Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




açucena

Também conhecida como açucena-do-brejo, a açucena-da-água é uma planta herbácea perene nativa da América Central e do Sul.

A açucena-da-água possui caule macio e não lenhoso, tem pequeno porte, suas folhas verdes brilhantes normalmente atingem uns 60 a 90 cm de comprimento e 5 a 8 cm de largura.

Produz flores eretas perfumadas na cor branca e vinho durante o verão, com pétalas em formato de lanças invertidas.

Gosta de ficar em local quente e úmido, suporta o solo seco e não suporta o frio em excesso. Prefere sol pleno (pelo menos seis horas de luz direta do sol), mas suporta meia sombra.

Dê preferência para plantar em vaso grande com solo rico em matéria orgânica, que seja bem drenado.

açucena-do-brejo

Pode ser propagada por divisão da touceira (divisão de rizoma, raiz) ou pelos bulbos que são gerados pela planta e podem atingir 10 cm de largura. Sendo que a divisão de rizoma é mais simples, basta você mesmo dividir a planta deixando um pedaço da raiz em cada uma das partes.

Regas e umidade
Regue sempre que notar que a terra secou, é uma planta que prefere o excesso de água do que a seca. São plantas que se desenvolvem próximo a lagos, nas margens de rios e outros locais com água.

Ela gosta de bastante umidade, portanto se onde você mora for muito seco, borrife um pouco de água nas folhas, de tempos em tempos, para aumentar a umidade local.

Não foi encontrado muitas informações sobre a toxicidade desta planta. Mas de acordo com um estudo realizado em ratos, esta planta está na categoria 5 do Sistema Harmonizado Globalmente para a Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS).

Ou seja, ela pode sim representar risco em certas circunstâncias. Portanto, evite que seu companheiro coma.

cogumelos

afelandra-1

Também conhecida afelandra-rosa e em inglês camarão laranja (Orange Shrimp Plant) e Rainha do Panamá (Panamá Queen), é um arbusto perene nativo da América Central.

A afelandra-coral possui flores tubulares de cores vivas, parecida com um camarão (daí o nome camarão-laranja em inglês). Elas possuem inflorescência ereta, espigada, que pode chegar a 15 cm de altura.

A haste possui brácteas laranja das quais saem as flores rosas. A bráctea laranja permanece atraente por muito tempo, mesmo depois que as flores rosa diminuem. Possui uma folhagem densa, com folhas grandes verdes a verde-amarelada e ovais.

Pode atingir 1,2 m de altura quando cultivada dentro de casa, no jardim pode atingir até 3 m.

Não gosta de temperaturas e ventos muito frios, evite temperaturas abaixo de 15°C, que pode causar a queda das folhas e não florescer. Prefere ficar no sol pleno ou meia sombra e aprecia o calor. Mas evite o sol forte das horas mais quentes. Deixe em local bem iluminado da casa.

Coloque em vaso bem drenado usando mix de plantio rico em matéria orgânica, com turfa e perlita, que seja bem drenável.

A poda pode ser feita após a primeira floração na primavera, para manter o tamanho desejado, e permitir que ela rejuvenesça. Evite podar no final do verão, senão irá prejudicar a produção de flores. Novos crescimentos brotam perto das extremidades do corte.

Sua propagação pode ser feita por sementes ou estaquia, sendo que por estaquia é mais fácil. Retire estacas curtas de novos crescimentos no verão, removendo as folhas inferiores.

Plante em solo úmido, bem drenado e mantenha úmido por umas seis semanas, que é o tempo que demora para enraizar. Fertilizante de enraizamento pode ser utilizado para ajudar. Quem quiser poderá utilizar fertilizante NPK diluído no crescimento.

afelandra-coral-1

Regas e umidade
A rega deve ser feita regularmente para manter o solo úmido, mas nunca encharcado. Verifique se a parte superior do solo secou, colocando o dedo na terra para sentir. Ela normalmente precisa de menos rega do que plantas anuais, e aguenta alguns dias sem água.

Mas nunca deixe secar completamente se o clima estiver muito quente. Durante o inverno reduza a rega, mas preste atenção pois ela pode secar rápido do mesmo jeito. Ela tolera o calor e a umidade, preferindo locais mais úmidos.

floresta magica

cascas de ovos

Você já deve ter ouvido falar sobre usar casca de ovos como adubo, mas pode ter ficado na dúvida se isso não passa de crendice popular, não? Quase todo mundo come ovos, e jogamos muitas cascas fora a todo momento.

De fato, as cascas de ovos podem ser usadas como adubo, e neste artigo vou te detalhar melhor como usar e que benefícios ela traz para as suas plantas.

