Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




samambaia

A planta samambaia, que fez o maior sucesso nas décadas de 1960 e 1970, voltou com tudo e tem ganhado cada vez mais espaço dentro e fora das casas. Elas são usadas como itens de decoração e paisagismo. Além de deixar o ambiente mais bonito e leve, essa folhagem é uma ótima aliada na hora de melhorar a qualidade de ar do local em que vivemos.

Essa bela folhagem tem origem pré-histórica e pode ser encontrada em uma variedade grande de tipos e espécies. Parecem plantas incríveis, não é?! E são!

As samambaias ainda são fáceis de cultivar, basta seguir algumas orientações neste guia que preparamos para você. Pronto para aprender como cuidar de samambaia?
De clima tropical, a samambaia é facilmente encontrada em florestas e regiões com bastante mata e umidade.

No entanto, elas também são facilmente cultivadas em um vaso dentro de casa ou mesmo no jardim. Suas lindas folhas pendentes se adaptam aos locais com pouca iluminação. Perfeitas para apartamentos, não é mesmo?

samambaia havaiana

Vamos às dicas de como cuidar da samambaia
O ideal é sempre reproduzir o ambiente natural dessa planta. Por isso, o indicado é deixar a sua samambaia na meia sombra e em um ambiente mais úmido.

O melhor lugar para deixar a samambaia é em um ambiente com sombra. Contudo, é importante que a planta receba alguns raios de sol durante o dia. Por isso, colocar seu vaso próximo às janelas pode ser uma ótima opção. Só tenha cuidado para que ela não receba sol intenso.

A samambaia é uma planta que se adapta facilmente nos banheiros! Isso porque o chuveiro torna o cômodo mais úmido e elas adoram umidade. Isso nos lembra de outro cuidado muito importante: as regas!

Quando regar a samambaia?
Normalmente as folhas da samambaia sinalizam como está a umidade do solo. Se elas precisam de água ou se o substrato está suficientemente úmido. Folhas e galhos moles, indicam excesso de água no solo. Já as folhas secas, sinalizam a falta de água.

O ideal, é promover regas de forma regular, assim a sua plantinha não adoece. A melhor forma de saber o momento certo para a rega é colocando o dedo sobre o solo, se sair sujo, ele está úmido. No entanto, se estiver seco e arenoso, é necessário regar. Dessa forma é mais difícil encharcar demais a plantinha.

E não basta abrir a torneira, pegar o regador e aguar a sua planta. Levando em consideração, mais uma vez, o habitat da samambaia, evite usar água muito fria, especialmente no inverno.

A samambaia é originária das matas tropicais e, geralmente, recebe água das chuvas em uma temperatura mais amena. Por isso, deixar a água descansar no regador é importante para que ela esteja em uma temperatura agradável para a sua plantinha.

Como fazer mudas
As samambaias, diferente da maioria das plantas, não se reproduzem por flores e sim por esporos. Os esporos são aquelas bolinhas que existem atrás das folhas das suas folhas.

Eles funcionam como sementes, mas nada de colocá-los na terra. O procedimento para cultivar samambaia é um pouco diferente.

Veja o passo a passo:
* Recolha os esporos através de um papel ou tecido;
* Deixar secar;
* Coloque na terra.

Outra forma de cultivo da samambaia é por meio das mudas. Para isso, basta preparar um vaso com algumas pedras no fundo para auxiliar a drenagem. Depois, adicione o substrato para samambaia e coloque a muda.

Substrato para samambaias
O substrato usado nessa planta deve ser específico para samambaia. Ela gosta bastante do solo úmido e adubado. Para manter a umidade por mais tempo, pode ser colocado sobre o vaso uma camada de folhas de pinheiro ou húmus de minhoca.

Outra dica é colocar uma camada de musgo no fundo do vaso antes de plantar. Dessa forma, ele ajuda a água a escoar pouco, permitindo que o solo fique mais macio e úmido.

Na hora de plantar, é possível colocar uma parte de areia misturada na terra, ela irá absorver o excesso. Depois, aposte em produtos específicos para a espécie.

Tipos de samambaia
Quem ama samambaia também é fã da sua grande variedade! São cerca de 200 espécies e mais de 10 mil variedades de samambaias. Vamos conhecer algumas delas?

samambaia_americana

Samambaia americana
É uma das mais conhecidas, possui folhas grandes, finas e pendentes e a cor verde clara.

samambaia-argentina

Samambaia argentina
Bastante conhecida, ela é bem semelhante à americana, porém possui a cor verde mais forte, folhas mais ralas e crespas.

Samambaia Amazonas

Samambaia amazonas
Possui as folhas largas e de um verde mais forte e intenso. Suas folhas possuem pequenas bolinhas na superfície.

chifre-de-veado

Chifre de veado
Completamente diferente das tradicionais, esta planta lembra os chifres desse animal. Possui folhagem larga e espaçada, com algumas ramificações.

renda_portuguesa

Renda Portuguesa
Suas folhas são delicadas e de um verde intenso, seus ramos são pequenos e leves, com folhas de 20 cm que lembram uma renda.

passaro_2

colar-de-rubi

As suculentas são plantas bastante apreciadas pelas pessoas. Principalmente, pelo fato de precisarem de poucos cuidados e de serem perfeitas para qualquer decoração. De vários tipos, formas e cores, as suculentas são belíssimas e super fáceis de cuidar. Veja, portanto, como ter essa planta super especial em casa fazendo mudas da forma correta.

Como fazer mudas de suculentas pendentes
As plantas em geral têm o poder de tornar qualquer decoração mais bonita e aconchegante. Elas estão sendo cada vez mais utilizadas na decoração e combinam com qualquer estilo.

Com relação às suculentas, há diversas vantagens em cultivar essas belezinhas, principalmente porque são simples e não exigem uma atenção imensa como outros tipos.

Há quase 22 mil espécies registradas de suculentas. Entre os tipos mais utilizados como suculentas pendentes há a dedinho-de-moça, crássula, flor-de-maio, colar-de-rubi e rabo-de-burro.

Assim sendo, saiba agora mesmo como fazer mudas de suculentas pendentes. Pode ser para presentear quem você gosta ou encher a sua casa com elas.

Aprender como fazer mudas de suculentas pendentes é super fácil e interessante. Pois você pode dar de presente, decorar a sua casa de forma bastante natural e intimista ou até comercializar. E por último, ter uma renda extra.

Colar De Perolas - Senecio Rowleyanus

Desse modo, para ter sucesso com esse procedimento, siga o passo a passo:
* Na suculenta pendente adulta, corte dois galhos que estejam saudáveis;

* Em seguida, pegue a extremidade de um dos galhos e finque no vaso;

*De forma delicada, circule todo o vaso com o galho (coloque algumas partes introduzidas na terra para ajudar na fixação das raízes);

* Em seguida, coloque o outro galho no meio fazendo o mesmo processo.

colar-de-golfinhos

Essa forma de plantar vai depender do formato da suculenta, ok? Plante outras suculentas menores, que não formam galhos mais compridos de forma diferente, mas com o mesmo princípio: retire os galhos pequenos de uma planta adulta e finque no vaso.

No entanto, quando fizer suas mudas, organize os pequenos galhos (que são usados como mudas) para que eles cresçam adequadamente. Embora algumas pessoas não prestem atenção nisso por quererem que os vasos fiquem bastante cheios.

Pois bem, tenha esse cuidado porque de qualquer forma, a suculenta vai aumentar e preencher todo o vaso.

banquinho