Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Sedum rubrotinctum

Dentre as suculentas coloridas, a espécie popularmente conhecida como dedinho de moça, Sedum rubrotinctum, é a que mais se destaca pela esfuziante variedade de colorações em suas folhas, que se modificam conforme a luminosidade à qual a planta é exposta.

Muitas suculentas apresentam este comportamento de camaleão, mudando radicalmente sua aparência, conforme o local em que são cultivadas.

O apelido curioso desta espécie botânica originou-se do fato de as pontas das folhas, cilíndricas e gorduchas, ficarem tingidas de vermelho, como os dedos de uma dama com unhas pintadas.

No exterior, a suculenta dedinho de moça costuma ser conhecida por um nome popular ainda mais curioso, jelly beans succulent, devido à aparência de jujubas de suas folhas. Até a textura e o aspecto lustroso são parecidos com aquelas balinhas de mascar.

Trata-se de uma espécie originária do México. Há ainda uma outra corrente de pesquisadores que afirmam se tratar de um híbrido primário entre Sedum pachyphyllum e Sedum stahlii. Neste caso, a grafia correta seria Sedum x rubrotinctum.

As suculentas do gênero Sedum pertencem à família botânica Crassulaceae, repleta de espécies frequentemente cultivadas com fins ornamentais. São plantas que apresentam uma grande variabilidade quanto aos seus aspectos vegetativos, havendo representantes arbustivos, outros rasteiros, formando densos tapetes, além daqueles cujo hábito é pendente.

Sedum rubrotinctum

Em comum, todas estas espécies, incluindo a suculenta dedinho de moça, apresentam a necessidade de uma grande exposição à luz solar, para um bom desenvolvimento. Quanto maior for a luminosidade no ambiente de cultivo, mais compacta será a disposição das folhas.

Nos casos em que estas suculentas são cultivadas em locais muito sombreados, existe uma grande tendência ao crescimento estiolado, no qual a planta se torna fina e comprida, com um grande espaçamento entre as folhas.

Além disso, particularmente no caso do Sedum rubrotinctum, a exposição ao sol intensifica o colorido de suas folhas suculentas. O mesmo não acontece com as demais espécies acima mencionadas, cuja coloração não se altera significativamente em resposta à luminosidade.

A suculenta dedinho de moça é predominantemente verde, quando cultivada em locais à meia sombra, adquirindo diversas nuances de amarelo, laranja e vermelho, quando exposta à luz solar direta.

Quando bastante estressada, em ambientes de muita luminosidade, a planta pode adquirir um aspecto nas tonalidades de bronze ou púrpura.

Ainda que a suculenta dedinho de moça adapte-se ao cultivo tanto em ambientes mais sombreados como sob sol pleno, é importante fazer a transição de forma gradativa.

Uma planta acostumada ao cultivo em interiores pode ter suas folhas queimadas, caso seja repentinamente exposta à luz solar direta. O problema no sentido inverso também ocorre. Neste caso, a planta tende a estiolar rapidamente.

sedum-rubro-sedum-rubrotinctum

Tomando-se estes cuidados, a suculenta dedinho de moça pode ser tranquilamente cultivada dentro de casas e apartamentos. Basta que o local receba bastante luz e tenha uma boa ventilação.

O Sedum rubrotinctum é de fácil cultivo e propaga-se facilmente. É comum que, durante o manuseio da planta, algumas folhas sejam facilmente destacadas do caule. Neste caso, basta colocá-las em um berçário de suculentas e aguardar pelas brotações, que irão gerar novas mudas.

Frequentemente, este processo ocorre de forma espontânea, sem que precisemos nos preocupar com o desenvolvimento dos bebês. Com o tempo, o vaso vai formando grandes touceiras repletas de dedinhos de moça.

Outra forma bastante tranquila de se propagar esta suculenta é através do método da decapitação. Quando o Sedum rubrotinctum se torna muito comprido, pescoçudo, pode se tornar desejável fazer uma poda drástica.

Para tanto, basta cortar a roseta apical e plantá-la separadamente, o que irá resultar em uma nova planta. Durante este processo, é aconselhável aguardar algumas horas ou dias, até que o corte fique bem cicatrizado, antes de colocá-lo em contato direto com o solo. Desta forma, prevenimos o apodrecimento da estaca pelo ataque de fungos ou bactérias.