Estes são os benefícios:
O Cálcio é um macronutriente essencial para as plantas, sendo importante para a regulação do crescimento e desenvolvimento delas. Na agricultura, o Cálcio acaba vindo por tabela quando eles aplicam cal para regular a acidez. Mas em casa, às vezes ele acaba faltando na terra, ou no vaso. É aí que entra a casca de ovo!

A casca de ovo é formada basicamente por Carbonato de Cálcio (CaCO3), que obviamente contém Ca, e também é alcalino, tendo um efeito parecido com a cal quando aplicada na terra, reduzindo a acidez de solos ácidos.

Mas ela também possui uma pequena quantidade de Fósforo, que além de essencial para a formação de raízes, é também essencial para a produção e armazenagem de energia pela planta.

Antes de tudo, há formas que não funcionam:
Quebrar a casca de ovo com as mãos é prático, mas tende a não ser o suficiente. Um estudo da Extensão da Universidade de Alabama (EUA), mostrou que ela acaba não dando praticamente efeito nenhum assim. Os pedaços não se desfazem e não soltam os nutrientes, e nem diminuem a acidez da terra.

Se você já colocou casca de ovo quebrada em uma composteira, sabe que ela tende a sair de lá com a mesma cara que entrou: quase inteira.

O que não faz mal. Só não vai fazer tanta diferença pra plana. Talvez daqui a um ou 2 anos, quando ela se decompor. Já as cascas moídas, têm um efeito muito parecido com a cal agrícola.

casca-de-ovo-adubo

Um outro uso para as cascas quebradas na mão.
Quebrar as cascas com a mão é bom para gerar pedaços pontudos e espalhar sobre a terra em canteiros muito atacados por lesmas e caracóis. Isso porque a casca machuca a pele gosmenta deles, e ajuda a espantar um pouco eles destas plantas.

Como usar Triturada no Liquidificador?
* Para usar as cascas, o ideal é você dar uma lavada de leve por dentro da casca pra tirar aquela pelezinha que fica por dentro. Só pra evitar mau cheiro mesmo.

* Em seguida, deixe em uma bandeja no sol, na sombra, ou mesmo dentro do forno por uns 10 ou 15 minutos, só até secar bem as cascas. Senão elas não vão ser trituradas direito.

* Triture no seu liquidificador, ou moedor de café. Aliás.. no moedor de café não, porque pode deixar um pouco de cheiro.

* Aplique esse pó em volta da planta. Algo como uma colher de chá rasa para um vaso pequeno, e duas para um vaso maior. Evite encostar na planta, para evitar problemas. Mexa de leve para misturar um pouco com a terra.

De quanto em quanto tempo?
Já vi gente falando pra colocar uma vez por mês, mas acho um exagero. As cascas de ovos, mesmo moídas, demoram muito tempo para se decompor na terra. Não faz sentido aplicar outra vez enquanto a anterior nem se desfez ainda.

Uma vez por ano já é mais que o suficiente. Se você exagerar, a terra pode ficar alcalina demais, e você pode prejudicar a planta.

Uma forma ainda melhor de usar esse pó é misturar em pequenas quantidades na compostagem. Essa na realidade, é sem dúvidas a melhor forma de usar a casca de ovos, mas nem todo mundo tem esse privilégio.

água de cozimento

Segunda técnica de uso: Água do cozimento.
Não tem um liquidificador, moedor de café, ou não quer fazer sujeira?
Foi feito alguns testes e mandado a água para análise em laboratório. A conclusão foi de que a água da fervura dos ovos, quando a gente faz um ovo cozido, deixou um pouco de Cálcio na água.

É claro que você deve deixar a água esfriar antes de usar, e se colocou vinagre ou sal na água, nem pense em jogar na terra.

Regar com esta água, cada planta com 2 copos, a cada 2 semanas seria o suficiente pra fazer alguma diferença, segundo ele.

E para acertar a acidez da terra? Quanto aplicar?
Sem saber qual é a acidez da terra, não dá pra saber quanto aplicar. É que nem eu falar quanto adicionar de sal em uma comida que não sei quanto sal já tem. Eu diria para você não passar muito da recomendação que passei, pra evitar que a sua terra fique alcalina demais, o que não é bom.

Em vasos, geralmente a terra já tem acidez relativamente equilibrada, pois os substratos comprados normalmente já são estabilizados.

Portanto, usar a casca de ovo triturada é uma excelente forma de reaproveitar um resíduo da cozinha, mas ela vai fazer uma diferença maior só quando você tem ou falta de cálcio, ou excesso de acidez do solo. Já para segurar lesmas e caracóis, ela realmente tende a ajudar.

luar