Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments


  • Fale Conosco


  • Tuia-Holandesa_jpg

    A famosa “ tuia holandesa†, uma espécie de conífera assim como os pinheiros tradicionalmente usados no Natal. A tuia holandesa tem algumas vantagens sobre os modelos tradicionais; por ser uma planta cultivada em vaso desde ínicio pode ser transplantada em local definitivo, como jardins e quintais, e conserva a aparência e a fragrância durante toda a temporada natalina.

    Dependendo do porte (é comercializada a partir de 40cm de altura, até quatro metros) pode ser usada como decoração interna e externa, por toda vida

    A espécie comercializada é da família cupressus macrocarpa, que possui suave odor de limão ao ser tocada. Enfeitada com pisca-pisca e bolas, anjos, duendes, entre infinidade de variações de enfeites, cria aquele indispensável ambiente festivo.

    Cuidados que devemos ter com a planta – A espécie de Tuia produzida pelo Terra Viva é originária da Inglaterra, e foi adaptada ao clima brasileiro. A planta atinge cerca de 40 cm em um ano e meio. Em três anos chega a 1,5 metros , crescendo aproximadamente um metro por ano a partir de então.

    A planta deve ter um período de sol (mais ou menos 2 horas por dia, de preferência pela manhã ou a tarde) , ou um local de meia sombra, mas que receba pelo menos as duas horas de sol direto, podendo ainda permanecer com luz direta o dia todo, se plantada em jardim. A irrigação deve ser feita todos os dias, sendo que a planta não deve ficar encharcada, mas a Tuia não deve por exemplo ficar sem água, a terra deve permanecer sempre úmida.

    O transplante de um vaso menor para um vaso menor deve ser feitoa, quando quiser que sua Tuia cresça, quando isso acontecer pode-ser usado terra vegetal ou húmus de minhoca.

    Existem diversas possibilidades para uma Tuia secar, entre elas pode ser a presença de um fungo nos galhos da planta, que ocasionam o ressecamento da planta e um aspecto amarelado a branco; isso geralmente ocorre devido a rega realizada de cima para baixo. Neste caso procure regá-la apenas na raíz, não deixando-a exposta à fungos e outros tipos de microorganismos que atacam caule e folha.
    Se você estiver realizando uma rega diária – muita água – diminua a quantidade de água e deixe a Tuia por apenas 2 horas ao sol, controlando o calor.
    Caso não perceba a presença de um fungo em suas folhas, adote a utilização de um fungicida foliar – calda bordalesa – que se encontra comumente em qualquer floricultura…Mas preste atenção às instruções de utilização do produto.
    Existe ainda a opção de um adubo foliar, que irá revigorar sua planta através de uma absorção foliar, ou até mesmo junto com a água de irrigação por meio de aspersores ou micro-aspersores – presentes no sistema fisiológico da planta.

    0012

    Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

    OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



    50 Responses

    1. é a 2ª tuia q tenho e esta cegando a folhagem o que devo fazer já mudei de vaso …ainda tenho com recupera-la!!

    2. secando!

    3. #3
      vera lucia da silva 
      Sunday, 17. January 2010

      Eu tenho a tuia na calçada e molho todos os dias de manha e noite. Ela esta linha. Gostaria de saber se posso podar para dar o formato que quero

    4. #4
      vera lucia da silva 
      Sunday, 17. January 2010

      Ela esta linha. Jogo bastante agua

    5. #5
      vera lucia da silva 
      Sunday, 17. January 2010

      Desculpe, quero dizer “linda”

    6. #6
      vera lucia da silva 
      Monday, 18. January 2010

      Obrigado Sonia de Oliveira, por ter respondido tão rapido a minha pergunta. Confesso que não acreditei que iriam dar credito a minha pergunta. Desculpe-me. Assim que que recebi a resposta já podei a minha tuia ela está mais linda .
      Vcs são muito atenciosos.
      Que Deus abençoe todos vcs.

    7. #7
      luciana 
      Monday, 12. July 2010

      oi, é a minha primeira tuia,a minha dúvida é: eu posso tê-la no vaso dentro de casa o tempo todo ou tenho que obrigatóriamente que planta
      depois de dois metros para um lugar maior,no jardin?

    8. #8
      luciana 
      Monday, 12. July 2010

      eu posso poldar para não cresce muito? e a que tempo eu posso fazer mudas?
      obrigada pela atenção, um abraço.

    9. #9
      Julien Cattete Reis 
      Friday, 8. October 2010

      Olá, tenho uma tuia de aproximadamente 1,70m em um vaso bem grande em minha varanda, mas suas folhas estão secando. Rego apenas 2 vezes por semana, pode ser isso? Devo regar todos os dias?