Devido à sua grande capacidade de armazenar água, a suculenta dedinho de moça sobrevive a longos períodos de estiagem. Sendo assim, esta é uma planta de fácil cultivo e baixa manutenção.

Sedum rubrotinctum4

O único cuidado a ser tomado é quanto ao excesso de regas. É importante aguardar que o solo seque completamente, antes de regar novamente.

Para garantir que a umidade não se acumule em torno das raízes do Sedum rubrotinctum, o ideal é utilizar um substrato apropriado para o cultivo de cactos e suculentas, que já é vendido pronto para o uso.

Alternativamente, pode-se preparar uma versão caseira, através da mistura de terra vegetal e areia grossa de construção. A mistura deve ser bem aerada, facilmente drenável e não compactada.

Também é importante que o vaso tenha uma boa camada de drenagem, no fundo. É interessante utilizar uma manta geotêxtil, entre o substrato e o material de drenagem, para evitar que a areia escape pelos furos inferiores.

Não é necessário adicionar matéria orgânica ao substrato, como esterco de galinha ou estrume curtido. A suculenta dedinho de moça está habituada a solos pobres em nutrientes, em seu habitat de origem.

Uma adubação de manutenção, do tipo NPK, própria para cactos e suculentas, é mais que suficiente para garantir um bom desenvolvimento do Sedum rubrotinctum.

Sedum rubrotinctum

Convém salientar que uma adubação em excesso, principalmente aquela rica em nitrogênio, contribui para que a planta cresça de forma estiolada, adquirindo um aspecto esteticamente desagradável.

Por fim, é preciso alertar os cultivadores da suculenta dedinho de moça quanto à toxicidade de suas folhas com aspecto de jujubas.

Como são muito fofinhas e coloridas, estas estruturas tendem a atrair a atenção de crianças pequenas e animais de estimação.

No entanto, sua ingestão acidental pode causar problemas gástricos. É importante deixar esta planta fora do alcance de pequenos curiosos.

pingos-9

Petúnia Night Sky

Primordialmente essa planta foi surgiu na Alemanha e é resultado do cruzamento de algumas espécies diferentes de petúnias.

Apesar de ser originária desse País, as petúnias se adaptaram bem ao clima do Brasil e há cerca de 14 espécies nativas daqui. Entretanto, para que a planta cresça e floresça é importante saber como cultivar a petúnia night sky, bem como cuidar dela.

Uma curiosidade: as petúnias são da mesma família dos tomates, pimentão e batata inglesa.

O diferencial da Petúnia Night Sky e que chama muito a atenção são as suas pétalas, que têm um intenso tom de roxo com manchas brancas. Isso remete a um céu cheio de estrelas e foi o que deu nome à essa espécie.

A espécie pode chegar até um metro de comprimento e está no grupo das rasteiras, assim seu cultivo poder ser como uma planta pendente.

Como plantar
Elas podem se desenvolver bem em vasos rasos, como os de Bonsai, mas o melhor é coloca-las em vasos com pelo menos 30 cm de profundidade.

Para que sua planta não fique com excesso de água recomendamos que você encha 1/3 do vaso com pedras ou argila expandida, e acima dessa camada acrescente uma manta geotêxtil ou pedaço de pano.

petunia-night-sky 1

No entanto, a argila expandida é preferível pois fornece nutrientes para a planta e ajuda a manter a umidade sem prejudicar o desenvolvimento da planta.

Depois de fazer o sistema de drenagem basta acrescentar o substrato, que deve ser específico para floríferas, então faça um buraco e posicione a muda. Depois complete com mais terra até que o pote fique totalmente preenchido.

Como cuidar
A Petúnia Night Sky deve ser colocada em um ambiente com muita luminosidade e algumas horas de incidência solar direta, cerca de 5 a 6 horas por dia.

Em relação a irrigação, você não deve molhar a planta ou as flores, pois pode causar apodrecimento ou queimaduras. Então o ideal é molhar apenas o solo.

A rega pode ser diária, já que a petúnia gosta de solo úmido, mas tenha cuidado para não encharcar demais a terra, o que vai propiciar o aparecimento de fungos e provavelmente apodrecer as raízes.

Petúnia Night Sky

Recomendamos que você sempre retire as flores e folhas secas, pois isso ajuda a planta a manter um ritmo de crescimento.

Em relação a adubação, essa pode ser feita periodicamente apenas adicionando 1cm de húmus de minhoca no vaso.

