Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




tradescantia zebrina

Seja em pequenos vasos dentro de casa ou como planta de forração no jardim, a Tradescantia zebrina sempre se destaca por conta de sua bela folhagem.

Uma das melhores maneiras de cultivar essa planta é em vasos suspensos e jardins verticais, conforme seus galhos vão crescendo, eles caem para fora do vaso formando uma cortina de folhas muito ornamental.

Não precisamos de vasos grandes para cultivar essa planta, mas é claro que quanto mais espaço melhor. Um substrato rico em matéria orgânica é fundamental.

As regas devem ser moderadas para manter o solo levemente úmido são o suficiente. O vaso pode ficar em um local que receba sol direto ou em local de meia sombra.

Ela se espalha com bastante facilidade, então se for plantada em um jardim vertical com outras plantas, é preciso ter atenção para que ela não prejudique o desenvolvimento das outras plantas.

Tradescantia zebrina

Não é preciso muitas mudas para ter um vaso cheio, seus galhos vão crescendo para todos os lados e em pouco tempo a planta já estará ocupando todo o vaso.

Uma dica é guiar o crescimento dos galhos por cima do vaso nas primeiras semanas, assim a planta vai ocupar rapidamente todo o vaso.

As podas são fundamentais para estimular seu crescimento, e ao fazer as podas, podemos aproveitar os galhos cortados para replantar em espaços vazios do vaso ou do jardim vertical, pois essa planta se multiplica facilmente pela estaquia de galhos.

flores (2)

Bryophyllum manginii (Ex-Kalanchoe manginii)

Existem muitas espécies de suculentas capazes de desabrochar em flores esplêndidas e surpreendentes. Embora geralmente compremos por suas formas incomuns, escolher com base em como florescem permite que você explore totalmente uma planta ornamental.

Como ter suculentas que dão flores
As suculentas são amigas fiéis em casa, na varanda e no escritório; são esculturais, fáceis e elegantes.

Dessa forma, algumas têm flores espetaculares: geralmente toda planta suculenta desabrocha mais cedo ou mais tarde, mas existem diferentes graus de dificuldade para lidar com elas, dependendo do tipo de planta com a qual você está lidando.

Como estimular a florescência
Importante destacar que algumas espécies florescem no outono, outras no final do inverno ou início do verão. Perto desse período é bom administrar fertilizantes com alto teor de fósforo e potássio (que estimula a floração).

Pode ser útil conhecer o local de origem das espécies, para imitar as tendências térmicas sazonais que podem estimular a floração.

Ou seja, certas espécies florescem apenas se tiverem períodos com temperaturas mais frias, portanto é importante não mantê-las aquecidas em ambientes por algumas semanas, até que apareçam os sinais do aparecimento dos botões.

Schlumbergera

Suculenta com flor
Também conhecido como Schlumbergera, o cacto de natal é uma planta de ramos longos, geralmente caídos, ao final dos quais, do outono ao inverno, se formam grandes flores características em tons de vermelho ou rosa.

O cacto de natal não gosta de luz direta, responsável pelo avermelhamento dos galhos, mas precisa, ao contrário da maioria das suculentas, regar e adubar ao longo do ano.

Portanto, para favorecer a floração da maioria das suculentas é necessário respeitar os seus ciclos sazonais, garantindo, do outono ao final do inverno, temperaturas amenas (nunca abaixo de 10ºC) e nenhuma ingestão de água.

Por fim, desde o início da primavera as plantas podem ser armazenadas ao ar livre, molhadas sempre que o solo secar e fertilizar regularmente com um fertilizante para plantas verdes, bem equilibrado e rico em potássio.

borboleta-1