    10. Bom dia
      Vi que algumas pessoas estão com os mesmos problemas que eu.
      Minha TUIA esta secando de baixo para cima.
      Por favor me ajude
      tem alguma forma de recupera-la?
      Estou desperada pois queria ela linda para o Natal?

    11. #11
      Fernanda 
      Monday, 15. November 2010

      Oi,me ajude por favor tenho uma tuia de uns 40 cm,ela fica na minha varanda perto da parede em uma prateleira,não pega sol direto mais pega a luz do dia e a parede as vezes fica bem quente porq pega sol do outro lado,as folhas dela ficaram secas e as pontas enroladas,ja troquei a terra.Estou regando todos os dias pela manhã e no fim da tarde,mais não estou vendo diferença.O que devo fazer?Por favor me responda não quero perder a planta.Obrigada.

    12. #12
      frederico 
      Sunday, 28. November 2010

      onde posso adquirir sementes de tuia holandesa?

    13. #13
      Glaucia 
      Friday, 3. December 2010

      Comprei uma Tuia a 3 semanas mas ela ja esta começando a secar o que posso fazer? molho ela todo dia 2x e coloco no sol de manha porque ela fica dentro do apt°.

    14. Olá também tenho uma tuia no meu jardim só que ela está secando só de um lado, não jogo água nas folhas deixo a água para regala de um dia para ourto por causa do cloro e emsmo assim ela está secando, tem como recupera-la?
      Aguardo resposta.

      Obrigada

    15. tenho uma tuia num vaso de 20 cm. boto um copo de requeijão de agua por dia e ela está cada dia mais linda, é o suficiente. elaa toma 2hs de sol por dia depois vai pra sombra. ela ja tem 4 meses. ela pode ser podada e mudada de vaso tranquilamente. =*

    16. #16
      Fabiana Passos 
      Friday, 17. December 2010

      Tenho uma Tuia Holandesa, de uns 60 cm, gostaria de plantar ela no jardim, onde vai pegar sol pela manhã todinha. Gostaria de saber se posso ou não planta-lá nesse local. Quero saber tbm se posso podar o topo dela para ela não crescer. E o que faço p/ sempre manter as folhas verdinhas.
      Obrigado!

    17. Bom dia
      Vi que algumas pessoas estão com os mesmos problemas que eu.
      Minha TUIA esta secando de baixo para cima.
      Tem alguma forma de recupera-la? Grato.

    18. Bom dia
      Vi que algumas pessoas estão com os mesmos problemas que eu.
      Minha TUIA esta secando de baixo para cima.
      Tem alguma forma de recupera-la? Grato.

    19. #19
      Andrea Boeira 
      Thursday, 30. December 2010

      Boa tarde
      tenho minha Tuia Holandesa hà um ano e meio, sempre foi bonita,sempre dentro de casa e dificilmente eu a colocava no sol, apos um mes atraz ha coloquei em um vaso maior e passei a deixa-la mais no sol, mas ela comessou a secar alguns galhos, removi estes galhos mas nao a vejo melhorar, li em um site de que elas precisam do frio para se manter, nao tenho como colocala em um lugar gelado agora, gostaria de saber se tenho como salva-la o que posso fazer para que ela volte a ser linda como antes? alguns sites dissem que o jeito é descarta-las e comprar outra, isso é verdade?
      Obrigada.

    20. #20
      silvia paz 
      Wednesday, 12. January 2011

      Boa tarde ganhei uma tuia holandesa a alguns dias, mas ela esta amarelando de baixo para cima gostaria de saber os cuidados que devo ter para que fique bonita responda por favor foi um presente que gostei muito e não queria perder obrigada

    21. #21
      sergio lago 
      Friday, 14. January 2011

      comprei uma tuia e ela começou a secar, troquei por um vaso maior mais não sei se ela vai aguentar.

      Tem algo mais que posso fazer para recupera-la?

    22. Minha tuia esta ficando com os galhos secos, molho ela todos os dias e ponho para tomar sol até ja podei as galhas que estão secando pus umos mas não tem dado resultado o que devo fazer?

    23. #23
      luciana costa 
      Sunday, 23. January 2011

      Ola, gostaria de saber como recuperar a tuia. A minha secou quase toda. Ela no inicio so ficava dentro de casa. quando começou a secar coloquei para fora. mas agora ela secou. Devo poda-la? Por favor me ajudem. grata

    24. Olá,tenho uma tuia Holandeza a dois meses cuido dela como se cuida de um bebê,converso com ela e a cada dia ela está mais bonita.Tenho adubado com humus de minhoca,água e amor…

    25. #25
      Vera Santo 
      Tuesday, 15. February 2011

      Olá.
      Tenho uma tuia holandesa e tenho cuidado conforme as orientações, mas as folhas estão todas secas, parecem mortas. Tenho alguma chance de recuperá-la? O que devo fazer? Ela ainda é pequena 20cm + ou – e fica em ambiente externo em um vaso de barro pequeno.
      Agradeço desde pela ajuda.
      Abs.
      Vera

    26. #26
      Vera Santo 
      Friday, 18. February 2011

      Adorei o seu Blog.
      Parabéns.

