Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Monstera deliciosa

Versátil e de fácil manutenção, a costela-de-adão é propícia para cultivo em climas tropicais e pode ser inserida na decoração de diferentes maneiras. A forma mais comum é o plantio em vasos, preferencialmente em algum cantinho no chão, já que a planta cresce bastante.

Assim, se você não vê a hora de ter uma costela-de-adão em casa, vale seguir as dicas do paisagista sobre os cuidados ideais para o cultivo da planta do momento:

Lugar ideal para o plantio
Poucos sabem, mas a costela-de-adão pode ser cultivada em diferentes espaços. É preciso redobrar a atenção em relação à incidência de luz sobre o local escolhido, afinal, trata-se de uma espécie que gosta de luz, mas sem exageros. Opte por lugares com meia sombra.

Se elas forem expostas ao sol forte, as folhas provavelmente vão começar a amarelar, podendo até mesmo a ter alguns buracos, prejudicando, dessa forma, sua vida útil e crescimento.

Monstera deliciosa7

Já em relação ao solo, a planta precisa de terra fresca com uma boa drenagem para crescer saudável.

É recomendável trocar de vaso todo ano para prolongar a vida da espécie. O ideal é que o tamanho do vaso escolhido seja ligeiramente maior do que a planta.

E, lembre-se: é bom evitar que a costela-de-adão seja cultivada com outra espécie no mesmo vaso, uma vez que pode eliminar substâncias químicas através das raízes, inibindo o desenvolvimento das demais.

Monstera deliciosa

Preste atenção na rega
A rega pode ser feita duas vezes na semana, já que, por conta da folhagem mais larga, tem mais campo para a evaporação da água. Por outro lado, no inverno o ideal é que a  frequência caia para uma vez na semana ou a cada 15 dias.

Uma dica para saber se a planta está precisando de água ou não é verificar o solo. Coloque o dedo na terra e se sair sujo, é sinal de que ainda não precisa de rega.

Limpeza das folhas
Uma dica valiosa que coopera para o desenvolvimento da planta é fazer limpeza das folhas com uma esponja umedecida com água. Além de retirar o pó das folhas, conseguimos evitar que fiquem completamente seca.

Flores-Desabrochando-

T008__65598

Esta pequena variedade botânica litófita já é muito difícil de encontrar no seu habitat natural, a Colômbia e a Venezuela. Mas pode ser admirada em jardins privados e parques urbanos em várias partes do mundo. Saiba o que a distingue das outras e os cuidados que exige.

As folhas muito finas desta planta, muito usada em composições decorativas, emergem do centro e formam uma espécie de esfera. Esta disposição de folhas redobra a sua beleza quando as pontas ficam avermelhadas, anunciando a iminente floração.

Quando surgem, as flores da Tillandsia andreana, uma planta delicada, são tubulares, de um cor laranja forte, o que faz um contraste bonito com as folhas.

Esta pequena variedade botânica litófita já é muito difícil de encontrar no seu habitat natural, a Colômbia e a Venezuela.

tillandsia_andreana

Ao contrário de outras, esta não é uma Tillandsia muito fácil de manter, uma vez que aprecia ambientes com muita luminosidade. Tenha, no entanto, atenção, pois podem ocorrer queimaduras nas pontas das folhas se a umidade do ar não acompanhar o aumento da temperatura.

É uma planta sensível ao frio, não tolerando temperaturas abaixo dos 8ºC, pelo que a localização desta variedade botânica deve ser muito ponderada para garantir um crescimento harmonioso e um desenvolvimento efetivo.

A Tillandsia andreana, da família das Bromeliaceae e da subfamília Tillandsioideae, com mais de 400 espécies, tem ainda uma curiosidade particular.

O nome desta planta, que habita nas árvores, homenageia Édouard François André, um conceituado explorador e arquiteto paisagista francês que nasceu em 1840 em Bourges e morreu em 1911 em La Croix-en-Touraine.

Ficou conhecido por desenhar parques públicos na Europa e na América do Sul. Está enterrado no imponente cemitério de Montmartre, em Paris.

água6