frequência, não tenha que cortar flores secas muitas vezes, que sejam tolerantes à seca, e resistentes a doenças e pestes.

13 - A despeito o apelo de um grande jardim com canteiros expansivos, as suas obrigações de manutenção aumentam com o tamanho da sua paisagem. Reduzir a escala do seu projecto significa ter menos trabalho.

14 - Quando utilizar fertilizantes, produtos de libertação prolongada, necessitam de menos aplicações que produtos de libertação rápida, geralmente menos é melhor que demais. Para melhorar o solo em geral, considere matéria orgânica que pode fazer no seu próprio quintal.

15 – Identifique a manutenção que lhe dará dores de cabeça, ano após ano, e comprometa-se a encontrar soluções a longo prazo. Se conseguir riscar problemas sabidos da sua lista de manutenção o seu trabalho será mais leve durante toda a estação.

16 – Um relvado tradicional requer rega e corte frequentes, para se manter bonito. Diminua o seu trabalho escolhendo uma relva que prospera na sua zona, ou converta algum do seu relvado em coberturas de solo.

17 – Quando estiver a considerar as opções de materiais e construção da sua paisagem, mantenha em mente a manutenção constante, porque isso pode influenciar o custo inicial. Pátios e caminhos pavimentados ou com cobertura de cascalho, geralmente requerem menos manutenção.

18 – Certifique-se que tem acesso fácil a água em todo o seu terreno. Isto irá ajudar a regar as suas plantas com pouco esforço durante toda a estação.

19 – Poupe tempo, organize a sua paisagem de acordo com os requerimentos de cuidado. Algumas plantas sofrem com o calor do verão, e precisam de rega frequente enquanto outras prosperam com a negligência.

20 – Não gaste tempo e dinheiro, a por fertilizante ou outros produtos na terra, até que saiba o que é realmente necessário. Determine os níveis de pH, deficiências de nutrientes e textura da terra, num laboratório perto de si.

21- Estenda uma camada de matéria orgânica nos seus canteiros, com altura de 2 a 4 polegadas, folhas, agulhas de pinheiro, ou lascas de madeira, isso vai reduzir a necessidade que o solo tem de água e manter as ervas daninhas sobre controlo.

22 – Arvores e arbustos são âncoras de uma paisagem a longo prazo. Evite as que deixem cair fruta ou seja susceptível a doenças ou pestes. Quando plantar tenha em mente o tamanho da árvore adulta, para que não a tenha que mudar de sítio ou que precise de ser podada com frequência.

barrinha de vasinhos

balizeiro

O balizeiro pode ser uma planta de jardim ou uma planta de interior, pode ser também considerado como flores de jardim e ainda ser plantada num vaso grande. As suas folhas são de um verde-escuro atrativo e a sua cor perdura durante verão até ao Outono.

As  suas flores normalmente são de um vermelho alaranjado muito atrativo e bonito para a decoração da sua casa em arranjos florais, ou simplesmente dispostas em simples jarras.

Caracteristicas a ter em conta para o seu cultivo:

Cor da flor: As suas flores podem ser de várias cores incluindo a cor vermelha, amarela, laranja e cor de ros.;

Conselhos de crescimento: Requer terra fértil.

Tamanho: O balizeiro tem o tamanho de 1,5 a 6 pés ou mais de altura, 1 a 2 pés de largura.

Luz: O Balizeiro para se desenvolver necessita de sol total a parcial.

Floração: A sua floração dá-se em meados do Verão a princípios do Outono.

chuva-1

Phalaenopsis sp.Phalaenopsis sp.

1. Prefira os vasos de barro aos de plástico, porque os primeiros têm mais porosidade e drenam melhor a água. Se optar pelos de plástico, fique de olho nas regas para não encharcar demais a planta;

2. Se a base da orquídea estiver a menos de um dedo da boca do vaso, é preciso trocá-la de moradia. Procure deixá-la dois dedos de altura abaixo da boca do vaso.

3. Para acomodá-la no novo vaso, repare de qual lado surgem os novos brotos – esta é a frente da orquídea. A parte posterior deve ser encostada em um dos lados do vaso para firmar o desenvolvimento do exemplar.

4. Para a troca de vaso, acrescente chips de fibra de coco ou musgo à planta. Este último precisa ser lavado com água para tirar o excesso de areia.

5. Antes de cortar a orquídea, esterilize a tesoura (com um maçarico portátil ou no fogão). Deixe esfriar para depois usá-la. Importante: repita a operação antes de mexer com outra orquídea para evitar a transmissão de doenças.

6. Quando descartar uma folha, passe canela em pó no local do corte. O ingrediente é um cicatrizante natural.

7. Manchas na folhagem podem ser amenizadas com fumo de corda. Ferva o fumo em água por uma hora até que vire uma solução concentrada, que deve ser diluída em água. Borrife sobre as folhas repetidas vezes, até que dê resultado.

8. Cochonilhas e pulgões podem ser eliminados das folhas com sabão de coco. Use uma escova para esfregar as folhas.

9. Repare na coloração da folhagem. Se estiver escura, mude a orquídea de local. Quanto mais contato com a luz, mais ela irá florir.

10. Instale plaquetas plásticas de identificação em suas orquídeas. Além do nome da espécie, anote o período de sua última floração. A próxima florada pode ser estimulada com NPK 10 30 20, que tem mais concentração de fósforo.

joaninha