    27. Bom dia. Vi neste blog perguntas como esta que vou repetir, porque não pude ler as respostas. MINHA TUIA HOLANDESA ESTà FICANDO FEIA, AMARELADA, PARECE QUE SECANDO, DE BAIXO PARA CIMA. Ela é bem tratada, pega sol, é regada sempre; a propósito, tem chovido quase todos os dias em minha cidade. Ela está grande, com mais de um metro, mas receio que esse “sintoma” possa matá-la. Isso é normal, não devo me preocupar? Se anormal, o que devo fazer?

    28. #28
      Elizabeth 
      Sunday, 20. March 2011

      Comprei uma Thuia holandesa , mantendo-a na varanda plantada em um vaso. Faria dano à planta expô-la ao sol direto? O sol do local onde moro é forte e a temperatura no verão beira os 45graus. Essa planta resistiria a todo esse calor se fosse exposta diretamente a ele?
      Grata pelas respostas

    29. #29
      Aline 
      Monday, 4. April 2011

      Boa noite! Estou tentando recuperar uma tuia que está totalmente seca, será que tem solução? Ela tem 50cm de altura e ficou cerca de três meses sem água e sol. Gostaria de saber como proceder para tentar recuper a planta. Obrigada e aguardo retorno.

    30. #30
      Aline 
      Monday, 4. April 2011

      Olá Sônia
      Muito obrigada pela eficiência na resposta.
      Não observei o caule verde, acho que infelizmente ela já morreu, mas, algumas folhas por dentro estão verdes. Fiz todo o processo que você me enviou e vou aguardar se ela se recupera. Muito obrigada

    31. #31
      samira 
      Saturday, 9. July 2011

      a minha tuia tamb[em est[a secando de baixo para cima.o que fazer? já me disseram para trocar toda a terra do vaso e fiz, mas parece que ela nao se recuperou…

    32. #32
      Rosilene 
      Friday, 11. November 2011

      comprei uma tuia na quarta, ela tem por volta de 40 cm
      e na quinta fiz o procedimento coloquei aguá e no sol durante duas horas pela manha tirei do sol coloquei dentro de casa
      e hoje ela amanheceu murcha oque eu fiz de errado?
      ela tem o caule marrom e assim mesmo?

    33. #33
      Rosana Toledo 
      Sunday, 13. November 2011

      Olâ Sônia, comprei uma Tuia Holandesa de 40cm, depois de algumas semanas replantei em um vaso de 40/40cm, segui todas as orientações para replantá-lo, mas ele começou a ficar murcho e depois ficou seco, até quebrou a ponta, tirei ele do vaso lavei bem sua raíz e replantei de novo.
      Gostaria de saber se ele vai se recuperar e mais ou menos quanto tempo leva, pois ele está num local com bastante luz indireta e arejado, mas fico angustiada todo dia que olho pra ele, pois não sei se procedi corretamente ou se está faltando alguma coisa, não queria ver ele morrer sem dar socorro.
      Desde de já lhe agradeço muito.

    34. Boa tarde! o minha Tuia Holandesa ta ficando seca de cima pra baixo , o que devo fazer? pois estou preocupada .

    35. #35
      Amélia Feitosa 
      Saturday, 3. December 2011

      Bom Dia! Estou sem saber o que fazer os sites dizem coisas diferentes comprei uma Tuia Holandesa de 40cm, depois de algumas semanas replantei em um vaso segui todas as orientações para replantá-lo, mas ela começou a ficar com ramos secos de baixo para cima e um pouquinho nas extremidades. Cortei a pontinha pensando em ficar mais cheia, não sei se fiz certo(vi na net). Ela esta na varanda e leva sol pela manhã até as 8h. Rego sempre ou pela manhã e a noite com um copo de água.
      O que faço?
      Agradeço

    36. #36
      Maryane Rodrigues 
      Thursday, 8. December 2011

      Boa noite! Gostaria que me tirasse uma dúvida. É minha primeira Tuia,então gostaria de saber se ela pode ser plantada em um vaso maior e e se eu fizer isso se ela continuará crescendo. Será que a raiz dela vai quebrar o vaso?

