Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Tillandsia Caput Medusae1

Planta nativa do México e Costa Rica. Tem esse nome justamente pelo formato da planta ser parecido com a cabeça cheia de cobras da Medusa da mitologia grega.

A Tillandsia cabeça-de-medusa pode atingir até 15 cm de altura, seu habitat natural são árvores em que fica presa pela sua raiz, que é bem pequena. Por isso ela absorve mais nutrientes e água do ar do que pela raiz.

A planta não tem que ficar em vaso, ela pode ser fixada em um pedaço de madeira, tronco de árvore, cortiça ou outro suporte similar.

Você pode escolher se quer deixar na horizontal ou vertical e deixá-la pendurada em qualquer lugar da casa que tenha as condições recomendadas de luz e temperatura (temperatura ideal entre 18°C e 30°C).

As Tillandsia cabeça-de-medusa preferem o sol pleno mas não direto, principalmente no verão. Ela aguenta um pouco de sol direto na manhã ou de tardinha.

Tillandsia_caput-medusae

É uma planta que gosta de umidade, caso tenha aquecimento dentro de casa ela irá sofrer, pois precisa de bastante ventilação e ar fresco.

A rega deve ser feita com borrifador e mais frequente durante o verão. Mas não deixe o bulbo encharcado, pois poderá causar apodrecimento da base da planta! Permita que ela seque depois borrife novamente, normalmente uma vez por dia é o suficiente.

Mas se onde você mora for frio será preciso diminuir essa rega. Quem achar necessário pode usar fertilizante junto da água ao borrifar.

Caso queira fazer propagação é só remover plantas filhote com um pouco de raiz e colocá-la em um pedaço de madeira. Esse processo pode ser realizado em qualquer época do ano.

janel427

unnamed

A Aeranthes arachnites é uma orquídea de pequeno porte nativa das Ilhas Mascarenhas, no Oceano Índico. Também conhecida como Dendrobium arachnites Thouars 1822 ou The Spider Aeranthes (A Aeranthes Aranha).

É uma planta epífita (que se desenvolve sobre outras plantas sem lhes prejudicar). A seguir trazemos algumas dicas sobre o cultivo da Aeranthes arachnites, tipo do solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cães e gatos?

A Spider Aeranthes tem esse nome devido a sua semelhança com uma aranha. Possui caule curto, folhas verde-claro bilobadas de forma irregular. Suas flores são amarelas esverdeadas, pendentes (20 cm de comprimento) e perfumadas.

As flores aparecem uma de cada vez e na mesma haste, inclusive em anos que virão, por isso não corte-a, a não ser que seque.

Ela prefere temperaturas entre 29 e 30°C no verão e a noite de 22 a 23°C. Gosta da luz normal do dia, não pode ser luz direta, tem que ser luz filtrada ou difusa (sombra).

Deixe em local com boa ventilação de ar. Lembre-se que ela costuma ficar escondida em cima de árvores na floresta.

Pode ser cultivada em vaso raso e que seja bem drenado. Utilize mix de plantio que seja bem drenável, com perlita e turfa de esfagno (turfa de sphagnum).

Aeranthes arachnites

Dicas para cuidar da orquídea Aeranthes arachnites
Deve ser replantada quando o vaso ficar pequeno demais para a planta ou se o substrato começar a ficar ruim. Passe para um vaso um número maior.

A orquídea Aeranthes arachnites pode ser propagada por keikis, que são mudas aéreas de orquídeas que aparecem na haste floral.

Quando estes brotos estão com o sistema radicular desenvolvido, podem ser separadas da planta mãe e plantadas em um vaso com musgo esfagno. Também pode ser propagada por semeadura.

É recomendado o uso de fertilizante NPK 20-20-20 para orquídeas, diluído, quando ela está na fase do crescimento.

Aeranthes arachnites

Rega e umidade
A rega deve ser feita regularmente, deixe o substrato secar entre uma rega e outra. Regue para que fique úmida mas nunca encharcada! Senão apodrece a raiz. Reduza a rega no inverno, pois o solo demora a secar e ela entra em período de descanso.

Gosta de bastante umidade, entre 75 e 80%, mas aguenta superior a 65% da primavera ao início do verão.

janel159