Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




beijo_de_frade_19

Delicada, ornamental e de fácil propagação, o beijo-de-frade é uma planta de grande versatilidade.  De origem asiática, a planta se destaca por seu perfume e beleza.

Trata-se de uma erva asiática da família das Balsaminaceas. A espécie possui folhas lanceoladas e serreadas, flores vermelhas, róseas, brancas ou variegadas, por vezes dobradas, e fruto capsular explosivo.

A planta é, antes de tudo, uma planta de fácil propagação – que se desenvolve, principalmente, em climas tropicais. Contudo, as flores também são encontradas em locais mais frios.

O beijo-de-frade é uma florífera de textura herbácea muito popular. Suas folhas são lanceoladas, verdes, com bordos serrilhados. Os caules são suculentos, eretos e ramificados e podem ser verdes ou avermelhados.

É uma planta ideal para a jardinagem, isso porque formam lindos canteiros que germinam durante todo o ano. Além disso, ela atrai abelhas e borboletas para embelezar e polinizar os jardins.

O beijo-de-frade é caracterizado por atingir entre 20 e 75 cm de altura, sendo que sua flor é pequena e tem entre 2 e 5 cm de diâmetro., que aparece em diversas cores, tanto em tonalidades únicas, como também mescladas.

As flores são formadas durante todo o ano e podem ser simples, semi-dobradas ou dobradas, de coloração vermelha, creme, laranja, rósea, branca, roxa ou mesclada. Os pequenos frutos são como cápsulas e estouram ao mínimo toque quando maduros, lançando as sementes marrons.

beijo-de-frade

O beijo-de-frade é uma boa escolha para a formação de canteiros, bordaduras e maciços anuais, principalmente quando se deseja flores abundantes. Também pode ser plantada em vasos, jardineiras e cestas suspensas.

O beliscamento do ponteiro da planta, quebra a dominância apical e estimula a ramificação. Atrai abelhas e borboletas.

Seu cultivo deve ser em solo fértil, drenado e rico em matéria orgânica. Sua multiplicação pode ser feito por meio de estaquia ou mesmo de sementes.

Adubações mensais estimulam uma intensa floração. Adapta-se melhor ao excesso de regas do que à seca. Planta tipicamente tropical, aprecia o calor, mas é tolerante ao frio subtropical ou mediterrâneo.

Uma informação importante a respeito da planta é que com o decorrer do tempo, ela pode apresentar galhos e flores fracos. Sendo assim, ao perceber a manifestação do comportamento, o indicado é cortar as pontas de seus ramos. Se possível, retire algumas mudas e coloque tal ramo em um copo de água até criar raízes.

Outro comportamento que também pode ser notado é a presença de caule preto e mole, se isso acontecer, a recomendação é diminuir as regas.

A evolução da planta deve ser acompanhada periodicamente, uma vez que a secura do ar favorece o aparecimento de pragas como, por exemplo, a mosca branca.

impatiens_balsamina_dobrada

Como fazer muda de beijo-de-frade?
Conforme as melhores práticas de plantio, é imprescindível se atentar ao ramo. Para ter como fazer muda de beijo-de-frade, você precisará remover uma parte da planta matriz que contenha tanto nós quanto entrenós.

Posteriormente, evite danos à planta matriz. Corte as pontas de todos os ramos mais longos. Certamente, o melhor local para fazer o corte é o entrenó.

Por menos que isso importe, à primeira vista, tal iniciativa assegurará que o nó seja colocado em contato direto com a terra ou com a água para gerar a raiz. Analogamente, o funcionamento não apresenta grandes surpresas.

Com o propósito de compreender a dinâmica do plantio, considere que os nós localizados em meio aos caules, caso sejam estimulados, originarão novas partes. Inesperadamente, isso ocorre segundo as necessidades da própria planta.

A menos que você tenha outras intenções, portanto, corte uma parte de sua planta que contenha o nó e a coloque sob contato com a terra ou a água. Afinal, o mais provável é que ele estimule as células presentes no meristema, fazendo com que mais raízes sejam produzidas.

De conformidade com isso, sempre corte os ramos que contenham alguns nós, em vez de somente um. Já que a quantidade de nós presentes em um ramo eleva as chances de que a muda de beijo-de-frade cresça saudável, lembre-se desse procedimento.

Com toda a certeza, se você cortar os ramos e notar que os nós contêm folhas, deverá removê-las, visando permitir seu contato com o solo ou a água. Com o fim de facilitar essa interação, utilize as suas mãos para puxar, permitindo que somente o nó fique em evidência. Sobretudo, caso as folhas fiquem por ali, os caules não produzirão raízes.

beijo-de-frade

Quais pragas podem atacar a beijo-de-frade?
A maioria das pragas, geralmente, ataca na primavera. Todavia, buscam aproveitar o pico de fertilidade e, consequentemente, de maior atividade natural. Enfim, as pragas geram diversos estragos na beijo-de-frade, além de estimular o aparecimento de enfermidades, principalmente as fúngicas.

Assim, as pragas se convertem em problemas sérios quando se estabelece um desequilíbrio ecológico junto ao sistema no qual a planta se insere. Por certo, outras ocorrências que favorecem esse surgimento englobam insolação inadequada, escassez ou excesso de água e oscilações térmicas.

Principalmente, as pragas mais comuns a assolar a beijo-de-frade são os pulgões, as cochonilhas e, particularmente danosas, as temidas moscas brancas – que se escondem nas partes inferiores das plantas.

ninféias