Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




jardim

Preparando plantas anuais para o próximo ano
A maioria dos jardineiros acha-se preparando para uma nova estação de cultivo quando ainda nos encontramos no meio da estação presente. Certamente, este é o melhor período para estudar seu jardim e planejar a próxima primavera. Também é a melhor época para anotar suas conclusões.
Além de fazer planos futuros, há algumas preparações básicas de jardinagem que você vai querer considerar. Aqui vão algumas dicas.

Preparando plantas de jardim para o inverno
Muitas pessoas trazem para dentro gerânios, não-me-toque e begônias em vasos para usá-las como fonte de mudas para o verão seguinte. Trazer plantas crescidas para dentro de casa para o inverno deve ser feito várias semanas antes da geada.
Desenterre a planta com um grande pedaço de solo para que as raízes não se percam. Coloque a planta no chão para que ela fique no mesmo nível em que estava no jardim. Em volta da planta, preencha com uma boa mistura para o solo e pressione o solo para baixo com os dedos para eliminar bolhas de ar. Pode a planta em 40 a 50% para reduzir definhamento. Regue com uma solução fertilizante líquida. Mantenha em local fresco fora da direção do sol por pelo menos um dia antes de movê-la para dentro de casa.

A preparação cuidadosa recompensa um jardineiro com botões coloridos
As mudas no inverno
Um método ainda melhor de manter estas plantas por invernos é tirar mudas delas e plantá-las. No final do inverno, elas serão plantas maduras de onde tirar mudas para o jardim do verão seguinte. As mudas devem ser feitas no meio do verão enquanto as plantas estão ainda em estado ativo de crescimento, já que a planta cresce devagar quando as temperaturas noturnas esfriam.

Iniciando plantas anuais a partir de sementes
Uma terceira alternativa de cultivar plantas anuais no inverno é começá-las a partir da semente. Coleus e ervas anuais como salsinha e manjericão se dão bem se tratadas desta forma, bem como flores anuais que florescem em períodos mais curtos.

Outras preparações para o inverno
Dálias, begônias, canas, calas, caládios e gladíolas são tratadas como anuais em climas mais frios. Muitas pessoas simplesmente as jogam fora a cada outono e compram novas a cada primavera. No entanto, é possível desenterrá-las e guardá-las para replantá-las na estação seguinte após a primeira geada, quando os picos murcharem. Retire os picos murchos junto com solo solto e raízes das tuberosas (ou bulbos) e guarde-os de forma livre em sacos de papel pardo em local escuro e fresco. O material que os envolve ajudará a mantê-los úmidos.
Depois, no outono, há outras tarefas a fazer. Mangueiras giratórias devem ser enroladas e guardadas, sistemas de irrigação por gotejamento devem ser drenados e as plantas mortas devem ser removidas e jogadas fora. Onde uma cobertura orgânica foi usada, uma camada adicional deve ser colocada na cobertura existente. A nova camada adicionada no outono irá repor qualquer solo perdido, cobrir áreas expostas, proteger o solo da erosão do vento ou água no inverno e combater o crescimento de ervas daninhas no final do outono e começo da primavera.

Prepare-se para o inverno e guardando as mangueiras
Coberturas de mantas inorgânicas devem ser enroladas e guardadas para o inverno. Em climas brandos, replante com flores ornamentais de inverno como repolho ornamental colorido ou tilápia. Se você preferir deixar os canteiros vazios, espalhe uma cobertura orgânica ou sementes de grama de centeio anual ou fagópiro para fornecer uma cobertura de inverno que precisará ser virada no começo da primavera como fonte de nutrientes orgânicos (chamado de “adubo verde”).
O outono é uma boa época para pegar amostras de solo e testá-las. Se nutrientes de funcionamento lento, como cal, forem necessários, eles podem ser espalhados sobre a área durante o outono ou inverno. Os fertilizantes de liberação rápida devem ser aplicados quando os canteiros estiverem prontos para o plantio da primavera seguinte.

Alguns entusiastas de plantas anuais gostam de semear as sementes em recipientes
a cada outono para que as plantas possam ser mostradas dentro de casa no inverno. Escolha aquelas plantas anuais que precisam apenas de períodos curtos para florescer. Do contrário, plante aquelas que tenham folhagens atraentes e as aprecie como plantas domésticas no inverno. Você pode até adicionar algumas ervas anuais para temperar sua culinária de inverno!
Uma prática tarefa de final de estação é anotar idéias para os anos futuros: quais plantas foram bem e quais não foram, onde adicionar plantas para iluminar pontos sem vida, quantas plantas foram necessárias para preencher uma área específica e os nomes das plantas que você admirou nos jardins de outras pessoas. Anote também onde você plantou bulbos neste outono, assim você não cavará sobre eles na próxima primavera.

