Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Erythrina herbácea

A Eritrina vermelha anã é uma espécie vegetal muito cobiçada por colecionadores de plantas ornamentais. Esta planta pertence à família Fabaceae possui nomes populares como eritrina vermelha anã ou também feijão-coral.

No Brasil existem outras espécies de eritrina, são elas Erythrinaspeciosa, Erythrinafalcata, Erythrina verna, Erythrina velutina, Erythrina indica picta, Erythrina mulungu, existem mais de 108 espécies de árvores que pertencem a esse mesmo gênero.

Possuem nomes populares como mulungu, corticeira, suína, eritrina, crista de galo. Estas espécies possuem um porte maior, árvores que variam de 5 a 20 m de altura.

Distribuição geográfica Eritrina vermelha anã
Este espécie específica, pode ser encontrada na área que compreende a Flórida (região sul), Carolina do sul, México (nordeste do país) e Texas (área oeste).

No estado da Flórida sua presença é perceptível nas matas da costa, bordas de florestas e é muito comum brotar em pedaços de madeira.

Erythrina herbácea

Características
É um arbusto de pequeno porte, seu tamanho pode variar de 90 centímetros até 1,5 metros de altura. Sua estrutura é muito escassa em ramificação, sendo que possui espinhos ao longo de seus galhos.

A planta é caducifólia, ou seja, nas épocas de inverno suas folhas caem isso pode ser entendido como um mecanismo de defesa da planta. Com a queda do corpo folicular do vegetal, este não estará sujeito a perca de água pelo processo de respiração.

No que diz respeito ao desenvolvimento da planta, a inflorescência surge na estação do final do inverno e podem alcançar cerca de 20 cm em seu tamanho. Suas flores têm um formato de um bico alongado, acompanhado de cores fortes e vibrantes.

Seus frutos são tipo vagens, alongadas e em formato cilíndrico, em seu interior há sementes avermelhadas. Estas possuem manchas escuras e tóxicas. As sementes são o meio de propagação da planta, não havendo nenhum mecanismo mais complexo.

Eritrina-Vermelha-Anã

Clima e solo favorável
O meio mais indicado para o cultivo é um solo mais arenoso enriquecido com matéria orgânica, são plantas com características parecidas com plantas como cacto e suculentas.

É indicado o plantio em vasos e jardins com solo mais rochoso. É indicado o plantio em locais com exposição direta do sol, ou locais com muita iluminação.

Curiosidades das demais espécies de Erithrina
*
Como característica geral dessas plantas é quanto a sua fixação de nitrogênio no solo, são plantas que fixam muito nitrogênio no solo.

* É árvore-símbolo da Embrapa de Agroecologia, já que possui muitas aplicações relacionadas à agroecologia.

* Sua madeira não possui tanta durabilidade, é clara e leve, é utilizada para produção de palitos de dente, fósforo, estojo, tamancos, caixões além de ser utilizada na produção de celulose e de papel.

* É altamente utilizada para decoração, jardinagem e paisagismo ornamental pelas flores que apresentam cores fortes e impactantes que proporcionam tonalidades de destaque ao ambiente.

* Tais espécies de árvores produzem substâncias alcalóides, que na cultura indígena é usado como entorpecedor na hora da pesca de peixes.

* Quanto ao uso medicinal, sua semente e casca são utilizadas para combater sintomas de estresse e ansiedade. Também auxiliam nas infecções bucais e para tosse.

janel174