    37. #37
      Nádima 
      Tuesday, 13. December 2011

      Comprei uma Tuia a 3 semanas mas ela ja esta começando a secar o que posso fazer? molho ela todo dia 2x e coloco no sol de manha porque ela fica dentro de casa.

    38. Minha pergunta é a mesma de várias anteriores. O que fazer com minha tuia que está secando de baixo pra cima? Posso retirar o que está seco?

    39. TENHO UMA TUIA HOLANDESA A UNS 2 ANOS. ELA ESTAVA MUITO BONITA E DE UNS MESES PARA Cà FOI FICANDO SECA. PODEI DO MEU JEITO POIS NÃO SEI A FORMA CORRETA, DA FORMA Q EU FIZ PARECE Q NÃO NASCEM FOLHAS NOVAS ( GOSTARIA DE AUXÃLIO). ELA FICA EXPOSTA AO SOL, AS 2 HORAS NECESSÃRIAS E NA LUZ O DIA INTEIRO, E REGO SEMPRE, O Q EU FAÇO?

    40. #40
      CRISTINA 
      Friday, 6. January 2012

      BOM DIA, TENHO UMA TUIA HOLANDESA QUE ADQUIRI TENHO SOMENTE UM MÊS E ELA ESTà COMEÇANDO A SECAR AS FOLHAS ESTÃO FICANDO AMARELA, O QUE POSSA FAZER?

    41. QUERO SABER SE POSSO PLANTAR NA RUA (CALÇADA). A RAIZ CRESCE MUITO? DESTRÓI A CALÇADA? AFETA AS BASES DA CASA?

    42. #42
      Anthony 
      Friday, 20. January 2012

      Prezada Sonya

      Obrigado por sua dedicação as plantas. Gostaria que você me ajudasse. Tenho uma Tuia Holandesa com cerca de 1,20m. Comprei a cerca de 2 meses e a três semanas ela começou a ficar marrom em um dos lados que esta voltado para a parede. O outro lado voltado para a varanda esta bem verde mas os galhos estão inclinados para baixo como se a planta estivesse morrendo. O que eu faço para salva-la. Já verifiquei as folhas e não percebi a presença de fungos. Eu rego todos os dias, somente a terra, pois moro no rio de janeiro e os dias aqui no verão são bem quentes. Ela fica dentro de casa próximo a varanda, protegida do sol direto, apenas recebe a claridade do sol pela manhã. OBS. Coloquei pedriscos calcita branca para decorar e cobrir a superficie da terra. Obrigado por sua atenção

    43. Prezados!
      Escrevo para solicitar seu auxílio pra fazer mudas de Tuia Vela. Tentei procurar em diversos sites, mas esta modalidade de Tuia não aparece tanto como a Holandesa. Já tentei várias vezes, mas o enraizamento é muito difícil e não obtive resultados satisfatórios. Fui informada que pode ser preparado um ácido com utilização de Tiririca ou outras plantas, mas precisaria saber de todas as dicas( época, quantidade, forma de utilização…), bem como a receita para que o enraizamento das mudas desta àrvore ocorra… Vcs podem me auxiliar, por favor? Desde já agradeço.

    44. Olá, boa noite! Como faço para recuperar minha tuia, está com as folhas seca e meio marron, fiquei sabendo que ela gosta de gelo procede essa informação? Dês de já obrigada!

    45. olá!Transplantei uma tuia,de um vaso pequeno para o jardim e já na primeira semana secou todas as folhas,mesmo regando todos os dias e recebendo pouco sol.Tem como recupera-la,posso podar os galhos secos ?Muito obrigada!

    46. boa noite. tenho uma tuia pois ela esta secano como faço para recupera sera que tem jeito . pois agradeço

    47. #47
      Regina Santos 
      Friday, 27. January 2012

      Por favor, gostaria de saber como a raíz da TUIA HOLANDESA cresce. Se para baixo, para os lados…. pois quero transferi-la para um canteiro, mas tenho medo de que sua raíz se espalhe muito e quebre a mureta do mesmo. Desde já, muito obrigada.

    48. #48
      carem carolina 
      Sunday, 5. February 2012

      ola gostaria de saber se eu posso deixar minha tuia holandesa
      plantada em um vaso pequeno de ceramica sera que ela não vai morrer
      desde ja agradeço se puder me ajudar!

    49. Boa Tarde, tenho uma horta em vasos e tanto o manjericão como a hortelã estão com manchas q acho ser Cercosporiose, como faço para curá-los?
      Obrigada,
      Lucia

    50. #50
      Giovanni Graciano 
      Thursday, 19. April 2012

      Bom Dia, como faço a propagação da Tuia com estaquia?
      tem como?
      Fico no aguardo.
      Grato desde ja.

    Comente sobre o post