borboletas azuis

Fungicida – Calda Bordaleza – Para um litro de calda, prepare: 100 gramas de sulfato de cobre, 100 gramas de cal virgem (sulfato de cálcio), 01 litro de água.
Preparo: Ponha o sulfato de cobre em saco de pano dentro de um vasilhame com um pouco de água (quente ou morna) e deixe durante 24 horas. À parte, hidrata-se a cal virgem com água, cuidado para não tocar o produto com as mãos, pode se queimar. Colocar a cal virgem no vasilhame onde o sulfato de cobre está dissolvido e complete com 01 litro de água, misturando bem com um bastão (haste) de madeira. A calda deve ser pulverizada sobre as plantas ou pinceladas durante dois dias seguidos e depois com intervalo de uma semana. Mesmo que suas plantas não apresentem incidência, preventivamente, aplique pelo menos uma vez por ano, antes da estação das chuvas. A calda não é tóxica para as plantas.

Ferrugem e Podridão – Suco de Cebola com Hortelã – Pique uma planta inteira de cebola (utilize todas as partes) e algumas folhas de hortelã (06 a 10) em 01 litro de água. Bata tudo no liquidificador, coe e aplique logo em seguida nas plantas via pulverização foliar. Não guarde a solução para posterior utilização, pois se perde o efeito.

Bactérias e Ataques de Insetos (Sintomas já manifestados)
150 gramas de alho picado
02 colheres de chá de parafina
100 gramas de sabão de coco dissolvido em 10 litros de água.

Preparo: Deixar o alho e a parafina em infusão por 24 horas. Junte o sabão sempre misturando. Filtrar guarde em embalagens de vidro. Pulverizar sobre as partes afetadas nas plantas.

Cochonilhas e Pulgões (Combate e Prevenção) – Calda de Fumo com Sabão de Coco – Deixe de molho 200 gramas de fumo de rolo (corda) em 02 litros de água por 24 horas. Filtre a calda em coador descartável de papel. À parte, dissolva 200 gramas de sabão de coco em litro de água fervente. Espere esfriar, adicione a calda de fumo e pulverize sobre as plantas afetadas. Deve-se diluir em 1:10 (uma parte de calda para 10 partes de água). Mesmo que suas plantas não apresentem ataques, faça pelo menos uma vez por semestre, pois o principal agente transportador destes são as formigas.

Pulgões – Macerado de Alho: Esmagar 04 dentes de alho e colocar em litro de água deixe amolecer por duas semanas. Diluir em 10 litros de água e pulverizar as plantas afetadas.

Pulgões – Macerado de Urtiga:
Colocar 100 gramas de urtiga fresca em 01 litro de água e deixar amolecer por 03 dias. Diluir em 10 litros de água e pulverizar as partes afetadas.

Pulgões – Macerado de Urtiga:
Colocar 100 gramas de urtiga fresca em 01 litro de água e deixar amolecer por 03 dias. Diluir em 10 litros de água e pulverizar as partes afetadas, e/ou dissolver de 150 a 300 gramas de sabão de coco em 10 litros de água quente. Espere esfriar e pulverize as plantas afetadas.

Pulgões e Ácaros:
Misturar 40 gramas de sabão de coco com 120ml de querosene e água quente (cor leitosa). Adicione 25 litros de água fria e misture bem (querosene é tóxico para qualquer tipo de inseto). Pulverizar as plantas atacadas antes da frutificação.

Pulgões e Ácaros (Insetos Sugadores) – Chá de Coentro:
Cozinhar algumas folhas de coentro em água por alguns minutos. Coar, misturar mais água e pulverizar. A quantidade de água misturada ao chá dependerá do resultado, se o controle não foi total, diminua a quantidade de água para tornar a solução mais forte.

Chochonilha
: Pincelar a solução de álcool nas partes afetadas das plantas, e procure ir retirando com ajuda do pincel às cochonilhas.

Lagartas:
100 a 300 gramas de sabão de coco
½ litro de álcool
01 colher de sopa de cal virgem
01 colher de sopa de sal de cozinha
Misturar em 10 litros de água e misturar muito bem. pulverize sobre a planta que estiver fortemente atacada pela praga.

Lagarta e Lesma – Infusão de Losna: Derrame um litro de água fervente sobre 30 gramas de folhas secas de Losna. Deixe em infusão por 10 minutos. Diluir em 10 litros de água e pulverizar as plantas atacadas pelas pragas.

Lesma – Sal Grosso:
Distribua pela área onde ocorrer incidência significativa de lesmas, um punhado de sal grosso. Bastante utilizado em orquidários e estufas. Uma vez por semana, durante 06 semanas, sempre após as regas, para evitar que a umidade excessiva derreta o sal.

Plantas com propriedades Inseticidas – Normalmente o plantio de espécies que exalam odores, como ervas, temperos, cravos e gerânios afastam insetos em geral. Por exemplo:
Gerânio, Citronela: afasta insetos em geral, inclusive pulgões.
Hortelã: evita ação de formigas.
Gergelim: evita o aparecimento da formiga saúva.
Manjerona, Tominho e Camomila: repelem lagartas.

cachoeira_2