Essa planta floresce quase o ano inteiro, sendo uma boa opção para decorar ambientes.

flores-abrindo-gig11

aloe vera

A Aloe Vera, também conhecida como Babosa, é uma espécie de suculenta muito conhecida por suas propriedades medicinais. Sendo assim uma ótima planta para se ter em casa.

A Babosa não é uma planta muito difícil de realizar o plantio, conhecendo as técnicas, qualquer uma consegue plantar! Você só precisa de um broto com raiz, um vaso com furos para a drenagem e um substrato rico em húmus ou matéria orgânica.

Substrato e adubação
Apesar de ser fácil de plantar, a Babosa precisa de um substrato específico para poder crescer sempre forte e bonita! Ela requer um solo que tenha uma boa porcentagem de drenagem para que não tenha risco de a raiz apodrecer.

Assim, é ideal que seja uma mistura de metade de areia e a outra metade de substrato orgânico adubado, ademais, você pode comprar em uma loja especializada a mistura de terra para cactos e suculentas, dessa forma, você coloca o solo ideal e adubado em seu vaso.

Além disso, a adubação deve acontecer poucas vezes no ano, o ideal é que aconteça com intervalos de 4 a 6 meses entre as adubações, e o adubo deve ser rico em fósforo.

Local e frequência de rega
A babosa é uma planta suculenta, então ela se adapta bem a climas secos e quentes, além de gostar muito de sol. Por isso, ela deve ficar em média 8 horas em luz solar, então escolha um local da casa que tenha incidência solar pelo menos em uma parte do dia.

Além disso, o solo não deve nunca ficar encharcado, isso pode matar a planta, assim, escolha locais que não pegue muita chuva e regue com uma frequência de até no máximo duas vezes na semana, sendo uma delas apenas borrifando suas folhas.

aloe vera

Cuidados especiais com sua babosa
O principal fator que você deve ficar atento é a escolha do vaso, dê preferência a vasos amplos de 30 a 40 cm de diâmetro, para que as raízes possam se espalhar e as raízes da Babosa tendem a ser grandes, então quanto mais espaço elas tiverem, mais viçosa será sua planta!

Ademais, você deve ficar atento a folhas que ficam secas, elas devem ser retiradas com cuidado para não danificar as saudáveis.

E se você for usar a folha da babosa, o ideal é retirar no máximo 3 folhas e devem ser cortadas com um corte diagonal olhando de cima para baixo, para que ela volte a crescer!

janela6

boca-de-leao

A Boca de leão é uma flor muito procurada pelos amantes de jardinagem devido a sua variedade de tamanhos e cores.

Essa bela planta é originária do continente africano e ficou conhecida por boca de leão porque quando uma das suas flores se abre remete literalmente a boca de um leão sendo aberta com a juba em volta.

Além disso, ela possui 5 variações da sua espécie. Por isso, é possível encontrar essa planta nas cores: rosa, branca, roxa, vermelha, amarela ou de tons intermediários.

 Antirrhinum majus

Como plantar?
O primeiro passo para plantar a boca de leão é posicionar as sementes da planta a cerca de 5 cm de profundidade no solo. O ideal é que haja um espaçamento de 25 cm de cada semente para que durante o seu crescimento as flores não encostem umas nas outras.

O tempo médio para que a germinação ocorra é de 3 semanas e se desenvolve melhor durante as noites frias.

Solo e clima
Para que a planta tenha condições propícias para se desenvolver, então o ideal é que o solo seja rico em matéria orgânica, em especial os solos calcários. Além disso, deve ser fértil e com boa possibilidade de drenagem.

A boca de leão se desenvolve bem em climas amenos, ou seja, onde a temperatura não seja muito fria e nem muito quente.

 Antirrhinum majus

Iluminação
A luz direta do sol sobre essas plantas ajuda no seu crescimento saudável. Por isso que essa planta é recomendada para ser plantada em locais externos, onde exista uma incidência de luz sobre ela todos os dias.

Se não for possível deixá-la em local nessa condição, então é possível sim que elas se desenvolvam, mas a probabilidade é que cresça sem tanta vitalidade e rapidez.

Irrigação
Embora a boca de leão precise que seu solo esteja sempre úmido, não pode deixar que o solo fique encharcado de água, pois isso pode apodrecer a raiz da planta. Por isso, certifique-se que toda a água foi drenada do vaso da planta.

campoflorido