Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




alicasia

A alocasia é a planta típica que você vê em um viveiro e quer levar para casa por ser rara e bonita. No entanto, é também um dos mais complicados, pois não resiste ao frio, muito menos às geadas.

Trata-se de uma planta híbrida, seu verdadeiro nome científico é Alocasia x amazonica. Também é conhecido pelo nome comum de orelha de elefante. Esse nome comum vem da forma como eles têm suas folhas.

Ela atinge uma altura de 3-4 m, embora seja normal ficar a 1-2m. Suas folhas são grandes, com comprimento de 20 a 90cm, peciolada, de cor verde escuro e com nervuras brancas muito visíveis na superfície superior, e mais escuro na face inferior.

Estas folhas têm o aspecto de flechas e são bastante brilhantes. São folhas largas e salientes e pronunciadas na cor branco prateada. Suas bordas são do tipo afiado no mesmo tom e profundamente lobadas.

Uma curiosidade que tem o Alocasia amazonica é que as folhas na parte inferior são roxas, têm longos pecíolos e eles têm um comprimento de aproximadamente 40 cm.

As flores brotam no final de um caule muito curto, o que geralmente não é facilmente visto, pois geralmente ficam escondidas entre as folhas.

O rizoma (bulbo subterrâneo), assim como o resto da planta, são muito tóxicos: contêm cristais de oxalato de cálcio junto com outros irritantes que além de entorpecer a garganta, incham a língua e a faringe, dificultando a respiração.

É preciso ter cuidado com as flores, pois ter o cheiro pode ser atraído por animais ou pequenos. A floração ocorre no verão e geralmente só floresce se cultivada ao ar livre. Se você usá-lo como planta de casa, é raro que possa florescer.

Se você deseja ter uma cópia, recomendamos que você cuide disso da seguinte maneira:

Alocásia

Localização:
* Exterior: à meia-sombra, e apenas se a temperatura mínima não descer abaixo dos 10ºC.
* Interior: em uma sala iluminada, com alta umidade (você consegue colocando um umidificador, ou copos com água ao redor) e sem correntes de ar.

Terra:
* Jardim: deve ser fértil, solto, com boa drenagem.
* Pote: misture 60% de turfa preta + 30% de perlita + 10% húmus de minhoca.

Irrigação:
* 3-4 vezes por semana no verão e a cada 5 dias ou mais o resto. Use água da chuva ou sem cal.
* Adubação com fertilizantes orgânicos na primavera e no verão, uma vez a cada 15 ou 20 dias.

Multiplicação: por separação de hastes na primavera.

Rusticidade: sensível ao frio e à geada.

Transplante de alocasia amazônica
Para este tipo de plantas não importa que suas raízes sejam um pouco firmes se estiverem em vasos. Isso acelera o transplante de um vaso menor para um maior. Se você os cultiva permanentemente no jardim, não se preocupe em ter que mudar de local, desde que tenha escolhido o correto.

Se você deseja ou precisa transplantar para o Alocasia amazonica é melhor esperar pela primavera. Uma vez decidido o transplante, deve-se escolher apenas um vaso que tenha um diâmetro 3 centímetros maior que o anterior. Não é necessário levar um vaso muito maior, pois esta planta não vai dar problemas quanto ao espaço onde as raízes são colocadas.

Para realizar o transplante você só precisa regar a planta primeiro para poder umedecer o substrato e para que não haja perda dele. Além disso, é feito para tornar a tarefa de transplante muito mais fácil.

Em seguida, a raiz é retirada do pote e parte do substrato é retirada com as mãos devido às raízes. A bola de raiz deve ser colocada no centro do novo pote e o resto é apenas preencher os buracos com um novo substrato.

É aconselhável colocar algum composto ecológico nele, pois é a época da primavera, como mencionamos anteriormente. Deve-se garantir que o substrato também tenha a mistura que recomendamos.

alocasia-amazonica

Manutenção
Em relação às tarefas de manutenção do Alocasia amazonica Devemos saber que, à medida que as folhas murcham, é aconselhável cortá-las bem da base. Não devemos apenas olhar se as folhas parecem murchas.

Só temos que olhar algumas características de como é a perda de seu brilho e intensidade ou eles começam a amarelar. Somente cortando as folhas da base de forma limpa estaremos influenciando o aparecimento de novas folhas. Estas são as únicas tarefas de manutenção de que esta planta necessita.

Para que as novas folhas atinjam o tamanho desejado, que é o que caracteriza esta planta, devemos também manter o solo úmido. Além de manter o solo úmido, devemos adicionar a dose apropriada de fertilizante líquido à água de irrigação uma vez por semana ou uma vez a cada duas semanas.

Graças à contribuição deste fertilizante, o tamanho e o brilho das folhas serão adequados a longo prazo. Isso irá garantir que a função desta planta como decoração possa ser facilmente alcançada.

Como podem ver, é uma planta que tem pouquíssimas exigências e, no entanto, pode proporcionar uma boa decoração tanto para interiores como para exteriores. É feito para pessoas iniciadas no mundo da jardinagem.

alocasia-35

Poda
A poda é recomendada apenas para fins de limpeza, ou seja, para remover os caules secos e folhas amareladas.

Problemas comuns
A planta alocasia ama água, mas um substrato úmido atrai pulgões, um tipo de praga conhecida por sufocar as raízes. Para evitar essa situação crítica, é recomendado drenar o solo sempre que possível, adicionando terra vegetal misturada com casca de pinus.

A espécie indica quando foi vítima de alguma praga: suas folhas ficam amareladas. Esse amarelamento também é causado pela falta de luminosidade.

chuvas_2