Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Ancinho ou Rastelo – É uma ferramenta utilizada para o recolhimento de detritos de jardim, hortas, etc. Também utilizado para espalhar adubo em canteiros.

Cortador de Grama – Usado para cortar o gramado de maneira precisa e com maior facilidade. Existem diferentes tamanhos e formatos, mas geralmente são em forma de carrinhos, onde o usuário o empurra através de um “volante”.
Possuem diversas tecnologias, sendo que cada marca possibilita uma facilidade para o usuário, tais como: volante ajustável à pessoa, design avançado que possibilita o corte de grama rente à paredes, ajuste da altura do corte, entre outras.

Enxadas – Ferramenta composta por uma lâmina encurvada, sua função é principalmente na colheita e corte de cereais.

Regador – Usado para regar as plantas. Deve ter um tamanho ideal para cada tipo de “objeto” a ser molhado. Exemplo: é aconselhável usar regadores diferen- tes para molhar diversos portes de plantas, até porque em um vaso maior, você fará diversas viagens até molhar sua planta por completo. Hoje no mercado é possível encontrar regadores de plástico e metal.

Ferramenta utilizada para diversos fins, sendo que existe no mercado um tipo especial para cada função.
Tesoura para podar galho: usada para cortar galhos grossos de árvores ou de cercas vivas.

Tesoura para podar cerca viva: possui um corte preciso, de fácil manuseio, se usada corretamente é garantia de um bom resultado.

Tesoura para poda: usada para poda de ramos e hastes

Vasoura para grama – Vassoura própria para varrer grama.
É usada para remover as folhas ou qualquer outra sujeira que esteja presente no local a ser limpo.


http://floresnaweb.files.wordpress.com/2007/09/primulas_eduardo.jpg

Em primeiro lugar, devemos atentar para o próprio apartamento e suas características. Isto se deve ao fato de existir apartamentos com varandas ou sacadas, apartamentos com jardineiras do lado de fora das janelas, com muita ou pouca incidência de sol, com áreas envidraçadas maiores ou menores, etc. Estas características vão determinar os tipos de plantas e flores mais indicadas e os locais do apartamento mais apropriados para o seu cultivo.

Existem plantas que necessitam maior incidência de sol, outras que precisam ficar na sombra e protegidas dos ventos, aquelas que precisam de sol, mas em “doses” menores, etc. Desta forma, precisamos recriar, na medida do possível, dentro do apartamento, as condições que as diferentes plantas encontram na natureza, condições estas as mais indicadas para um bom desenvolvimento.
O gerânio e a azaléia, por exemplo, devem ficar parte do dia expostas ao sol. Já a maria-sem-vergonha e a prímula se desenvolvem melhor em local sombreado. As orquídeas são uma boa opção para apartamentos, desde que possam ficar em local com bastante iluminação, mesmo sem sol direto sobre elas.
Outro bom exemplo de planta ornamental que pode ser cultivada em apartamento e que oferece um componente decorativo interessante é o bonsai. Os bonsais são “miniaturas” de árvores cultivadas de acordo com as tradições orientais e podem se adaptar muito bem a ambientes que não tenham a incidência direta do sol, mas precisam de iluminação adequada para o seu bom desenvolvimento, além do cuidado com podas constantes, para manter as proporções e o padrão dos bonsais japoneses.

Para o cultivo em vasos, devemos, em primeiro lugar, escolher o vaso correto para cada tipo de planta. Podemos seguir a recomendação básica de que a área do vaso deve ser suficiente para abrigar as raízes da planta a ser cultivada. Os vasos podem ser feitos de barro, madeira, porcelana, cimento, etc., e devem ser escolhidos, também, pelo seu papel decorativo.

Os cuidados básicos que devemos tomar com as plantas e flores cultivadas em vasos são vários. O vaso deve apresentar uma boa drenagem, possibilitando o escoamento do excesso de água, quando houver. O solo para o cultivo deve ser rico em matéria orgânica e com uma boa aeração. Em geral, aconselha-se uma proporção de 20% de matéria orgânica em um solo fértil.
As regas são um fator de grande importância, pois devemos efetua-las de acordo com as necessidades específicas de cada planta: samambaias, por exemplo, necessitam de uma quantidade bem maior de água que os cactus, que pouco precisam ser regados. Além desses cuidados, devemos manter as plantas livres de doenças, fungos e parasitas e, ainda, manter os vasos limpos, retirando galhos, folhas e flores mortas e, por último, efetuar podas sempre que necessário.


Beijo pintado

Nome Cientifico – Impatiens Hawker

A Planta – Planta bastante rústica e que praticamente não dá trabalho. Ela e da família das Balsamináceas e se caracteriza por ser uma herbácea de pequeno porte perene. Costuma-se plantá-la como bordaduras e maciços. Tem sua origem nas Ilhas dos Mares do Sul e pode chegar a uma altura de até 50 centímetros. Sua propagação se dá através de sementes durante a primavera e o verão.

Flores – São flores isoladas que apresentam várias cores e que florescem quase o ano inteiro.

Tipo De Folha – Oval

Ambiente e Cultivo – São cultivadas em jardins e gostam de clima quente e úmido, além de necessitarem de proteção contra fortes ventos. Quanto ao solo, ela é uma planta pouco exigente. Deve ser regada de duas a três vezes por semana nos meses quentes e uma vez por semana nas épocas frias. Essa planta gosta de meiasombra, mas precisa de muita luz durante o verão, embora não suporte sol direto entre 10 e 17 horas.

Adubação – Adubar uma vez por ano com farinha de osso, farinha de peixe ou torta de algodão, usando fosforita, superfosfato, termofosfato ou NPK rico em P.

Males – A aranhinha-vermelha é uma praga comum.

c224


alocasia350

De beleza delicada e marcante, a Alocasia Savana pode ser cultivada em vasos, jardineiras ou em conjunto isolados a meia sombra.

Nome Popular: Alocasia Savana
Família: Araceae

Como Cuidar/Cultivar a sua Alocasia Savana?
Deve ser cultivada à meia sombra, as regas podem ser diárias ou a cada dois dias evitando o encharcamento do solo.

A adubação deve ser feita a a cada 30 dias com NPK 10-10-10 granulado ou de 20 em 20 dias na formulação líquida.

4tggehlfy2hd2